Fora de Pauta

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

O espaço para os temas livres e variados.

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

48 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. https://jornalggn.com.br/tag/b

    https://jornalggn.com.br/tag/blogs/ramon-serrano-suner

    Ramon Serrano Suner foi um dos personagens historicos mais interessantes do Seculo XX, nasceu em 1901 e morreu em 2002, atravessou todo o seculo. Ministro do Exterior da Espanha durante o regime de Franco, de quem era concunhado,

    foi o Chanceler que evitou que a Espanha entrasse na guerra ao lado da Alemanha e da Italia, como era esperado.

    Como durou muito chegou a nossos tempos e deu valiosas entrevistas a TV Espanhola, centenario mas extremamente lucido

    e com boa memoria, talvez o ultimo estadista que chegou ao Seculo XXI tendo conhecido e negociado com os lideres da Segunda Guerra, como Hitler, Musollini, Ciano, Ribbentrop, apesar de Ministro de Franco era mais centrista e moderado do que o ditador espanhol, com o qual se estremeceu depois da guerra. Muito elegante e com porte de artista, a TV Espanhola produziu uma mini-srie novelesca relatando a viida e os romances de Serrano Suner, com uma preciosa reconstituição da epoca, em 9 capitulos, os artistas se parecem muito com os personagens reais, especialmente dona Carmen Polo, a temida esposa de Franco, a famosa “doña Collares”, terror das joalherias porque pegava joias e se esquecia de pagar.

    Qum quiser ver as entrevistas de Serrano Suner à TVE basta colocar no Google seu nome e procurar em videos.

    Um documento de nossos tempos, segundo diz um dos entrevistadores, Serrano Suner foi um dos ultimos politicos de alto estilo, de um tipo que não mais existe na nossa epoca.

     

  2. Ӄ estranho o xadrez da

    ”É estranho o xadrez da política brasileira.”

    Luís Francisco Carvalho Filho

     

    Se Lula for eleito, o que se promete não é ‘paz e amor’, mas ressentimento

     Eu ainda não identifico no ex-presidente da República alguém interessado em enriquecer. Não vejo em Lula a figura da autoridade corrupta, conforme a noção clássica do direito penal, capaz de receber vantagem pessoal indevida em troca de algum ato governamental. Mas este sentimento, compartilhado cegamente pelos seus seguidores, não o redime de desvios éticos

    e da responsabilidade política.

    No apartamento de Guarujá, a nebulosidade parece extrema. A sentença de Moro, recebida com entusiasmo e indignação, é fundamentada e fruto do princípio do livre convencimento do juiz. Outro magistrado poderia decidir em sentido oposto, e absolver o réu, observando, por exemplo, inexistir a vinculação do imóvel às vantagens obtidas pela empreiteira em contratos da Petrobras ou a própria caracterização de uma contrapartida.

    A dualidade de entendimento na valoração da prova é característica do sistema judicial, é o que faz da Justiça uma loteria imperfeita, tratando diferentemente pessoas que praticaram atos semelhantes. Acontece o mesmo quando se julgam casos de tráfico de drogas. Pode ser assustador, mas a humanidade ainda não concebeu solução
    ideal para a apreciação dos delitos.

    A reação de Lula e do PT à Lava Jato é radical e temerária. Sem autocrítica, só enxergam a revolta das “elites” contra o fim da pobreza e os movimentos da “mídia golpista”.

    O escândalo da Petrobras, resultante do aparelhamento criminoso da empresa pública, seria assim uma natural decorrência da realpolitik.

    Recusam o juiz da causa porque se atreve a julgá-los. Prisioneiros que não delatam são tratados como heróis. Acusam todos, Ministério Público Federal, PF, Receita, de conspiração e parcialidade. Recusam, enfim, a instância judicial para o julgamento do ex-presidente, como se o regime democrático admitisse a intangibilidade de alguém, em nome do povo ou de Deus.

    A recente ocupação da Mesa do Senado, para impedir a votação da reforma trabalhista, é desdobramento desta atitude. Instrumentos regulares do embate legislativo –obstrução, negação de quórum, protestos, ações judiciais– se substituem pela usurpação forçada de poderes e microfones. Na engenharia do golpe, o que não agrada não pode prevalecer.

    Lula jura inocência, mas não explica as relações de promiscuidade com as empreiteiras e os favores heterodoxos que as investigações fizeram emergir.

    Apesar da derrocada moral do seu partido, Lula convence uma parcela importante da sociedade de que é apenas vítima de perseguição política. Se vencer as eleições de 2018, o que se promete não é a versão atualizada do governante paz e amor de 2003, empenhado na conciliação, mas um governo construído a partir do ressentimento, portanto imprevisível, de um mártir vivo.

    Impedir a candidatura pela condenação criminal, por outro lado, frustraria gravemente as expectativas de um pedaço ideológico do país. O que seria adequado, apressar o julgamento da apelação ou deixar que as urnas decidam pela redenção ou pelo sepultamento do líder encurralado?

    Surpreendidos, o presidente Temer e o ex-presidente Lula, cada um ao seu modo, assim como Dilma e Aécio, reclamam de falta de provas. É estranho o xadrez da política brasileira.

  3. ”’O sujeito que só conversa

    ”’O sujeito que só conversa com gente que pensa igual a ele fica com os horizontes limitados.”

    H.S.

  4. Vênus Ao Espelho — Diego

    Vênus Ao Espelho — Diego Velázquez (1751)

     

    Outra representação de Vênus, dessa vez refletida em um espelho, a pintura de Velásquez foi atacada por uma sufragista, que a cortou repetidas vezes. Ela representa a deusa em uma posição sensual, deitada sobre uma cama, enquanto observa a sua imagem no objeto que é segurado pelo cupido. Se trata do único nu do artista que sobreviveu até os dias atuais, embora danificado.

     

  5. O Nascimento de Vênus —

    O Nascimento de Vênus — Sandro Botticelli (1484)

     

     

     O Nascimento de Vênus é uma das obras mais conhecidas mundialmente, sendo representada até mesmo em moedas europeias. Ela mostra a deusa Vênus emergindo do mar em uma concha, conforme narrado pela mitologia romana. A pintura foi encomendada Lorenzo di Pierfrancesco de Médici, sobrinho de Lorenzo, o Magnífico, para decorar Villa di Castello na campanha florentina.

  6. Vênus Capitolina (Copiado de

    Vênus Capitolina (Copiado de um original do século 4 a. C)

     

    De autoria ainda não confirmada, a estátua de 1,93 metros é caracterizada pela posição das mãos da Vênus, incomum nas esculturas de nus femininos. Como se estivesse saindo do banho, ela tenta cobrir modestamente os seios e as partes íntimas. O que se sabe é que a obra é uma variação de Praxíteles, escultor grego que criou a ideia do nu feminino. Há controvérsias sobre a sua data de criação, no entanto ela remonta ao século 4 a.C.

     

  7. SOS Starification Object

    SOS Starification Object Series (Back) — Hannah Wilke (1974)

     

    Em uma iniciativa com propósito semelhante ao das Guerrilla Girls, Hanna Wilke criticou a tradição do nu de mulheres na arte em sua série fotográfica “SOS Starification Object Series”. As imagens representam o corpo feminino marcado por objetos, que funcionam como uma alegoria do peso do olhar para o corpo feminino exposto. O objetivo da artista foi demonstrar a “dor de ser contemplada”.

     

  8. Nu, Folhas e Busto — Pablo

    Nu, Folhas e Busto — Pablo Picasso (1932)

     

     

     O quadro de Picasso obteve um recorde mundial: é o mais caro já vendido em leilão, por 106,4 milhões de dólares. Ele havia sido exposto ao público uma única vez, em 1961. No entanto, foi colocado em contato com o público novamente em 2011, na Tate Gallery, após um empréstimo realizado por seu misterioso dono. Como o próprio nome dá a entender, a pintura representa um corpo feminino envolto em folhas verdes e um busto.

  9. Do women have to be naked to

    Do women have to be naked to get into the Met Museum? — Guerrilla Girls

     

     

     Após anos de voyeurismo masculinos, as Guerrilla Girls, que se definem como “Gorilas justiceiras no mundo da arte”, decidiram dar uma cabeça de macaco à Odalisca de Ingres. Ao lado da releitura da obra foram acrescentados os dizeres: “Do women have to be naked to get into the Met Museum?” (As mulheres têm de estar nuas para entrar no Museu Met? ) — referência ao The Metropolitan Museum, em Nova York. Foi escrito ainda que menos de 5% das obras expostas no museu eram de mulheres, enquanto 85% dos nus eram femininos.

  10. A Grande Odalisca —

    A Grande Odalisca — Jean-Auguste Ingres (1814)

     

     

     “A Grande Odalisca” é outra pintura recheada de evidente erotismo. Considerada um nu provocador, ela é uma verdadeira fantasia orientalista. Nela, uma mulher com um turbante, segurando o que parece ser uma espécie de leque feito de penas de pavão é representada quase que surrealmente curvada, deitada sobre lençóis de seda. Os olhos inquisidores da Odalisca é outro elemento que chama bastante a atenção.

  11. Louise O’Murphy — François

    Louise O’Murphy — François Boucher (1752)

     

    A obra representa uma garota de 14 anos, conhecida por ser amante do Rei Luís XV, da França. Mais do que apenas nudez, a pintura remete ao sexo, já que deixa transparecer bastante erotismo. A adolescente é representada sobre um divã, deitada em lençóis desarrumados. Especula-se que o seu envolvimento com o rei tenha surgido depois de ele ver o quadro de Boucher

     

  12. Vivienne Westwood — Juergen

    Vivienne Westwood — Juergen Teller (2013)

      

     

     A pintura de Juergen Teller é um retrato glorioso de Vivienne Westwood, estilista inglesa conhecida por dar início à moda punk e new wave modernas. Na obra, Westwood é representada nua deitada em um sofá. As tonalidades de todos os elementos ao seu redor harmonizam com o ruivo intenso de seus cabelos. Um fato surpreendente é que as poses foram tomadas quando a estilista beirava os 70 anos.

  13. Vênus de Urbino — Ticiano

    Vênus de Urbino — Ticiano (1538)

     

     

     Ticiano ficou conhecido por suas representações de nus femininos. A obra “Vênus de Urbino” é uma das mais relevantes entre elas. A pintura representa uma jovem deitada em uma cama suntuosa, observando calmamente quem se encontra do outro lado da tela. A pose da jovem é baseada na “Vênus Adormecida” (1510), de Giorgione, e é possivelmente a inspiração de “Olympia”, de Manet.

  14. Lotofácil
     
     Resultado Concur

    Lotofácil

     

     Resultado Concurso 1537 (14/07/2017) 15 acertos

    1 aposta ganhadora, R$ 1.624.314,63

     ASSIS BRASIL —–6 000 habitantes

    1 pessoa ganhou o prêmio para 15 acertos

  15.  
    Como já anunciamos, dia 21
     

    Como já anunciamos, dia 21 de agosto acontecerá um eclipse solar total. Acredita-se que este será o eclipse mais presenciado da história humana.

    A imagem pode conter: noite, céu e fogo

     

  16.  
    14 anos antes da tragédia
     

    14 anos antes da tragédia com o Titanic acontecer, um autor norte-americano lançou um livro falando do naufrágio de um navio chamado “Titan”, após se chocar com um iceberg.

    A imagem pode conter: 1 pessoa, atividades ao ar livre e água

     

  17.  
    Esta todo mundo tentando
     

    Esta todo mundo tentando entender o novo “Mouse Vertical”. O objeto promete ser muito mais prático e barato. Aqui no Brasil, ele custa R$ 200 e tem até uma versão sem fio.

    Nenhum texto alternativo automático disponível.

     

  18.  · 
    Os donos desse labrador
     · 

    Os donos desse labrador saíram e ele se sentiu muito sozinho. Vendo isso, o seu melhor amigo (um husky siberiano) o abraçou pela cerca. Essa é a coisa mais fofa que você verá hoje!

    A imagem pode conter: atividades ao ar livre

     

  19. Acredite, esta foto foi

    Acredite, esta foto foi tirada em 1929, durante uma aula de Educação Sexual nos EUA.

    A imagem pode conter: 18 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas sentadas e área internaJ Matheus Domingues Segunda fileira, as duas da direita: tranquilidade no olhar de quem já manjava dos paranauê e tava lá só pra pegar a carga horária do estágio kkkkk   

     

  20. Comentário ao post de Nassif
    1) É mais do que claro e consolidado que o maior poder existente no país, muito além dos três poderes formais, é a rede Globo.

    2) Igualmente cristalino que a democracia (tal como a conhecemos por aqui) do Brasil ruiu a partir da vitória do PT.

    1) Não sei quando surge o imenso poder da Globo, mas desde os governos militares que sua atuação em todos os ditames do país se tornou uma constante.

    Apenas para recordar ao missivista do belo artigo e aos seus milhares de leitores, o próprio movimento das diretas foi totalmente elaborado pela rede Globo.

    Ainda para não cair no esquecimento, a vitória eleitoral de Collor contra Lula foi bancado e manipulado pela Globo, conforme afirma Boni, em vídeo que circula na internet. A derrubada de Collor foi igualmente engendrada pela própria Globo.

    Não vamos esquecer, também, que para Lula ser eleito foi preciso que se redigisse a famosa “Carta ao Povo Brasileiro” para que o mercado e a Globo não interferissem no pleito eleitoral.

    A partir da vitória de Lula a democracia – como uma instituição que favorece o equilíbrio entre os poderes, a harmonia da convivência social e o respeito institucional – começa a ruir.

    Primeiro, através do massacre provocado pela concepção criada pela Globo da chamada crise do mensalão.

    A partir daí o Governo ficou manietado e submisso aos desejos da platinada. Começou a ceder, cada vez mais, ao ponto de chamar para compor, e ainda além disso dividir o poder, o PMDB e seus mais fortes e sujos representantes. Surgiu Geddel como ministro e outros bandoleiros mais.

    Politicamente já fragilizado, o PT através de uma imposição de Lula escolhe para ser a candidata à sua sucessão um nome fora esfera eleitoral e com mais fama de administradora. Dilma eleita.

    Os movimentos de 2013 são desviados da sua finalidade pela Globo, transformando um protesto contra o aumento das passagens em protesto contra a política e movimento de desestabilização do governo federal.

    Dilma é reeleita sob intenso bombardeio da Globo, e de logo tenta acalmar a platinada escolhendo Levi, candidato do mercado, para o seu principal ministério. Levi toma medidas pró mercado e anti promessas eleitorais. Morre o governo Dilma.

    A Globo que pressionou, contra a plataforma eleitoral de Dilma, o governo para que esse guinasse pró-mercado, foi a mesma que insuflou o pedido de impeachment da presidenta.

    Derrotando a eleição de Dilma com apoio do mais alto órgão da justiça (STF)e de todo o congresso, pelo impeachment, restava apenas bloquear qualquer reação do grupo eleitoralmente mais comprometido com a população.

    Surge um juiz com a incumbência de impedir que a maior liderança do partido mais popular se candidatasse.

    Promoveram três frentes da justiça para tentar impedir Lula de se candidatar.

    Promotores e um juiz de São Paulo tentam condenar Lula, mas cometem deslizes. O processo, para não morrer, é avocado para Curitiba.

    Um juiz de Brasília tenta processar Lula, mas o conluio da Globo com o juiz de Curitiba se torna suficiente para desenvolver um processo recheado de nulidades.

    A democracia afunda na lama da Globo.

  21. Atualizado HOJE:

    Atualizado HOJE:

    MORO/GLOBO INTIMIDADOS POR LULA: “LEÃO” DE CURITIBA… MIOU! – DE NOVO!

    Por Romulus

    Muitos leitores vieram me perguntar o que eu achei da condenação de Lula por Sergio Moro ontem. Queriam saber “quando eu ia publicar um artigo sobre isso”.

    Confesso que, assim que saiu a notícia, além de postagem sumária nas redes sociais, não pretendia escrever sobre isso não.

    E por quê?

    Ora, porque essa “notícia” foi uma…

    – … NÃO-notícia!

    Pior: foi uma não-notícia visando, justamente, a virar a pauta do noticiário em relação a notícias de verdade.

    Ia lá eu fazer o jogo da Globo/ Moro e ajudar a pauta fake a subir?

    Tratando dela especificamente?

    Não…

    Nada disso!

    Não que o (não) acontecimento seja irrelevante…

    Não é bem isso…

    A questão é a minha “pegada” como analista…

    Como os leitores já sabem, pensando ~estrategicamente~, meu foco costuma ser muito mais no ~subtexto~ do que nos textos disparados pelos diversos atores do jogo político.

    E em “atores do jogo político” entram, evidentemente, a Globo e Sergio Moro.

    Muito mais importante do que a condenação de Lula por Moro – per se – são:

     

    (i) a sua timidez!;

    (ii) o timing;

    (iii) as limitações técnicas; e

    (iv) os movimentos casados da Globo para tentar pautar os seus desdobramentos.

     

    Passemos, pois, à análise desse subtexto.
     

    LEIA MAIS »

     

  22. Ainda não entendi qual é a

    Ainda não entendi qual é a desse tal anarquista. Só sei que ele consegue desfigurar um quadro tão importante do GGN, quase que expulsando os comentaristas fieis, comprometidos com o Blog há tantos anos. Deve ser da laia da direita, que vê nessa ação ridícula o jeito de incomodar, não sendo nada sério, mas somente anarquista e desagradável.

    1. Esta pgn, em média, tem 4

      Esta pgn, em média, tem 4 comentários dia.

      Então.atrapalho o que ? quando? onde ?

      Respeito a sua idade avançada.mas não te dá o direito de ser injusta.

      Abraços,senhorinha.

      ps fiquei quinzenas sem escrever. Agora irei ficar semestres.

      Contente ? Resolveu TODOS os seus problemas ?Inclusive de dores nas ”juntas” ? 

       Do asilo Mão Benta,( anote o endereço )

      Anarquista Sério—o tesudo.

    1. O PT pede ”diretas já” mas

      O PT pede ”diretas já” mas tem  uma presidente biônica;e faz muito tempo que é assim.

      Me explique como se eu tivesse 5 anos;

  23. BOMBA!!! Domingo Espetacular!!!

    TV Record vai pra cima da Globo e mostra matéria em que Palocci coloca a Rede Globo no meio da Lava Jato.

    O Domingo Espetacular mostra os detalhes da delação premiada que pode revelar a participação de uma emissora de TV no meio do escândalo da Operação Lava Jato.

    http://noticias.r7.com/domingo-espetacular/videos/delacao-pode-colocar-grupo-de-comunicacao-no-meio-do-escandalo-da-lava-jato-13072017

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador