Fora de Pauta

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

O espaço para os temas livres e variados.

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

90 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Os grandes erros das Empreiteiras

    Sempre quando lembramos da quebradeira de empresas e empreiteiras no Brasil, lembramos primeiro do Judiciário como grande culpado, e é mesmo. Mas não é o único, pois esta destruição de empresas e de empregos poderia ter sido evitada, pelas próprias empreiteiras.

    Erro 1 :Assim que a Operação L J começou a investigar empresas, por exemplo, a Ambev mudou sua Matriz do Brasil para a Bélgica, e assim escapou de ser destruída, como a sua colega Odebrecht. Os donos da ambev foram para a Bélgica e se naturalizaram belgas. Pensando bem, este seria um meio de ajudar o Brasil, com brasileiros patriótas morando em países chaves e gerenciando empresas que um dia foram brasileiras, mas agora tem apenas filiais aqui, podem ajudar o Brasil em momento oportuno, sem correrem riscos.  Fica a dica para as empresas de grande porte brasileiras restantes.

    ————

    Erro 2 : A Odebrecht decidiu unificar todos os negócios sob uma única empresa, a ” Odebrecht ” e isto também foi decisão de seus dirigentes. Tivessem dividido a companhia em uma meia dúzia de empresas menores, e mandado a Matriz delas para vários países diferentes, teriam salvo a companhia. Fica a dica.

    ———–

    Erro 3 Ter doado dinheiro para políticos pouco confiáveis e golpistas. Quando uma empresa doa dinheiro para um grupo de políticos sem caráter, não poderia esperar outra coisa. Doaram para quase todos os grupos políticos grandes, indistintamente, sem ideologia, sem noção do perigo.Ou, que não doassem a ninguém, caso não pudessem doar aos políticos certos e confiáveis.

    ———

    Erro 4 : Ter se aliado a Lula e não pensar que seria caçado pela midia e pelo Ministério Público. Todo mundo que alguma vez na vida fez alguma aliança com o PT e com Lula, já pode esperar que mais cedo mais tarde será investigado, e condenado pela ” justiça “. Para evitar que isto aconteça, vide erro 1 deste post, mudar a Matriz de empresas brasileiras para o exterior.

    ————–

    ” Política e economia é Xadrez puro. O Enxadrezista Mestre, consegue fazer uma jogada, já prevendo as próximas dez jogadas que advirão da que foi feita. “

     

  2. Banheiro
    Reddit
    Enquanto umas

    Banheiro

    Banheiro

    Reddit

    Enquanto umas pessoas acham que eles estão tento brilhantes ideias, outros podem pensar que elas são completamente estupidas.

  3. Escadas
    Imgur
    Esses erros de

    Escadas

    Escadas

    Imgur

    Esses erros de engenharia são mais comuns do que você se imagina. Não dá pra dizer se é um erro de cálculo ou uma simples falta de atenção.

  4. Tic Tac
    Palmsilo
    Uma coisa

    Tic Tac

    Tic Tac

    Palmsilo

    Uma coisa que você usou errado a vida inteira foi as embalagens de Tic Tac. Isso porque, embora pouca gente saiba, elas contam com um apoio para ajudar na retirada da bala da caixinha. Assim, para que saia um só tic tac, tudo que você precisa fazer com que uma balinha caia tranquilamente na fenda da tampa da embalagem.

  5. Quando uma águia careca perde

    Quando uma águia careca perde uma pena, automaticamente a mesma do outro lado cai para que ela mantenha o equilíbrio.

    A imagem pode conter: pássaro, céu e atividades ao ar livre

     

  6. Queria saber como chegaram a

    Queria saber como chegaram a essa conclusão

    Demorariam 100.000 anos-luz para você viajar a Via Láctea de ponta a ponta.

    A imagem pode conter: céu, noite e natureza

     

  7. Um homem, chamado Harold

    Um homem, chamado Harold Hackett, já colocou mais de 4.800 mensagens em garrafas jogadas no oceano. Até hoje, ele recebeu mais de 3.100 respostas.

    A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, pessoas em pé, oceano, céu, atividades ao ar livre, natureza e água

     

  8. Os cientistas descobriram um

    Os cientistas descobriram um continente antigo, chamado “Maurita”, que afundou no Oceano Índico, há mais de 85 milhões de anos.

    Nenhum texto alternativo automático disponível.

     

  9. Este é Valery Spiridonov, o

    Este é Valery Spiridonov, o candidato ao primeiro transplante de cabeça do mundo. A cirurgia deverá ocorrer em 2017 e está sendo criticada por ter um alto grau de complexidade. Sua cabeça será posta no corpo de uma pessoa morta.

    A imagem pode conter: 1 pessoa, sentado

     

  10. Cuidado com as trocas de

    Cuidado com as trocas de fotos íntimas! Ryan Collins, o homem que vazou as “nudes” de Rihanna e Jennifer Lawrence, foi condenado a 18 meses de prisão.

    A imagem pode conter: 1 pessoa, close-up

     

  11. A famosa garota do

    A famosa garota do Afeganistão, que saiu na capa da National Geographic, foi reencontrada em 2002, graças a um software de reconhecimento da íris. Os olhos continuam muito marcantes!

    A imagem pode conter: 2 pessoas, close-up e texto

     

  12. Quando você acorda assustado,

    Quando você acorda assustado, achando que caiu da cama, é porque o seu cérebro interpretou de maneira errada o relaxamento dos seus músculos e enviou sinais para os braços e as pernas em uma tentativa de recuperar o equilíbrio.

    A imagem pode conter: uma ou mais pessoas e pessoas sentadas

     

  13. Essa vai para o companheiro

    Essa vai para o companheiro de blog Ivan de Union

     

    Na Alemanha, em 2013, ladrões roubaram um carregamento de 5 toneladas de Nutella.

    A imagem pode conter: área interna

     

  14. George R. R. Martin, o autor

    George R. R. Martin, o autor de “Game Of Thrones”, mandou uma carta ao ator Jack Gleeson (Joffrey) dizendo: “Parabéns pela sua performance maravilhosa, todo mundo te odeia agora”.

    A imagem pode conter: 1 pessoa, área interna

     

  15. Parceria! Os pássaros

    Parceria! Os pássaros Honeyguide guiam humanos até as colméias para que, após os humanos retirarem o mel, eles possam comer as larvas das abelhas ali.

    A imagem pode conter: 1 pessoa, sorrindo, pássaro e atividades ao ar livre

     

  16. A cidade de Indianápolis

    A cidade de Indianápolis (EUA) tem um programa voluntário chamado “Ninguém Morre Sozinho” (NODA). Os seus membros devem visitar constantemente pessoas à beira da morte sem família.

    A imagem pode conter: uma ou mais pessoas e área interna

     

  17. Existe um peixe que, se

    Existe um peixe que, se comido, causa severas alucinações por mais de 36 horas. Seu nome é Sarpa Salpa e era bastante utilizado em celebrações durante o Império Romano.

    Nenhum texto alternativo automático disponível.

     

  18.  
    Misture uma colher de sopa
     

    Misture uma colher de sopa de gelatina sem sabor e 1 ou 2 colheres de leite. Agora, leve a mistura para o micro-ondas por 15 segundos. Pronto! Você acabou de criar uma máscara caseira para remover os cravos.

    A imagem pode conter: uma ou mais pessoas

     

  19. 90% dos celulares no Japão

    90% dos celulares no Japão são à prova d’água, porque as garotas japonesas usam tanto os seus aparelhos que os levam até para o banheiro.

    A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, telefone, atividades ao ar livre, água e natureza

     

  20. A cidade de Naco é cortada

    A cidade de Naco é cortada por uma fronteira entre o Arizona (EUA) e Sonora (México). Todos os anos, os habitantes da parte americana se unem com os da parte latina para jogarem vôlei na cerca que divide o território.

    A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, céu e atividades ao ar livre

     

  21. Você sabia que é possível

    Você sabia que é possível sobreviver com uma dieta exclusiva de batatas e manteiga? Esses ingredientes oferecem todos os nutrientes necessários para o corpo humano.

    A imagem pode conter: fruta e comida

     

  22. As chances que você tinha de

    As chances que você tinha de nascer eram as mesmas chances que alguém teria de jogar um dado por trilhões de vezes e cair sempre no mesmo número. Você teve sorte!

    A imagem pode conter: uma ou mais pessoas

     

  23. A atriz Jennifer Lawrence

    A atriz Jennifer Lawrence caiu no tapete vermelho, na estreia do filme “Jogos Vorazes Parte 2 – A Esperança” em Madrid, na Espanha. Ela também caiu ao receber seu Oscar de melhor atriz, em 2013, e no Oscar de melhor atriz coadjuvante em que concorreu em 2014.

    A imagem pode conter: 1 pessoa, em pé

     

  24. Roger Williams, o “Pai da

    Roger Williams, o “Pai da Separação entre Igreja e Estado”, era um religioso devoto, e queria separar as duas coisas para proteger a Igreja do Estado, e não o oposto.

    A imagem pode conter: 1 pessoa

     

  25. Existem sapatos com GPS, que

    Existem sapatos com GPS, que podem guiar você até a sua casa. Basta gravar a localização no aparelho, bater os calcanhares e ele te explicará as coordenadas.

    Nenhum texto alternativo automático disponível.

     

  26. A palavra ”saudade” tem

    A palavra ”saudade” tem tradução em vários idiomas e outro mitos.

    Hélio Schwartsman

    Mundos alternativos

    É fácil caçoar da noção de fatos alternativos proposta pela administração Trump. Mas será que nós também não recorremos a eles, ainda que sem percebê-lo? Eu receio que sim, tanto no plano individual como no coletivo.

    Um bom exemplo é a falsa controvérsia em torno de quem inventou o avião. Aqui no Brasil, nossas escolas ainda ensinam que foi Santos Dumont, o que é demonstravelmente falso. O famoso 14-bis fez seu voo oficial em Paris em novembro de 1906, quando os irmãos Wright já voavam pelo menos desde 1903 nas várias versões de seu Flyer. Em 1905, seu aparelho percorreu 39 km no ar (o 14-bis voou míseros 220 metros).

    Como nem Trump ousaria sugerir que 1906 antecede 1903, brasileiros que insistem no mito dumontiano precisam recorrer a uma série de fatos alternativos, como o de que os Flyer precisavam ser lançados por catapultas, que Leandro Narloch desmonta com elegância e riqueza de detalhes em seu “Guia Politicamente Incorreto da História do Brasil”.

    Outra inverdade de inspiração levemente nacionalista muito repetida por nossas bandas é a história de que a palavra “saudade” não encontra tradução em nenhuma língua do mundo. É claro que isso é rematada bobagem. Seguem alguns equivalentes: os russos têm “toska”; alemães, “Sehnsucht”; árabes, “shauck” e também “hanim”; armênios, “garod”; sérvios e croatas, “jal”; letões, “ilgas”; japoneses, “natsukashi”; macedônios, “nedôstatok”; húngaros, “sóvárgás”. Os amantes de línguas clássicas podem acrescentar a essa lista o “desiderium” latino e o “póthos” dos antigos gregos.

    Ora, se até os cães parecem sentir saudades de seus donos quando deles ficam separados, seria de um etnocentrismo despropositado acreditar que esse sentimento é próprio apenas aos que falam português. Para sustentar a tese da exclusividade, é necessário recorrer a uma realidade alternativa e não a meros fatos. 

  27. Tostão
    ”Gosto muito das

    Tostão

    ”Gosto muito das análises literárias, desde que elas não falseiem a realidade técnica de um jogo. No mesmo raciocínio, gosto dos aprofundados comentários científicos, desde que eles não ignorem a importância da fantasia, da improvisação, dos mistérios, da alma e dos acasos.”

    http://www1.folha.uol.com.br/colunas/tostao/2017/02/1855948-e-um-acodamento-dizer-que-gabriel-jesus-ja-e-um-sucesso.shtml

     

     

  28. ROBERTO KALIL FILHO
    Afronta à

    ROBERTO KALIL FILHO

    Afronta à dignidade humana

    Infelizmente, são comuns no Brasil, e em especial na rede pública, queixas de médicos e de outros profissionais de saúde sobre jornadas extenuantes de trabalho, afastamento da família, salários incompatíveis com uma vida digna e muito aquém do esforço, da dedicação e da responsabilidade exigidos pela carreira.

    Fora isso, também são vítimas de violência por parte de pacientes ou acompanhantes que responsabilizam os médicos por todas as consequências produzidas pela doença.

    Tais situações, evidentemente, comprometem a saúde física e mental desses profissionais e geram o desalento que os afasta de seus pacientes, o que acaba por punir justamente os mais necessitados, aqueles que já vivem nos limites da dignidade humana.

    No entanto, quando afrontam a ética, quebram o juramento de Hipócrates proclamado ao receberem o título de doutor e compartilham publicamente segredos e sentimentos a eles confiados, os médicos violam um dos princípios mais sagrados da profissão, o sigilo médico.

    Essa situação ocorreu recentemente com a divulgação pelas redes sociais de exames e dados clínicos não autorizados, além de comentários desairosos sobre pacientes públicos. O caso revela um dos lados perversos do comportamento humano, reprovável e absolutamente inadmissível para quem se apresenta como médico.

    Pior ainda é testemunhar esses profissionais serem movidos por sentimentos menores e ideologias político-partidárias, fazendo apologia à morte, como lamentavelmente observamos na última semana.

    texto da jornalista Cláudia Collucci publicado nesta Folha na quinta (2/2) acerta no ponto nevrálgico sobre o tema: atitudes como essa merecem punição. Impossível tolerar que pacientes corram o risco de virar motivo de escárnio entre médicos inescrupulosos.

    As direções de hospitais e unidades de saúde precisam ser firmes e punir esse tipo de comportamento antiético de forma exemplar, eliminando das instituições elementos que profanam o princípio do sigilo e do respeito devido a qualquer ser humano.

    Também têm obrigação de denunciar imediatamente aos conselhos profissionais esses desvios, para a aplicação de sanções pertinentes.

    O juramento de Hipócrates é claro: o médico deve guardar absoluto respeito pelo ser humano e atuar sempre em seu benefício. Jamais utilizará seus conhecimentos para causar sofrimento físico ou moral, para o extermínio do ser humano ou para permitir e acobertar tentativa contra sua dignidade e integridade.

    Os cidadãos, quando buscam um serviço de saúde, principalmente quando precisam ser internados, seja em enfermaria ou na terapia intensiva, normalmente chegam fragilizados, não somente pela doença mas também pelo temor em relação ao que os espera.

    Hospital, receio da dor e do imponderável, medicações desconhecidas, dor imposta por exames invasivos, cirurgias, agulhas, tubos e sondas são possibilidades tenebrosas que ninguém em sã consciência aceita calidamente.

    As incertezas são muitas na fase de hospitalização; por isso a atitude dos profissionais de saúde tem o papel de resgatar a vida e dar dignidade à existência.

    É urgente que os gestores da área da saúde pública ou privada desenvolvam estratégias robustas para envolver os médicos não somente nas políticas internas de humanização das instituições mas também no respeito ético para com seus pacientes. A dignidade humana deve ser inviolável.

    ROBERTO KALIL FILHO, cardiologista, é professor titular da Faculdade de Medicina da USP e diretor de cardiologia do Hospital Sírio Libanês

    1. Os fatos graves trazidos ao
      Os fatos graves trazidos ao conhecimento público assuntam, apavoram quando se constata que existem profissionais dispostos a retirar a vida de pacientes por razões as mais variadas, no caso por questões ideológicas.
      Imaginava-se casos isolados, lamentavelmente os relatos, cada vez mais comuns, dão conta da formação de grupos que vêm se alastrando formando perigosas seitas cujo alimento tem sido o ódio.
      Lá atrás sinais desse comportamento já haviam sido detectados mas, tudo indica, sem o enfrentamento adequado.
      Espera-se providências radicais.

  29. Painel Folha
    Telefone sem

    Painel Folha

    Telefone sem fio Com seus patrimônios financeiros expostos, presos da Operação Lava Jato receberam tentativas de extorsão de outros detentos, geralmente por meio de bilhetes. Desde que Eike chegou a Bangu, já é o recordista das mensagens.

    *****************

    Oito ou oitenta Nem todos os empresários da Lava Jato têm a sorte de Eike Batista de receber pedidos de selfie. Na semana passada, Ricardo Pessoa, da UTC, jantava no badalado Nagayama, em São Paulo, quando foi reconhecido por outro cliente.

     

    Sem filtro O homem, segundo relatos de presentes, descontrolou-se e começou a xingar o delator pelo envolvimento em crimes investigados na operação. O barraco durou cerca de dez minutos.

  30. Mineirices

    Tenho acompanhado as postagens do https://fernandonogueiracosta.wordpress.com/ sobre as formações da origem brasileira, e claro, tive que reler João Guimarães Rosa, e pesquisando a formação do “povo” sul-mineiro (não nasceu em Campanha da Princesa conforme querem os Campanhenses) e sim na Sesmaria do Campo Alegre da qual a região da Campanha fazia parte, mas cujo aglomerado mais expressivo era a hoje São Thomé das Letras, tendo como fundador João Francisco Junqueira e consolidação do poder por seu filho Gabriel Francisco, o Barão de Alfenas.

    Deparei com esse texto, carregado de denúncias e muito bem escrito e como se cria, se mantém e se usufrui as não sutilezas dos tentáculos da hidra em terras mineiras:

     

    (De Jorge Sader Filho, incorporando JGRosa)

     

    Embora muitos não tenham lido Grandes Sertões: Veredas, do mestre Guimarães Rosa, sabe-se que muitos personagens seus existiram.

    Joca Ramiro é chefe jagunço, e seu bando, poderoso. O imortal só não contou, faleceu antes disso, do seu neto, Carlos Ramiro, mas que conseguiu trocar o nome e sobrenome. Fato compreensível e natural. Ninguém quer carregar um nome tão pesado, ser conhecido como neto de jagunço que aparece no romance como um dos principais elementos, figurante de destaque.

    Joca Ramiro tinha um filho. Raul, que pouco ou nada devia ao pai. Terminada a guerra de jagunços nos sertões mineiros, assentou-se numa fazenda e mantinha razoável criação de bois, quase todos comprados e alguns furtados. Enricar não teve tempo; a doença não permitiu. Mas ganhou bom dinheiro. Com quinze anos, Raul era sombra do pai, conhecia bem os negócios e a fazenda. Aos vinte anos, tomava conta de todos os negócios, enquanto o pai sofria com o reumatismo, mal podendo andar. Assim mesmo, montava e jamais abandonou o Nagan quarenta e quatro, conservado e sempre limpo, era uma das armas favoritas , o temível, o treme-terra conforme é descrito com maestria.

    Até aí, nada demais. É fato costumeiro, onde as bocas permanecem caladas por cautela, os bandos não mais existem, mas os herdeiros não são menos perigosos. A boca só se abre bem para contar velhos causus, todos passados naquelas terras e proximidades. Toca a viola, muitos são bons, corre a cachaça de primeira ordem, fabricada e envelhecida lá mesmo, onde a disputa pela de melhor sabor é acirrada. Carne seca assada no braseiro, aipim, e tome lorota. Mas nada de meter-se na vida alheia: o risco é grande. Pior ainda é bandear-se de gracinhas com as mulheres. Esse não escapa.

    Um velho e experimentado comprador de Carlos Ramiro, o neto do temível, o ferrabrás, quis ter um particular com o novo chefe da região. Carlos não se fez de rogado. Sabedor das astúcias do homem convidou-o a jantar. Coisa para ninguém botar defeito. Canjiquinha, feijão com arroz e torresmo, couve cortada fininha, farofa de linguiça e todas as honras da casa. Mais novo, o neto de Joca Ramiro tinha tomado o comando dos negócios.

    Nesta conversa, após o jantar delicioso, não teve cantorias, nem vizinhos, nem nada. Apenas os dois, no alpendre confabulavam.

    – Você não é político, Carlos.

    – Qual, isto não me interessa!

    – Interessa por demais. Tem estudo. O diploma comprado foi mais uma idéia formidável do seu pai.

    – E daí?

    – Daí que você pode ser eleito com facilidade por este povo. Deputado federal, não fazemos por menos. Além de nos defender, fica muito mais rico.

    Isto faz alguns anos. O antigo deputado, hoje senador, honra o nome do avô, Joca Ramiro. É um bandido perfeito.

  31. SENSACIONALISTA
    Médico que

    SENSACIONALISTA

    Médico que desejou que Marisa “abrace o capeta” vira nome de rua no inferno

     (…)

    O médico faz parte de um grupo de Whatsapp de colegas que trabalham no hospital onde Marisa foi internada. Outro profissional comemorou o fato de Marisa não ter ido ainda para a UTI. No mesmo grupo, uma médica vazou dados de Marisa.

    Satanás já confirmou que virá ao Brasil pedir um autógrafo ao médico. O médico provou um grande avanço da medicina: já sabemos que é possível viver sem cérebro e sem coração.

     

     

  32. Brasileiros no exterior

    [video:https://www.youtube.com/watch?v=A04CG6RbWSU align:center]

    Com a terrível crise econômica, muitos brasileiros estão migrando para trabalhar no exterior. aqui a história de um brasileiro que foi trabalhar nos EUA e conseguiu emprego de chefe de polícia.

    Ele conta como é o processo seletivo para escolher um policial nos EUA. Nada de concurso, eles fazem um teste rigorosíssimo. Analisam o facebook, e excluem o candidato se notarem qualquer postagem non sense, fazem 3 entrevistas, teste anti dopping, analisam quais são os amigos do candidato, puxam a ficha policial do candidato em toda a vida dele, e muito mais.

  33. Hoje, os bares estão

    Hoje, os bares estão recheados de mesa de bilhar ”curto”

    Um cara ,nas redondezas do bairro, era o campeão…era impossível ganhar dele e o cara era tremendamente arrogante,

    SEmpre estive no top entre  10 dentre dos melhores jpgadores de bilhar.–na mesa longa.

     

    Há uns 15/20  anos passados fui procurar o ”Praça ” pra apostar contra esse cara.

    Res´psta do ”Praça”:

    Praça não pode perder, Vivo disso. Na mesa pequena,,Praça perde. Na mesa grande, Praça dá 5 na 3 .

    Ariovaldo morreu ontem.

    Praça.não sei aonde anda.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador