Fora de Pauta

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

O espaço para os temas livres e variados.

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

36 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. …do “mundo-matrix”…
    …do “mundo-matrix”…

    Ninguém pode raciocinar sobre “o que não vê”, não conhece, óbvio, somos os signos que temos apreendidos dentro de nós, é vasculhando nesses baús internos que formamos pensamentos, convicções, valores, crenças, empatias…..
    Por isso a VERDADE é um bem tão ABSOLUTO, a ponto da religião cristã (como praticamente todas as culturas…) estabelecer um abismo entre a “verdade” e a “mentira”. A verdade “vos libertará”… Já a mentira, frases como “o diabo é o pai da mentira…”
    .
    E tirando a religião em si dessa conversa, vemos claramente como para os fundadores desse movimento, o cristianismo, era importante estabelecer essa diferença.
    Qualquer pesquisa antropológica verá o mesmo em culturas africanas, orientais, a verdade exaltada e a mentira ultrajada, e tenho por mim que isso faz parte da sabedoria humana mais básica, mais elementar, mais primária e universal, por isso mesmo, a tomo como ESSENCIAL!
    .
    Porque esse preâmbulo que tenta enaltecer a VERDADE e o que isso tem a ver com a frase inicial desse texto?

    Porque é necessário sabermos que de nada adianta a GLÓRIA de possuir um cérebro inteligente, capaz de ter CONSCIÊNCIA de si, da própria existência, do mundo, das ideias existentes, se esta consciência não é levada fervorosamente à busca da verdade, da realidade que cerca o próprio ser e o mundo à sua volta.
    .
    A verdade é tão DRAMATICAMENTE LIBERTADORA, que no fundo, é ela que é combatida por todo opressor desde milênios e milênios.

    Como é verdadeiro seu oposto: o que é a manipulação de um ser, se não o uso da mentira continuada até levarmos aquele ser a acreditar na mentira como se verdade fosse?

    Por isso nossa sociedade hoje tornou-se esse assombro, esse espetáculo que mais parece um horrível pesadelo, onde a FARSA assume o lugar da realidade, a distorção mais tosca, ganha ares de “verdade”, e a coisa chega ao ponto de termos então o “mundo real”, e o “mundo-matrix”, quando ocorre a perversa esquizofrenia de vermos milhões e milhões de pessoas pensando, falando, agindo, reagindo, sobre o mundo real, mas totalmente baseadas nas impressões a eles trazidas pelo “mundo-matrix”….
    .
    Assistimos, perplexos, amigos e familiares que não apreendem mais a realidade mais palpável e concreta, nada de nada, de tão mergulhados que foram suas mentes e corações nesse “mundo-de-faz-de-conta”, onde Lula é satã, PT o inferno, e só são Moro e seus paladinos da lava jato nos salvarão da perdição “petralha….”
    Um estado mental de cegueira, fanatismo, obtusidade, pobreza intelectual e espiritual…..
    .
    Loucura total e absoluta, se vermos o quanto os governos Lula e Dilma foram democráticos, republicanos, sérios, totalmente voltados para o diálogo, o bem estar da sociedade, o crescimento econômico, na verdade, ao contrário, se erros o PT cometeu foi por excesso de timidez e covardia em não combater os verdadeiros inimigos de nossa nação, nossa democracia, como o oligopólio da mídia, etc.

    Mas serve para nós a máxima! Nada nos libertará da opressão, da ditadura, de erros do passado, se não a apreensão das verdades perdidas no caminho, as reflexões que revelem os erros, as ingenuidades, as mesquinharias internas na esquerda, o caminho de uma resistência que traga nosso país de volta aos brasileiros, como era há tão pouco tempo atrás.

    (eduardo ramos)

  2. Foi então que eu a vi.Estava

    Foi então que eu a vi.

    Estava encostada na porta de um bar. Um bar brega – aqueles da Augusta-cidade, não Augusta-jardins. Uma prostituta, isso era o mais visível nela. 

    Cabelo mal pintado, cara muito maquiada, minissaia, decote fundo. Explícita, nada sutil, puro lugar-comum patético. Em pé, de costas para o bar, encostada na porta, ela olha a rua. Na mão direita tinha um cigarro; na esquerda, um copo de cerveja. 

    E chorava, ela chorava.

    Sem escândalo, sem gemidos nem soluços, a prostituta na frente do bar chorava devagar, de verdade. A tinta da cara escorria com as lágrimas. Meio palhaça, chorava olhando a rua. Vez em quando, dava uma tragada no cigarro, um gole na cerveja. E continuava a chorar – exposta, imoral, escandalosa – sem se importar que a vissem sofrendo.

    Eu vi. Ela não me viu. Não via ninguém acho. Tão voltada para a sua própria dor que estava, também, meio cega. Via pra dentro: charco, arame farpado, grades. Ninguém parou. Eu também não. Não era um espetáculo imperdível, não era uma dor reluzente de neon, não estava enquadrada ou decupada. Era uma dor sujinha como lençol usado por um mês, sem lavar, pobrinha como buraco na sola do sapato. Furo na meia, dente cariado. Dor sem glamour, de gente habitando aquela camada casca grossa da vida. 

    Sem o recurso dessas benditas levezas nossas de cada dia – uma dúzia de rosas, uma música do Caetano, uma caixa de figos.

    Caio Fernando Abreu

  3. Quando a gente foi ver o

    Quando a gente foi ver o pôr-do-sol na Praia, e a gente ficou abraçado,e a gente se achou brega demais, e a gente morreu de rir, eu senti um daqueles segundos de eternidade que tanto assustam o nosso coração acostumado com a fugacidade segura dos sentimentos superficiais.
    Eu olhei para você com aquela sua sueter que te deixa com tanta cara de homem e me senti tão ao lado de um homem, que eu tive vontade de ser a melhor mulher do mundo.
    E eu tive vontade de fazer ginástica, ler, ouvir todas as músicas legais do mundo, cozinhar, arrumar seu quarto, escrever um livro, ser mãe.
    E aí eu só olhei pra bem longe, muito além daquele Sol, e todo o meu passado se pôs junto com ele.
    E eu senti a alma clarear enquanto o dia escurecia(…)

    Tati Bernardi

     

  4. O amor é bregaviola uivando

    O amor é brega

    viola uivando pra lua
    vela pro santo 
    nome na macumba

    beijo doce
    de moça de quermesse
    andar de cio
    brincando um flerte

    beliscão safado
    no trem lotado
    desejo invadindo
    a próxima estação

    rima pobre rica de malícia
    verso infiltrado na lição

    o amor é isso

    uma canção do Roberto
    um soneto do Vinícius

    Sandra Santos

     

  5. Hoje me disseram que o amor é

    Hoje me disseram que o amor é brega. Julio Iglesias é brega? Ah… Bregas sãos os que não conseguem amar e com isso perdem a visão diante das belezas que o amor transmite.

    Taíssa Cazumbá

  6. Mas eu adoraria amar

    Mas eu adoraria amar novamente. Adoraria sentir borboletas no estômago, adoraria me sentir brega e idiota. Adoraria sentir suspirando por nada, adoraria correr por medo, adoraria ter medo de perder mais uma vez só para me perder para sempre. Eu só quero que pelo menos uma vez na vida, alguém, perdido por aí, sinta medo de me perder.

    Layla Péres

  7. Se você bate fotos dentro do

    Se você bate fotos dentro do avião é porque não há esperanças para você (brega). 
    Luiz Felipe Ponde

  8. Ser trocada por uma mulher

    Ser trocada por uma mulher bonita, fina e elegante é uma coisa, mas ser trocada por uma broaca, feia e brega é triste para poder agüentar.
    Pensando bem, ser trocada não faz bem de qualquer maneira.

    Cláudia Leite S.

  9. ..e se alguém perguntar por

    ..e se alguém perguntar por mim, diz que fui por aí, a procura de um lugar
    governado por violões, cavaquinhos, pianos, guitarras…
    Sou brega, sou chic, sou samba, sou romântica sou rock and roll…
    Tudo para quando me apetece!”
    ☆Haredita Angel

     

  10. Disseram-me que estou brega,

    Disseram-me que estou brega, ultrapassada…que amar tá fora de moda, 
    que o papo agora é ficar, da um rolé, se enroscar e só. Cair na gargalhada, escancarei…se amar tá fora de moda, deixa eu com minha breguice. Prefiro ser taxada de já era que não senti arrepios, que não viajar olho no olho, pele na pele…meu corpo não é qualquer coisa nem se dá bem em qualquer lugar: meu corpo tem alma, coração, espirito…é deposito de sonhos, de paixão, de vida…de amor !

    Leônia Teixeira

  11. Sou Roceiro Caipira Com

    Sou Roceiro Caipira Com Orgulho!
    Andar de carro ou de moto
    Tá ficando coisa brega
    Serve pra longas distâncias
    Mas não pode ser regra
    Além de estragar a saúde
    A natureza desintegra
    Deixa o caboclo barrigudo
    Preguiçoso e moribundo
    Melhor é sair da cidade
    Ir pra roça e esquecer da hora
    Porque bom mesmo é andar à pé
    De biclecleta, isso é uma glória
    Na roça é bem diferente
    A morada não tem nem muro
    A gente enxerga no escuro
    Vê a lua, as estrelas e a aurora
    A gente não fica sozinho
    Tem os bichos e os passarinhos
    E a nossa cabeça melhora
    .
    Seja Amigo da Natureza, cuide mais e melhor do meio onde você vive!

    Odilon Euzébio

  12. Essa vai com repeteco porque

    Essa vai com repeteco porque é muito linda

    Mas eu adoraria amar novamente. Adoraria sentir borboletas no estômago, adoraria me sentir brega e idiota. Adoraria sentir suspirando por nada, adoraria correr por medo, adoraria ter medo de perder mais uma vez só para me perder para sempre. Eu só quero que pelo menos uma vez na vida, alguém, perdido por aí, sinta medo de me perder.

    Layla Péres

     

     

  13. Concerto de João Carlos

    Concerto de João Carlos Martins
    Gravada em outubro, esta apresentação regida pelo maestro João Carlos Martins, com a Bachiana Filarmônica, conta com a participação dos tenores Jean William, Marcus Loureiro e Daniel Soufer.

    Cultura, 21p0, 

  14. Hoje termina o prazo da

    Hoje termina o prazo da campanha Catarse para arrecadar 20 mil reais para Eduardo Guimarães comprar seus instrumentos de blogueiro, já que os seus foram confiscados. Até esse momento só 48 pessoas contribuiram, com um total de 2400 reais. É esse nosso empenho pela democracia? Na hora de mexer um pouco nuns minréis do bolso ninguém se candidata? Link https://www.catarse.me/apoio_eduardo_guimaraesadania

  15. Socorro para Eduardo Guimarães

    Para não ficar perdido no meio dos comentários de piadas, recoloco comentário de zegomes:

    “Hoje termina o prazo da campanha Catarse para arrecadar 20 mil reais para Eduardo Guimarães comprar seus instrumentos de blogueiro, já que os seus foram confiscados. Até esse momento só 48 pessoas contribuiram, com um total de 2400 reais. É esse nosso empenho pela democracia? Na hora de mexer um pouco nuns minréis do bolso ninguém se candidata? Link https://www.catarse.me/apoio_eduardo_guimaraesadania

    Com muito custo chegou a $2.845. Não dá nem para um notebook decente. Muita gente gostaria de fazer alguma coisa pra demonstrar que não está satisfeit@ com o desmonte do país, algo que vá além de ler os blogs e se sentir impotente, seja porque mora fora dos lugares onde há manifestações, seja porque não tem mais idade pra se expor a porrada da polícia, seja por qualquer outra razão. Pois bem, essa é uma forma de demonstrar isso. O mínimo é $10, vamos lá. Bom… não precisa ser o mínimo.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador