Fora de Pauta

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

O espaço para os temas livres e variados.

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

6 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Aqui em Natal já começou uma

    Aqui em Natal já começou uma greve de ônibus, e vai haver vários movimentos contra Temer e contra todas as medidas que o governo vem tomando contra os trabalhadores, os estudantes, e contra a falta de investimento nas universidades, que só tendem a se agravar. E vai, por certo ter muita confusão, porque Lula está chegando para discursar em favor dos candidtos a prefeito.

    Já vi que no Ceará o ex-presidente foi ovacionado, e recebido com o mesmo carinho. As imagens são incríveis, nada diferente de quando ele era candidato. Isso deve bater muito mal nos cínicos que estão no poder, ou que estão embalando essa ditabranda que vimos sofrendo. 

    Tudo feito por Moro tem o sentido de desgastar a imagem de Lula, como prender hoje o ex-ministro Mântega. Não se passa um dia sem que a maldade de juiz seja abrandada; pelo contrário: se prende o homem que está dentro de um hospital acompanhando a esposa com câncer, o faz para que a maldade seja mais cruel, e tenha mais visibilidade, enquanto os odientos dirão que desejam que a mulher morra e que o ministro apodreça na cadeia. Difícil!

    Mas Lula tem poder de fogo, porque o povo não é bobo, e não vai ficar de braços cruzados com a prisão dele, se houver.

  2. Prisão de Guido Mantega uma

    Prisão de Guido Mantega uma atrocidade pessoal e lógica

    Mais uma vez se comete uma atrocidade contra toda a lógica e toda a racionalidade que deve nortear as ações da Justiça e da Polícia Federal, patrocinadas em conjunto com o Ministério Público, e que visam destruir pessoas ligadas ao partido dos trabalhadores.

    Qual o sentido da acusação contra Guido Mantega.

    Menos de uma semana depois de uma exposição absurda do MPF contra o ex-Presidente Lula, em que este, sem um mínimo de provas, o acusa de ser Chefe de uma organização criminosa que visava um projeto de poder hegemônico do Partido dos Trabalhadores, organização essa que era operacionalizada pelos executivos, ora delatores, Paulo Costa, Nestor Cerveró, Paulo Barusco, doleiro Youssef, empreiteiros diversos  e pelo referido Partido.

    Depois de, por mais de 150 páginas, fazer ilações sem nexo, e tentar ligar o ex-presidente as atividades criminosas executadas pelas empreiteiras e pelos referidos executivos da Petrobrás, como se estes fossem um braço que executaria as ações, comandadas pelo intelecto superior de seu Comandante Lula, temos que, agora, pouco mais de uma semana depois, surge uma nova atuação da Lava Jato.

    E, novamente, em total contradição com a “estória” contada na acusação contra Lula.

    Nesta nova ação, tentam impingir a opinião pública, que alguém com todo este controle e com todas estas peças chaves, Executivos, doleiros, Empreiteiras, teve que usar de seu Ministro do Planejamento, para que este, pessoalmente, interferisse e solicitasse a um outro megaempresário, que cometesse um crime, consistente na remessa de propina para uma conta no exterior e destinada a pagar contas do Partido dos Trabalhadores.

    Pausa. Um minuto.

    Ora, esta narrativa esta em total descompasso com tudo que foi dito a toda a imprensa brasileira há apenas uns dias atrás.

    Não faz sentido que uma organização criminosa com toda a estrutura mencionada pelo Ministério Público, utilize o “Ministro do Planejamento” para atuar como criminoso em um ato direto de corrupção explícita e de coerção a um empresário, que na época era considerado um dos seis mais ricos do mundo.

    Ainda, a história contada de como teria se dado a operação, é um primor de falsidade e falsa imputação, pois serviria para ilustrar a culpa de qualquer um, do atual Presidente Temer a qualquer outro que tenha tido assento no governo ou liderança deste no Congresso Nacional, e, neste período tenha tido contato com Eike Batista.

    A acusação.

    Eike Batista, um empresário que, por sua posição, efetivamente deve ter tido acesso ao então Ministro do Planejamento Guido Mantega.

    Segundo, mas totalmente independente, este empresário faz um contrato com empresa de publicidade.

    Neste ponto, faço um parênteses, empresário que, todo mundo sabe, somente teve sua projeção como um dos mais ricos do mundo devido a uma propaganda massiva junto aos órgãos de imprensa, o que fez com que muitos incautos investidores, embarcassem na canoa furada que eram seus “investimentos” e que mais tarde se mostraram totalmente inconsistentes.

    Pois bem.

    Terceiro, este empresário teria feito um contrato com a referida empresa de publicidade, mas, completamente inverossímil, não foi no interesse dele.

    Prosseguindo.

    Quarto, agora, pressionado para falar acerca de outras atividades, em tese fraudulentas, argui que o dinheiro encaminhado para essa empresa de publicidade, era para… óbvio,…  diriam alguns, para montar toda sua estratégia de mídia e assim viabilizar toda a fraude que foi sua condição de empresário de sucesso e trajetória de empreendedor sério e visionário.

    Grande engano, ele diz, e novamente a grande imprensa, agora coadunada com a Polícia Federal, Ministério Público Federal e Justiça, como sempre, acreditam neste grande e probo empresário de sucesso, que o dinheiro se destinava a pagar políticos, relacionados a fraude contra a Petrobrás.

    Desta forma, com esta delação, se livra de possível prisão.

    E segue a Lava jato e suas contradições.

    Assim, um contrato fraudulento, ilegal, firmado com uma grande empresa de publicidade, que presta serviços a diversas pessoas jurídicas e também atua em campanhas políticas a serviço de quase todos grandes partidos brasileiros – de um momento para outro, atinge um terceiro -, que passa a ser o culpado pela atividade criminosa levada a cabo pelo empresário e a referida empresa de publicidade.

    Sim, porque é este o caso, Eike firma um contrato de publicidade e paga a conta da empresa numa conta no exterior, depois alega que fez isso a pedido de terceira pessoa, que podia ser qualquer uma.

    No caso, segundo a PF o MPF e a Justiça, não foi nenhum dos muitos citados componentes da organização criminosa na apresentação de power point, desta vez, o criminoso, foi, o próprio Ministro do Planejamento.

    O acusado foi o Ministro do Planejamento, assim como poderia ter sido qualquer um outro, qualquer pessoa do governo ou da Petrobrás, ou que pertencesse ao referido partido politico, e que tivesse tido acesso a Eike e poder bastante para ser acusado em nome do governo.

    A escolha desta vez foi de Mantega.

    OU seja, não foi Eike que fez um contrato ilegal fraudulento e corrupto, ele,  pobrezinho, estava sendo corrompido e chantageado pelo governo.

    E mais, um contrato de publicidade, para que, se ele nunca precisou disso, a imprensa sempre fez propaganda de graça para ele, por sua excepcional competência empresarial, que lhe abria portas e espaços na grande mídia, isenta e imparcial e igualmente inocente.

    E novamente vai pelo ralo, qualquer resquício de racionalidade ou lógica neste nosso outrora saudoso  estado democrático de direito.     

     

  3. Reforma no Ensino Médio

    LN, 

     

    seguem minhas primeiras opiniões a respeito desta irresponsabilidade chamada “reforma do Ensino no Brasil”. 

     

    Não se muda educação com MP!!

     

    Grande Abraço. 

     

     

    Sergio De Moraes Paulo

    44 min ·  

    UM IMPROVISO APELIDADO DE “REFORMA DO ENSINO”

    Sou bacharel em Geografia habilitado para o magistério na educação básica. Além disso, atuo como professor desde o ano de 1993. Por esta razão, e tão somente por ela, julgo-me mais qualificado que o atual Ministro da Educação do meu país para falar do assunto. Mendonça Filho é formado em Administração de Empresas e com carreira de deputado e secretário estadual.

    Por isso:

    – A divisão da Ensino Médio por áreas do conhecimento não é de todo ruim. Essa forma de organização do ensino é usual em países com melhores desempenhos do que o nosso e me parece digna de discussão. O que não significa que por si só possa resolver os nossos problemas.

    – Dividir o ensino por áreas do conhecimento não é o mesmo que eliminar disciplinas.

    – O Brasil demorou a normalizar o ensino de Sociologia e Filosofia no Ensino Médio. Essa normalização tem menos de 15 anos. Ou seja, a educação brasileira sequer assimilou essa experiência direito e não há estudos científicos suficientes para dizer que houve avanço ou retrocesso por isso. Eliminar qualquer disciplina sem um mínimo de discussão com as universidades, com os professores, alunos é famílias é, antes de tudo, prepotência, arrogância e irresponsabilidade.

    – Dos sistemas de educação que tenho pesquisado nos últimos tempos (Portugal, China e Coreia do Sul) a disciplina de Educação Física é presente. Numa sociedade que tende cada vez mais ao sedentarismo e ao uso de práticas e substâncias nocivas ao organismo em nome da estética, eliminar a Educação Física das escolas é um crime contra a saúde pública. Para quem acha que educação física é “deixar a molecada correr atrás da bola” essa disciplina não merece maiores considerações. Para quem tem um mínimo de conhecimento a respeito de uma educação que veja os alunos integralmente, como indivíduos de corpo e alma, a educação física é tão importante quanto as demais.

    – O ensino de artes é fundamental numa sociedade que se pretende moderna e cada vez mais conectada a novas formas de geração de conteúdo. Alunos com um mínimo de conhecimento a respeito de diferentes linguagens artísticas, movimentos, tempos e escolas se tornam mais exigentes para aquilo que programas de TV, cinema, música e outras manifestações da criatividade humana oferecem. Eliminar a educação artística das escolas e depois reclamar que a molecada tem mal gosto e que faz “pixações” sem sentido é mais do que contraditório. É ignorância mesmo…

    – Por fim o mais grave:

    A MEDIDA PROVISÓRIA EM QUESTÃO ABRE CAMINHO PARA QUE PESSOAS SEM FORMAÇÃO ESPECÍFICA ATUEM NO ENSINO MÉDIO. DESDE QUE TENHAM “NOTÓRIO SABER”.

    Entenda o que quiser com esse troço denominado pelo Administrador de empresas que atua como ministro hoje.

    Caberá aos deputados e senadores definir em lei o que será esse tal de “notório saber”.

    O cara pode ser notório pelo número de curtidas no Facebook, pela número de seguidores no Instagram ou pela aparição em algum programa de auditório.

    ISSO É MUITO GRAVE!!!!!!

    Não se melhora a educação com a contratação de qualquer um para dar aulas para adolescentes!!!

    Educação de qualidade se constrói com profissionais qualificados. Profissionais qualificados se consegue com bons salários que sirvam para atrair as melhores mentes para o nobre exercício do ensino.

    Quando o administrador de empresas que atua como ministro disser que “em outros países acontece assim ou assado”, diga a ele o que ouvi numa palestra sobre educação promovida pelo Consulado da Coreia do Sul em São Paulo há poucas semanas:

    “NA COREIA DO SUL OS SALÁRIOS DOS PROFESSORES SÃO EQUIVALENTES AOS DOS MÉDICOS. A PROFISSÃO É VALORIZADA E CONTA COM ELEVADO STATUS SOCIAL. A COREIA DO SUL ACREDITA QUE NÃO SE CONSTRÓI EDUCAÇÃO DE QUALIDADE SEM PROFISSIONAIS VALORIZADOS”.

    Enfim, era isso o que tinha a dizer.

    Diante dessa vergonhosa proposta de mudanças mal discutidas que apelidaram de “reforma do ensino no Brasil”.

    Quem acreditar nessa bobagem acredita em qualquer coisa…

      

     

  4. Juízes e deputados

    Piores que os deputados, quatrocentos picaretas, são os juízes capa preta!

                               Resultado de imagem para presidente do stf se reune com Cunha?Para Deputado elegemos até palhaços, analfabetos etc. Sem nenhum preconceito contra os palhaços e analfabetos! Aliás, tem um que, chamado de analfabeto, governou o país por dois mandatos e saiu do governo com mais de 80% de aprovação, e agora a Justiça comete todo tipo de arbitrariedade para impedir sua volta.Já o palhaço Tiririca se elegeu deputado mais votado, sem enganar ninguém: “Vote no Tiririca, que pior não fica”. Foi sincero, não disse que ia melhorar! Mas vamos falar dos juízes, os “Capa preta”, homens de profundo saber! Por que não dizer também “apetite insaciável para o dinheiro e poder”. No campo individual, são os mais bem pagos da República. E ainda embolsam “auxilio moradia”, a qual, caso realmente precisassem, ninguém receberia. Alguém imagina que um juiz não tenha casa própria? E ainda recebem auxilio educação! O juiz Siro Darlan até foi afastado do cargo pela seguinte divulgação (1): “…Darlan afirmou em seu site que “Um grupo de magistrados não apoia nem deseja receber dos cofres públicos o financiamento dos custos de educação de seus filhos e dependentes. Para isso recebemos nossos subsídios pagos para que possamos com o custo de nosso árduo trabalho financiar as despesas de nossas famílias e as pessoais”.   No país da crise, a Justiça teve 41% de reajuste, através de um acordo, nada moral, entre o então presidente da Câmara Eduardo Cunha e o STF (veja foto acima). E os trabalhadores bancários, em greve, não conseguem nem a inflação do período, algo em torno de 10%! Nossos ‘Capa-preta’ ainda estão estudando  um aumento exclusivo para os ministros do STF que não tenha efeito cascata. Além de gulosos, são  egoístas, querem só para eles! E a presidente do STF, Carmem Lúcia, em discurso de posse, disse que entende que o negociado prevalece sobre o legislado (3)., Isso quer dizer que não vale mais, para o trabalhador, nem aquilo que a CLT garantia, como férias, 13%, aposentadoria, etc. Para eles tudo! E a bem da verdade, os parlamentares picaretas estão sujeitos à cassação e até a prisão, já nossos ‘Capa preta’ são verdadeiros deuses. São totalmente imunes! No limite, a pena máxima é de uma aposentadoria compulsória, claro que paga com o dinheiro dos contribuintes. Juízes como Gilmar Mendes, verdadeiro picareta de toga, é ‘imexível’. O presidente do Congresso Nacional, senador, Renan  Calheiros, acaba de arquivar uma petição de juristas notáveis que pediam seu impeachment (4). E ainda temos o juiz Sergio Moro, de 1ª instância, aquele que mesmo sem provas, mas, com convicção, prende todo mundo do PT, entretanto finge que não vê as provas irrefutáveis contra o PSDB e PMDB etc. Por essa tese, nem o papa Francisco está a salvo!E questionado, Moro ganhou por 13 X 1,  com o único voto contrário do desembargador Rogério Favreto, que declarou:  “Lava jato” não dá aval para juiz descumprir lei, diz desembargador do TRF-4” Se, no futebol, nossa seleção perder de 7 X 1 para a Alemanha foi um vexame, na Justiça, os ‘Capas Pretas’ deram de 13 X 1. Precisamos estimular juízes como Siro Darlan e Rógerio Favreto para virar esse jogo e barrar os picaretas de toga!   Fonte: 1 – http://justificando.com/2015/06/03/siro-darlan-e-afastado-de-cargo-no-tjrj-por-criticar-auxilio-educacao-a-filhos-de-juizes/2 – http://www.viomundo.com.br/denuncias/derrotado-por-13-a-1-desembargador-rogerio-favreto-diz-que-moro-foi-negligente-e-alerta-evocar-teoria-do-estado-de-excecao-pode-ser-temeraria.html3 – http://mirandacursosetreinamentos.blogspot.com.br/2016/09/a-prevalencia-do-negociado-sobre.html4 – http://agenciabrasil.ebc.com.br/politica/noticia/2016-09/renan-arquiva-pedidos-de-impeachment-contra-ministro-gilmar-mendesRio de Janeiro, 26 de setembro de 2016  Autor: Emanuel Cancella, – OAB/RJ 75 300  Emanuel Cancella é da coordenação do Sindipetro-RJ e da Federação Nacional dos Petroleiros (FNP) (Esse artigo pode ser reproduzido livremente) OBS.: Artigo enviado para possível publicação para o Globo, JB, o Dia, Folha, Estadão, Veja, Época entre outros órgãos de comunicação.  https://www.facebook.com/emanuelcancella.cancella  http://emanuelcancella.blogspot.com

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador