Fora de Pauta

O espaço para os temas livres e variados.

Redação

16 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Celso Vicenzi: Através de imagens, a mídia comanda o retrocesso

    Do Vi o Mundo:

    Captura de Tela 2015-07-06 às 19.52.01Captura de Tela 2015-07-06 às 19.57.16

    A mídia comanda o retrocesso

    
por Celso Vicenzi

    Uma fotomontagem em que a presidenta Dilma Roussef aparece de pernas abertas, na boca de um tanque de gasolina de automóvel, jogou mais combustível na fogueira de ódio e insensatez que se espalha por todo o país. A imagem é chocante e não ofende apenas a mais alta autoridade do país, mas todos os cidadãos e, principalmente, as mulheres, no Brasil e no mundo. A metáfora visual é a de uma penetração sexual, de um estupro.

    Essa afronta não é um caso isolado. Pelo contrário, a passividade das principais autoridades do país tem autorizado uma série de crimes, contra a democracia e contra a dignidade humana.

    Por trás de gestos mais raivosos, tresloucados e imbecilizados, foi tecida uma competente estratégia de propagar o ódio e promover a agitação social necessária à aplicação de um golpe de estado para o qual só parece faltar o acerto de data. Mais que um golpe contra o resultado das urnas, seria um golpe contra boa parte dos avanços civilizatórios duramente conquistados desde o fim da ditadura de 64.

    Some-se a isso uma intolerância religiosa que era até então desconhecida no país e que hoje grita seus slogans medievais muito além dos púlpitos, nos parlamentos e nas emissoras de rádio e tevê.

    Depois da quarta derrota eleitoral à presidência, os setores mais conservadores da sociedade brasileira perceberam que, pela via democrática, suas chances de ascender ao Palácio do Planalto tornaram-se remotas. Se não foi possível convencer pelo voto, importantes setores da mídia, do parlamento e do judiciário desenharam nova estratégia.

    Os principais veículos de comunicação passaram a desenvolver, diariamente, uma estratégia que consiste em omitir o que há de positivo no país e exagerar na análise pessimista. Mais que isso: o que poderia ser uma excelente oportunidade para desnudar como funciona o esquema de financiamento de campanhas políticas e o uso da máquina pública e de empresas estatais para troca de favores – em todas as esferas, federais, estaduais e municipais – resultou em uma justiça caolha, uma mídia manipuladora e um Congresso Nacional retrógrado, centrados no objetivo de criminalizar um único partido, um único governo e, especialmente, Lula e Dilma.

    O festival de imagens agressivas vem sendo produzido há muito tempo. Um dos casos mais recentes ocorreu na coluna do jornalista Ricardo Noblat, no jornal O Globo (29/6/2015), que pôs a cabeça degolada da presidenta Dilma em uma bandeja. O título acompanha o “primor” da ilustração: “Em jogo, a cabeça de Dilma”.

    O jornal Correio Braziliense publicou no dia 8/9/2014, na capa, uma foto de Beto Barata em que uma metralhadora é apontada contra a face da presidenta, durante desfile militar de 7 de Setembro.

    O mesmo truque de angulação – usado à exaustão e, portanto, já sem nenhuma originalidade – deu a Wilton Júnior (O Estado de S. Paulo) o Prêmio Esso de Fotografia de 2012. Ilusoriamente uma espada trespassa o corpo da presidenta durante uma cerimônia na Academia Militar das Agulhas Negras, em Resende (RJ).

    Se alguns dos principais veículos de comunicação, por repetidas vezes, simulam que a presidenta deve ser executada – e aí não há nenhuma possibilidade de inocência nessa metáfora de “morte à presidenta” –, porque deveríamos estranhar que essa convocação à “malhação de Judas” não encontraria campo fértil em meio a milhares de internautas ávidos por exibir toda a sanha reacionária e a falta de escrúpulo no debate político? Por que nos surpreenderíamos com tantos cartazes pedindo a volta da ditadura em passeatas que a mídia louva como a fina flor da democracia? Por que nos espantaríamos com as bancadas evangélicas, da bala e do latifúndio a vociferar contra os direitos humanos?

    Houve quem tenha se recusado a reproduzir, nas redes sociais, a imagem sórdida de uma mulher, de pernas abertas na boca do tanque de combustível de um automóvel.  Compreendo e louvo a tentativa de evitar a banalização da cena. Inclino-me, no entanto, na direção contrária, por uma razão: não podemos deixar de ver, compreender e estar alerta contra o que ameaça destruir a dignidade humana. Ver para não se iludir sobre o crescimento da barbárie. Ver para denunciar o ódio que cega tantas pessoas que se consideram humanas, amorosas.

    Estranhamente, começaram a surgir, também na internet, os indignados contra quem se indignou. Houve muitas críticas aos que optaram por mostrar as imagens anexas aos textos de protesto a esse ato de misoginia. Boa parte dos críticos não atacou os autores da fotomontagem que escandalizou o país. Preferiu desviar o foco do debate, para tentar atingir apenas aqueles que se disseram profundamente impactados pelo ato vil.

    A imagem é grosseira e não cabe banalizá-la com reproduções gratuitas e comentários machistas. Mas é preciso mostrá-la a quem ainda não viu, para que percebam a extensão do que acontece hoje no Brasil, e acordem a tempo de evitar o pior. Há uma profusão de atentados à democracia e à dignidade humana. E, por serem desferidas contra o atual governo, contra Lula, Dilma e o PT, não faltam incentivadores desse ódio que brota de nossas raízes racistas, conservadoras e elitistas.

    Há coisas que precisam ser vistas. Não há como esconder as atrocidades que o ser humano já foi capaz de perpetrar, ao longo de milênios. Algumas imagens têm o poder de alertar contra a fera humana, sempre numa tênue fronteira entre civilização e barbárie.

    A imagem que repugnou o país é somente o ápice de uma ação que tem os donos da mídia como principais articuladores. É um movimento que também grita contra os direitos humanos, que não se conforma com a inclusão social, não se importa em entregar as riquezas e o futuro do país aos interesses do capital internacional, não se importa com uma justiça de duas caras, dois pesos e duas medidas, que não aceita as mudanças que ocorreram nos últimos anos beneficiando sobretudo os mais pobres. Essa imagem é só uma amostra do nível de degradação a que estaremos expostos se as forças reacionárias dominarem novamente o Brasil.

    Leia também:

    Luiz Moreira: Diretor da PF quebrou a hierarquia e deve ser exonerado

  2. Painel 
    Folha de São

    Painel 

    Folha de São Paulo

    Luzes, câmera, ação!
    Às vésperas de estrear um programa no Canal Brasil baseado em seu livro sobre os pensadores brasileiros, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso comentava com tucanos, na convenção do último domingo, como é difícil gravar para a TV.

    –Virei ator depois de velho. Mas sou canastrão!

    Questionado sobre se a atração vai ao ar em breve, FHC disse que dependerá das gravações dos 13 episódios.

    –Acha que estreia no segundo semestre? –interessou-se Aécio Neves, ao seu lado.

    –Pelo ritmo que vai, quando estrear você já será presidente –brincou FHC.

    com BRUNO BOGHOSSIAN e PAULO GAMA

     

    1. ‘Painel” tem municiado esse blog em várias frentes.

      Essas sílabas e esses nomes, por exemplo, já se repetiram exponencialmente hoje por aqui.

      Não vou me dar o trabalho de contá-las mas, A-É-C-I-O e FHC (já deu), por hoje,pelo menos., “SÓ POR HOJE “

  3.  
    Aécio estuda assumir a

    The piauí Herald

     

    Aécio estuda assumir a GreciaAécio estuda assumir a Grécia

    Aécio lançou sua campanha para premiê da Grécia

    ESPARTA – Preocupado com a onda bolivariana que devasta a Grécia, Aécio Neves revelou que pretende oferecer seu carisma, sua beleza apolínea e sua experiência dionisíaca para tirar o país do buraco. “Caso seja do interesse do povo grego, posso substituir Aléxis Tsípras”, discursou, em grego antigo. “Mas caso seja requisitado para presidir o Brasil, terei que conciliar”, alertou. “Às segundas, quartas e sextas, despacharei nas ilhas helênicas. Às terças e quintas, ficarei entre a Esplanada e o Leblon”, explicou o futuro mandatário transcontinental.

    Como prova de sua boa vontade, Aécio recomendou que a Grécia desfizesse todos os contratos de consultoria firmados com a empresa de José Dirceu. “É preciso se adequar às técnicas contemporâneas de choque de gestão. Temos um plano completo para transformar a Acrópole de Atenas em condomínio de luxo, com academia, garagem ampla e Espaço Dionísio para festas e afins”, acrescentou. Em seguida, construiu um aeroporto em Mikonos, ao qual batizou Klaudius.

     

    Inconformado, José Serra ameaçou invadir a Grécia com um tucano de Tróia

     

     

     

  4. Entrevista exclusiva de Dilma à Folha? Por que não falar na TV?

    Publicado em 07/07/2015

    Entrevista à Fel-lha
    foi um erro. Falta a da Veja

    Por que legitimar o PiG ? Por que não falar ao POVO ?​

    Compartilh 

     

     

    A Presidenta Dilma Dilma deu uma entrevista à Fel-lha (ver no ABC do C Af), onde disse: “a oposição é golpista”.

    Uma acusação forte, direta ao coração da convenção do PSDB, aquela que pregou o Golpe (só de) branco.

    A Fel-lha, como seria previsível, preferiu outra frase presidencial, menos relevante, como manchete da primeira página: “eu não vou cair”.

    Mas, a escolha tem uma lógica: mantém acesa a chama do Golpe…

    A entrevista à Fel-lha foi um desses desastres ferroviários, como diz o Mino Carta.

    Deve ser coisa de petista de São Paulo.

    Como o Mercadante, o General Assis Oliva (também no ABC do C Af), que entrou nas caminhonetes do DOI-CODI para dizer que a Fel-lhe foi um baluarte na defesa da Democracia.

    Por que, amigo navegante, foi um desastre ferroviário a entrevista dela à Fel-lha ?

    Primeiro, porque não terá a menor repercussão.

    O número de leitores da Fel-lha é decadente, de forma acelerada, e essa edição, especialmente, pode entrar num buraco de fechadura, de tão fina.

    É uma entrevista que, como diz o Lula, não chegará a São Caetano, porque a Fel-lha não passa de Santa Cecilia.

    Segundo, a entrevista legitima a Fel-lha e o PiG.

    A Fel-lha é personagem secundário – a Globo tem a liderança – , mas incansável, na batalha do Golpe.

    E não é de hoje: desde sempre, desde que o “seu” Frias aderiu à Guerra da Secessão de 1932 e, depois, engordou a artilharia golberiana do IPES.

    Ao dar uma entrevista exclusiva à Fel-lha, a Presidenta diz: a Fel-lha existe, é importante, relevante, logo, a Globo é mais ainda e a Veja também.

    “Eu levo a sério esses detritos de maré baixa”, é o que essa entrevista significa.

    O que deveria ter feito o petista de São Paulo que teve a ideia de jerico ?

    Mandar a Presidenta para uma rede nacional de televisão, dentro do horário nobre.

    Dentro da Babilônia, para alavancar a também decadente audiência do jornal nacional.

    Entrar em rede nacional.

    Falar com TODOS !

    Com o POVO brasileiro !

    E dizer: o PSDB, a Globo, a Fel-lha, o TCU do Nardes, o TSE do Gilmar e o Moro querem dar um Golpe para me derrubar !

    Mas, eu não vou cair.

    Podem confiar em mim, porque, eu, como o Lula que me elegeu, estamos aqui para te defender.

    O petista de São Paulo que teve a ideia de jerico deveria se inspirar no Obama.

    O Obama, logo no início do primeiro mandato, decidiu que não dava entrevista à Fox News do Murdoch, que vai murdochizar a Globo.

    Porque considera que a Fox News não é uma emissora de televisão, mas um agente do Golpe.

    E mais: na coletiva com a Dilma ao lado, quando desmoralizou aquela globinha, ele disse que, se a assessoria deixasse, ele dava uma coletiva TODO DIA !

    Aqui, não !

    A Presidente prefere dar entrevista aos minguados leitores de um instrumento do Golpe contra ela !

    Mas, quando o amigo navegante pensa que chegou ao fundo do poço a relação da Presidenta com o POVO, a coisa pode piorar.

    Um desses petistas de São Paulo ainda pode levar o filho do Robert(o) Civita para almoçar com a Presidenta e conceder uma entrevista às páginas amarelas do detrito sólido de maré.

    Como fazem, na Veja, o Bernardo plim-plim e o zé da Justiça, a Presidenta, então, poderá falar mal do PT.

    Viva o Brasil !

    Paulo Henrique Amorim
     

     

  5. A CAIXA PRETA DO CAMBIO – Em

    A CAIXA PRETA DO CAMBIO – Em tempos de crise o controle do cambio pelo Banco Central é vital para a economia,

    controle no sentido de dominio dos regulamentos e normas de operação do mercado, mesmo sendo esse livre.

    É livre mas sob supervisão da autoridade monetaria,  não pode ser tão livre a ponto de bancos particulares poderem MANIPULAR o mercado a seu bel prazer, como recentemente ocorreu em paises centrais com pesados prrocessos e multas bilionarias, deixados a solta é da natureza das coisas que os bancos só pensem em seus lucros.

    Pela Circular 3.691, de 16 de dezembro de 2013, assinada por Luiz Edson Feltrin, Diretor de Regulação substituto,

    o Banco Central DELEGOU aos bancos a operação completa do mercado de cambio, abrindo mão de qualquer poder de supervisão. Já é estanho Circular de tal importancia ser assinada por um substituto, sem contra assinatura do Presidente do Banco e do Diretor de Assunstos Internacionais, a quem está afeto o tema CAMBIO no Banco Central.

    Com isso os bancos FAZEM O QUE QUISEREM FAZER com o mercado. O Banco Central fez essa concessão de ABSURDO VALOR sem manter para si uma reserva de poderes para, em casos especiais,  interferir nessa liberdade absoluta, controlar os que os bancos estão fazendo no mercado com aqueles que trazem as divisas.

    Os bancos que operam m cambio são meros INTERMEDIARIOS, quem traz as divisas não são eles, são pessoas e empresas de todo tipo que necessariamente tem que usar bancos para receber a ordem e transforma-la em Reais.

    É algo chocante. Porque o Banco Central fez isso? Delegou o poder sobre o cambio e não reservou uma a palavra final do Banco Central? Não podemos fazer nada, como me disse o funcionario do BC, o Banco Central ABRIU MÃO do poder de MANDAR no Banco particular, é isso? Sim , é isso mesmo, me diz o funcionario do BC. INACREDITAVEL.

    Para resumir, já tratei aqui deste tema em artigo anterior,  trata-se de uma prova em caso meu MAS que investigando verifiquei que se repete às centenas. Recei uma ordem de pagamento de honorarios de pequeno valor em 27 de maio, até hoje não consegui fechar o cambio no Banco Itau, tendo entregue TODOS os documentos solicitados, muitos,

    a resposta e que estão SOB ANALISE, SEM PRAZO, pode demorar seis meses,um ano, dois anos, cinco anos. Enquanto isso o Banco ESTÁ COM OS EUROS QUE SÃO MEUS, não os transforma em Reais.   Ora se fazem isso comigo, fazem com muitos, essas divisas estão no Banco, SEM CUSTO, podem ser usadas nesses meses pelo proprio Banco como FLOAT, dinheiro em caixa para operar. Multiplique-se esse procedimento por milhares e o Banco tem ai uma fonte de caixa maravilhosa a CUSTO ZERO, enquanto não fecham cambio e entregam os Reais, afinal ESTÁ SOB ANALISE, documentos simples que qualquer estagiario pode examinar em cinco minutos.

    Em duas reclamções ao Banco Central , uma por e-mail e outra pessoalmente a resposta foi que o BANCO CENTRAL não pode fazer nada porque delegou o mercado aos bancos, MAS NÃO FICOU COM O PODER DE INTERVENÇÃO? Não, foi a resposta. Casos iguais a esse existem às centenas, segundo me disse o atencioso atendente do Banco Central.

    É uma ofensa à logica, ao bom senso, a racionalidade que deve presidir os atos de qualquer autoridade. Trata-se de algo inconcebivel e inexplicavel, entrega-se o cidadão ao ARBITRIO de bancos particulares.

    Ora, o mercado de cambio não é um assunto exclusivamente privado. Há nele INTERESSE NACIONAL porque é com as divisas que entram no Pais que se CONSTITUEM AS RESERVAS intrnacionais do Brasil.. Como então o BC abre mão de

    supervisionar esse mercado, delegando 100% aos bancos a palavra final sobre ualquer operação?

    Como não obrigar o banco a TER PRAZO para fechar o cambio? Se alguem não pagar divida com banco NO PRAZO, esse executa a divida, como então um ativo que está com o banco pode ser retirdo sem prazo e SEM SATISFAÇÃO do porque da retenção?

    Parece que o dominio dos bancos sobre o BANCO CNETRAL é completo e absoluto. Diretores do BC quando saem do Banco em 96% dos casos vão ser diretores de bancos privados, na famosa porta giratoria BCMercado e Mercado-BC,

    algo que não acontece nos EUA, onde os Diretores do Federal Reserve são economistas academicos sem vinculos com o mercado financeiro. O atual Diretor de Assuntos Internacionais do BC do Brasil, Tony Volpon,  tem uma longa lista de empregos em bancos internacionais para onde obviamente deve voltar assim que sair do BC.

    Com a delegação do cambio aos bancos particulares o Brasil se candidata proximamente a uma séria crise cambial.

    Se faltar dolares para o comercio, a industria e o turismo, o BC já tem a resposta: sinto muito, não podemos fazer nada, esse assunto não é nosso, voces se entendam com os bancos particulares, são eles que mandam no cambio.

  6. PROJETO: O CÂMBIO SÍRIO

    Rio de Janeiro, 7 de julho de 2015 PROJETO: O CÂMBIO SÍRIO Caros amigos (as) gosto de ajudar, quem precisa de ajuda, as crianças da Síria estão passando por muitas dificuldades, por isso, gostaria de sugerir um projeto: O CÂMBIO SÍRIO, onde a ONU com o apoio dos escoteiros de cada país amigo, montaria um quiosque nos aeroportos do mundo inteiro e trocaria as moedas e notas, que sobrarem dos turistas, por lembrancinhas, para ajudar as crianças da Síria. Amigos (as) com essa iniciativa, nós poderemos salvar muitas vidas. Atenciosamente: Cláudio José, um amigo do povo e da paz.

  7. Sempre elas… As mulheres de Atenas

    Já se sabe que a maioria dos 61,3% dos votos que deram a vitória do “não” no referendo grego, foi delas, das mulheres gregas. Como dizia Chico: ” Mirem-se no exemplo daquelas mulheres de Atenas”… Dessas mulheres lindas, estóicas e que deram um exemplo para o mundo capitalista e para a troika.  Com esta esmagadora vitória do humano sobre o capital é como bradassem: “Parem de nos humilhar,  parem de nos impigir dores, parem de derramar o sangue dos bravos guerreiros de Atenas… Não queremos mais ser as jovens viúvas marcadas e nem as gestantes abandonadas…Chega!!”  P.S.: O ocidente deve a Grécia, o mundo deve a Grécia, a civilização deve a Grécia. Quem deve a Grécia somos todos nós. A Grécia é um dos mais importantes berços da civilização humana. Obrigado Grécia por existir! Que o povo grego honre a sua história… Que no fundo, no fundo, é parte da própria história da humaninade.

  8. Aécio Neves mais confuso do que nunca
     Aécio tenta responder a Dilma e se lasca todo: diz uma verdade e comete uma gafe. O cara está cada vez mais obcecado pelo  poder A verdade dita pelo Aécio depois da entrevista que a Dilma deu à Folha de São Paulo “Aécio confessa:faz Oposição ao Brasil E veste a carapuça do golpe.”                          Compartilhe  

     Impressionante!: Ele não faz simplesmente oposição à Dilma; ele “faz oposição ao Brasil”. Ou seja, ele quer que o Brasil se exploda.  A segunda foi uma gafe publicada no Blog do Nassif:   Aécio se confunde e diz que foi reeleito “presidente da República”.ter, 07/07/2015 – 15:54 Segue os dois primeiros parágrafos da matéria: “Jornal GGN – Em entrevista a uma rádio gaúcha nesta terça-feira (7), o senador Aécio Neves, candidato derrotado pela presidente Dilma Rousseff (PT) na eleição de 2014, se confundiu e disse que foi “reeleito presidente da República” no último final de semana, quando a convenção nacional do PSDB o reconduziu ao comando do partido. “O que nós dissemos na convenção que me reelegeu, neste domingo, presidente da República, é que o PSDB é um partido pronto para qualquer que seja a saída. Inclusive a permanência da presidente”, disse, cometendo um ato falho ao comentar a crença da oposição na possibilidade de impeachment de Dilma”. Matéria completa: https://jornalggn.com.br/noticia/aecio-se-confunde-e-diz-que-foi-reeleito-presidente-da-republica  É como disse o internauta Antônio no Blog Tijolaço:”O playboy está mais perdido do que cego em tiroteio”

  9. Aécio Neves: completamente desorientado

    Aécio, o ansioso, fala que golpe é do PT e ele é presidente “reeleito” do Brasil

    7 de julho de 2015 | 16:40 Autor: Fernando Brito, no Tijolaço

    AECIM

    Depois o Aécio não quer que o pessoal implique.

    Em entrevista à Rádio Gaúcha, chegou a dizer que  a convenção do PSDB “me reelegeu neste domingo presidente da República“, antes de ser corrigido pelo apresentador.

    Calma, Aécio!

    E que história é essa de que as instituições estão sendo “inibidas”, senador?

    Ao contrário, estão é bem “desinibidas”, atuando com pouca ou nenhuma discrição quando se trata de acusar governo e PT de quase tudo e um pouco mais.

    Golpismo do PT para tomar o poder que já ocupa pelo voto?

    Senador, senador, depois não fique reclamando que associam as suas atitudes a coisas meio extravagantes…

    Muito maior do que qualquer entrevista da Presidente, as falas de Aécio desnudam a intenção de chegar ao Governo no “tapetão”.

    E no final da entrevista, depois de criminalizar as doações empresariais feitas ao PT (as dele, claro, das mesmas empresas, foram “honestas” – que cara de pau! – defende o financiamento das campanhas pela empresas.

    As empresas, disse ele, apoiam “políticos sérios” feito ele…

    A sorte de Dilma é ter um “presidente” da oposição deste naipe

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador