Fora de Pauta

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

O espaço para os temas livres e variados.

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

18 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. EMPRESARIO É O CAPITAL

    EMPRESARIO É O CAPITAL PRECIOSO – Formam cem engenheiros, um vai ser empresario. Capital raro, é necessaria uma vocação especial, instinto, coragem, faro, capacidade de assumir riscos, espirito de sacrifico, fé no futuro.

    Sem esse capital nada se constroi, não se juntam os fatores de produção, o capital, a técnica, os empregados, as maquinas. Quem os aglutina e faz a cola é o empresario, em todos os setores, são poucos os que vencem.

    O lindo aeroporto de Brasilia, padrão global, é produto da cabeça e da coragem de assumir riscos de um empresario. Onde está ele? Na cadeia em Curitiba, neutralizado como produtor de riquezas. Não fez só o aeroporto de Brasilia, tem tambem 450 projetos no curriculo. os que os prenderam e o mantem preso quantos projetos reais realizaram? Zero.

    O Brasil tem cada vez mais gente que mexe com processos e buorcracia e cada vez menos empresarios. Este é desencentivado ao extremo, demonizado, tratado como bandido, corruptor, sonegador e ladrão. Muitos empresarios hoje só falam em ir embora do Brasil, sentem o clima pesado, o ar de enxofre, o desprezo que os bem pensantes de vida tranquila, ferias cronometradas, aposentadoria garantida mesmo se forem corruptos, tem sobre eles.

    Na novela da Lava Jato a conclusão da maioria é obvia, “nós somos os unicos que vamos pagar a conta, os politicos se safarão, como no mensalão”. A aversão do Brasil a empresarios é antiga. O Barão de Mauá, primeiro grande empresario brasileiro, nunca teve apoio do governo e da sociedade. Na mesma época, nos Estados Unidos, os “”barões ladrões” eram idolatrados. Jay Gould, Edwar Harriman, Cornelius Vanderbilt, Collis Huntington, Leland Stanfoord,  Mark Hopkins, John Pierpont Morgan, Amedeo Giannini, Walter Chrysler, Henry Flagler, Iriné Du Pont,

    John Rockefeller, Andrew Mellon, Henry Frick, Jacob Astor, Andrew Carnegie eram ousados, aventureiros, ladrões, safados, mas sem eles os EUA não teriam ferrovias, petroleo, eletricidade e aço. Em troca deixaram universidades, museus, teatros, companhias de opera, ballet, orquestras filarmonicas.

    O espantoso crescimento do aparelho judiciario desde 1988, com uma imensa profusão de predios, varas, cartorios,

    tribunais novos, mais gente, mais juizes, mais desembargadores, aos milhares, com salarios londrinos se faz a custa de despesas improdutivas para o conjutto do sistema economico. Mas não são só eles, as tres Assembleias Legislativas de São Paulo, Rio e Minas tem mais 1.000 – MIL – funcionarios que ganham mais que o teto máximo de vencimentos permitidos. Há um dentista na Assembleia do Rio que ganha 43 mil Reais por mês, isso se espalha por todo o Brasil. O Congresso brasileiro é o mais caro do mundo em numeros absolutos e relativos. Em Brasilia há nove Tribunais superiores que podem aumentar sem limites seus proprios gastos e o fazem com gosto.Mas todo esse mega sistema não produz riquezas, só consome, nossa carga tributaria tambem é das mais altas do multo, 38,4% mais 5% de deficit, gasto não cobberto por arrecadação mas que aumenta a divida publica, tudo junto da 43,4%, o dobro dos EUA, mais que o dobro do Mexico.

    Quem costumava produzir riquezas era o empresario, por enquanto, quando todos estiveram presos ou morando no exterior os que consomem riqueza sentirão a falta desse desprezado elemento da sociedade.

     

    1.  O caminho do coração é o
       O caminho do coração é o caminho da coragem 

      “- A palavra coragem é muito interessante – 

      Ela vem da raiz latina cor, que significa “coração”. 

       

      Portanto, ser corajoso significa viver com o coração.

      E os fracos, somente os fracos, vivem com a cabeça; receosos, eles criam em torno deles uma segurança baseada na lógica.

      Com medo, fecham todas as janelas e portas com teologia, conceitos, palavras, teorias e do lado de dentro dessas portas e janelas, eles se escondem.

      O caminho do coração é o caminho da coragem.

      É viver na insegurança, é viver no amor e confiar, é enfrentar o desconhecido.

      É deixar o passado para trás e deixar o futuro ser.

      Coragem é seguir caminhos perigosos.

      A vida é perigosa.

      A pessoa que está viva, realmente viva, sempre enfrentará o desconhecido.

      O perigo está presente, mas ela assumirá o risco.

      O coração está sempre pronto para enfrentar riscos;

      O coração é um jogador.

      A cabeça é um homem de negócios.

          Ela sempre calcula ela é astuta.

          O coração nunca calcula nada.”  

       

    2. André fico curioso como você compila estes dados todos

      Dá para contar, penso que nem a Mckynsei que está no terceiro andar do Planalto consegue ser tão eficiênte e precisa.

      Abre o jogo, vai hehehehe

    3. na mosca

      No penultimo paragrafo de sua dissertaçao está a sintese mais verdadeira do Brasil dos ultimos tempos:

      o judiciario e o legislativo sao os mandantes do país. o executivo – coitado, apenas arrecada impostos e lhes transfere.

      E o surreal é que o povo das classes F, E e D sao os mais sacrificados.   Parabens…

  2. A partir dessa decisão do Janot agora estou assim

    E mais, vou torcer para que a oposição retorne ao poder, para as pessoas abaixo dos 30 anos perceberem o que é ser governado por um partido como o PSDB e sua gang.

  3. A esquerda e seu complexo de “condenado por opinião”

    A esquerda em relação a mídia, parece aqueles pais que foram pobres e muito reprimidos na infância e agora não querem que os filhos passem por “aquilo que passaram”. Parecem que não leram a Ética a Nicômaco de Aristóteles para saber que a virtude está no caminho do meio.

    “… o homem [sic] que a tudo teme e de tudo foge, não fazendo frente a nada, torna-se um

    covarde, e o homem que não teme absolutamente nada, mas vai ao encontro de todos os perigos, torna-se temerário; e, analogamente, o que se entrega a todos os prazeres e não se abstém de nenhum torna-se intemperante, enquanto o que evita todos os prazeres, como fazem os rústicos, se torna de certo modo insensível.

    A temperança e a coragem, pois, são destruídas pelo excesso e pela falta, e preservadas pela mediania.

    Por isso deveríamos ser educados de uma determinada maneira desde a nossa juventude … a fim de nos deleitarmos e de sofrermos com as coisas que nos devem causar deleite ou sofrimento, pois essa é a educação certa.”

     

    Pois não é que a esquerda em geral e o PT em particular, ao sofrer na juventude as agruras de uma ditadura que a todos silenciava e crescer e prosperar numa democracia livre das amarras da censura, se tornaram pais indolentes. Os traumas de sua juventude e a prosperidade na sua maturidade o fizeram esquecer as lições de Aristóteles sobre as virtudes da mediana, entre a liberdade de expressão e a violência do poder de quem detém o monopólio da narrativa.

     

    A euforia democrática com a liberdade de expressão cegou a esquerda para o fato de que toda ação humana depende de uma narrativa para ser interpretada. Eufórica diante da liberdade e traumatizada pelo passado repressor a esquerda permitiu que a narrativa dos acontecimentos cotidianos na sociedade brasileira ficassem sob o monopólio de uma grande empresa familiar. A leniência da esquerda com a comunicação no Brasil entregou a Globo e suas afiliadas o poder de narrar ao vivo e a cores a história do povo brasileiro.

     

    É um contrassenso acreditar que uma empresa privada, num sistema capitalista, irá abrir mão de seu poder em nome do interesse coletivo. Se fosse assim, os próprios burgueses não teriam criado o Estado com seus três poderes independentes para arbitrar sobre seus interesses conflitantes. Já sabiam eles que sem o Estado imperaria a barbárie do “Homo Homini Lupus est”.

     

    A esquerda brasileira, porém, de forma leniente abdicou da tarefa de construir meios de comunicação, partidários ou republicanos (quando assumiu o executivo), capazes de apresentar uma narrativa dos acontecimentos cotidianos distinta da versão única e em conformidade com os interesses empresariais de praticamente uma família – numa nação de 200 milhões de brasileiros.

     

    São estes interesses que determinam a maneira como os acontecimentos cotidianos são contados. Uma narrativa cujo objetivo é fazer com que o povo brasileiro apoie seus interesses privados em detrimento de seus próprios interesses coletivos.

     

    Por sorte, a história, ao contrário das crianças, não fica adulta, está sempre crescendo. Oxalá a esquerda no Brasil, aqueles que acreditam que todos são iguais em direitos e deveres, consiga romper seu complexo de “condenado por opinião” e parem de falar que “o controle remoto resolve” ou que querem apenas que “seja dito a verdade”, ou que “todos fatos sejam apresentados sem prejulgar ou esconder nada”.

     

    Ora, nenhuma empresa abrirá mão de seus interesses se não for obrigada a fazer isso. E ninguém conhecerá outra versão dos fatos se não tiver acesso a ela. No Brasil, não precisa “controle remoto”. Mudar do G1 para o UOL, da Época para a Veja, do JN para a Globo News, da CBN para a Jovem Pan, do O Globo para a Folha ou o Estadão? A nação brasileira não precisa mudar de canal para ouvir outra narrativa, pois todas são iguais e tem um único interesse: faturar, tendo a Globo como líder.

    * Não confundir com preso e torturado político, uma violência condenável e impossível de ser apagada. Aqui não se trata de uma questão psicológica (de foro intimo), mas de leitura política. 

    Por fim, algumas ideias para reverter este cenário:

    Combater com todas as forças as calúnias, injurias e difamações.

    Governo:

    Investir maciçamente em banda larga.

    Fazer valer a constituição e autuar a propriedade cruzada dos meios de comunicação.

    Enxugar os investimentos do Governo e das Estatais em publicidade e canalizar estes recursos num grande canal de internet e fazer a TV Brasil rodar na rede.

  4.  
    Ao decidir não investigar o

     

    Ao decidir não investigar o Aécio, o PGR toma uma decisão subjetiva e desmoraliza a investigação dos demais. Ora, se todos foram citados na operação lava jato, todos deverão ser investigados. Após a investigação sim, o Sr. PGR poderia decidir contra quem oferecia denúncia.

    Não investigar uns e investigar outros é uma forma de ser seletivo desde o procedimento preliminar de investigação. Isso desmoraliza ainda mais o Sr. PGR e o próprio MPF. 

     

  5. HISTÓRIA

     

    Parece que se analisarmos a história, o  judiciário sempre foi o poder que sustenta os privilegiados quando a política tenta equilibrar a balança pendendo para os menos favorecidos.

    A política é o poder que emana do povo e o judiciário é o poder que emana das elites para defender seus previlégios.

     

    DO SITE DO TIJOLAÇO

    Lista de Furnas conecta Aécio, Banestado, Youssef e…Sérgio Moro

    4 de março de 2015 | 23:59 Autor: Fernando Brito

     

    O Estadão diz que, afinal, Aécio foi citado como recebedor de dinheiro da “Lista de Furnas”, no que o jornal diz ser um depoimento sobre a propinagem para o PP, o PSDB e um empresário, morto em 2011, chamado Aírton Daré, dono de uma empresa chamada Bauruense Serviços Gerais.

    Segundo a sentença, Giovani Gionédis, então presidente do Conselho de Administração do Banestado, o banco estatal do Paraná, hoje pertencente ao Itaú,  teria dado a Bauruense juros acima dos de mercado, compensando pela doação de verba à campanha de reeleição de Jaime Lerner, do DEM, coligado ao PSDB.

    Daré, como mostram documentos do Ministério Público do Rio de Janeiro, estava afundado até a medula na operação do dinheiro da Lista de Furnas.

    Quem operou estes recursos? Ele mesmo, Alberto Yousseff.

    Gionédis tinha oito cheques administrativos da empresa Bauruense Serviços Gerais em nomes de ‘laranjas’ e ordenou o saque de R$ 1 milhão para a campanha de Lerner.

    Gionédis foi condenado por gestão fraudulenta, mas absolvido por lavagem de dinheiro.

    Por quem?

    Ah, leitor; ah, leitora…

    Pelo Dr. Sérgio Moro…O imã da honradez que atrai todos os casos de corrupção no Brasil.

    E então, por conta disso, vamos arquivar tudo, porque o Dr. Moro falou, tá falado.

    É por isso que Aécio diz que o pedido de arquivamento de inquérito contra ele é uma homenagem que se lhe presta.

    Como se sabe, a hipocrisia, dizia François de La Rochefoucauld, é uma homenagem que o vício presta à virtude.

  6. A coisa não anda nada bem no

    A coisa não anda nada bem no País.

    Como que pode os dois presidentes do congresso, o da Camara, Eduardo Cunha e o do Senado, Renan Calheiros terem seus pedidos de investigação solicitados ao STF e continuarem no cargo ?

    A meu ver, ambos não têm condições mínimas de continuarem.

    Eles detêm muito poder na condição em que se encontram e podem atrapalhar demais o Pais, na tentativa de se salvarem.

    O minitro Teori Zavascki deve tirar logo o sigilo desses autos para que se descubra se há mesmo fatos concretos contra os dois e, havendo, ambos deveriam serem imediatamente afastados da Presidencia das casas do congresso nacional.

    1. Quem faria isso Daniel? Seus
      Quem faria isso Daniel? Seus pares?

      A oposição agora também é do time; mas estão solidários da boca para fora. Querem o infortúnio dos dois pois este é fator de acirramento de ânimos entre Governistas e PMDB.

      Enquanto eles não chegarem ao Vaccari com força e encontrarem um elo com Dilma para embasar o pedido de impedimento não sossegarão. Depois disso, salvarão a pele de quem tiver merecido e ainda for útil.

      Aos olhos da oposição, neste momento RC e EC estão merecendo …

      1. Na mosca, os dois já aprontaram e retaliaram

        O Renam devolveu a MP e o Cunha criou o Bolsa Esposa.

        Mas penso que o tiro do Cunha saiu pela culatra pois o povo na rua aqui de São Paulo, até os mais arraigados defensores do PSDB ficaram indignados e querem as entranhas dele.

        Deveriam, para o o Bem do Brasil e felicidade geral da Nação, se afastarem até que não pairem dúvidas sobre eles.

        O Congresso perde credibilidade minuto a minuto e oportunistas já vêm a oportunidade de fechar a casa.

  7. “Mentira deslavada”: diz Sabatella sobre convocação de protesto

     

    “Mentira deslavada”: diz Letícia Sabatella sobre vídeo que convoca protesto

    Do Pragmatismo Político

    “Mentira deslavada. De novo fazem mal uso de nossa imagem. É piada pronta combater a corrupção com apropriação indevida de imagens”. Vídeo montado com fala da atriz foi descontextualizado com o intuito de convocar internautas para protesto do dia 15

    A atriz Letícia Sabatella se manifestou publicamente no Facebook a respeito de um vídeo que circula nas redes sociais com o intuito de convocar internautas para manifestações no próximo dia 15 de março.

    De acordo com Sabatella, o conteúdo foi desonestamente adulterado. “Isto é mentira deslavada! De novo fazem mal uso de nossa imagem”, desabafou a atriz, que afirma não compactuar com os extremistas que irão às ruas pedir o impeachment da presidente Dilma Rousseff.

    “Por favor, retirem este post com imagens do Gota D’água que manipularam para fomentar este GOLPE contra a DEMOCRACIA do Dia 15! Eu, Leticia Sabatella, não compactuo com isto!”, completou.

    Montagem

    O vídeo original, feito para criticar a construção da Usina de Belo Monte, foi transformado numa peça de propaganda do protesto de 15 de março.

    No vídeo montado, internautas utilizaram imagens da atriz e de outras personalidades, em contextos distintos, como forma de aumentar o apelo sobre a causa e dar alguma credibilidade ao ato.

    Fundamentalismo

    Em outra publicação, Letícia Sabatella criticou a ascensão do fundamentalismo no Brasil, fazendo menção ao ‘exército evangélico’ em formação pela Igreja Universal do Reino de Deus, intitulados Gladiadores do Altar.

    “À caminho de uma Ditadura Fundamentalista com o líder Eduardo Cunha na Câmara e um Golpe no dia 15. É isso?”, questionou a atriz.

  8. Viviam brigando, agora são velhos bons amigos.

    Xuxa: ‘Agradeço à Record por me dar a oportunidade de fazer o que eu quero e sempre sonhei’

    Xuxa na Record (Foto: AgNews)https://br.celebridades.yahoo.com/blogs/em-off/xuxa—agrade%C3%A7o-%C3%A0-record-por-me-dar-a-oportunidade-de-fazer-o-que-eu-quero-e-sempre-sonhei-212737874.html…………………………………………………………………..A Record cumpriu sua promessa: Xuxa assinou o contrato com a emissora na frente da imprensa. A eterna Rainha dos Baixinhos chegou na sede do canal pouco antes das 16h. O local estava um tumulto: fãs de todos os lugares e, lógico, muita gritaria e dezenas de seguranças. Eram exatamente 16p0 quando a loira entrou no Teatro Record. Pronto. Era mesmo verdade. A apresentadora cumprimentou a direção, pegou o microfone e disparou:

    “Tudo o que eu falar será pouco. Sinto um misto de felicidade e ansiedade. O namoro durou quase dois anos com a Record. Sou teimosa, lutei, achei que não daria. E estou aqui. Agora sou RX! Só estou aqui por causa do Marcelo Silva (vice-presidente da emissora). É muito bom receber esse carinho. Fui muito feliz na Manchete e na Globo e tenho certeza que serei ainda mais feliz na Record, que me deu a oportunidade de fazer o que eu sempre sonhei, sem proibições. Poderei fazer o que eu quiser”. 

    1. … o que eu quiser.” E
      … o que eu quiser.” E estiver de acordo com a vontade do dono, bem claro.

      Creio que Xuxa não terá maiores problemas para realizar seu trabalho em consonância com a missão e valores da emissora. Se não puser as manguinhas de fora, pode ter um espaço e tempo …

  9. BOA NOTÍCIA

    Última paciente de ebola da Libéria recebe alta

    AFP05/03/201519h03Comunicar erroEnviar por e-mail

    Em Monróvia

    Zoom Dosso/AFP

    Beatrice Yordoldo (sentada) é a última paciente confirmada com ebola, que deixou a unidade de tratamento para ebola no subúrbio de Paynesville, em Monróvia

    Beatrice Yordoldo (sentada) é a última paciente confirmada com ebola, que deixou a unidade de tratamento para ebola no subúrbio de Paynesville, em Monróvia

    A última paciente de ebola confirmada na Libéria recebeu alta nesta quinta-feira, quando o país africano anunciou que pela primeira vez em nove meses nenhum novo caso da infecção foi registrado durante uma semana.

    Os centros de tratamento liberianos não contabilizam mais nenhum doente com ebola, segundo fontes oficiais.

    Beatrice Yordoldo deixou nesta quinta-feira o centro de tratamento de ebola onde estava internada, liderado por uma equipe de médicos chineses, segundo a AFP.

    “Hoje dou graças a Deus, ao centro de tratamento chinês e a todos os enfermeiros liberianos que trabalham” lá, declarou a mulher.

    Por outro lado, a Libéria não “registrou nenhum caso” novo de ebola durante a semana que terminou em 1 de março, informou a Organização Mundial de Saúde (OMS) nesta quarta-feira.

    Yordoldo “é o último caso confirmado de ebola no país”, declarou o vice-ministro da Saúde Tolbert Nyenswah à imprensa.

    “Ficamos 13 dias sem nenhum novo caso. É um grande dia para a Libéria”, disse.

    Cerca de 24.000 pessoas contraíram o vírus do ebola desde dezembro de 2013, em sua maioria na Libéria, Guiné e Serra Leoa. Ao todo, 9.807 doentes morreram, segundo a OMS.

    Na Libéria, 4.117 pessoas morreram entre as 9.249 infectadas pelo ebola. Há apenas seis meses, mais de 300 novos casos eram registrados a cada semana.

    No auge da epidemia no país, as infraestruturas sanitárias locais, fragilizadas por anos de guerra civil, não conseguiam atender ao grande número de doentes, que morriam nas ruas.

    Um enorme esforço nacional e internacional ajudou, contudo, a deter o avanço da epidemia.

    Das 45 amostras analisadas no país na semana passada, nenhuma deu positivo, indicou a OMS, agregando que era a primeira vez que não havia nenhum novo caso desde 26 de maio do ano passado.

    O informe da OMS é mais alarmante no que concerne à Guiné e a Serra Leoa.

    Em Serra Leoa, que conta com o maior número de infectados (11.466) e registrou 3.546 mortes, houve 81 novas infecções confirmadas na semana passada, e 65 na semana anterior.

    A transmissão segue sendo importante no país, onde os novos casos foram registrados em oito distritos diferentes, com um aumento em Freetown, entre outros lugares.

    Na Guiné, que conta com um total de 3.219 casos e onde a enfermidade causou a morte de 2.129 pessoas, 51 novos casos confirmados foram registrados na semana passada, o que também representou um aumento importante em relação aos 35 da semana anterior, indicou a OMS.

    Os líderes destes três países africanos mais afetados pela epidemia de ebola pediram na última terça-feira à comunidade internacional um “plano Marshall” para ajudar a colocar um fim à pandemia e relançar suas economias.

    “Precisamos da anulação da dívida e um plano Marshall, já que é como se estivéssemos saindo de uma guerra”, afirmou o presidente da Guiné, Alpha Condé.

    Leia mais em: http://zip.net/bkqTSn

  10. Lula e Zé Ermírio de Morais,

    Lula e Zé Ermírio de Morais, dois sertanejos de Pernambuco que venceram em S. Paulo, para  desgosto de Noblat e e da elite recifense.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador