Fora de Pauta

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

O espaço para os temas livres e variados.

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

22 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Escolha: sabor chuchu ou isopor?

    Nunca me empolguei com Marina Silva. Seu discurso monocórdico, mais enfadonho que melodia de gueixa, embora melhor articulado que o da “represidenta”,  nunca fez minha cabeça.

    Os discursos do Levy Fidelix e do José Maria Eymael sempre me pareceram uma fraude. Via ali os dedos  de algum hacker da poderosa Rede Globo provocando interferências no horário do TSE, enfiando quadros descartados das  edições do Zorra Total. São candidatos inexpressivos que, imagino, se profissionalizaram  na fruição do cobiçado e suculento Fundo Partidário.  

    Luciana Genro? Que falar? A simpática gaúcha tem um discurso moderninho e ajustado a uma plateia pra lá de restrita. Só veio marcar presença, buscar exposição. É a primeira na linha sucessória do papai Tarso Genro. Dinastias políticas são comuns por aqui e no resto do mundo. Nada contra. Sua persistência acabará lhe dando, quem sabe um dia, o Governo do Rio Grande do Sul. Que Deus a ajude e tenha pena dos gaúchos. Eu não moro lá.

    O Eduardo Jorge merece menção. É outro “sonhático”, mas sua dignidade traz à tona minha condescendência humana e cristã. Não me estendo. Fica o registro.

    Antes de falar de Dilma e Aécio, há outros candidatos. Só que não lembro o nome deles e também não posso gastar caracteres, senão o texto fica muito comprido.

    Aécio? Só teve mais votos que os antigos derrotados do PSDB porque o eleitorado cresceu. Tinha telhado de vidro; a estória do bafômetro, o aeroporto de Claudio, as “adolescentices” das noitadas cariocas, etc. Não foi um deputado notável, atuante, relevante. Como governador, delegou a administração e, em Minas, aparecia menos que o Anastasia. Fez a maior besteira política ao antecipar o nome de Armínio Fraga. Tem mais: FHC, linguarudo que só ele,  falou asneiras e colocou mais chumbo na cruz do Aécio. Fez outra grande loucura para agradar o eleitor: se casou com festa e papel passado! É fria. Eu sei disso. Tem mais: ser neto de Tancredo não é credencial suficiente.

    Além do mais, Aécio pertence a um partido incompetente que tem mais cacique do que índio e nunca soube explorar suas virtudes e seus feitos.. É claro que os erros não devem ser lembrados em campanha eleitoral. Já passou da hora do PSDB fechar as portas ou se incorporar a um PQP da vida. Temos uns 30. É só escolher uma sigla qualquer.

    De Dilma não há muito para falar. Melhor lembrar João Santana. Seu marqueteiro fez o possível para vender a candidata. Deve ter ficado maluco por não poder aproveitar mais de 90% dos seus discursos de improviso. Se ela se comunicasse  melhor, a diferença não teria sido tão apertada. Explorou, na medida do possível, o seu visual, os  seus terninhos. E a bolsa, porque não?

    O Brasil está órfão de bons quadros. Só medíocres. Ninguém empolga. O PSDB começou a morrer quando perdeu Mario Covas. O PT também  não sobreviverá a Lula. Melhor se precaver. Sabemos como a vida é frágil. Dia desses caiu um avião em Roraima.

    1. Ou seja, você continua

      Ou seja, você continua infeliz com a politica.

      Mas as nossas vidas gira em torno da politica, quer queira ou não.

      O que fazer ?

    2. Prezado Pereira LF,

      Permita-me dizer:

      Depois de todo esse seu “discurso”, ao final, achei que iria “cravar” a Presidenta Dilma como uma “incompetente”, um “poste”, uma “gagona”, mas, apenas ofereceu a nós, leitores, a sua impressão “pessoal de futilidade” (…Explorou, na medida do possível, o seu visual, os  seus terninhos. E a bolsa, porque não?).

      Ela, nossa Presidenta, não é, apenas, isso que está no seu discurso.

      Por isso, venceu as eleições e se reelegeu!

       

      1. Interpretação de texto

        Bem, lí o comentário e entendí o seguinte: o autor pretende, com sutileza e ironia, afirmar que a vitória de Dilma se deve ao programa Bolsa Família. Seu entendimento a cerca da “futilidade” é apenas um erro de leitura, acho. E quer saber de mais uma? A afirmação feita nas entrelinhas é absolutamente correta.

  2. Russo compra o circuito de Nürburgring

     

    Kharitonin comprou a participação majoritária na famosa pista alemã de corrida de Fórmula 1 de Nürburgring.

    The Moscow Times | 31/10/2014

    O bilionário russo Victor Kharitonin comprou uma participação majoritária na famosa pista de corrida de Fórmula Um de Nürburgring após um comprador local falhou ao fazer bom em sua oferta.

    Robertino Wild, o chefe da empresa automotiva Capricórnio, de Düsseldorf, estava habilitado para concluir a compra de dois terços do complexo de esportes a motor de Nürburgring, situado a 120 quilômetros a noroeste de Frankfurt. 

    Mas, devido a problemas financeiros, Wild deixou de pagar a segunda parcela, de 5 milhões de euros (6,2 milhões dólares), do valor total de 77 milhões de euros que deveria pagar até o final do ano, de acordo com a publicação da Wirtschaftswoche, a revista de notícias de negócios da Alemanha nesta sexta-feira.

    Kharitonin é co-proprietário da empresa farmacêutica Pharmstandard, cuja riqueza é estimada em US $ 1 bilhão pela revista Forbes, entrou em cena quando o negócio foi desfeito, informou a Wirtschaftswoche.

    Ferraris alinhadas em Nürburgring

    Kharitonin, com quarenta e um anos de idade, raramente aparece nas manchetes. 

    Ele começou a construir o seu negócio de produtos farmacêuticos no início de 1990, antes de fazer a parceria com Roman Abramovich e Evgeny Shvidler, em 2003, para criar a Pharmstandard, que cresceu para alcançar uma capitalização de mais de US $ 3 bilhões, segundo a Forbes.

    Enquanto Kharitonin se recusou a fazer comentários sobre a negociação para a Wirtschaftswoche, Pietro Nuvoloni, um porta-voz do administrador da insolvente Nürburgring, disse à revista que o novo acordo foi “um sinal positivo para os operadores, clientes e funcionários.”

    O circuito de Nürburgring, que data da década de 1920, já recebeu uma série de campeonatos de F1 na Alemanha, bem como corridas da Nascar GTM. 

    A pista também é popular entre os pilotos não profissionais e é usada por fabricantes de carros para test drives. 

    A popular série britânica televisão Top Gear também usou o local para seus desafios automobilísticos

  3. DILMA vs AÉCIO

    A margem de erro do Ibope

     

    para assistir, clique

    https://www.youtube.com/watch?v=1tLdd1vJ2_4

    ELENCO:

    Dilma – Gustavo Mendes

    EQUIPE TÉCNICA:

    Direção – Osiris Larkin
    Roteiro – Gueminho Bernardes
    Assistência de direção / Assistência de fotografia – Otavio Ugá
    Captação de som – Douglas Félix 
    Diretora de produção – Alessandra Bezerra 
    Produção – Alessandra Poncio
    Cenário e Arte – Thaynã Lyasak, Jonatta Vicente e Alessandra Poncio 
    Maquiagem – Nanda Correia
    Montagem – Kleber Galúcio
    Edição – Kleber Galúcio
    Correção de cor – Kleber Galúcio
    Mixagem e edição de som – Kleber Galúcio

  4. Se informar em várias fontes para ampliar os próprios horizontes
    Estou numa de, quando sai uma noticia, como a da negação pela da extradição do Pizzolato pela Justiça italiana e a do déficit das contas publicas, comparar como a notícia saiu na velha midia e na midia independente. E tenho levado o resultado e o significado disso as pessoas, uma vez que participo de um grupo de parentes no whathsApp. Ontem postaram lá o link da Folha sobre o déficit. Ai fui dar uma olhada nas fontes. Vi que o pig omite muita coisa. Por outro lado, a midia independente precisa produzir mais conteúdos, também sobre economia. Pois o pig repete o mesmo texto em todos os seus espaços: Vejas, Folhas, Estadões, Globos e repetidoras espalhadas Brasil afora. Interessante se notar que a EBC é repetidora do pig, melhor fechar as portas então. Precisamos de fontes de informação que fujam a esta lógica do jornalismo amputado do pig, mesmo se sabendo que o leitor de Veja torce o nariz para a midia independente mas temos que fazer com que os brasileiros saibam que existe vida além do pig e que o sujeito não vai virar comunista por se informar por fontes diversas, pelo contrário, aprenderá, será mais feliz.  

  5. Como anda a política na Bahia pós – eleições

    ACM pode ir para o PMDB e levar maioria do DEM

    Objetivo do prefeito de Salvador seria manter característica herdada do ex-senador ACM de ficar próximo do governo federal e também sair do isolamento no qual ficou após vitória do PT nas disputas pela presidência da República e pelo governo da Bahia; com a possível articulação com o PMDB, ACM Neto, além de conseguir proximidade com o Planalto, levaria também um número considerável de apoiadores, que ampliariam a base de Dilma; o PMDB conseguiria então um número de deputados maior que o PT e não precisaria de maiores desgastes para controlar a Câmara dos Deputados

     Desmentido pelo presidente do DEM, senador José Agripino, sobre fusão do partido, o prefeito de Salvador, ACM Neto, parece mesmo não enxergar futuro na sua legenda e já procura para onde ir. E o destino do jovem democrata pode ser o PMDB. Apesar da articulação, contudo, o movimento nada tem a ver com o presidente do partido na Bahia, Geddel Vieira Lima, que concorreu ao Senado pela chapa do DEM e saiu derrotado. As causas de uma possível ida de ACM para o PMDB são maiores.

    Objetivo seria manter característica herdada do ex-senador Antônio Carlos Magalhães, a de ficar próximo do governo federal, conforme nota do site Bahia Notícias. Presença de ACM Neto no PMDB começou em 2013, com o ingresso do deputado estadual Bruno Reis, seu pupilo, no partido.

    ACM Neto acreditou até o último instante na vitória de Aécio Neves (PSDB), mas com a confirmação da reeleição da presidente Dilma Rousseff, não lhe resta outro caminho senão o de buscar reconciliação. A situação ficaria menos complicada se Paulo Souto, candidato do DEM, tivesse vencido a disputa pelo governo da Bahia. Mas o petistas Rui Costa foi eleito. Com o resultado das urnas, ACM tem consciência de que ficou isolado.

    Com a possível, articulação com o PMDB, ACM Neto, além de conseguir proximidade com o governo federal, levaria também um número considerável de apoiadores, que ampliariam (mesmo que temporariamente) a base de Dilma.

    O PMDB, com apoio de eventuais emigrantes do DEM, conseguiria então um número de deputados maior que o PT e não precisaria de maiores desgastes para controlar a Câmara.

    https://www.brasil247.com/pt/247/bahia247/158930/ACM-pode-ir-para-o-PMDB

    Lídice admite que PSB pode recompor com o PT na Bahia

    O afastamento entre PSB e PT na Bahia não deve durar muito tempo; presidente estadual do partido, a senadora Lídice da Mata afirma que ainda não há posicionamento oficial do diretório da legenda sobre possível reaproximação com o PT e, consequentemente, com o governador eleito, Rui Costa (PT); “Defendo que o partido se mantenha independente, mas o partido ainda vai debater essa questão. O partido nacionalmente é diferente, porque apoiou Aécio no segundo turno. Na Bahia, nós apoiamos Dilma. Eu tenho uma posição pessoal, mas a gente ainda não debateu”

     Pelo andar da carruagem, não vai durar mais muito tempo o afastamento entre PSB e PT na Bahia. Presidente estadual do partido, a senadora Lídice da Mata afirma que ainda não há posicionamento oficial do diretório da legenda sobre possível reaproximação com o PT e, consequentemente, com o governador eleito, Rui Costa (PT).

    “Eu defendo que o partido se mantenha independente, mas o partido ainda vai debater essa questão. Cada dia uma agonia”, disse a senadora em entrevista ao site Bahia Notícias.

    Contudo, Lídice dá pistas de que dificilmente o PSB baiano seguirá posicionamento do partido no Congresso, que agora faz oposição ao governo da presidente Dilma Rousseff.

    “O partido nacionalmente é diferente, porque apoiou Aécio (Neves-PSDB) no segundo turno. Na Bahia, nós apoiamos Dilma. Eu tenho uma posição pessoal, mas a gente ainda não debateu. Em breve tomaremos uma decisão”.

    https://www.brasil247.com/pt/247/bahia247/159018/L%C3%ADdice-admite-que-PSB-pode-recompor-com-o-PT-na-Bahia.htm

  6. “Não me arrependo”, diz

    “Não me arrependo”, diz jornalista que chamou eleitores de Dilma de ‘miseráveis’

     

    Papo da Redação recebeu Barbie Fitness, que ganhou fama na web ao prometer que deixaria País após resultado das eleições

    ”Quer saber? Me preparando para viajar para Orlando, onde mora o meu pai. Sou rica, bem sucedida, muito bem de vida e tentei ajudar vocês miseráveis, imbecis e burros que votaram na p… da Dilma para ser reeleita. […] Vocês vão continuar na m…”. O breve e agressivo desabafo da atriz e jornalista Deborah Albuquerque viralizou nas redes sociais. A combinação mulher, loira e rica contribuiu para a polêmica. 

     

    http://ultimosegundo.ig.com.br/politica/2014-10-31/nao-me-arrependo-diz-atriz-que-chamou-eleitores-de-dilma-de-miseraveis.html

     

    1. Estranhei…

      Acontece desde ontem. Em comentários tinha que rolar a tela e ver qual o vídeo estava com áudio aberto. Aconteceu de dois estarem abertos ao mesmo tempo.

  7. É impressionante a postura de

    É impressionante a postura de Henrique alves no Congresso. Toda a sua vida e da família tem sido a de enriquecer às custas de votos dos incautos, visto que nada fazem por eles, senão usar muita demagogia. E foi derrotado por Robson Faria, um político inexpressivo, que teve mais visibilidade ao ser vice da pior de todos os governantes. Não foi pouca derrota, se ele teve outras pode considerar a de agora a pior de todas. 

    Derrotado nas urnas do RN, com o cargo de senador a expirar em dezembro. revoltado por Dilma não ter-lhe dado apoio nas eleições passadas, agora parte pra cima dela com toda fúria, e ainda diz que descarta qualquer indicação dela. Dilma prestará grande desserviço ao Brasil se colocar Henrique Alves no seu governo, porque ele não representa nada, e ainda, por cima, está ao lado da oposição para desestabilizá-la. 

  8. Crise da água: nova redução

    Crise da água: nova redução em vazão provoca reações

    ‘Agora é rezar para chover’, diz procurador sobre decisão da Agência Nacional de Águas

    ROSAYNE MACEDO

    Rio – A decisão emergencial da Agência Nacional de Águas (ANA) de prorrogar até 30 de novembro a vazão reduzida da barragem de Santa Cecília, em Barra do Piraí, no Sul Fluminense, diante da estiagem que afeta a bacia hidrográfica do Rio Paraíba do Sul, divide opiniões no estado.

    De um lado, o Comitê de Integração da Bacia do Paraíba do Sul (Ceivap), que aprova a medida, considerada essencial para garantir o abastecimento da capital e Região Metropolitana. De outro, municípios do Norte Fluminense, onde o rio deságua, e o Ministério Público Federal (MPF), que defende medidas mais severas, como a decretação de calamidade hídrica na região e um possível racionamento. 

    Publicada quinta-feira, no Diário Oficial da União, a resolução prorroga a redução da vazão mínima de 190m³/s para 160m³/s, adotada desde 1º de setembro. “Não é a melhor medida, mas é a necessária. Com este volume, a gente está conseguindo trabalhar. O que precisa é aumentar o reservatório, e isso, só com chuva”, diz Vera Lúcia Teixeira, vice-presidente do Ceivap. 

    Em Campos, onde o nível do Paraíba atinge seu nível mais crítico, prejuízos chegam a R$ 200 milhõesFoto:  Folha da Manhã / Agência O Dia

    “O momento é litúrgico, só rezando para chover muito. Esta medida paliativa mostra que o problema persiste, não diminui e não encontraram uma solução. Mesmo se chover duas a três semanas não vai resolver. O Sistema Cantareira, em São Paulo, não vai encher”, critica o procurador da República Eduardo Santos Oliveira. Segundo ele, a redução da vazão reduz drasticamente o volume que chega ao Sistema Guandu, que abastece a Região Metropolitana, e afeta severamente as regiões Norte e Noroeste. 

    “Essa prorrogação da ANA nos sinaliza que precisamos que chova muito em breve. A nossa esperança agora é religiosa, porque dizem que em todo feriado de Finados chove. Estamos apostando nisso”, diz Eduardo Crespo, secretário de Agricultura de Campos dos Goytacazes. 

    Procurado para comentar a medida, o secretário estadual do Ambiente, Carlos Portinho, não foi encontrado. Em nota, a secretaria informou que a resolução “não muda absolutamente nada do que já vem sendo praticado” e segue orientações do Grupo Técnico de Operação Hidráulica (GTOH/Ceivap), que reúne representantes da ANA, do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) e do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), entre outros. 

    A Cedae informou que o abastecimento está mantido nos municípios que recebem água do Paraíba do Sul. E que houve problemas apenas em São João da Barra devido à língua salina, maré alta que adentra o leito do rio, aumentando a salinidade da água.

    Prejuízos crescem na agropecuária

    Estudo preliminar mostra que Campos já acumula quase R$ 200 milhões em perdas na agropecuária com a seca. Quase 8 mil pequenos produtores já foram afetados diretamente e 1.500 animais morreram. São 500 mil toneladas de cana-de-açúcar menos do que o ano passado. Uma usina fechou as portas por falta de cana para moer. 

    Na vizinha São Francisco do Itaboapana, cerca de mil cabeças de gado morreram. Em São Fidélis, que decretou estado de emergência, foram outras 700. As cidades estão buscando cana em Campos para alimentar seus animais. De acordo com dados da Emater Rio, a perda foi de 20 milhões de litros de leite, o que representa 4% da produção anual. A perda de animais gira em torno de 2 mil cabeças, sendo que o rebanho do estado é de 2 milhões e 100 cabeças de gado. Na agricultura, as perdas gerais do estado giram em torno de 10%. A fruticultura não foi mais afetada porque é irrigada artificialmente.

     

     

     

     

     

  9. UMA PEÇA TEATRAL PARA TEMPOS DE ELEIÇÃO

    Da Folha de São Paulo/Ilustrada – 31/10/2014

    Crítica teatro

    DRAMATURGIA É PONTO ALTO EM PEÇA POLÍTICA

    ‘O Dia em que Sam Morreu’, do grupo carioca Armazém, coloca espectador em diferentes ângulos conflitantes.

    por Nelson de Sá

    “Em tempos de confusão política, desregramento econômico, corrupção midiática…” O Dia em que Sam Morreu anuncia sua busca de saídas. Ou pelo menos a busca de um diálogo mais complexo, por meio do teatro, “sobre a sensação geral de que algo não está bem”. Sobre a falta de ética, de maneira muito oportuna, em tempos de eleição. (…)

    link para o restante da crítica:

     http://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/2014/10/1540767-critica-dramaturgia-e-ponto-alto-em-peca-politica.shtml

    Após receber prêmios nos festivais de Avignon e Edimbrugo, a peça “O Dia em que Sam Morreu” está em cartaz no SESC Consolação em São Paulo.

  10. Se quiserem copiar os USA, que copiem a reação ao DUST BOWL.

    A data de 29 de outubro de 1929 é conhecida por todos os economistas e comentaristas econômicos, a luta do presidente Franklin Delano Roosevelt contra esta crise é destacada mais por sua política Keynesiana do que por outros atos bem mais relevantes que esse presidente tomou, e escolas de economia até desprezam esta ação dizendo que o mercado regularia melhor do que as ações governamentais.

    Porém o que talvez tenha dado a relevância histórica de Roosevelt que poucos conhecem foi à ação deste presidente contra o “DUST BOWL” e pelo visto chegamos em São Paulo ao “Brazilian Durst Bowl”.

    TEMPESTADE DE AREIA NO TEXAS (Wikipedia)

    Para quem não conhece o que foi o Dust Bowl vamos a uma pequena história sobre o assunto. Durante a década de 30, mais precisamente nos períodos de 1934, 1936 e 1939-40 a seca atingiu 400.000km² dos Estados Unidos desde nos estados do Texas, Oklahoma, Novo México, Colorado, Kansas e outros. Esta seca atingiu a população pobre destes estados criando uma migração interna do “Okies” para outras regiões que foi descrito num dos mais belos livros da literatura norte-americana, As Vinhas de Ira (The Grapes of Wrath 1939) de John Steinbeck. Neste evento 3,5 milhões de pessoas saíram das Planícies em direção da Califórnia.

    Durante este período de seca, enormes tempestades de areia cobriram campos, casas e pequenos vilarejos, transformando as terras em imprestáveis para a agricultura por longo tempo.

    EFEITO DO DURST BOWL EM EM DALLAS (DAKOTA DO SUL 1936 – Wikipedia)

    Qual a semelhança do “Durst Bowl” com a situação atual de São Paulo? Enorme! Estas regiões que eram altamente produtivas com invernos relativamente moderados em anos anteriores, permitiram um aproveitamento intensivo das áreas para a agricultura. A seca pegou imensas áreas de terra descobertas sem a proteção das gramíneas nativas que lá existiam, ou seja com uma agricultura feita ao sabor do conhecimento e da determinação dos proprietários, como os bons manuais de economia liberal definem.

    Estudos paleoclimáticos posteriores revelaram que aqueles períodos de seca não foram os piores naquela região, havendo inclusive períodos bem mais rigorosos. Porém a agricultura desorganizada e sem cuidado contra processos de erosão eólica tornaram regiões férteis numa espécie de deserto de areia.

    Com este desastre ambiental, que na época havia poucos estudos teóricos que o caracterizassem corretamente, forçou o Governo Roosevelt a tomar medidas extremas e corretas. Roosevelt que assumiu o seu primeiro mandato em 1933 (foi reeleito mais três vezes e não teve um quinto mandato porque morreu antes de completar o quarto) iniciou já nos primeiros 100 dias um programa de conservação de solo, legislações que ultrapassavam em muito o liberalismo norte-americano foram criadas, como o “Soil Conservation and Domestic Allotment Act” em 1936. Esta lei que normatizava o uso da terra e criava incentivos para um uso sustentável (plantação de gramíneas nativas e outras providências), chegou ao ponto de obrigar os proprietários das terras a compartilhar seus benefícios recebidos do governo com empregados e meeiros.

    Além desta lei foi criado o “Excedente Federal Relief Corporação” (FSRC) que comprava os excedentes de produção e DISTRIBUÍA CARNE ENLATADA aos famintos.

    Dezenas de intervenções na economia norte-americana foram feitas para diminuir o problema da seca, até 200 milhões de árvores foram plantadas pelo Civilian Conservation Corps. Ações educativas, serviços de atividade de socorro a seca como também fortalecimento do United States Geological Survey (USGS) foram implementadas.

    Em resumo, toda a tradição LIBERAL norte-americana foi colocada no esgoto por algum tempo e o Estado agiu com força e determinação.

    Aqui no Brasil, mais especificamente em São Paulo, não se deram conta que políticas liberais simplesmente agravam crises ambientais no lugar de resolvê-las. A atitude do governador de São Paulo, mais preocupado com a sobrevivência de seu governo e Partido, trata de forma despreocupada e leviana o que pode ocorrer em São Paulo.

    O governo Federal também parece que não caiu a ficha sobre o que pode ocorrer em termos nacionais. E este poderia também se ocupar do ponto de vista nacional do gerenciamento desta crise que atinge também outros estados.

    Porém a pequenez da política brasileira, principalmente da oposição do governo federal, procura da forma mais imbecil possível ignorar o que está ocorrendo. O governador Alckimin com total e completa falta de visão estratégica e de estadista, simplesmente sugere mais uma tomada de água no Paraíba do Sul, como um médico que trata um câncer de pele através da colocação de um “band-aid”.

    Grandes e ousadas ações devem ser tomadas em São Paulo especificamente, e nas regiões contíguas, talvez a própria e novíssima lei Florestal deva entrar em pauta novamente, agora iluminada pelo pânico!

    Novas obras de engenharia, novas normas de uso do solo ou seja, leis e normas criadas pela necessidade eminente devem ser criadas não mais num debate estúpido e infértil de quão incompetente A ou B são ou foram, pois se confirmadas as previsões futuras podemos estar num “Brazilian Durst Bowl” e no momento precisamos de ESTADISTAS E NÃO POLÍTICOS DE BOTEQUIM.

  11. Interferência na página inicial do blog

    Caros Nasif,

    Estranhamente, a entrar no blog ouvde-se um fundo musical que muda na nedida em que troca de página. Issso é normal ou é alguma coisa invasiva?

    Abraço

  12. Magistrado gaúcho renuncia à “gratificação” do auxílio-moradia

    ‘Fiz a opção pela consciência’, diz juiz que renunciou a auxílio-moradia no RS

    Fonte: G1 RS, por, Felipe Truda

    Em artigo, Celso Fernando Karsburg informou que abre mão do benefício.
    Magistrado do TRT em Santa Cruz do Sul vê medida ‘indecente e antiética’.

    Autor de um artigo no qual informa a decisão de renunciar ao auxílio-moradia de R$ 4,3 mil, o juiz Celso Fernando Karsburg, do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região em Santa Cruz do Sul, no Vale do Rio Pardo, Rio Grande do Sul, conta que maior parte dos colegas de magistratura não concordou com sua atitude. Karsburg diz que o salário da categoria está defasado, mas considera que o benefício, estendido a toda a classe por meio de liminar do Supremo Tribunal Federal (STF) e regulamentado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), é uma maneira incorreta de repor perdas salariais.

    “Entre a grande maioria dos juízes, repercutiu mal esse meu gesto, se bem que uma minoria tem esse mesmo ponto de vista que eu. Só no Rio Grande do Sul, eu sei que dois desembargadores do Tribunal de Justiça renunciaram [ao benefício]. Nós ficamos em uma situação constrangedora. Fiz a opção pela consciência. Preferi perder o dinheiro a receber como não devia ser pago”, disse o juiz ao G1.

    O juiz lembra que o auxílio-moradia é previsto na Lei Orgânica da Magistratura Nacional (Loman) desde 1979, mas apenas em casos onde o juiz precisa se estabelecer longe da comarca de origem. “Por que nunca passou pela cabeça de ninguém pedir o benefício? É claro que a finalidade era outra”, contesta.

    No artigo publicado no dia 1º de outubro no jornal Gazeta do Sul, de Santa Cruz do Sul, Karsburg afirma que a extensão do auxílio-moradia a toda a classe é “imoral, indecente e antiética”. No mesmo texto, ele diz que os salários da categoria não são reajustados desde 2006, e foram as perdas nas remunerações decorrentes da inflação que levaram um grupo de magistrados a ingressarem com o pedido de liminar solicitando o auxílio-moradia.

    “Se o governo tivesse cumprido o artigo 39 da Constituição, o grupo de juízes não teria entrado na Justiça e nada disso estaria acontecendo. O Judiciário não estaria sendo submetido a este constrangimento”, lamenta o juiz.

    Mas se foi alvo de crítica entre a maioria dos colegas, Karsburg vem recebendo elogios de diversos setores da sociedade. Ele conta ter recebido e-mails em apoio a seu gesto de moradores de pelo menos 10 estados. “Até brasileiros que moram na Suécia fizeram contato comigo através da ouvidoria”, conta.

    O magistrado contou também com o apoio de moradores de Santa Cruz do Sul, onde mora há 28 anos, 12 deles exercendo a magistratura. “Várias pessoas vieram falar comigo durante a semana”, conta o juiz, que garante que não queria holofotes. “Se eu quisesse me promover, teria escrito para um jornal com circulação maior. Escrevi para um jornal de 18, 20 mil exemplares da minha cidade”, argumenta.

    As críticas não se estendem à PEC 63/13, que prevê o pagamento a magistrados de indenização por tempo de serviço. “É diferente porque aí vem através da Constituição, se observa o devido processo legal, e vê que há valorização da magistratura. Já nesse caso [do auxílio-moradia], são beneficiados os juízes que têm e os que não têm moradia”, argumenta.

    Caso a proposta passe a vigorar, o magistrado não apenas concordará em receber o valor, como também pensa em adiar a aposentadoria. “No ano que vem, faço 57 anos e posso me aposentar. Por que eu ficaria trabalhando sem estímulo? No fundo, é bom para a União, porque o custo final é menor”, afirma.

    saiba mais

    Supremo nega pedido da AGU para suspender auxílio-moradia a juízesCNJ aprova pagamento de auxílio-moradia de R$ 4,3 mil para juízesProcuradores também receberão auxílio-moradia de R$ 4,3 milMinistro do Supremo concede auxílio-moradia para todos os juízes federaisTJ-RS anuncia auxílio-moradia de R$ 4,3 mil mensais a magistrados

     

  13. Uma tática criminosa – o PSDB e a Veja atacam a democracia

    No inicio houve o reconhecimento da derrota, e foram dados parabéns a legitimamente eleita Dilma Roussef.

    Bastou, entretanto, não ter havido trégua na investigação e na procura de responsabilidades, em razão do verdadeiro crime eleitoral perpetrado pela Veja, cristalizado no malogrado golpe que esta protagonizou nos três dias anteriores e no dia da eleição, para que o referido partido, prestes a ser desmascarado em seu conluio com a malfadada revista, passasse a incidir em novo golpe eleitoral – na realidade, mero desdobramento daquele.

    Neste momento, colocam em prática manobras destinadas a criar um contrassenso para barrar ou, ao menos tirar o foco, das apurações destes crimes eleitorais que envolvem a Veja e o PSDB.

    Assim, o PSDB passou a fazer acusações de que teria havido fraude na apuração dos votos e, subliminarmente, tenta apontar que tal crime teria sido praticado pelo PT e por Dilma, isso  em total descompasso com os fatos narrados à exaustão sobre quem efetivamente (com base em fatos concretos) tentou fraudar a eleição.

    Ressalto, todos ficaram sabendo (pelas redes sociais ou até mesmo, de forma despudorada pela grande mídia) a forma como se deram as manobras do PSDB nesta eleição – a farsa da Veja, a manipulação das pesquisas Sensus e Veritá, as fotos de seus militantes com cópias da capa da Veja, fotos estas que correram o país através da grande mídia (efetivamente golpista).

    Na verdade, esta nova tentativa de distorcer a realidade, trata-se de uma tática espúria e destinada a proteger os culpados por tais atos, e que somente viceja porque tem o apoio de seus cúmplices na grande mídia.

    Tanto é verdade, que o fato, crime eleitoral da Veja, foi imediatamente substituído na mídia pelas acusações sem qualquer nexo ou suporte na realidade, da existência de fraude na apuração- aliás, como expressamente mencionado pelo Ministro João Otávio de Noronha do TSE.

    Da mesma forma, a malfadada revista, em sua nova edição, adota a mesma tática, de acusações e de ofensiva contra o governo, numa clara tentativa de tentar encobrir suas mentiras e fraudes.

    E, novamente, grande parte do PT e da mídia independente esta caindo no conto do vigário, e ai estão a contrapor os argumentos falaciosos e mentirosos do PSDB, que busca apenas encobrir a perfídia com que se comportou nesta eleição, manipulando pesquisas, apoiando o golpe da Veja, e tentando se colocar como vitima, enquanto, na verdade, pode-se considerar como sendo coautor e beneficiário de todos estes desmandos e arranjos escusos, usados para tentar fraudar a eleição em seu favor.

    Observem a manobra em seu alcance nacional, em sua estruturação na grande mídia –  a retirada do ar da investigação ou mesmo da análise do crime praticado pela Veja e, em certa medida, também pelo PSDB – crime este, de tal dimensão – que atenta contra a Constituição Federal, pois atinge seu pilar fundamental, a liberdade de manifestação,  pois, tenta viciar e macular sordidamente o livre ato de votar.  

    Isso, a Veja e o PSDB atentaram contra a liberdade de todos nós, cidadãos brasileiros, até mesmo contra a liberdade de quem votou em Aécio, pois votou de forma viciosa e enganado por sua propaganda falsa.

     Se alguém se proclama livre e a favor da democracia, por honestidade e decência, tem que apoiar a investigação plena, do episódio protagonizado pela Veja, pela Globo e pelo PSDB.

    Se são inocentes, se são honestos, que a investigação corrobore tal afirmação, mas que não se tente fazer como agora, impedir de forma espúria que se procure esclarecer e definir os culpados por este atentado contra a democracia brasileira.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador