Revista GGN

Assine

Fora de Pauta

O espaço para os temas livres e variados.

Média: 3 (2 votos)
67 comentários

Comentários

Espaço Colaborativo de Comentários

Opções de exibição de comentários

Escolha o modo de exibição que você preferir e clique em "Salvar configurações".
imagem de Emanuel Cancella
Emanuel Cancella

Lava Jato

Urge que o MPF puna o juiz Sérgio Moro e o procurador Deltan Dallagnol, por ofensas a Lula

 

                                                      Resultado de imagem para a outra face de Sergio Moro?

Juiz Moro, chefe da operação Lava Jato, e o chefe da Força Tarefa da operação, Deltan Dallagnol, ofenderam Lula, na honra do funcionário público, já que o acusaram de vários crimes, mas sem qualquer crime tipo de prova.

Luiz Inácio lula da Silva foi, por oito anos, o presidente do Brasil, eleito por ampla maioria dos brasileiros. E ainda saiu de seu segundo governo com mais de 80% de aprovação popular. O cargo de presidente equivale ao de funcionário público número um.

Moro e Dallagnol, com a denúncia e acusação sem provas, não estariam ofendendo assim a honra do funcionário público, Lula? Está muitíssimo claro que se trata de perseguição política, pois estão desesperados para afastar Lula das eleições de 2018 e como não têm nada contra ele, inventam.

E ambos, juiz Moro e Dallagnol, agiram em dobradinha, já que o procurador Dallagnol denunciou e o chefe da operação, juiz Sérgio Moro, aceitou a denúncia vazia, num espetáculo deprimente de dois operadores da lei. Isso porque foram palavras do próprio procurador Dallagnol, "Lula, sem provas, mas com convicção, seria o comandante máximo da corrupção na Petrobrás". 

Aliás, em dezembro de 2016, Moro pediu e o MPF me denunciou, por possível ofensa ao funcionário público. Fui intimado, provavelmente por escrever um livro, exercendo meu direito de crítica até hoje garantido pela Constituição Federal, “A outra face de Sérgio Moro” ou por ter denunciado formalmente ao MPF, em novembro de 2016, a omissão da Lava Jato em relação à gestão do tucano Pedro Parente. Saiba dos locais de venda do livro(6).

Parente está liquidando a Petrobrás, vendendo ativos públicos, sem licitação, para quem e por quanto ele quer. Com o agravante de que Pedro Parente já é réu em outra ação sobre venda de ativos, quando ministro de FHC (1).  

Na mesma tese de acusar sem provas, Moro e Dallagnol acusam Lula de ser proprietário de um apartamento triplex e de um sítio. A sociedade e qualquer estudante de direito sabe que, de forma elementar que  para provar se alguém é proprietário de um imóvel,  basta a escritura.

Mas essa turma quer provar que Lula é dono do triplex, com base em nada, já que a escritura está em nome da OAS. Simples assim. Há relatório da PF comprovando que Lula não é o dono do tríplex (5). Mas a Lava Jato insiste em perseguir Lula para prendê-lo ou para retirá-lo do páreo em 2018, impedindo-o de se candidatar.Fazem o mesmo com o sítio em Atibaia, cuja escritura não tem nada a ver com Lula, mas querem provar a propriedade com a afirmação de que Lula teria ido lá 101 vezes (não sei como contaram), ou porque lula comprou pedalinhos e um  barco sem motor.

O Detran, quando um motorista é responsável por um acidente grave, manda-o de volta à escola para saber se ele faz jus à carteira de habilitação de motorista. Não seria o caso de mandar os dois (juiz e procurador) de volta aos bancos acadêmicos, pois eles desconhecem o elementar, para qualquer estudante de direito: Não existe crime por convicção muito menos sem provas!   

Fonte:

1 - http://www.redebrasilatual.com.br/blogs/helena/2016/06/presidentes-da-pe...

2 - http://fnpetroleiros.org.br/?p=12171

3 - http://www.apn.org.br/w3/index.php/nacional/8740-por-crime-de-opiniao-petroleiro-depoe-no-mpf-intimado-por-sergio-moro

4 - http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2016/11/justica-de-sp-absolve-vacc...

5 - http://www.redebrasilatual.com.br/politica/2016/08/relatorio-da-pf-sobre-triplex-nao-cita-lula-e-deputados-ironizam-4972.html

6 - http://emanuelcancella.blogspot.com.br/2017/03/lancamento-do-livro-outra...

 

Rio de Janeiro, 21 de abril de 2017.

 Autor: Emanuel Cancella, OAB/RJ 75.300, integra a coordenação do Sindipetro-RJ e da Federação Nacional dos Petroleiros (FNP), sendo autor do livro “A Outra Face de Sérgio Moro”

 OBS.: Artigo enviado para possível publicação para o Globo, JB, o Dia, Folha, Estadão, Veja, Época entre outros órgãos de comunicação.

   (Esse relato  pode ser reproduzido livremente)

  Fonte:  https://www.facebook.com/emanuelcancella.cancella

  http://emanuelcancella.blogspot.com

 

 

 

 

Seu voto: Nenhum

Partido Novo é o atual PRN

 Partido Novo é o atual PRN e Doria está pronto para ser o Collor da vez21 de abril de 2017  Facebook Twitter 

Está ficando cada vez mais evidente que o Partido Novo será a nova legenda dos liberais. Ou se preferirem, de boa parte daqueles que se organizavam em partidos como o PSDB, PMDB, DEM e quetais, que estão sendo destruídos pela Lava Jato.

A última notícia a corroborar essa tese é a filiação de Bernardinho, técnico da seleção brasileira de vôlei, a este partido.

http://blogdorovai.revistaforum.com.br/wp-content/uploads/2017/04/collor... 216w" style="box-sizing: border-box; border: 0px; max-width: 100%; height: auto; display: inline-block; vertical-align: middle; opacity: 1; width: 684px; transition: all 0.45s ease-in-out; backface-visibility: hidden;" width="398">

Mas há uma outra notícia que ganhou pouco destaque é a ainda mais contundente de quem pode vir a capitanear o Novo.

Ao demitir Soninha Francine da Secretaria de Assistência Social, Doria entregou a pasta para Filipe Sabará, que era o Secretário-Adjunto.

Sabará tem 33 anos, fez Relações Internacionais na FAAP e é um dos fundadores do Partido Novo.

Doria não dá ponto sem nó, como se sabe. E a promoção de Sabará deve ter sido anotada no caderninho de Alckmin.

O prefeito de São Paulo está vendo a barca do PSDB afundar e por isso está acelerando na construção de uma raia própria, desvinculada daquele que lhe garantiu o governo da capital paulista.

Como conhece a história, Doria sabe que nesses momentos de crise político-institucional, como o Brasil também viveu no final da década de 80, é fundamental estar desvinculado do que barco que afunda.

Naquela época, denúncias de corrupção e a hiper inflação afundaram o PMDB e o PFL, partidos que haviam criado a Aliança Democrática.

Havia um enorme receio de que Brizola e Lula acabassem herdando com a crise e um dos dois viesse a ser eleito em 89. Isso tinha até um nome, Efeito Brizula.

Foi quando surgiu Collor, uma figura que também acelerava e parecia ter juventude para enfrentar o sistema e mudar tudo.

O governador de Alagoas falava em caçar marajás, mas no início nem pretendia ser candidato a presidente. Como se ficou sabendo depois, ele queria ser vice de um político mais graduado. Seu objetivo principal era sair numa chapa com Covas.

Mas ao perceber que poderia ser a bola da vez, criou o seu próprio projeto. O Partido da Reconstrução Nacional (PRN), que foi fundado com o nome de Partido da Juventude (PJ), acabou sendo a legenda que o levou a presidência da República.

Doria talvez tivesse acelerado no início do seu mandato pensando em entregar a prefeitura para Bruno Covas e disputar o governo do estado.

Mas isso é passado. E o Partido Novo já sabe que tem um quadro a seu dispor. E começarão, fiquem atentos, a pipocar filiações como a de Bernardinho na nova legenda.

Neste momento, o partido buscará nomes novos. Mas vai chegar uma hora em que políticos que querem sobreviver ao tsunami também começarão a deixar suas siglas em direção ao Novo.

E aí, Alckmin, Aécio e Serra já não terão mais a concorrência de Doria para saber quem será o candidato do PSDB. Doria será candidato do Novo. Com o apoio do mundo empresarial, de todos os movimentos de rua que estiveram no impeachment, como MBL, e com a força da mídia, leia-se Globo à frente.

Luciano Huck também deve ir para o Novo, como Bernardinho. É só uma questão de tempo. Mas a Globo sabe que será muito difícil lançar seu nome à presidência. É Doria que é a bola da vez. Huck e Bernardinho servirão ao projeto Rio, que também está vivendo um imensa crise.

Ou seja, a direita já está em plena reorganização. A esquerda por enquanto só observa.

 

Seu voto: Nenhum

A melhor policia do mundo

Seu voto: Nenhum (2 votos)
imagem de anarquista sério
anarquista sério

Apareceu bem no meio de meus

Apareceu bem no meio de meus favoritos:

UNIDADE DE RECUPERAÇÃO

Clique aqui para criar uma unidade de recuperação.

---

Mas não há aonde clicar. Aparece uma bolinha azul rodando.

Estou tentando refazer  todos meus favOritos em outro espaço.

Mas jamais recuperarei coisas interessantes que queria compartilhar com este blog.

Triste aqui !

 

 

Seu voto: Nenhum
imagem de Ivan de Union
Ivan de Union

NAO clique em quadradinhos

NAO clique em quadradinhos que aparecem aleatoriamente pra voce quando esta visitando um site, Anarquista.  NAO clique.  Ao clicar voce deu permissao pra "algumacoisa" ser baixada pro seu computador.

(Pior eh quando nao aparece nada, igual a Adobe ta fazendo com o Trojan governamental True Keys.)

Seu voto: Nenhum

Flipoços 2017

Nassif,

Há alguns anos tive a oportunidade de conhecê-lo pessoalmente na Flipoços. Assisti a sua palestra onde você contou algumas histórias do tempo que você viveu por aqui. Confesso que esperava uma palestra mais política , mas de qualquer forma foi um prazer assisti-lo da primeira fila do teatro da Urca. De lá para cá não consegui mais assistir as palestras porque ficou quase impossível conseguir ingressos para convidados mais interessantes (do meu ponto de vista, óbvio). Neste anos teremos , como sempre , grandes convidados, eu gostaria muito de assistir ao Clovis de Barros Filho, mas os ingressos já se "esgotaram". Porque eu escrevi tudo isso antes de colocar o link do evento? Prá dizer que segundo o pessoal responsável pelo evento, uma das palestras mais concorridas para a obtenção de convites foi a do ínclito Deltan Dalagnol. Segue o link: http://www.flipocos.com/2017/index.html

Seu voto: Nenhum

L U L A      2 0 1 8   !

Atualizado HOJE:


http://www.romulusbr.com/2017/04/alerta-na-franca-e-brasil-quando-midia.html

Seu voto: Nenhum (1 voto)

Fechando uma semana cheia de condecorações....

Lembremos de uma tenebrosa figura que também recebeu importantes condecorações do Estado brasileiro :

Medalha Anchieta 

Resultado de imagem para condecoração de sergio fleury

Pela marinha brasileira

Seu voto: Nenhum (2 votos)

Dentre essas violentas

Dentre essas violentas torturas psicogógicas, quais ainda não foram usadas pelo judiciário golpista ?
 Esse tipo de violência ocorre sempre em uma relação desigual de poder, em que o agente exerce autoridade sobre a vítima, sujeitando-se a aplicação de maus tratos mentais e psicológicos de forma continuada e intencional.A forma como é feita a tortura psicológica não provoca dor física em nenhum momento, mas a humilhação, estresse e angústia causada pode deixar cicatrizes psicológicas permanentes. E hoje, pensando em mostrar para vocês algumas técnicas cruéis de torturam, nós trouxemos 8 torturas psicológicas mais violentas utilizadas em humanos:1 – Chantagem  Chantagem é considerada uma forma de tortura psicológica. Ela pode ser usada para coagir ou forçar outra pessoa a agir de forma involuntária devido à intimidação e ameaças feitas contra eles. Uma lei foi criada na Inglaterra, no ano de 2015, depois de um homem ter feito chantagem emocional para torturar a mãe do seu filho. O homem ameaçou se suicidar pelo fato de sua namorada ameaçar deixá-lo. Ele também monitorou as páginas das redes sociais da sua namorada, e controlou a sua vida por um bom tempo. Ele foi preso por seus atos e condenado a 15 meses de cadeia. 2 – Longos períodos de interrogatório Interrogatórios muitas vezes dependem de métodos psicológicos para conseguir responder a certas perguntas. Os métodos psicológicos são usados especificamente sobre os detidos com o objetivo de fazê-los falar alguma coisa. Porém, tem havido muitas controvérsias ao longo dos anos para determinar quais métodos de interrogatórios são legais e quais seriam classificados como tratamentos cruéis e desumanos.O Comitê Internacional da Cruz Vermelha publicou um documento sobre a tortura psicológica, que diz que a tortura durante os interrogatórios inclui métodos que são agressões físicas, mas sim métodos psicológicos utilizados durante os interrogatórios, que muitas vezes causam perturbação dos sentidos. Em interrogatórios policiais, os presos são questionados por um longo período de tempo, enquanto alguém o questiona, acusa e intimida. As vezes esses métodos podem fazer com que a pessoa assuma um crime que não cometeu. 3 – A privação do sono Para praticar a privação do sono como tortura em um ser humano, eles devem ser mantidos acordados por até 180 horas. Durante esse tempo, as pessoas ficam muitas vezes em pé ou em posições desconfortáveis. As pessoas que passam por esse tipo de tortura, muitas vezes sofrem alucinações, pois a privação do sono é uma forma debilitante da tortura psicológica, porque ataca as funções biológicas profundas.O núcleo da saúde física e mental de uma pessoa depende da quantidade de sono adequada que ela tem. Sem uma quantidade boa de sono, a tortura pode ser mais prejudicial e dolorosa do que qualquer outra. Os primeiros sinais da privação do sono incluem a sensação de fadiga, irritabilidade e dificuldade de concentração. 4 – Confinamento solitário Confinamento solitário tem sido uma forma de tortura psicológica usada há séculos. Essa tortura é conhecida por trazer a loucura e até hoje é usada nas prisões. A pessoa começa a enlouquecer quando percebe que vão passar meses sozinha em um quarto. A falta de contato humano pode trazer a depressão e a ansiedade. Prisioneiros em confinamento solitário, muitas vezes começam a conversar sozinhos para combater a solidão, além de trazer a angústia física e mental. 5 – Humilhação pública Humilhação pública é um tipo único de manipulação e tortura psicológica. Um exemplo é quando alguém tira fotos de uma pessoa nua e coloca na internet, sem o conhecimento da pessoa, bom, para muitos, essa pode ser a pior forma de humilhação pública. Isso acontece com bastante frequência na forma de cyberbullying, com adolescentes na escola. Os jovens enviam fotos nuas uns para os outros pensando que essas fotos nunca será divulgadas, e vocês sabem que a história é bem diferente. 6 – Tortura chinesa da gota de água Esse tipo de tortura psicológica é feita com gotas de água que caem repetidamente na cabeça de um indivíduo. Embora as gotas de água parecem não prejudicar fisicamente a pessoa, as constantes gotas de água as vezes podem ser insuportáveis, trazendo fortes dores de cabeça e fazendo com que a mente vagueie, induzindo uma grande quantidade de agonia mental. Essa forma de tortura foi inventada depois de um homem observar gotas de água caindo em uma pedra, que acabou criando um buraco. Depois ele pensou, porque não aplicar esse método em humanos? Maldita ideia. 7 – Tortura com música A música é considerada uma forma de entretenimento, mas você sabia que ela também pode ser usada como forma de tortura? A tortura com música é feia com o som bem alto, sendo tocada para pessoas mantidas em cativeiro. Atualmente, tanto o Tribunal de Direitos Humanos e das Nações Unidas Europeia proibiram o uso de música alta durante os interrogatórios.Músicas com volumes extremamente altos criam uma vibração que viaja profundamente dentro dos ossos de uma pessoa, e viola o seu bem-estar. Tortura com música tem sido usada em regimes totalitários ao longo do século 20, e em uma variedade de outros contextos da Idade Média. Os detentos que sofreram com essa tortura também eram privados de sono enquanto eram obrigados a ouvir uma música. Uma curiosidade é que as músicas populares usadas pela CIA para tortura são: Eminem “The Real Slim Shady”, Dope “Take Your Best Shot” e “Dirrty” da Christina Aguilera. 8 – A exploração das fobias A exploração das fobias é frequentemente utilizada pelos torturados que conhecem suas vítimas ou são capazes de fazer as pessoas revelarem seus medos. As pessoas que tem medo de cobras, por exemplo, pode ser colocadas em uma sala sem saída e cheia de cobras. Como a pessoa está confinada, fica impossível se mover com uma dúzia de cobras rastejando pelo chão, certo?Os torturados pode incluir qualquer coisa que os torturados tenham medo, desde medo de altura à visão de muito sangue. Esse método era muito usado pela CIA, e eventualmente foi usada nos centros de detenção dos EUA no Afeganistão e no Iraque.

 

Seu voto: Nenhum
imagem de anarquista sério
anarquista sério

Ao contrário do que muitos

Ao contrário do que muitos pensam, as corcovas do camelo não reservam água. Elas são cheias de gordura para fazer com que o animal consiga sobreviver mais de 1 mês sem comida.

 céu, atividades ao ar livre, natureza e texto

 

Seu voto: Nenhum (3 votos)
imagem de anarquista sério
anarquista sério

Vc que  deu uma\ bolinha de

Vc que  deu uma\ bolinha de ''aprovação'', nÃO pensa que o camelo tenha água ou gordura.

Pensa, como sua cabeça, que tem merda.

Seu voto: Nenhum
imagem de anarquista sério
anarquista sério

Na mente de um assassino

Na mente de um assassino psicopata, a área responsável pelo sentimento de culpa (córtex frontopolar) é pouco ativa. Já, as área pré-frontais, que fazem julgamentos de maneira fria, são bastante estimuladas.

Nenhum texto alternativo automático disponível.

 

Seu voto: Nenhum (1 voto)
imagem de anarquista sério
anarquista sério

Você adquire maturidade com a

Você adquire maturidade com a experiência e não com a idade, apontam psicólogos.

 1 pessoa, em pé, céu e atividades ao ar livre

 

Seu voto: Nenhum (1 voto)
imagem de anarquista sério
anarquista sério

O amendoim não é uma

O amendoim não é uma castanha, como muitos pensam. Por crescer no solo, ele é um legume.

 comida e área interna

 

Seu voto: Nenhum (1 voto)
imagem de anarquista sério
anarquista sério

Em seu velório, Marilyn

Em seu velório, Marilyn Monroe precisou usar uma peruca porque parte da sua cabeça havia sido raspada durante a autópsia.

 uma ou mais pessoas e área interna

 

Seu voto: Nenhum (2 votos)
imagem de anarquista sério
anarquista sério

O maior continente do mundo é

O maior continente do mundo é a Ásia, com mais de 44 milhões de quilômetros quadrados e ainda 58 países.

 céu e atividades ao ar livre

 

Seu voto: Nenhum (1 voto)
imagem de anarquista sério
anarquista sério

O Japão reduziu em 10 anos o

O Japão reduziu em 10 anos o limite de idade para a aposentadoria.

 4 pessoas

 

Seu voto: Nenhum (1 voto)
imagem de anarquista sério
anarquista sério

Os israelenses inventaram um

Os israelenses inventaram um aparelho que é capaz de eliminar uma espinha em menos de 10 minutos. A novidade será lançada no Brasil ainda este ano.

 telefone

 

Seu voto: Nenhum (1 voto)
imagem de anarquista sério
anarquista sério

Cientistas que pesaram

Cientistas que pesaram pessoas antes e depois da morte afirmaram que a alma pesa cerca de 21 mg.

 uma ou mais pessoas e pessoas sentadas

 

Seu voto: Nenhum (3 votos)
imagem de anarquista sério
anarquista sério

Uma ironia: a geração que

Uma ironia: a geração que inventou a internet, o smartphone e o iPad era acostumada a brincar na rua.

 uma ou mais pessoas, pessoas em pé, shorts e atividades ao ar livre

 

Seu voto: Nenhum (1 voto)
imagem de anarquista sério
anarquista sério

Os olhos dos crocodilos

Os olhos dos crocodilos lacrimejam no momento em que eles devoram a sua presa. É daí que vem a expressão “lágrimas de crocodilo”.

Nenhum texto alternativo automático disponível.

 

Seu voto: Nenhum (1 voto)
imagem de anarquista sério
anarquista sério

O símbolo do coração que

O símbolo do coração que estamos acostumados a ver, na verdade, é a junção de 2 corações. É por isso que ele simboliza o amor.

Nenhum texto alternativo automático disponível.

 

Seu voto: Nenhum (1 voto)
imagem de anarquista sério
anarquista sério

O anel de casamento fica no

O anel de casamento fica no dedo anelar da mão esquerda porque é o único dedo com uma veia que vai direto ao coração.

 uma ou mais pessoas e casamento

 

Seu voto: Nenhum (1 voto)
imagem de anarquista sério
anarquista sério

Este fotógrafo, de alguma

Este fotógrafo, de alguma forma, conseguiu fazer com que esses 33 cachorros olhassem para uma única foto.

 cachorro

 

Seu voto: Nenhum (1 voto)
imagem de anarquista sério
anarquista sério

Os famosos Três Macacos

Os famosos Três Macacos Sábios representam o provérbio japonês "não ouça o mal, não fale o mal e não veja o mal". Para lembrar que se os homens o praticassem, teriamos comunidades mais pacíficas e harmoniosas.

 uma ou mais pessoas e atividades ao ar livre

 

Seu voto: Nenhum (1 voto)
imagem de anarquista sério
anarquista sério

A primeira palavra dita por

A primeira palavra dita por um computador foi “Lo”. Era pra ser “Login”, mas o aparelho estragou após as duas primeiras letras.

 tela, escritório e área interna

 

Seu voto: Nenhum
imagem de anarquista sério
anarquista sério

Quatro estudantes de uma

Quatro estudantes de uma universidade na Carolina do Norte desenvolveram um esmalte que muda de cor quando é exposto às “drogas de estupro”, incluindo GHB, Flunitrazepam e Alprazolam. A mulher que usar o produto deve mexer a sua bebida com a mão. Se o drink estiver misturado com alguma dessas substâncias, ela vai saber em poucos segundos.

 uma ou mais pessoas

 

Seu voto: Nenhum (1 voto)
imagem de anarquista sério
anarquista sério

Jerusalém já foi destruída

Jerusalém já foi destruída duas vezes, sitiada 23 vezes, atacada 52 vezes, capturada e recapturada 44 vezes. Ela é uma das cidades mais velhas do mundo.

 uma ou mais pessoas

 

Seu voto: Nenhum
imagem de anarquista sério
anarquista sério

Você nasce com 2 medos

Você nasce com 2 medos básicos: de altura e de barulhos muito altos.

 1 pessoa, atividades ao ar livre

 

Seu voto: Nenhum (1 voto)
imagem de anarquista sério
anarquista sério

A flor japonesa Phi tem as

A flor japonesa Phi tem as suas pétalas perfeitamente estruturadas, seguindo a Sequência Fibonacci.

 planta, flor e natureza

 

Seu voto: Nenhum (1 voto)
imagem de anarquista sério
anarquista sério

Enquanto está no útero, o

Enquanto está no útero, o bebê consegue sentir o sabor do que a mãe está comendo. É por isso que, nos primeiros meses fora da barriga, ele já tem noção do que gosta e do que não gosta.

 uma ou mais pessoas e comida

 

Seu voto: Nenhum (1 voto)
imagem de anarquista sério
anarquista sério

(Sem título)

 Amarildo)

Seu voto: Nenhum (1 voto)
imagem de anarquista sério
anarquista sério

(Sem título)

 Amarildo)

Seu voto: Nenhum (1 voto)
imagem de anarquista sério
anarquista sério

Olhando o cenário de hoje

Olhando o cenário de hoje parece que vários governos, não só o governo em que participei, todos os governos, só trabalham em função da empresa Odebrecht.

ANTONIO PALOCCI, EX-MINISTRO DA FAZENDA DE LULA, EM DEPOIMENTO DO JUIZ SÉRGIO MORO

Seu voto: Nenhum
imagem de anarquista sério
anarquista sério

Ícone da música nacional,

Ícone da música nacional, Pixinguinha faria 120 anos no domingo

VICTORIA AZEVEDO

Uma das fotografias do compositor que estarão disponíveis no portal em sua homenagem

 

"Se você tem 15 volumes para falar de toda música brasileira, fique certo de que é pouco. Mas, se dispõe apenas do espaço de uma palavra, nem tudo está perdido. Escreva depressa: 'Pixinguinha'."

O violonista e produtor Luís Filipe Lima se apoia na frase do crítico e historiador Ari Vasconcelos (1926-2003) para explicar a importância de Alfredo da Rocha Viana Filho, o Pixinguinha (1897-1973), na história da música brasileira.

No domingo (23), o compositor, instrumentista, maestro e arranjador carioca completaria 120 anos –desde 2000, na data também se comemora o Dia Nacional do Choro.

"Ele representa um divisor de águas na história dos arranjos da música popular brasileira", diz Lima.

Para celebrar a efeméride, o Instituto Moreira Salles, guardião de seu acervo há 17 anos, lança neste sábado (22) um site que reúne partituras manuscritas de suas composições e arranjos, objetos pessoais, documentos, fotos, discografia e uma hemeroteca. O IMS também organiza programação musical para a data.

"A nossa ideia é que o site crie um movimento que transforme esse material em um patrimônio coletivo com a colaboração de todos", diz Bia Paes Leme, coordenadora de música do instituto.

Para o músico Marcelo Vianna, neto do compositor, ainda há uma diferença entre a posição que Pixinguinha ocupa na consolidação da música brasileira e o reconhecimento que ele tem na prática. "É necessário oxigenar a sua obra e garantir que ela chegue às pessoas", diz.

Em SP, o Itaú Cultural organiza série de shows para celebrar a data. Desta sexta (21) a domingo (23) apresentam-se os grupos Chorando em Ré Menor, Saxofonando e Galo Preto –todos com a obra de Pixinguinha como base.

As comemorações também se transportam às telas. O longa "Pixinguinha - Um Homem Carinhoso", de Denise Saraceni e Allan Fiterman, deve estrear em outubro.

O projeto, que existia havia alguns anos, enfrentou problemas e só foi rodado no começo deste ano. Para o produtor Carlos Molleta, tem por objetivo resgatar a figura do carioca e torná-lo mais conhecido para as novas gerações.

'CARINHOSO', 100?

Pixinguinha morreu na igreja Nossa Senhora da Paz, no Rio, durante o batismo de um afilhado.

Na data, sairia pela primeira vez a Banda de Ipanema, cujo trajeto passava em frente a paróquia. Ao saberem do ocorrido, os ritmistas pararam o cortejo em frente ao local e tocaram "Carinhoso". Desde então, todos os anos a banda repete o mesmo gesto.

A canção, uma de suas obras mais famosas, completa cem anos em 2017 –mas com alguma controvérsia.

Não há consenso sobre quando a obra, abandonada de início pelo próprio Pixinguinha por fugir ao formato convencional do choro, foi feita. "Existem três eventos: uma declaração de que ele compôs a música em 1917, a gravação instrumental em 1927 e a com a letra em 1937", explica Bia Paes Leme.

Clássico da MPB, ela já foi regravada por nomes que vão de Elis Regina a Tom Jobim e tem até versão em inglês: "Love is Like This", para o filme "Romance Carioca" (1950).

"Se você puxar [a música] no violão em qualquer lugar do Brasil todos vão saber cantar junto", diz Moletta.

Seu voto: Nenhum (1 voto)

Vem coisa por aí...

Tu és, divina e graciosa Estátua majestosa do amor Por Deus esculturada E formada com ardor Da alma da mais linda flor De mais ativo olor Que na vida é preferida pelo beija-flor Se Deus me fora tão clemente Aqui nesse ambiente de luz Formada numa tela deslumbrante e bela O teu coração junto ao meu lanceado Pregado e crucificado sobre a rósea cruz Do arfante peito seu Tu és a forma ideal Estátua magistral oh alma perenal Do meu primeiro amor, sublime amor Tu és de Deus a soberana flor Tu és de Deus a criação Que em todo coração sepultas um amor O riso, a fé, a dor Em sândalos olentes cheios de sabor Em vozes tão dolentes como um sonho em flor És láctea estrela És mãe da realeza És tudo enfim que tem de belo Em todo resplendor da santa natureza Perdão, se ouso confessar-te Eu hei de sempre amar-te Oh flor meu peito não resiste Oh meu Deus o quanto é triste A incerteza de um amor Que mais me faz penar em esperar Em conduzir-te um dia Ao pé do altar Jurar, aos pés do onipotente Em preces comoventes de dor E receber a unção da tua gratidão Depois de remir meus desejos Em nuvens de beijos Hei de envolver-te até meu padecer De todo fenecer

Seu voto: Nenhum

Anna Dutra

Belíssima!!

Seu voto: Nenhum (1 voto)
imagem de anarquista sério
anarquista sério

O Congresso não pode decidir

O Congresso não pode decidir sozinho os rumos da reforma política, a população deve ser chamada a escolher seu sistema eleitoral.

DO SENADOR JOSÉ REGUFFE (DF), que propôs um plebiscito junto à eleição de 2018 para que os brasileiros escolham o modelo para eleger parlamentares.

--------

É certo que estes indiciados e réus procurarão se defender dizendo serem "representantes" do povo. Mas, se 93% do povo é contrário à reforma previdenciária tal como está, e 80% contrário à terceirização irrestrita (Instituto Vox Populi), então quem exatamente essas pessoas "representam"? Como é possível que a vontade da maioria seja "representada" por algo que não é a vontade da maioria? Na verdade, esse sistema é claramente um mero processo de "espoliação da vontade". Vladimir SafalteParar o Congresso Nacional

http://www1.folha.uol.com.br/colunas/vladimirsafatle/2017/04/1877241-par...

 

Seu voto: Nenhum
imagem de anarquista sério
anarquista sério

A constatação, por parte de

A constatação, por parte de Janio de Freitas, de que o Brasil está atrasado em relação aos problemas na Venezuela beira a indecência. Lula e o PT, que ele tanto defende aqui na Folha, apoiaram os ditadores Chaves e Maduro durante os 13 anos que estiveram no poder. Agora que o país está à beira de uma guerra civil, ele despertou para o problema.

LUIS COELHO DO NASCIMENTO JUNIOR (Ribeirão Preto, SP)

*

Se a atitude do juiz Sergio Moro ao convocar o ex-presidente Lula para estar presente no depoimento das 87 testemunhas é considerada rasteira pelo colunista Janio de Freitas, como deveria ser classificada a atitude de Lula e seus advogados ao convocar as 87 testemunhas para deporem no processo, apenas com o claro objetivo de atrasá-lo? Talvez subterrânea fosse o termo, se a imparcialidade fosse condição "sine qua non" não apenas aos juízes mas também aos jornalistas.

FAUSTO FERES (São Paulo, SP)

Seu voto: Nenhum
imagem de anarquista sério
anarquista sério

Painel do leitor Condecorar

Painel do leitor

Condecorar Sergio Moro e Luciano Huck a título de relevantes serviços prestados à nação parece recado a lembrar período obscuro e não tão distante de uma indagação folclórica e demagógica sobre "que país é esse".

ANTONIO F. DA SILVA, professor (Rio de Janeiro, RJ)

*

Gostaria de saber que serviço relevante à nação fez Luciano Huck para receber a medalha de Honra do Mérito Militar. Seria usar a pobreza dos brasileiros para se fazer passar por bonzinho nas tardes de sábado ou construir casa em área de proteção ambiental?

FÁBIA REGINA DE BRITTO WANDERLEY (São Paulo, SP)

*

Há alguns anos protestei contra o espaço concedido pela Folha a Luciano Huck para que ele falasse de um assalto sofrido, assunto particular dele. Como vivemos momento em que se exige transparência, o que teria levado a Folha a um novo projeto editorial, seria de pedir ao jornal que investigasse e informasse a seus ansiosos leitores quais foram "os relevantes serviços prestados à nação brasileira" ou interesses que justificaram o prêmio dado a Huck.

GLADSTONE H. DE ALMEIDA FILHO (Rolândia, PR)

*

Alguém poderia dizer quais foram os "relevantes serviços prestados à nação brasileira" por Luciano Huck para ser agraciado com a medalha de Honra do Mérito Militar pelo Exército Brasileiro?

ADEMAR G. FEITEIRO, advogado (São Paulo, SP)

 

Seu voto: Nenhum
imagem de anarquista sério
anarquista sério

  Reprodução  Kathrine

  Reprodução 1st woman to officially run Boston Marathon to do it again, 50 years later --- Kathrine Switzer

Kathrine Switzer é empurrada por homem ao tentar correr a maratona de Boston, em 1967

Nada frágeis

Ruy Castro

 

RIO DE JANEIRO - Em 1967, a americana Kathrine Switzer, 20 anos, quase foi impedida de disputar uma maratona em Boston, para a qual estava inscrita com o número 261. Os jornais deram outro dia uma foto da corrida: vê-se Kathrine, em roupa de ginástica, sendo contida por um homem de preto —um fiscal—, e um corredor se atracando a este para assegurar a Kathrine o direito de correr. Achava-se que as mulheres eram muito frágeis para disputar com os homens.

Se essa história se passasse em 1937, 1947 ou mesmo 1957, talvez não provocasse espanto. Mas, 1967??? Naquele ano, algumas das pessoas mais influentes do mundo eram Indira Gandhi, primeira-ministra da Índia, e Golda Meir, futura de Israel; a existencialista francesa Simone de Beauvoir; a filósofa alemã Hannah Arendt; a jornalista italiana Oriana Fallaci, correspondente de guerra no Vietnã; a ativista do urbanismo Jane Jacobs e a feminista Betty Friedan, americanas; e muitas outras. Mais influentes, eu disse —não necessariamente mais famosas.

Famosas (e influentes) eram a estilista Mary Quant, inventora da minissaia, e a modelo Twiggy, inglesas; a romancista Jacqueline Susann, autora de "O Vale das Bonecas", e uma penca de atrizes modernas e donas do próprio nariz: Jeanne Moreau, Anouk Aimeé, sim, Bardot, Vanessa Redgrave, Sarah Miles, Faye Dunaway, já afiando as unhas Jane Fonda, e as nossas Norma Bengell, Ítala Nandi, Leila Diniz.

Minha turma do 1º ano de ciências sociais na FNFi, em 1967, tinha meninas que sabiam tudo de literatura, enfrentavam a polícia nas passeatas e também gostavam de namorar. A ideia de se deixarem reprimir por alguém era absurda.

Kathrine Switzer completou aquela prova —foi a primeira mulher a fazer isto oficialmente. E, 50 anos depois, esta semana, na mesma Boston, correu e completou-a de novo

 

Seu voto: Nenhum (1 voto)
imagem de anarquista sério
anarquista sério

No primeiro aniversário de

No primeiro aniversário de morte, Prince foi lembrado pelas emissoras.

No Bis, vai ao ar o documentário "Purple Reign" (22h, Livre), produzido no último ano. Mais tarde, a Globo exibe "Purple Rain", longa lançado em 1984, no qual o artista interpreta Kid, um jovem músico que tenta fazer sua carreira se firmar em meio a problemas.

Globo, 1h55

Seu voto: Nenhum (1 voto)
imagem de anarquista sério
anarquista sério

Lygia, Uma Escritora

Lygia, Uma Escritora Brasileira
O que faz uma escritora com mais de 80 anos de atividade literária ainda ser contemporânea? Essa é a pergunta que o documentário sobre Lygia Fagundes Telles tenta responder.

Para falar sobre a ocupante da cadeira nº 16 da ABL, foram escalados nomes como Jô Soares, Paulo Werneck e Tati Bernardi.

Cultura, 22h30

Seu voto: Nenhum (1 voto)
imagem de anarquista sério
anarquista sério

20 filmes que revelam

20 filmes que revelam as profundezas da mente humana

Seu voto: Nenhum (1 voto)
imagem de anarquista sério
anarquista sério

O Mestre Este filme mostra a

O Mestre

Este filme mostra a força do carisma humano. Para falar a verdade, este é difícil definir este longa com poucas palavras. O mais especial é que ele conversa com o espectador em vários níveis de percepção. Com uma fantástica cinematografia e excelentes atuações, tem o poder de incomodar o nosso subconsciente em níveis muito profundos, despertando ao mesmo tempo repulsa, simpatia e desejo de continuar. Veja você mesmo.

 

Seu voto: Nenhum
imagem de anarquista sério
anarquista sério

Um Método Perigoso Este

Um Método Perigoso

Este filme revela lados muito profundos da essência humana desde o ponto de vista psicológico. Sob a direção de David Cronenberg e com grandes atuações de Michael Fassbender, Viggo Mortensen, Keira Knightley e Vincent Cassel, é uma ótima opção para aprender um pouco sobre gênios como Freud e Jung. 

 

Seu voto: Nenhum (2 votos)
imagem de anarquista sério
anarquista sério

A árvore da Vida O

A árvore da Vida

O misterioso diretor americano Terrence Malick fez um filme que mostra a parte espiritual e sentimental do ser humano. Nessa obra, ele trata de combinar conceitos de microcosmos e macrocosmos. Relata o curso da vida desde o início dos tempos até o surgimento de uma família em meados do século XX. As cenas do nascimento do Universo são lindas. O filme nem sempre agrada e gerou muita polêmica.

 

Seu voto: Nenhum (1 voto)

Comentar

O conteúdo deste campo é privado e não será exibido ao público.
CAPTCHA
Esta questão é para testar se você é um visitante humano e impedir submissões automatizadas por spam.