Fora de Pauta

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
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Lourdes Nassif

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  1. O pulo do Gato do Governo Dilma.

    Achei que todos iam se deliciar e comentar o surpreendente Pulo do Gato que o Governo Dilma deu. Primeiro conseguindo do seu poderoso parceiro dos BRICS um empréstimo que levou as ações da Petrobras nos USA subirem na média diária em 7% em relação ao dia anterior, na direção contrária de todas as outras petroleiras, que o conjunto trabalhou negativo todo o dia de hoje.

    Poucos se deram conta que a Presidente Dilma deu uma entrevista a Bloomberg (um rede de mídia conservadora de negócios) exatamente no mesmo dia que a Petrobrás fechava um empréstimo de US$3,5 bilhões com o banco de desenvolvimento do governo Chinês. Ou seja, declarações que todos sabíamos que o balanço será apresentado até o fim do mês de Abril, que a Petrobrás está dando lucro real e vai distribuir aos seus acionistas, alavancou a Petrobrás num mercado que não é tão poluído pela imprensa brasileira agradando a imprensa norte-americana.

    Apesar de todos gastarem mais tempo falando dos problemas de relacionamento falsos ou verdadeiros de Dilma, poucos deram ênfase na importância dos movimentos da Presidente.

    Estes movimentos, a obtenção do empréstimo Chinês e a sinalização da recuperação da Petrobrás, chegam num momento sensível, pois a Petrobrás vinha sendo ameaçada por investidores estrangeiros de sofrer duras retaliações para receber empréstimos adiantados pela não apresentação do balanço, isto tirava a capacidade de manobra e comprometia em muito a saúde financeira de uma empresa que aumenta a produção dia a dia.

    A tranquilidade da Petrobrás, lastreada pelo empréstimo Chinês, e mais, por futuros negócios sinalizados por nosso parceiro do BRICS, vai naturalmente recuperar seus valores das ações, e importante, todo aquele discurso do tipo “o PT e a Dilma faliram a Petrobrás” vão mais cedo do que muitos pensaram perder totalmente a razão que nunca tiveram.

    A segurança que dá ao sentir que a maior economia do mundo garante o investimento futuro da Petrobrás e a estabilidade do mercado vai refletir em outras operações que trarão o Brasil de novo ao crescimento talvez muito mais rápido do que todos pensam.

    Estamos gerando de novo superávits na balança de pagamentos (ainda pequenos, mas com tendência ao aumento), em breve a Petrobrás poderá a voltar a investir fortemente, e mais boas notícias virão pela frente.

    Por outro lado as manchetes dos Jornais e Revistas, por mais que não desejem, terão que apresentar a corrupção dos outros, como as achadas nos escãndalos do HSBC e do CARF, desnudando a corrupção em setores próximos a oposição. Enquanto isto as delações premiadas da Lava Jato começam a apresentar sinais de repetição e cansaço e ficando limitadas aos atores que já estão na festa.

    Talvez ainda haja uma ou mais surpresas agradáveis para o governo Dilma. Mas parece que apesar da maré ter sido alta, ela já começou a baixar.

    1. Estrangulamento do consumo Chinês por falta de fornecedores

      A China está perto do seu limite de consumo de petróleo, segundo uma firma que acompanha a demanda num relatório que recebi ontem, busca fidelizar fornecedores para garantir o seu suprimento.

      Por outro lado o shale oil do USA e do Canada não prosperou, pois os custos ambiêntais de extração são enormes, assim, logo logo, os dois países voltam vorázes para o mercado comprador, o petróleo vai a $200,00 o barril ainda esta década.

      O contrato com a Petrobrás faz todo o sentido para ambas as partes, afinal temos as maiores descobertas recentes de hidrocarbonetos do mundo.

  2. 105 anos de Claudionor Cruz

     

    Claudionor José da Cruz (Paraibuna, MG, 1º de abril de 1910 — Rio de Janeiro, RJ, 21 de junho de 1995)

    “Na família tudo era músico. Nós estávamos acostumados a passar fome, mas a música tinha que ter, todo dia tinha que tocar. Ele [seu pai] era um fanático mesmo.”

    Filho caçula de Jovino José da Cruz e Ernestina Maria da Cruz, Claudionor tinha 21 irmãos, vários deles ligados à música. Havia quem tocasse trombone, trompete e bombardino, seguindo a linha do pai, que era músico respeitado em sua cidade e mestre da banda de um regimento de infantaria. Outros tocavam violão.

    Claudionor se interessou inicialmente pela caixa e pelo bumbo, instrumentos típicos de banda. Porém, aprendeu também a tocar bateria, cavaquinho e violão tenor (um violão de quatro cordas afinadas em dó-sol-ré-lá, do grave para o agudo, de origem norte americana, onde era conhecido pelo nome de Triolin), que foi seu instrumento principal durante toda a vida.

    A carreira de Claudionor Cruz coincide com a carreira do seu regional, formado quando tinha pouco menos de 20 anos. O Regional de Claudionor Cruz, que teve a duração de quase trinta anos, era formado por Abel Ferreira na clarineta, Bola Sete no segundo violão, Arlindo, que hoje chamam de Arlindo Cachimbo, no primeiro violão, e Pernambuco no pandeiro. Os músicos do regional mudaram bastante ao longo das décadas, porém esta foi a formação mais famosa.

    Foi um dos primeiros regionais a atuar na televisão: TV Rio e TV Educativa, no Rio de Janeiro e, mais adiante, TV Excelsior e TV Cultura em São Paulo.

    Porém ainda mais constante do que a participação no rádio e na TV foi a presença nos estúdios. O Regional de Claudionor Cruz participou de mais de 400 gravações, acompanhando cantores como Francisco Alves, Augusto Calheiros, Orlando Silva e Moreira da Silva, nas gravadoras Continental, Odeon e RCA Victor.

    O  Regional de Claudionor Cruz disputava com o Regional de Benedito Lacerda a preferência dos músicos e cantores nos tempos áureos do rádio e, pela formação do regional, que não tinha cavaquinho, criou uma identidade sonora facilmente reconhecível. O violão tenor é instrumento com o qual Claudionor está mais identificado. Tocava geralmente com a palheta e, nos regionais, revezava-se com outros instrumentos, como o clarinete, na função de solista.

    Como compositor, estreou em 1935, quando O tocador de violão, parceria com Pedro Caetano, foi gravada por Augusto Calheiros. Era a primeira de centenas de composições gravadas pelos principais nomes da música brasileira de sua época.

    [video:https://www.youtube.com/watch?v=yq2RM0mIaOs%5D

    Em 1938, conheceu seu primeiro sucesso com a valsa Caprichos do destino, parceria com Pedro Caetano, gravada por Orlando Silva.

    [video: https://www.youtube.com/watch?v=SeUcxvqNohI%5D

    Para o carnaval de 1944 faz, com Pedro Caetano, Eu brinco (ou Com pandeiro ou sem padeiro), grande sucesso na voz de Francisco Alves. A música teria nascido por conta de um pedido da imprensa, temerosa de um carnaval desanimado devido à guerra.

    A primeira gravação de Nova Ilusão, feita por Lucio Alves ainda no começo dos anos 50, foi inspirada na melodia de Da Cor do Pecado, de Bororó. Com o sucesso da música Da Cor do Pecado, os compositores Pedro Caetano e Claudionor Cruz foram desafiados a escrever uma canção que com ela concorresse e rivalizasse. Impossibilitados de se encontrar, Pedro fez uma nova letra e Claudionor compôs outra melodia em cima da métrica da letra de Bororó. Assim nasceu Nova ilusão.

    Com Pedro Caetano escreve, em 1968, a marcha Jambete sensação, que foi uma das classificadas no concurso de Carnaval promovido pela Secretaria de Turismo no extinto Estado da Guanabara.

    Depois de um período de grande atividade no rádio e nas gravadoras, a carreira foi interrompida quando o espaço para os regionais desapareceu no início da década de 1970. De 1932 a 1969, Claudionor passou pelas rádios Tupi, Nacional, Globo, Mundial, além das várias emissoras de televisão.

    Em 1977 faz show no Projeto Seis e Meia, no Teatro João Caetano, Rio de Janeiro, com Odete Amaral e o conjunto Galo Preto.

    Após uma fase de ostracismo houve a redescoberta, a partir da década de 1990, quando o choro se tornou novamente popular. A retomada não teve mais o regional, nem os cantores, nem as gravadoras: Claudionor passou a se apresentar nos palcos do teatro e da televisão como um dos últimos representantes de uma era que se encerrava.

    A profissão de professor surgiu para Claudionor Cruz praticamente no final da carreira. Reconhecido como um mestre, foi levado para Curitiba por seu parceiro, o jornalista e compositor Cláudio Ribeiro, e o compositor Nelson Santos, por indicação do jornalista Aramis Millach, para auxiliar a montagem de vários regionais. Receberia nos anos 90 o título de cidadão de Curitiba.

    Seus sambas e canções, compostos com seu parceiro mais constante, Pedro Caetano – com quem é autor de mais de 300 músicas – estão entre os clássicos da música brasileira de Carnaval e de meio de ano. Compôs também ao lado de André Filho, Wilson Batista, Dunga, Freitinhas e Portinho, além de fazer gravações e shows com Orlando Silva, Francisco Alves, Dircinha Batista, Linda Batista, Ângela Maria, Araci de Almeida, Isaurinha Garcia e Gilberto Alves.

    Foi homenageado em agosto de 1995 no espetáculo Um poema na terra, no Espaço BNDES, Rio de Janeiro.

    Em 2009, é lançado o CD Terno Carioca interpreta Claudionor Cruz. E em 2010, por ocasião do centenário do seu nascimento, o grupo Terno Carioca presta-lhe homenagem com um show no Teatro Municipal de Niterói. 

    Fontes:

    Claudionor Cruz no Dicionário Cravo Albin 

    Claudionor Cruz no Músicos do Brasil: uma enciclopédia instrumental 

    Entrevista com Claudionor Cruz, Acervo Aramis Millarch

    Videos:

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    [video:https://www.youtube.com/watch?v=0_8KUWhd5vg

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     [video:https://www.youtube.com/watch?v=1TdERaogsGo ]  

  3. Publicado em 01/04/2015 no

    Publicado em 01/04/2015 no Conversa Afiada

    Justiça abre a
    caixa preta do Globope

    Bye, bye Globo ! Bye ! ​

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    Do Blog do Miro:

     

    Ibope derrotado na Justiça. Globo treme!

    Por Altamiro Borges

    A Rede Globo acaba de sofrer mais um baque. Após 14 anos de disputa judicial, o SBT conseguiu finalmente vencer a ação movida contra o Ibope. A Terceira Turma do Superior Tribunal de Justiça recusou recurso do instituto de pesquisa e manteve, em decisão final, a sentença de 2003 que o obriga a revelar os dados confidenciais de sua metodologia de aferição de audiência – a sinistra “caixa-preta” que sempre foi acusada de beneficiar a TV Globo. “O processo acaba de ser declarado ‘transitado em julgado’, ou seja, não cabem mais recursos. O SBT aguarda apenas o cumprimento da sentença”, informa o jornalista Paulo Pacheco, do site especializado “Notícias da TV”.

    A briga entre a emissora de Sílvio Santos e o Ibope – também apelidado de Globope – foi deflagrada em 2001. Na ocasião, o SBT questionou a medição de audiência do instituto e foi punido pelo Ibope com a suspensão de 24 horas do serviço, alegando violação das regras de sigilo. Sentindo-se lesada, a emissora processou o Ibope e exigiu o acesso aos dados confidenciais da medição. Em 2003, o SBT obteve a primeira vitória. O instituto foi condenado pela Justiça paulista a pagar R$ 30 mil por dia para a emissora caso não mostrasse a “forma, a metodologia e os elementos utilizados em todos os mecanismos para pesquisa de audiência e apuração de resultados”. O Ibope ainda recorreu a outras instâncias, mas agora foi finalmente derrotado, em definitivo, pelo STJ. Não cabem mais recursos!

    Como relembra Paulo Pacheco, “enquanto brigava com o Ibope na Justiça, o SBT chegou a oferecer dinheiro a quem revelasse possuir um peoplemeter, aparelho que mede a audiência em tempo real. Em São Paulo, há cerca de 930 aparelhos instalados em sigilo em domicílios escolhidos pelo Ibope. No Brasil, são cerca de 6.000. Com a sentença, o SBT espera agora ter acesso à localização dos peoplemeters para verificar se a amostra do Ibope realmente representa as classes sociais e sua distribuição geográfica”. A medição da audiência – esta verdadeira “caixa-preta” – é decisiva para a obtenção de bilionários recursos em publicidade privada e pública. Aberta, ela poderá confirmar a manipulação dos dados e representar um duro baque para a Rede Globo. A conferir!
     

     

     

  4. Faculdade de Medicina de Botucatu se pronuncia sobre festa

    Nota da Congregação da Faculdade de Medicina de Botucatu (Unesp) sobre a festa estudantil com o tema “Carrascos”, realizada no último dia cinco. A festa de recepção a calouros repercutiu na sociedade após a divulgação de fotos nas redes sociais e na imprensa.

     

    Nota da Congregação da FMB sobre recepção dos novos alunosFesta foi realizada dia 5 de março para integração dos novos estudantes e gerou polêmica.

    [01/04/2015]

    A Faculdade de Medicina da Unesp – Câmpus de Botucatu promoveu, quarta-feira, 1º de abril, uma reunião extraordinária de sua Congregação, colegiado máximo da instituição, com o objetivo de iniciar uma apuração sobre supostos excessos cometidos durante uma festa, realizada dia 5 de março deste ano, intitulada “Batizado da Medicina”.

    Estudantes do 1º ano e 6º ano apresentaram um relato detalhado dos fatos ocorridos naquela noite. Um aluno da 48º Turma, atual 6º ano, pontuou cada uma das etapas da festa, que era aberta, de participação não obrigatória, e na qual, tradicionalmente, os veteranos se fantasiam.

    O tema escolhido neste ano foi: “Carrascos”. Segundo os estudantes, o objetivo era desmistificar o trote, já que a roupa foi usada apenas para a abertura do evento, sendo logo retirada para que tivesse início à integração entre as turmas, sem qualquer tipo de violência. O aluno que falou em nome dos veteranos reforçou que a primeira parte da festa, quando ocorre o “batizado” dos calouros, não é de participação obrigatória. Os novatos participam fantasiados de acordo com sua vontade. Representantes do 6º ano costumam pintar o próprio rosto.

    Na segunda parte da festa, os calouros entraram primeiro e os veteranos chegaram depois, já fantasiados com vestimentas alusivas ao tema escolhido. Poucos minutos depois, teve início a festa, já sem as fantasias.

    Todas as fotos da festa foram publicadas na página oficial da turma no Facebook. Uma delas foi alvo de uma montagem em que foi posicionada lado a lado com uma imagem de um ritual da organização Ku Klux Klan (também conhecida como KKK) e publicada na mesma rede social, induzindo os internautas a associarem, equivocadamente, a recepção dos alunos da Unesp à seita.

    Os alunos do 6º ano se desculparam publicamente com a comunidade acadêmica e também com a sociedade, admitindo terem errado ao escolher o tema da fantasia, o que deu margem às interpretações distorcidas.congregacao.jpg

    Após a apresentação dos veteranos, alguns dos calouros presentes à festa prestaram depoimentos confirmando não ter havido atos de opressão ou qualquer tipo de ação que fizesse apologia ao preconceito e à violência. Pelo contrário, relataram diversas experiências de acolhimento.

    Após ouvir estudantes e seus integrantes, a Congregação deliberou pela criação de um grupo, a ser instalado nesta quinta-feira, 2 de abril, formado por professores, alunos e funcionários, para realizar um levantamento preliminar ouvindo alunos do 1º e 6º ano que estiveram presentes na festa. Caso seja recebida alguma denúncia, será criada uma Comissão de Sindicância para que sejam aplicadas as eventuais punições cabíveis.

    Até o presente momento a FMB não recebeu denúncia formal de abusos cometidos na festa. Na Unesp, o trote é expressamente proibido. A punição para os infratores, regulamentada pela Resolução Unesp nº 86, de 4 de novembro de 1999 (http://www.unesp.br/portal#!/ouvidoria_ses/legislacao4157/), varia conforme a gravidade do caso, podendo chegar à expulsão.

     

  5. Quem indica os membros do Carf

    Artigo de Opinião do Jornal do Brasil de 1º de abril sobre a denúncia de corrupção no Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf), alvo da Operação Zelotes, é alerta para a necessidade de esclarecer a população sobre a forma de indicação dos membros que compõem o Conselho.

    Muitos nunca ouviram falar no Carf antes da Operação Zelotes (zelote: aquele que finge que tem zelos) e também não encontraram na imprensa comercial informações detalhadas sobre seu histórico, mecanismo de funcionamento e composição.

    Na página do Carf há informações úteis para começar a compreender a situação. Ali se fala, por exemplo, das origens do Conselho: “O Decreto nº 16.580, de 04 de setembro de 1924, instituiu um Conselho de Contribuintes em cada Estado e no Distrito Federal, com competência para julgamento de recursos referentes ao Imposto sobre a Renda, cujos cinco membros seriam escolhidos entre contribuintes do comércio, indústria, profissões liberais e funcionários públicos, todos de reconhecida idoneidade e nomeados pelo Ministro da Fazenda.”

    Abaixo, o texto do JB.

     

    01/04 às 13p1 

     – Atualizada em 01/04 às 17h06

     

    Onde está a repulsa da sociedade com escândalo da fraude no Carf?

     

    Não há repulsa porque falta o PT?

    Se forem verdadeiras as acusações de corrupção no Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf), que estão sendo vistas pelo povo, pelos responsáveis pela segurança, pelos responsáveis pela vida pública, por todo segmento do Executivo, Legislativo e Judiciário, elas atingem um nível que faz inveja aos últimos acontecimentos da ladroeira de segmentos importantes da vida pública brasileira.

    Empresas de todos os segmentos de negócios – bancos, siderúrgica, escritório de advocacia – estariam protagonizando escândalos com cifras impressionantes, e até agora não houve nenhuma manifestação pedindo CPI, ou pedindo a prisão, ou a punição ou mesmo o apressamento da PF em apontar este desvio de quase R$ 19 bilhões do erário público.

    O que mais atormenta é que a instituição Receita Federal não está atingida. Seus funcionários, pela dignidade que sempre serviu de exemplo para o país, não são os responsáveis. O que se lê é que a responsabilidade vem de um conselho basicamente indicado por segmentos empresariais. 

    Uma pequena reflexão se faz necessária: se a denúncia fosse feita contra a Receita, com o delegado da Receita indicado por um partido político desses que mais vem sendo apontado como responsável pela grande corrupção, o teto brasileiro já teria caído. 

    Se for verdadeiro o roubo, as proporções indicadas são 100 vezes maiores que o mensalão e quase dez vezes maiores que o Lava Jato. Mesmo assim, não se vê, não se lê e não se ouve nada a respeito, a não ser o noticiário arroz-com-feijão. 

    Onde está a repulsa da sociedade, se tudo isso for verdade?  

  6. provar o sal da sopa

    Com frequência, vejo pessoas questionarem pesquisas de opinião pública baseadas em pequena amostragem da população cuja opinião se queira conhecer. “O Brasil tem 200 milhões de habitantes, e 5000 municípios, e a pesquisa incluiu apenas 2000 pessoas de 150 municípios. Que significado tem essa amostragem?”, é o questionamento típico dos céticos. O questionamento revela falta de conhecimento de estatística, um ramo rigoroso da matemática aplicada.

    A questão da amostragem estatística pode ser ilustrada com um exemplo simples, no qual farei diverss afirmações cuja validade é inteiramente intuitiva. Coloque-se o leitor diante da tarefa de saber se uma sopa está boa de sal. Certamente não julgará necessário beber toda a sopa. Seu método será provar uma gotinha da sopa, no máximo uma colherinha. Seu método será válido, trate-se de uma panelinha de sopa ou de um panelão do tamanho de um tambor. Concorda comigo, leitor? Neste caso, você está aceitando o fato de que o tamanho da coisa a ser testada não vem ao caso, é inteiramente irrelevante. Na verdade, poderia igualmente medir a concentração de sal do Oceano Atlântico realizando a medição em uma gota da sua água. Em ambos os casos, há uma hipótese subjacente no método de medição, a de que o sistema (sopa ou água do mar) seja homogêneo. Sendo homogêneo o sistema, a única coisa que interessa é a quantidade de moléculas envolvida na amostra. Molécula é uma coisa tão pequena que em uma gota temos um número fantástico delas. O erro estatístico da medição cai com a raiz quadrada do número de elementos da amostra (desculpe-me o leitor por uma afirmação não-intuitiva). Assim, se a amostra contiver dez bilhões de moléculas, o erro estatístico será de apenas 0,001%. Claro que pesquisa de opinião se baseia em amostragens bem menores. Se 2500 pessoas forem ouvidas numa pesquisa, uma vez que a raiz quadrada de 2500 é 50, o erro estatístico é de 1/50, ou seja, 2%. Esse tipo de cifras já deve ser familiar ao leitor.

    Uma questão central em amostragem estatística é a inomogeidade do sistema. A opinião pública é um sistema bem pouco homogêneo. Ela varia com a idade, o sexo, a escolaridade e a classe social dos indivíduos, e todo esse conjunto depende também da região do país. Numa região, varia com a microregião (bairro, zona urbana ou rural). Esse é um sério complicador da tarefa de se ter uma medida da opinião pública em um país. Confesso pouquíssima familiaridade com os métodos empregados pelos diversos institutos de pesquisa para resolver esse problema. Em princípio, qualquer que seja o método, é necessário que se colham amostras de cada categoria que se diferencie das outras, e depois disso se faça uma média ponderada do conjunto de dados na qual o peso de cada categoria seja a fração da população total que pertença a ela. 

    A coisa funciona, prezado leitor. As companhias de seguro desenvolveram técnicas muito apuradas para a coleta e tratamento dos dados, que têm sido usadas para fins diversos. A competitividade e o lucro delas depende da precisão com que lidam com a estatística de sistemas não homogêneos. Um humorista americano comentou que se você quiser saber quando provavelmente irá morrer, peça um orçamento de seguro de vida.

    Espero, prezado leitor, que lhe tenha sido útil.

     

     

  7. PT e Tucanos, uma radiografia

    O PT representa uma parcela da população que não tem dinheiro, força de expressão nem poder, em geral. Essas pessoas precisam de um partido político que as represente. Diante do quadro injusto de distribuição do poder entre as classes em disputa, o PT optou por entrar no jogo de supervivência política que inclui o caixa 2. O pessoal do andar de cima não gosta de pobre ladrão, mas tolera rico cleptómano.

    Pelo outro lado, a população mais acomodada dentro da sociedade, nunca precisou de “democracia”, e repudia o PT e a ascensão pela via democrática de gente pobre, para dentro da sociedade elitista que era o Brasil há apenas 12 anos atrás. Esse repúdio é manifestado da forma que conhecemos, ou seja, utilizado todas as formas de poder que as elites possuem desde sempre: mídia, poder econômico e financeiro, judiciário, serviço público tradicional, Forças Armadas. Para não demonstrar abuso de poder ou ditadura, fazem – também – o jogo da democracia, apoiando o partido que, eventualmente, puxa mais o saco deles, no caso, o PSDB.

    Em resumo, visando o mesmo objetivo, mas jogando um jogo diferente, o PT invade o espaço historicamente destinado a corruptos profissionais da direita e, a direita entra falsamente no jogo democrático de participação.

    Acho que cada um faz um jogo diferente: Um (PT) querendo usar ferramentas clássicas do poder para permanecer no jogo democrático, e o outro grupo, através dos tucanos, fingindo ser democrático, para poder continuar com o poder.

  8. Memória?

    É só ficar alguns segundos, com o Google Chrome, no Blog do Nassif, e a memória do computador estora e desliga. Algo ocorre, apenas com este blog. Não acontece em outros blogs.

    Alguém sabe?

  9. http://cdn.breitbart.com/medi

    http://cdn.breitbart.com/mediaserver/Breitbart/Big-Peace/2013/UN/samantha-power-wh-photo.jpg

    A MUSA DA DIPLOMACIA AMERICANA – Um estrela em ascensão, detestada pelos Republicanos, SAMANTHA POWER,

    Embaixadora dos EUA mas Nações Unidos cometeu um pecado capital para a politica domestica americana, não joga com Israel . Fez isso de forma discreta mas bem clara e tem todo apoio do Presidente Obama com quem tem solido relacionamento politico e sintonia completa em relações externas dos EUA. Samantha fez toda sua carreira no campo dos direitos humanos, sua tese de mestrado é sobre genocidio.

    Nascida em Dublin, na Irlanda, os Republicanos chegaram a montar um comité com o nome STOP SAMANTHA POWER para barrar sua carreira, tal a repulsa que ela lhes provoca.

    Samantha Power foi uma das maiores amigas na ONU do brasileiro Servio Vieira de Mello e escreveu sua biografia

    CHASING THE FLAME, muito elogiada e que virou um best seller na area.

    Charmosa, foi considerada pela revista TIME uma das dez mulheres mais poderosas do mundo e foi capa da revista VOGUE. Casada, com dois filhos, expressa um novo tipo de diplomacia americana, mais afinada com o mundo de hoje.

  10. Morreu o mestre Manoel de Oliveira

     

    Manoel Cândido Pinto de Oliveira (Porto, 11 de Dezembro de 1908 – Porto, 2 de Abril de 2015)

    Morreu o mestre Manoel de Oliveira

    Por DN.pt 

    Morreu o mais velho realizador do mundo em atividade. Manuel Cândido Pinto de Oliveira nasceu a 11 de dezembro de 1908 no Porto.

    Morreu o realizador Manoel de Oliveira, aos 106 anos, confirmou à agência Lusa fonte familiar. Era o mais velho realizador do mundo em atividade.”A atividade do cinema é uma atividade artística, a última das artes, a Sétima Arte”, dizia.

    Manoel de Oliveira nasceu a 11 de dezembro de 1908 no Porto, embora o registo fixe a data de nascimento no dia seguinte.

    Depois de uma participação num filme de Rino Lupo, em 1928, estreou o primeiro filme como realizador, a curta-metragem documental Douro, Faina Fluvial em 1931. O último, O Velho do Restelo, estreou-se no ano passado, por ocasião do seu 106.º aniversário. Foram 83 anos de carreira e dezenas de filmes que contam a história do cinema em Portugal.

    Em 2011, entrevistado pelo DN, Manoel de Oliveira confessava: a morte “não me assusta nada. O sofrimento, sim, a morte não”.

    E revelou pensar no mundo espiritual como se fosse uma porta que dá algum lado.”Há um poeta português que disse que o espírito é como o ar que se respira. Eu fiquei com essa ideia. E, ultimamente, há um outro escritor que diz que o espírito é como o ar que se respira. Fiquei muito emocionado nesse livro, que eu li era muito novo. Fiquei sempre a pensar… E agora, pensando melhor, realmente, quando se morre, solta-se o espírito. O espírito é como o ar que sai. E o espírito sai e junta-se. Ao sair, perde a personalidade, onde está todo o bem e todo o mal, liberta-se desse bem e mal e junta-se ao absoluto, que é a configuração do espírito, o absoluto. É Deus.”

    Sempre lúcido em relação à vida e à morte, Manoel de Oliveira acreditava que a longevidade “era um capricho e o cinema uma paixão”.

    “Tanto faz que o meu cinema exista ou não exista”

    Em 2013, em entrevista à revista francesa Cahiers du Cinema, deixava um lamento: “Eu penso que no país há uma grande indiferença pelo que já realizei. Tanto faz que o meu cinema exista ou não exista”. Rodou o último filme, “O velho do Restelo”, já no jardim próximo de casa, no Porto, com quatro atores de eleição: Luís Miguel Cintra, Ricardo Trepa, Diogo Dória e Mário Barroso.

    À mesma revista, Manoel de Oliveira revelou que tinha concluído o argumento para um outro filme centrado nas mulheres que fazem as vindimas e a adaptação de “A missa do Diabo”, do autor brasileiro Machado de Assis. Nas últimas décadas teve sucessivos projetos cinematográficos, uns mais amados que outros, uns mais premiados que outros, mas sempre fiéis a uma estética cinematográfica individual.

    O primeiro contacto com o cinema foi como ator, quando aos 19 anos fez figuração no filme “Fátima Milagrosa”, de Rino Lupo, e com algumas experiências com cinema de animação. A paixão pelo cinema rivalizava com o gosto pelo atletismo (foi campeão de salto à vara) e pelo automobilismo, modalidade em que conquistou alguns prémios.

    “Douro, Faina Fluvial”, uma curta-metragem documental sobre a vida nas margens do rio Douro, foi o primeiro filme que Manoel de Oliveira rodou, então com 23 anos, com uma câmara oferecida pelo pai. A estreia desse filme aconteceu a 19 de setembro de 1931, no mesmo dia em que morreu Aurélio da Paz dos Reis, considerado o pai do cinema português.Hoje o filme é largamente elogiado, mas na altura foi mal recebido pelo público, tal como “Aniki-Bobó”, o seu primeiro filme de ficção, estreado em 1942.Com uma longa-metragem e uma mão cheia de pequenos filmes, Manoel de Oliveira quase abandonou o cinema, por falta de apoios financeiros.

    O silêncio, durante o qual se dedicou à lavoura e à reflexão sobre o cinema, como o próprio disse em entrevistas, durou até 1956, quando estreou a curta-metragem “O Pintor e a Cidade”, o seu primeiro filme a cores.

    A primeira conquista

    A primeira grande conquista junto do público ocorreu na década de 1960 depois de “O Acto da Primavera”, em 1962, ano em que foi detido pela PIDE, precisamente numa sessão pública de apresentação do filme, no Porto. Foi também com “O Acto da Primavera” que Oliveira recebeu o Grande Prémio do Festival de Cinema de Siena, em Itália, em 1964. Um ano depois a Cinemateca Francesa rendeu-lhe uma homenagem com uma retrospetiva.

    Nos anos 1970 realizou a “tetralogia dos amores frustrados”, com “O Passado e o Presente” (1971), “Benilde ou a Virgem Mãe” (1975), “Amor de Perdição” (1978) e “Francisca” (1981).

    Em 1985, com 77 anos, recebeu o “Leão de Ouro” do Festival de Veneza, em Itália, e em 1989 foi condecorado pelo então Presidente da República, Mário Soares, com a Comenda da Ordem do Infante D. Henrique.

    “Non, ou a Vã Glória de Mandar”, uma visão sobre a identidade portuguesa a partir da revolução de 25 de Abril de 1974, abriu uma nova etapa na filmografia de Oliveira, que a partir de então realizou e estreiou, em média, um filme por ano.

    Entre eles estão o autobiográfico “Viagem ao Princípio do Mundo” (1997), com Marcelo Mastroianni, “Palavra e Utopia” (2000), sobre o Padre António Manuel Vieira, “Um Filme Falado” (2003), uma viagem pelo Mediterrâneo e pela civilização ocidental, e “Cristóvão Colombo – O Inigma” (2007).

    Quase toda a obra de Oliveira faz também uma aproximação ao teatro, que o próprio reconheceu e sublinhou.

    Uma Palma de Ouro em Cannes

    Fora do enquadramento da câmara, Manoel de Oliveira também experimentou a encenação de teatro, admitindo que a prática teatral estava muito ligada ao seu cinema.

    Em 2008 festejou cem anos de vida rodeado de técnicos e atores, enquanto filmava em Lisboa “Singularidades de uma rapariga loura”, e recebeu a Palma de Ouro de Carreira em Cannes, um prémio que se junta ao Leão de Ouro de carreira que Veneza lhe entregou em 2004.

    O público português reconheceu-o como figura incontornável da cultura, mas o elogio nem sempre se traduziu em sucesso nas bilheteiras de cinema.

    Houve quem lhe criticasse a ausência de direção de atores e a repetição de fórmulas, mas são mais os elogios, pelo toque de genialidade, pela interpretação da História de Portugal, pela visão muito particular e sensível do cinema e do mundo, pela representação do cinema português no estrangeiro.

    Em dezembro de 2014, Manoel de Oliveira foi distinguido com a Legião de Honra francesa, por uma carreira que o embaixador francês em Portugal, Jean-François Blarel, descreveu como “fora do comum”.

    Na esfera privada, Manoel de Oliveira era casado, desde 1940, com Maria Isabel Brandão Carvalhais, de quem teve quatro filhos.

     

  11. PROGRAMAÇÃOII ENCONTRO
    PROGRAMAÇÃOII ENCONTRO ESTADUAL DE BLOGUEIROS E ATIVISTAS DIGITAIS DE SP*TEMA: A COMUNICAÇÃO COMO DIREITO HUMANO  24/04 – ABERTURA 18:30h – Credenciamento19h – Mesa de aberturaAltamiro Borges – Presidente do Centro de Estudos de Mídia Alternativa Barão de ItararéAparecido Araujo – Comissão Nacional de Blogueiros e Ativistas DigitaisIzabel Heitor – Comissão organizadora do 2BlogProgSPEmiliano José – Secretário de Serviços de Comunicação Eletrônica do Ministério das ComunicaçõesSimão Pedro – Secretário Municipal de Serviços da Prefeitura de SP20h – Coffe Break e atividade cultural com Marcelo Monteia. 25/04 – DEBATES E DESCONFERÊNCIAS9h – Democratização da Comunicação Social, seus impactos e sua importância para a democraciaGuilherme Boulos – coordenador nacional do MTSTLaura Capriglione – Jornalistas LivresLaurindo Leal Lalo Filho – Sociólogo, jornalista e professor de jornalismoMediadora: Conceição Oliveira – Blog Maria Frô 10p0 – Mesa: Marco Civil da Internet: regulamentação e desafiosRenata Mielli – Centro de Estudos de Mídia Alternativa Barão de ItararéVeridiana Alimonti – IntervozesRonaldo Matos – Blog Desenrola e Não Me EnrolaMediador: Eduardo Guimarães – Blog da Cidadania 13h – ALMOÇO 14h – Desconferências – Tema: Direitos Humanos no Brasil(serão realizadas simultaneamente) 1ª: A periferia e o jornalismo comunitárioAline e Thiago – Periferia em MovimentoThais – Desenrola e Não Me EnrolaPaulo Ferraz Simões – Rádio Comunitária ItaqueraMediador: Renato Rovai – Revista Forum 2ª: Mídia e minorias: questões de gênero e racismoMárcia Cabral – ativista do Movimento Negro e LGBTRachel Moreno – Psicóloga e pesquisadoraDennis de Oliveira – QuilombaçãoMediadora: Preta Rara – Nação Hip Hop 3ª: Mídia e a violência de EstadoAndré Caramante – Reporter investigativo, atua com ênfase nas área de segurança pública e direitos humanos.Marcio Sotelo Felippe – JuristaAdriano Diogo – Comissão Estadual da Verdade Rubens PaivaMediadora: Lira Alli – Levante Popular da Juventude 15p0 – Fechamento das desconferências 15p5 – Mesa final: Mídia e conjunturaRodrigo Vianna – Blog EscrevinhadorLuís Nassif – Portal GGNPalmério Dória – Jornalista e escritorMediadora: Conceição Lemes – Blog da Saúde (Viomundo) 18h – ENCERRAMENTO*sujeita a alterações http://www.blogprogsp.blogspot.com.br/p/programacao.html FAÇA SUA INSCRIÇÃO http://www.blogprogsp.blogspot.com.br/p/inscricoes-para-o-ii-encontro-estadual.html 

  12. Lembro e Reivindico 
     
    DIAS

    Lembro e Reivindico 

     

    DIAS 10/03 A 01/05/2015
    PERIODO DIA INTEGRAL
    EVENTO: CONCURSO SOBRE O GENOCÍDIO ARMÊNIO
    LOCAL: SITE https://centenariodogenocidioarmeniobrasil.wordpress.com/…/…

     HORÁRIO: INTERNET

     

    DIAS 01, 02, 8, 9, 16, 22, 23, 29 e 30/04
    PERIODO DA NOITE
    EVENTO: PEÇA TEATRAL 1915
    LOCAL:VIGA ESPAÇO CÊNICO – RUA CAPOTE VALENTE, 1323 – VILA MADALENA
    HORÁRIO: 21:00H

    DIA 07/04
    PERIODO DA NOITE
    EVENTO: GENOCÍDIO ARMÊNIO: 100 ANOS DE LUTAS
    LOCAL: INSTITUTO FEDERAL DE SÃO PAULO – CANINDE -SP
    HORÁRIO: 19:00H

    DIAS 13 e 14/04
    PERIODO DA TARDE
    EVENTO: SEMINÁRIO – 1915-2015 -CENTENÁRIO DO GENOCÍDIO ARMÊNIO – CINEMA-HISTÓRIA E MEMÓRIA
    LOCAL: UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO – GUARULHOS
    HORÁRIO: 14:30H

    DIA 23/04
    PERIODO DA MANHÃ
    EVENTO: ORAÇÃO DE CANONIZAÇÃO AOS MÁRTIRES ARMÊNIOS
    LOCAL: IGREJA APOSTÓLICA ARMENIA
    HORÁRIO: 11:30H

    DIA 24/04
    PERIODO DA MANHÃ
    EVENTO: MISSA EM HOMENAGEM AOS MÁRTIRES ARMÊNIOS E HOMENAGEM EM MONUMENTO
    LOCAL: IGREJA APOSTÓLICA ARMENIA
    HORÁRIO: 10:15H

    DIA 24/04
    PERIODO DA TARDE
    EVENTO: INAUGURAÇÃO DO DETRAN-ARMENIA
    LOCAL: AV. DO ESTADO, 900
    HORÁRIO: 15:00H

    DIA 24/04
    PERIODO DA NOITE
    EVENTO: SEMINÁRIO GENOCIDIO ARMENIO: HISTÓRIA E DIREITO
    LOCAL: FIG-UNIMESP – CENTRO UNIV. METROPOLITANO DE S.PAULO
    HORÁRIO: 19:30H – AUDITÓRIO ABILIO BAETA – GUARULHOS – SP

    DIA 25/04
    PERIODO DA MANHÃ
    EVENTO: SEMINÁRIO MARCAS DA NEGAÇÃO
    LOCAL: CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA EM S.PAULO – AUDITÓRIO FLAMINIO FÁVERO
    HORÁRIO: 9:00H

    DIA 25/04
    PERIODO DA MANHÃ
    EVENTO: HOMENAGEM A 1.500.000 MÁRTIRES ARMÊNIOS
    LOCAL: ESTADIO ENZO PITERI – VILA YOLANDA – OSASCO
    HORÁRIO: 10:30H

    DIA 26/04
    PERIODO DA MANHÃ
    EVENTO: MISSA EM HOMENAGEM A 1.500.000 MÁRTIRES ARMÊNIOS
    LOCAL: CATEDRAL DA IGREJA CATÓLICA ARMÊNIA
    HORÁRIO: 11:00H

    DIA 26/04
    PERIODO DA MANHÃ
    EVENTO: CULTO EM HOMENAGEM A 1.500.000 MÁRTIRES ARMÊNIOS
    LOCAL: IGREJA CENTRAL EVANGÉLICA ARMÊNIA
    HORÁRIO: 11:00H

    DIA 26/04
    PERIODO DA NOITE
    EVENTO: CULTO EM HOMENAGEM A 1.500.000 MÁRTIRES ARMÊNIOS
    LOCAL: IGREJA EVANGÉLICA IRMÃOS ARMÊNIOS
    HORÁRIO: 18:00H

    DIA 27/04
    PERIODO DA NOITE
    EVENTO: HOMENAGEM AOS MÁRTIRES ARMENIOS NA ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA
    LOCAL: ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DE SÃO PAULO
    HORÁRIO: 19:30H

    DIAS 06 E 07/05
    PERIODO DA MANHÃ e NOITE
    EVENTO: SEMINÁRIO – CEM ANOS DO GENOCÍDIO ARMÊNIO: HISTÓRIA-DIREITO-RELIGIÃO
    LOCAL: UNIVERSIDADE MACKENZIE
    HORÁRIO: 08:00 as 12H e 19:00 as 22:00h

    DIA 08/05
    PERIODO DA NOITE
    EVENTO: MISSA EM HOMENAGEM A 1.500.000 MÁRTIRES ARMÊNIOS
    LOCAL: CATEDRAL DA SÉ
    HORÁRIO: 19:00H

    DIA 20/05
    PERIODO DA MANHÃ
    EVENTO: SEMINÁRIO SOBRE GENOCÍDIO ARMÊNIO – ANÁLISE HISTORICA E JURÍDICA
    LOCAL: ASSOCIAÇÃO COMERCIAL EMPRESARIAL DE OSASCO
    HORÁRIO: 9:00H

    DIAS 21/05 E 22/05
    PERIODO DA NOITE e MANHÃ
    EVENTO: SEMINÁRIO CENTENÁRIO DO GENOCÍDIO ARMÊNIO: PERPLEXIDADES DO DIREITO INTERNACIONAL NO SÉCULO XXI
    LOCAL: UNESP – FRANCA – SP – ANFITEATRO DA BIBLIOTECA
    HORÁRIO: 20:00H NO DIA 21 E 8:30H NO DIA 22

    DIAS 11/06 E 12/06
    PERIODO DA MANHÃ E TARDE
    EVENTO: SEMINÁRIO SOBRE 100 ANOS DO GENOCÍDIO ARMÊNIO: NEGACIONISMO, SILÊNCIO E DIREITOS HUMANOS
    LOCAL: UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO – SP – SALA DO CONSELHO UNIVERSITÁRIO
    HORÁRIO: 16:00H NO DIA 11 E 9:00H NO DIA 12/06

    DIA 02/08
    PERIODO DA MANHÃ
    EVENTO: MISSA EM HOMENAGEM A 1.500.000 MÁRTIRES ARMÊNIOS
    LOCAL: SANTUÁRIO NACIONAL DE APARECIDA
    HORÁRIO: 8:00H

    PROGRAMA SUJEITO A ALTERAÇÕES POR MOTIVOS ALHEIOS 
    AO COMITÊ DO CENTENÁRIO DO GENOCIDIO

    FACEBOOKS
    Consulado Geral Honorário da República da Armênia em São paulo ou
    Centenário do Genocídio Armenio-Brasil

    SITES
    http://consuladodaarmenia.com

     
    ou https://centenáriodogenocidioarmeniobrasil.wordpress.com

     

    http://consuladodaarmenia.com/eventos-confirmados-do-cente…/

     

    "Lembro e Reivindico
         DIAS 10/03 A 01/05/2015
PERIODO DIA INTEGRAL
EVENTO: CONCURSO SOBRE O GENOCÍDIO ARMÊNIO
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DIAS 01, 02, 8, 9, 16, 22, 23, 29 e 30/04
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EVENTO: PEÇA TEATRAL 1915
LOCAL:VIGA ESPAÇO CÊNICO - RUA CAPOTE VALENTE, 1323 - VILA MADALENA
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DIA 07/04
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EVENTO: GENOCÍDIO ARMÊNIO: 100 ANOS DE LUTAS
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EVENTO: SEMINÁRIO - 1915-2015 -CENTENÁRIO DO GENOCÍDIO ARMÊNIO - CINEMA-HISTÓRIA E MEMÓRIA
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DIA 24/04
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DIA 24/04
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PERIODO DA NOITE
EVENTO: HOMENAGEM AOS MÁRTIRES ARMENIOS NA ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA
LOCAL: ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DE SÃO PAULO
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DIA 02/08
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  13. Uma sugestao para o Blog

    Por que nao transformar em opcional aquela faixa de “compartilhamentos”, que para todos que nao a usam é só aborrecimento, ter que ficar a cada tópico, e às vezes a cada comentário, procurando setinha para se livrar dela. Cada comentarista, pelo menos os cadastrados, optaria por tê-la ou nao, e quem nao a quisesse nao seria chateado por ela. 

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