Fora de Pauta

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

O espaço para os temas livres e variados.

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

4 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. As malas de Geddel: uma imagem que vale por mil palavras

    Revista Forum

    As malas de Geddel: uma imagem que vale por mil palavras

    5 de setembro de 2017

    Caixas e malas recheadas de dinheiro ilustram bem o que representa esse governo, que implementa um projeto de destruição de direitos, ataca à soberania nacional, onde sobra corrupção.

     Por Juliano Medeiros* 

                                      

    A foto é estarrecedora: ela mostra ao menos sete caixas de papelão e oito malas abarrotadas com cédulas de R$ 50 e R$ 100. O dinheiro – certamente alguns milhões de reais – foi apreendido pela Polícia Federal num endereço atribuído a Geddel Vieira Lima, ex-ministro dos governos de Lula e Michel Temer e um dos mais importantes caciques da quadrilha conhecida como PMDB.

    O ex-ministro tornou-se réu dias atrás quando a Justiça Federal de Brasília aceitou a denúncia apresentada pelo Ministério Público onde Geddel é acusado de obstrução de justiça. Segundo o MP, o peemedebista “intimidava indiretamente o custodiado, na tentativa de impedir ou, ao menos, retardar a colaboração de Lucio Funaro com os órgãos investigativos Ministério Público e Polícia Federal”.

    Acontece que a Polícia Federal, através de perícia, constatou que Geddel fez incontáveis telefonemas para a esposa de Funaro – um dos operadores do esquema criminoso liderado pela cúpula do PMDB – tentando assegurar que ele não revelaria seu envolvimento na corrupção que corria solta no Fundo de Investimentos do FGTS.

    Funaro era o braço-direito de Eduardo Cunha, ex-presidente da Câmara dos Deputados e homem forte do PMDB carioca. Aliás, o mesmo PMDB de Sérgio Cabral, ex-governador do Rio de Janeiro. Todos eles – Cunha, Cabral e Funaro – estão no xadrez. O ex-ministro, que caiu em prantos durante depoimento à 10ª Vara da Justiça Federal de Brasília, quando informado que permaneceria em prisão preventiva, estava solto desde julho. Aparentemente, Geddel aproveitou a liberdade para recuperar os milhões de reais espalhados pelo país, como atesta a foto que ganhou o mundo na última terça-feira.

    O problema é que Geddel, assim como Cunha e Cabral, não é um político qualquer. Ele lidera o diretório do PMDB em um dos mais importantes estados do Brasil. Além disso, tornou-se peça-chave no esquema de governabilidade de Temer. Era, ao lado de Romero Jucá, Eliseu Padilha e Moreira Franco, um dos mais importantes ministros do governo golpista. Sua ligação com Temer é estreita e, por isso, a foto das malas abarrotadas de dinheiro causa preocupação ao Palácio do Planalto.

    Ainda que as controvérsias envolvendo as novas gravações dos executivos da J&F tenham sido comemoradas pelos governistas, a eminente prisão de Geddel gera calafrios na cúpula palaciana. Seria o segundo político ligado a Temer pego com malas recheadas de dinheiro ilícito. E tudo isso às vésperas da Procuradoria-Geral da República encaminhar uma nova denúncia contra Michel Temer à Câmara dos Deputados.

    Se é certo que os questionamentos em relação ao acordo de colaboração com os irmãos Batista favorecem Temer e seu governo, por outro lado, uma foto com milhões de reais em endereço atribuído a um de seus aliados mais próximos não o ajuda em nada. Por fim, cabe perguntar: por que Janot revelaria um “furo” no próprio casco dias antes de enviar nova denúncia contra Temer à Câmara dos Deputados?

    Provavelmente, porque há algo nas novas gravações que pode comprometer definitivamente o presidente golpista, mesmo que revelando irregularidades nos acordos de colaboração. Assim, o Procurador-Geral da República se antecipou a eventuais questionamentos e protegeu a denúncia que será submetida à Câmara dos Deputados nos próximos dias.

    Seja como for, não há imagem melhor para ilustrar a natureza dos aliados de Temer e de seu próprio governo: um governo que implementa um projeto de destruição de direitos, ataque à soberania nacional e corrupção desenfreada. Geddel e suas malas são a cara do governo Temer e do PMDB.

    *Juliano Medeiros é presidente da Fundação Lauro Campos e membro da Executiva Nacional do PSOL.

    Foto: Valter Campanato/Agência Brasil/Fotos Públicas

    https://www.revistaforum.com.br/2017/09/05/as-malas-de-geddel-uma-imagem-que-vale-por-mil-palavras/

  2. Que país viramos…?
    Que país viramos?
    .
    A vida às vezes é estranha e trágica e traz momentos em que o ser se perde, como quem comete um “suicídio em vida”… Já fiz isso comigo algumas vezes, é uma das sensações mais estranhas da vida! Como estar num lugar que você no fundo não queria, e nem sabe explicar porque ali ficou aquele tempo, ou uma fala desastrosa, daquelas que você pede para a terra se abrir e te engolir….. O erro é inerente ao homem!… Como os paradoxos…. Cometerei um agora (paradoxo…)
    .
    Ontem escrevi duramente contra Palocci e, vejam, não me arrependo!
    Hoje, quero vê-lo sob uma ótica igualmente humana – como foi humana minha crítica, porque acredito nela….
    Revendo trechos de seu inacreditável depoimento, (e lembrando que minha intuição me dizia que havia algo de “estranho ali”…).

    Foi agora há pouco que tive um “insight” (que não afirmo ser verdadeiro, falo aqui de uma MERA INTUIÇÃO….) sobre o que era tão estranho naquela cena: é que “Palocci não estava sendo Palocci naquele momento” – ao mesmo tempo, em que as DUAS FARSAS que encenava, faziam dele um ser completo – na miséria de sua atitude, na miséria de “estar sendo ele mesmo, ao negar-se”…..
    .
    Explico: Delcídio é um homem SEM AMBIGUIDADES nesse aspecto. Preso, a impressão que deixou é que já chegou em Curitiba “oferecido”, “fácil….” – tipo: “não quero ficar aqui nem um minuto além do necessário…. tô topando qualquer parada…. o que que vocês querem que eu diga?” – nunca houve um acordo tão rápido, nunca um preso ficou tão pouco tempo nas masmorras de Moro! Delcídio é um “cara sem crise” – não há culpa ali…. Vejo o mesmo em Aécio, Serra, FHC, em Palocci, HOJE, tive dúvidas….. (sem absolvê-lo, não é essa a intenção de minha reflexão – é aprender sobre a vida, sobre nossa humanidade precária e conflitante….)
    .
    Palocci está preso há mais de um ano….. Evidente que negociou várias delações, todas rejeitadas….. Isso exaure qualquer um!… Mas ontem, toda sua expressão corporal não revelava um cansaço sequer, uma dúvida, uma insegurança!…
    .
    O que eu vi em sua voz, seu olhar, seu corpo, e acima de tudo suas falas, foram duas coisas: rendição, a primeira. E uma farsa absoluta na segunda, uma CARICATURA, uma coisa ridícula e pungente ao mesmo tempo, algo como se tivesse se entregado ao seguinte pensamento: “Chega!… Não aguento mais isso… vou falar o que sei e o que não sei, vou falar do Caixa 2, que todos já sabem, e falar tudo o mais que eles querem ouvir, se é pra bancar a “puta”, vou ser puta inteira, de corpo e alma, vou chafurdar até o pescoço nessa merda, nessa vergonha, nessa fraqueza minha, nessa traição…..”
    Foi isso o que vi…..
    .
    Um homem fraturado na sua ação inteiramente sórdida, um homem que só poderia “delatar” assim, nunca “mais ou menos” (ele não suportaria…), tinha que ser num gesto “selvagem”, como quem SE ATIRA NUM ABISMO – que foi exatamente o que ele fez: atirou-se no abismo da fraqueza, da vilania, da traição, da covardia, do desejo de salvar a própria pele – e tornando possível o ato, ao torná-lo caricato – e torná-lo caricato significava fazer o que fez: torná-lo o mais abjeto possível.
    .
    Apenas atirando-se no abismo, apenas mergulhando no esgoto que lhe fora oferecido até o pescoço, ele poderia suportar sua própria vergonha, culpa e humilhação.
    Como uma mulher, que por qualquer neurose ou necessidade tivesse que se entregar a um carrasco, e para não enlouquecer, decidisse dar-se toda, inteira…. Como se essa atitude radical – a humilhação completa – fosse menos vergonhosa que o “entregar-se com pudores…” – Eis a motivação fraturada de Palocci – esse “entregar-se sem pudores” – como uma inócua e desesperada tábua de salvação.
    .
    Termino meu “delírio”, com uma certeza absoluta:
    Uma “Justiça” que queira “fazer o bem” prendendo, torturando, chantageando seres humanos com o SADISMO demonstrado pela turma da Lava Jato, é a mais vil, canalha e desumana das “Justiças”.
    .
    Um dia, Moro, Janot, Polícia federal e cia., serão EXECRADOS e usados como exemplo do PIOR MOMENTO das nossas instituições….. Seus nomes serão pronunciados com DESPREZO…..
    .
    Mas levará um tempo! Antes, teremos que nos transformar numa sociedade minimamente humana e civilizada….
    .
    (eduardo ramos)

  3. LULA EM CURITIBA: ESTÁ NA HORA DA GUERRA TOTAL!

    LULA EM CURITIBA: ESTÁ NA HORA DA GUERRA TOTAL!

    Por Romulus

    OUSADIA-BOMBA:

    Poderíamos organizar até – em último caso – um test drive de corrida bancária…

    Para eles tomarem um gostinho…

    Tipo combinarmos um determinado dia “x” para TODO MUNDO sacar um valor “y” das suas contas correntes…

    Quem sabe até comprando com esse dinheiro dólares e guardando em casa, sem depositá-lo novamente nos bancos…

    Imaginem a correria!

    *

    HAIRCUT NELES

    Isso tudo sem prejuízo de, p.e., encarnado o “cão danado” da Islândia, começar um movimento de coleta de assinaturas para um referendo de cancelamento (!) da dívida interna detida (apenas) por eles, os GRANDES credores…

    Nada difícil de operacionalizar:

    – Adote-se algo parecido com a chamada “fórmula suíça” do Comércio Internacional…

    – Em que quem tem mais, perde mais…

    – E colocando um piso mínimo de, p.e., 1 milhão de reais, para começar o tal do haircut.

    Que tal?

    Imaginem CUT, CNBB e MST organizando algo parecido??

    *

    É temerário?

    É prenúncio de haraquiri?

    De hecatombe nuclear?

    É sim…

    Mas temos que demonstrar ao “escorpião” que o “bobo” (?) do “sapo” (“barbudo”?), se tiver a certeza de que será, fatalmente, picado e morto ao deixar o “escorpião” entregue, em segurança, na outra margem, pode resolver antecipar a resolução da “coisa” e dar, ele mesmo, o mergulho fatal lá pro fundo do rio, sabe…

    (aprendamos alguma coisa com o Kim Jong-un da Coreia do Norte, meus caros…)

     

    LEIA MAIS »

     

     

  4. Lava Jato

    A corrupção do Moro, nem o furacão Irma vai apagar!

    A tentativa de escamotear a denúncia de propina do juiz Sergio Moro pode ganhar força e ser mais devastadora que o furacão Irma!

    Resultado de imagem para moro e a casa Grande?

    A mídia faz um esforço hercúleo para salvar a imagem de seu corrupto predileto, o juiz Sérgio Moro. A natureza tem dado sua contribuição para desviar as atenções, como o terremoto no México e furacão Irma no Caribe, rumo à Florida. Tem até a volta da guerra fria entre Coreia e EUA!

    Lembrando-me do marido infiel e a cueca suja de batom, pois é, o Moro fez pior ao defender seu amigo pessoal, Zucoloto, aquele que pediu propina ao advogado Tecla Duran, da Odebrecht, em nome da Lava Jato, para, entre outras coisas, mudar o regime de prisão de fechado para domiciliar.

    Moro, ameaçado, como num jogo de futebol, afastou a bola da área para evitar um possível gol, quando disse:

    É lamentável que a palavra de um acusado foragido da justiça brasileira seja utilizada para levantar suspeita infundadas sobre a atuação da justiça (…) A notícia que Zucoloto tenha prestado serviço à força tarefa da lava Jato ou qualquer serviço relacionado à advocacia criminal é falsa” disse o magistrado (1).

    Até ai tínhamos descoberto que Zucoloto, desmentindo Moro, era muito mais que amigo particular, era seu compadre e ex-sócio de sua mulher, Rosângela Moro.    

    Moro tirou a bola da área mas a revista Veja devolveu com um iminente perigo de gol, já que a revista arrematou com a notícia bombástica, com base em informação da Receita Federal, de que Tecla Duran, o falsário, fugitivo da lei, pasmem!, fez depósito na conta de Rosângela Moro, esposa de Moro!(2,3).

     Agora, a mídia, principalmente a Folha e Veja, que provocaram o furacão que está desmascarando Moro, tenta diminuir a força dos ventos para evitar o desastre.  Vale qualquer manchete, menos Moro!

    O judiciário também está na força- tarefa da operação abafa, para tirar Moro da reta:

     – Janot denuncia Lula e Dilma;

    –  A delação, mesmo sob tortura, do ex-ministro   Antônio Palocci, que prometia novidades sobre Empresas e Bancos, mas se resumiu ao padrão Lava Jato: falar mal do PT, Lula e Dilma;

    – O ministro Marco Aurélio quer duelar com Gilmar Mendes com arma de fogo (4);

    – O ministro do STF, Fux, sugere temporada na Papuda para Joesley, alegando:  “Enganou o MPF e degradou a imagem do país” (5).

    Na verdade, quem mais degradou a imagem da justiça foi Moro, com denúncia de pedido de propina para a Lava Jato. Aliás, a imagem do país está mais que degradada devido ao golpe, que teve o apoio inconteste do Congresso Nacional, da mídia, do STF e da Lava Jato.

    A sociedade não aceita mais operação abafa e que joguem a sujeira para baixo do tapete. Moro, em respeito à opinião pública, tem que explicar o depósito de Tecla Duran na conta de sua esposa.

    A tentativa de escamotear a denúncia de propina do juiz Sergio Moro pode ganhar força e ser mais devastadora que o furacão Irma!

        

     Fonte: 1 – http://www1.folha.uol.com.br/poder/2017/08/1913355-advogado-acusa-amigo-de-moro-de-intervir-em-acordo.shtml

    2 – https://jornalggn.com.br/noticia/advogado-espanhol-fez-pagamentos-a-rosangela-moro

    3 – http://veja.abril.com.br/blog/radar/moro-poderia-ser-impedido-de-julgar-ex-advogado-da-odrebecht/

    4 – http://veja.abril.com.br/politica/marco-aurelio-sobre-duelo-com-gilmar-escolheria-arma-de-fogo/

    5 – http://www.diariodobrasil.org/ministro-fux-sugere-temporada-na-papuda-para-joesley-enganou-o-mpf-e-degradou-a-imagem-do-pais/

    Rio de Janeiro, 10 de setembro de 2017. 

    Autor: Emanuel Cancella, OAB/RJ 75.300, ex-presidente do Sindipetro-RJ, fundador e ex diretor do Comando Nacional dos Petroleiros, da FUP e fundador e coordenador da FNP , ex-diretor Sindical e Nacional do Dieese, sendo também autor do livro “A Outra Face de Sérgio Moro” que pode ser adquirido em: http://emanuelcancella.blogspot.com.br/2017/07/a-outra-face-de-sergio-moro-pontos-de.html.

    OBS.: Artigo enviado para possível publicação para o Globo, JB, o Dia, Folha, Estadão, Veja, Época entre outros órgãos de comunicação.

    (Esse relato pode ser reproduzido livremente)

    Meus endereços eletrônicos:
    http://emanuelcancella.blogspot.com.
    https://www.facebook.com/emanuelcancella.cancella

     

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador