Fora de Pauta

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

O espaço para os temas livres e variados.

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

11 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Ninguém escapa da vara do Moro. Nem mesmo se tiver câncer

    Wanderley: nenhuma instituição protege o cidadão

    Nem os mandões. Ninguém está a salvo!   
     publicado 23/09/2016 no Conversa AfiadaJusticeiros.jpg

    A TV Afiada “Moro e a Privataria da Educaçao – eles fazem o que querem” mereceu profético comentário do professor Wanderley Guilherme dos Santos:

    Totalmente de acordo, não existem mais canais eficazes de pressão popular.

    Pior: não há mais canais legais de defesa da população.

    É a tirania de quem grita primeiro.

    Os outros mandões baixam a cabeça à espera de reciprocidade quando forem os primeiros a gritar. hoje, a população sem padrinhos, tem medo; eles, os mandões, precisam sentir esse gosto, bem de perto.

    Mandões do executivo, legislativo, judiciário e empresariado.

    Estão todos no mesmo time. não há mais divisão entre poderes nem separação entre o que é público e o que é privado.

    http://www.conversaafiada.com.br/brasil/wanderley-nenhuma-instituicao-protege-o-cidadao

  2. Rede Goebbels de manipulação: nem o manco de Hitler faria melhor

    Globo cura o câncer da mulher do Mantega

    Deve ser para poupar o Moro…

    ImprimirNo Conversa Afiada

    publicado 23/09/2016Domesticado.jpg

    De amigo navegante que assiste ao jn por obrigação:

    Assisti ao JN de ontem (22/set).

    18 minutos sobre o caso Guido. 6 minutos só para a prisão e soltura.
    E em nenhum momento se pronunciou a palavra câncer.
    CQD

    Essa deve ser uma orientação do Gilberto Freire com “i”.

    Em nenhum outro telejornal (sic) da Globo aparece a palavra câncer associada à mulher do Mantega e à prisão no centro cirúrgico.

    Deve ser para não despertar solidariedade ao casal.

    Pode ser também para não provocar ódio contra o Moro e a PF.

    Ou, ultima hipótese, para impedir que a canoa vire.

    Em cima da Globo.

    Porque, como disse o professor Wanderley, nem os mandões se safarão!

    Te cuida, Gilberto com “i”!

    PHA

     

  3. Sérgio Moro com licença para matar

    00Moro: licença para violar a lei, dizem desembargadores

    POR  · 23/09/2016

    No Tijolaço

     

    00moro

    Atenção advogados, atenção juízes (os que restam), atenção acadêmicos de direitos: não usem mais a antes frequente expressão jurídica de que a lei é erga omnes, a lei vale para todos.

    A Corte Especial do Tribunal Regional Federal da 4.ª Região (TRF4) decidiu que ela não vale para Sergio Moro.

    Por 13 votos a um foi aprovado o relatório do desembargador Rômulo Pizzolatti que isenta Sergio Moro de responsabilidades funcionais por divulgar grampos feitos de forma duplamente ilegal, seja porque captados  já fora da vigência da autorização quanto, sobretudo, por  espionarem a Presidenta Dilma Roussef, que não estava sob a jurisdição do Imperador da Lava Jato.

    Diz ele que a Lava Jato “constitui um caso inédito no Direito brasileiro, com situações que escapam ao regramento genérico destinado aos casos comuns.”

    “A publicidade das investigações tem sido o mais eficaz meio de garantir que não seja obstruído um conjunto, inédito na administração da justiça brasileira, de investigações e processos criminais, a Operação Lava-Jato, voltados contra altos agentes públicos e poderes privados até hoje intocados”

    Está entendido? Dane-se o sigilo telefônico quando ele servir, a critério exclusivo de um juiz, para fazer política.

    Ou seja, se Moro, por conta própria, achava que Lula estaria “obstruindo” a Justiça ao, assumindo o cargo de Ministro da Casa Civil, passar à jurisdição do Supremo, tinha o direito de praticar a divulgação ilegal dos grampos. Porque, afinal, justiça é só com ele, o único juiz do Brasil, com o que parecem concordar os desembagadores, ao aprovar o voto que diz que “em tal contexto, não se pode censurar o magistrado, ao adotar medidas preventivas da obstrução das investigações da Operação Lava Jato”.

    Portanto, se Moro achar conveniente, pode quebrar a lei.

    Já temos a nossa versão do 007, licença para matar.

     

     

  4. Moro ainda vai prender Gilmar. Bem feito!

    Acervo do Lula: Moro quer se apropriar

    Não é juiz, mas algoz!   publicado 23/09/2016unnamed.jpg

    Nota da equipe de advogados de Lula:

    O juiz Sérgio Moro não tem jurisdição sobre o acervo presidencial do ex-Presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

    Esse acervo contém, fundamentalmente, cartas, documentos e presentes recebidos por Lula no Brasil e no exterior ao longo de 8 anos do seus dois mandatos presidenciais. Não há, portanto, qualquer relação com Curitiba, com a Petrobras ou com a Lava Jato.

    A decisão agora proferida – determinando a avaliação do acervo – é mais um exemplo dos excessos cometidos por Moro em relação a Lula e reforça a perda de sua imparcialidade para qualquer julgamento envolvendo o ex-Presidente.

    O acervo presidencial entregue a Lula ao final do seu segundo mandato observou as disposições da lei 8.394/91, exatamente como ocorreu em relação aos ex-Presidentes da República que o antecederam. A seletividade de Moro também confirma sua parcialidade.

    Moro não atua como juiz em relação a Lula, mas, sim, como implacável acusador que quer condená-lo a qualquer custo, para interferir no cenário político-eleitoral de 2018″.

    Cristiano Zanin Martins

     

  5. PARA BURGOS

    Como Stephen Dedalus, certa ocasião resolvi partir. Sem saber por quê. Talvez buscar inspiração para meus textos. Aprender novas línguas, suporte para elaboração de textos bonitos e líricos.

    Deixei tudo, como James Joyce. Fui. Para Alemanha.

    Subi no avião no Rio e, por economia, desci em Madrid, para seguir de ônibus até meu destino. Um amigo me passou alguns contatos na cidade.

    Mas, um imprevisto aconteceu. Ainda no avião, esse Stephen Dedalus tupi começou a ficar triste, chorar e se arrepender.

    Era tarde.

    Fui recebido pela parte amável de Espanha. E que amável! Creio que a parte amável de Espanha deve ser a mais amável das partes amáveis do mundo.

    Levaram-me a passear por Madrid, e eu triste, todos os lindos monumentos e praças, o Prado, e eu triste, levaram-me ao El Corte Ingles, e eu tristíssimo.

    Um de meus anfitriões era um ex-padre. Quando padre, trabalhara durante um ano no Brasil. Casara com uma ex-freira de Burgos e tinham um casal de crianças lindíssimas, aparentando ter entre sete e oito anos de idade.

    Estava almoçando em sua casa. O ex-padre começou a cantarolar “Casinha Pequenina”. Conhecera uma pessoa no Brasil que tocava e cantava essa música divinamente.

    Desabei de imediato. Senti um nó terrível na garganta. Emudeci. Lágrimas enuviaram meus olhos. Estava a ponto de um colapso.

    Sua arguta mulher percebeu meu constrangimento e ordenou que parasse.

    Para descontrair, ela então olhou para os lindos filhos e falou algo assim: contem para nosso convidado en donde vamos, en las vacaciones, a ver la abuelita.

    Os dois lindos, bem sérios, em voz uníssona, mirando-me fixamente nos olhos, disseram: Para Burgos.

    Os espanhóis chiam graciosamente quando pronunciam o “s” final das palavras. Para Burgossxx…

    Tão graciosos foram em sua pronta resposta que o pai também repetiu a pergunta: nosso convidado não compreendeu para donde vamos en las vacaciones, a ver la abuelita.

    E as vozes uníssonas, mirando-me fixamente, sérios, repetiram: Para Burgossxx.  

    Desta vez me pareceu ver, não tenho certeza, em seus rostos sérios, fixando-me, uma pequena nuance de impaciência, algo assim como: claro que é para Burgos, onde está a avozinha.

    Imaginando-se que fossem capazes de alguma pequena grosseria, poderiam estar pensando, talvez, não creio, lá dentro de si, ao mirar-me: haverá, por acaso, algum outro lugar no mundo para se passar as férias, que não seja Burgos, tonto?

    Seja como for, eram tão graciosos que consegui sorrir.

    Demorei-me três dias na Espanha. Passados trinta anos, quase não me recordo mais de nada. Aqueles lindos rostinhos, porém, totalmente alheios à minha aflição, ansiosos apenas pelos carinhos e bolos da vovó, pelos passeios de férias, não esqueci.

    Porque, na vida, para as coisas ternas não existe olvido.  

                  Esse pequeno texto é para tentar esquecer um pouco da nossa horrível política e lembrar que existem coisas lindas que não podem jamais ser esquecidas.

  6. De noite, vi que os jornais

    De noite, vi que os jornais mostraram agentes da PF entrando na casa do chefe da Casa Civil do Governo de MG para levar seus pertences. Já dentro do imóvel, contrataram um chaveiro para abrir uma das portas. Tudo apresentado pelas câmeras de televisão, pra nenhuma emissora omitir, fazendo o jogo sujo, pra variar. O que eles, até em respeito ao dono da casa, não apresentam, em detalhes, são os protudos que levaram, e foram muitos: ciaxas; computadores; e outros. Tudo isso feito, enquanto o dono dos pertences se ecnontra no Exterior. Pra mim, isso é feito de forma imoral e anti-ética. Que interditasse o imóvel até o retorno do proprietário, seria uma ação mais razoável, a meu ver. Como não foi possível levar o homem, fizeram essa bagunça na casa dele. 

     

    1. Trevas…

      Entramos na era das trevas. Inacreditável o que está acontecendo. Tudo isso para a continuidade da perseguição implacável a todos do PT. Fernando Pimentel é o alvo. Canalhas! Canalhas! Canalhas!

  7. …das nossas misérias, e da ciência de que é apenas um processo

    …das nossas misérias, e da ciência que é apenas um processo…

    …quem não acreditar que tudo é um processo, com início, meio e fim, logo ocorrendo um novo tempo, um novo processo social, enlouquece em desesperança, diante do que fizeram ao Brasil, diante do que fica claro em relação ao que somos enquanto sociedade, enquanto pessoas bárbaras, grotescas, incivilizadas, enfermas….
    nunca a nudez do que verdadeiramente somos foi tão despudoradamente exposta!
    nunca a dimensão de nossa capacidade de nos tornarmos rebanho fanático ficou tão dramaticamente estabelecida!
    nunca a potência do nosso ódio foi tão concretamente retratada, objetificada como nesses tempos!
    nunca nossa capacidade de ser covardes foi tão demonstrada!

    um tempo insano, maligno como nunca houve!

    e talvez esteja aí a nossa redenção….. é tão imensa a miséria psíquica, moral, intelectual, algo comparável ao nazismo alemão, quando toda uma sociedade sucumbiu à serpente do fascismo, do horror…. algumas nações talvez precisem disso, não sei, não posso dizer…. mas toda a minha esperança reside nesse fato, nessa crença: que é chegando ao fundo desse poço lamacento, fétido, das pessoas “brincando de viver”, algumas comemorando, num grau de tosquice que eu julgava inexistir na humanidade, que finalmente ENXERGAREMOS QUEM SOMOS!

    caem todos os mitos, todas as crenças, a realidade nos agride, implacável, ela grita: “Brasil, eis a sua face, seu rosto, predominante, vocês são isso, esse horror, socialmente….”

    diante de eventos tão dramáticos (e me assusto como tão poucos enxergam a DIMENSÃO DA MISÉRIA….), mais cedo ou mais tarde essas coisas são estudadas, elas viram MOTIVO DE VERGONHA, passamos a desejar esquecê-las, nunca mais vivenciá-las…

    novas gerações hão de nos olhar abismados, envergonhados, perplexos, hão de criar todos os mecanismos e instituições capazes de impedir novos Moros, novas Globos, novos Supremos omissos, novas sociedades toscas, manipuláveis, banhadas em fanatismo grotesco e ódio seletivo, ódio nazista…..

    temos que lutar sim, resistir, mas o que me salva hoje é essa crença: a imundície de nossa sociedade, sua miséria que me causa nojo e desespero, é apenas parte do processo.

    não seremos essa coisa pegajosa, infame, para sempre.

    nossos filhos e netos aprenderão com a brutalidade dos nossos erros.

    (eduardo ramos)

     

  8. Somente ontem vi o capítulo,

    Somente ontem vi o capítulo, não sei se último, da série Justiça. Fiquei impressionada com mais uma pegada suja da Globo, desta vez tomando o artista Calloni, como um corrupto poderoso, que mesmo preso diz que tem poder para sair das grades quando quiser, enquanto o visitante Cauã, diz que “as coisas mudaram”. Esse personagem é deveras humilhado dentro de um restaurante, ao ponto de ser atingido fisicamente, e posto pra fora. Mas, oq eu mais me chamou a atenção foi a caracterização do personagem-corrupto, com barbas e cabelos brancos. Eu penso que a intenção foi de dar a ele semelhança com Lula. 

    Vale dizer que no Vale a Pena Ver de Novo, programa da tarde que esquenta as novelas antigas, também se tem o caso relevante de um político corrupto, que é preso com mordomias, à base de champanhe, caviá e telefone celular, e que ao final sai da cadeia por obra de outros da sua laia, e vai viver nos Estados Unidos com o produto do roubo. Acho que essa novela se passou bem antes do Moro. 

    Tem razão quem diz que  a Globo joga em diversas frentes. E essa quantidade de novelas e seriados diuturnamente não é um entretenimento como outro qualquer, mas mais uma forma de manipular o povo.

  9. O Maluco Solitário e o Ministério Público
    Este texto tem circulado pela internet: 

    Em O Maluco Solitário e o Ministério Público, Maria Cristina Fernandes traça um interessante perfil do procurador Deltan Martinazzo Dallagnol nesta sexta-feira, 23, no Valor Econômico.

    A jornalista faz um balanço das palestras que o integrante da Força Tarefa da Lava Jato tem feito pelo Brasil em defesa das 10 medidas anticorrupção propostas pelo MPF ao Congresso.

    “O coordenador da Lava Jato tem uma interpretação culturalista da história. Acha que foi a colonização portuguesa quem legou a corrupção à terra natal. Quem veio de Portugal para o Brasil foram degredados, criminosos. Quem foi para os Estados Unidos foram pessoas religiosas, cristãs, que buscavam realizar seus sonhos, era um outro perfil de colono“.

    A própria jornalista ironiza Dallagnol: “O espírito cristão dos colonizadores americanos não os impediu de dizimar a população nativa, colecionar genocídios em sua política externa e conviver com o pesadelo de uma Casa Branca ocupada por Donald Trump. Mas o ex-estudante de Harvard só trouxe admiração pelas instituições americanas. O mesmo fascínio alimenta em muitos de seus compatriotas a ilusão de que o Brasil seria uma grande Amsterdã se os holandeses não tivessem sido expulsos. Não cogitam o Brasil como uma versão ampliada da África do Sul”.

    O óbvio analfabetismo político e histórico do procurador nos permite, no entanto, localizar o “pecado original” brasileiro que ele pretende remediar: a falta de cristianismo, ou do tipo “certo” de cristianismo.

    Não foi o escravismo, a concentração de terras, a contínua pilhagem da colônia pelos interesses econômicos de Portugal que fez do Brasil o que é: não, foi a falta de “pessoas religiosas, cristãs”.

    Isso apenas confirma que Dallagnol acredita liderar uma cruzada para livrar o Brasil do belzebu.

    Curiosamente, como notamos anteriormente, nenhuma das dez medidas sugeridas pelo MPF ao Congresso trata diretamente da questão da sonegação de impostos, que representa perda de cerca de R$ 500 bilhões anuais aos cofres públicos. Por exemplo, eliminar o Carf, o Conselho Administrativo de Recursos Fiscais, a instância que permite aos grandes empresários extirpar o diabo dos impostos — ou pelo menos atrasar o pagamento de autuações da Receita

    Por isso, se um dia for feito um powerpoint da Operação Zelotes, aquela que investigou corrupção no Carf, acreditamos que ele terá como figura central a ambulante Débora, recentemente detida pela Polícia Militar de São Paulo por vender bebidas sem licença na avenida Paulista, em São Paulo.

    O “pecado original” mencionado pelo procurador Dallagnol nos remete ao livro A tolice da inteligência brasileira, de Jessé Souza, no qual o autor esculacha intelectuais respeitadíssimos à esquerda e à direita, de extração liberal, por terem naturalizado a ideia de uma hierarquia entre Europa/Estados Unidos e o Brasil, na qual obviamente ficamos por baixo.

    Jessé nota a absoluta imbricação entre Estado e iniciativa privada no Brasil, completamente descartada pelos liberais, que acreditam que todos os pecados são do Estado e todas as virtudes da iniciativa privada.

    Repetimos agora, no Brasil, a “santa aliança” dos anos 80 nos Estados Unidos, entre fundamentalistas cristãos e fundamentalistas do mercado. Nossa jabuticaba é fazer isso através de funcionários públicos de um Estado supostamente laico.

    A fala do coordenador da Lava Jato é assustadora não apenas por revelar ignorância histórica, mas pela proposta de uma solução messiânica calcada num TED “cristão”.

    Ah, e como ele é Martinazzo Dallagnol, não compartilha da “culpa coletiva” dos que herdaram o “sangue ruim” dos portugueses, como os Da Silva.

     

  10. Lava Jato

    Sergio Moro está fazendo boca de urna, na eleição municipal contra o PT: Por que e para quê?

                                 Resultado de imagem para vaza a jato? Moro está prendendo e denunciando, sem o devido processo legal, um petista, por dia. Com certeza isso continuará até o dia da eleição municipal. Já não engana tanto a sociedade, já que, se realmente quisesse combater a corrupção, prenderia corruptos incontestes como Eduardo Cunha e Aécio Neves, que nem seria por convicção, pois há 450 quilos de provas contra eles. E o mais vergonhoso, a mulher de Moro, Rosangela Moro, além de trabalhar para empresas concorrentes da Petrobrás, que o marido investiga, diga-se de passagem, destroçando a empresa; ainda trabalha para o PSDB (5). Com certeza, esses podem ser os motivos fortíssimos pelos quais Moro faz boca de urna contra o PT! Além de Moro, como cabo eleitoral, também os delegados da Operação lava Jato fizeram campanha para o tucano Aécio Neves, inclusive chamando Lula e Dilma de anta, no blog de campanha (6). O PT no governo de Lula e Dilma, além de tirar 40 milhões de brasileiros da miséria,  e tirou o Brasil do mapa da fome da ONU. Deu oportunidade a milhões de estudantes, filhos dos pobres, de entrar na faculdade, seja através do Fies, do Prouni e das políticas de cotas. Também realizou o sonho da casa própria a mais de três milhões de famílias sem recursos, através do Minha Casa Minha Vida. E ainda levou, aos rincões mais esquecidoss deste país, o atendimento médico através do Programa mais Médicos.O Brasil conquistou a maioria das medalhas nas olimpíadas, através de atletas oriundos do Programa “Bolsa Esporte”. E o grande adversário de todas essas políticas  do PT é o PSDB  que tem fortes ligações com o juiz Sérgio Moro. Para que não reste duvidas sobre o pensamento de Sérgio Moro sobre o PT, Segundo o delegado da PF Armando Coelho Neto ex-presidente da associação dos delegados da PF: “Eu não acho que exista um combate à corrupção, existe uma guerra declarada ao Partido dos Trabalhadores” (3). O PSDB, representada pela força tarefa da Lava Jato, não gosta de pobre e de trabalhador! Veja o que disse um dos procuradores, quando o governo Dilma manifestou preocupação com o desemprego, que, por conta da Lava Jato, já atinge mais de um milhão e quinhentos mil trabalhadores (1) (2). “A CGU foi feita para controlar corrupção de funcionários públicos, não para ser a salvadora do emprego. Se o governo quer criar um Proer, que faça no lugar certo, que é o Congresso”, afirmou o procurador Carlos Fernando Lima, na ocasião.” Nos EUA, onde estudou o Sérgio Moro, através da lei de Leniência, nas empresas envolvidas com corrupção, o punido é o CNPJ  do empresário e não o CPF do Trabalhador. Aqui, Moro prende os corruptos com tornozeleiras em suas casas, verdadeiros clubes de lazer, constituído com o dinheiro da corrupção. A mesma lava Jato em nome do combate a corrupção, não permite o funcionamento das empresas, jogando milhões de trabalhadores na miséria, pois, segundo o procurador, as demissões não são problemas deles.E ainda, o estarrecedor: contrariando o STF, a Lava Jato fica com 10% dos contratos de leniência e,  por conta disso, já embolsaram mais de R$ 170 milhões (4). Sem nenhuma fiscalização! Será que o povo brasileiro vai deixar o juiz Sergio Moro, com essa guerra suja, destruir o PT? Fonte:  1 – http://www1.folha.uol.com.br/paywall/login.shtml?http://www1.folha.uol.com.br/poder/2015/04/1612392-nove-procuradores-compoem-forca-tarefa-que-destrincha-a-lava-jato.shtml2 – http://www.esmaelmorais.com.br/2016/08/sergio-moro-ja-desempregou-15-milhao-de-trabalhadores-acusam-petroleiros/3 – http://www.tijolaco.com.br/blog/ex-presidente-da-associacao-de-delegados-da-pf-diz-que-ha-guerra-ao-pt/4 – http://www1.folha.uol.com.br/paywall/login.shtml?http://www1.folha.uol.com.br/poder/2016/06/1785712-acordos-de-leniencia-preveem-repasse-de-10-para-a-lava-jato5 – http://www.conversaafiada.com.br/brasil/2014/12/06/mulher-de-moro-trabalha-para-o-psdb6 – http://www.tijolaco.com.br/blog/acusacao-a-diretor-da-petrobras-foi-erro-diz-delegado-que-chamou-lula-de-anta/ Rio de Janeiro, 28 de setembro de 2016  Autor: Emanuel Cancella, – OAB/RJ 75 300  Emanuel Cancella que é da coordenação do Sindipetro-RJ e da Federação Nacional dos Petroleiros (FNP) (Esse artigo pode ser reproduzido livremente) OBS.: Artigo enviado para possível publicação para o Globo, JB, o Dia, Folha, Estadão, Veja, Época entre outros órgãos de comunicação.  https://www.facebook.com/emanuelcancella.cancella 
     http://emanuelcancella.blogspot.com.

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador