Fora de Pauta

O espaço para os temas livres e variados.

Redação

19 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Datafolha revela a força de Lula
    Os apressados blogueiros da grande mídia comemoram a pesquisa Datafolha deste domingo que aponta para uma rejeição de 47% a Lula.

    Mas uma análise mais cuidadosa mostra exatamente o contrário e ajuda a explicar o porquê das mudanças no cenário político.

    Os dados da pesquisa Datafolha foram colhidos exatamente no dia da prisão do Senador Delcidio do Amaral (PT-MS), líder do governo preso com provas chocantes. Ora, desta forma é de se supor que tenha havido um pico de rejeição a Lula, ao governo e ao PT naquele dia.

    A despeito do estardalhaço midiático, Lula encontra-se relativamente próximo do limite de viabilidade eleitoral de 40%. De modo geral, candidaturas com mais de 40% de rejeição são inviáveis e abaixo deste patamar são viáveis.

    A pesquisa Datafolha também aponta que num eventual segundo turno entre Aécio e Lula, o tucano venceria por 51% a 32%. Assim, para vencer o segundo turno, Lula teria que reverter 10% dos votos de Aécio.

    Quem conhece a capacidade de comunicação de Lula, sabe que essas diferenças podem ser revertidas em poucas semanas de horário eleitoral gratuito.

    Além disso, não tem sido dada a devida atenção ao fato do senador Aécio Neves ter perdido 4 p.p. dos votos desde junho, o que nas próximas pesquisas poderá se configurar numa tendência de queda. As pesquisas revelam os sentimentos da população e para cada cidadão que explicita esse sentimento, há outros tantos com o mesmo sentimento, mas que ainda não o verbalizam nas pesquisas. Desta forma, é preciso observar se as próximas pesquisas apontarão esta desidratação do potencial de voto de Aécio.

    Em Brasília, ainda na semana passada pesquisas dos partidos políticos apontavam para o empate técnico entre Lula e Aécio, com redução da rejeição ao Governo de Dilma abaixo de 60% e aumento do ótimo/bom para 15%. Para corroborar os dados das pesquisas, houve algumas movimentações políticas importantes:

    PSDB abandona a hipótese do impeachment e deixa Aécio na chuva;Base governista, especialmente o PMDB do senado, começam a se reaproximar do governo e mantém vetos relevantes na pauta bomba eConsolidação de uma posição anti-Cunha, que constituía na grande alternativa de financiamento político.

    De qualquer forma, ainda faltam 3 anos para a próximas eleições. Qualquer análise definitiva é precipitada, especialmente para aqueles que sonham em ser os coveiros políticos de Lula.

  2. E se acontecesse com o casal Lula + Letícia?

    Comemorando as bodas de ouro, no Hotel Waldorf Astoria, NY, por conta de um banqueiro? O mundo pegaria fogo. Mas como é o Aecim, é tudo muito bonitim.

    E no casamento do Aécio o Janot nem foi convidado. Que falta de consideração pelo amigo que insiste em mantê-lo fora da cadeia.

  3. Proponho uma discussão sobre

    Proponho uma discussão sobre a contradição de se defender, ao mesmo tempo, o direito de resposta e as biografias não autorizadas.

    A vida nos coloca diante de certas guerras, sem nos perguntar se deveriamos mesmo estar nelas.

    Algumas razões são tão naturais, banais, que trata-se de um absurdo nos tomarem tempo e energia para lutar por elas.

    O direito de resposta deveria ser algo tão natural, aceitavel numa sociedade civilizada, a ponto de nem ser discutido, colocado em questão.

    Ele é tão ou mais importante que o proprio direito de expressão.

    Mesmo assim, em pleno seculo XXI, ainda temos que batalhar por ele e para se tornar efetivo tem que ser exercido atraves de lei.

    Em algum futuro, quando os homens ja tiverem resolvido suas mazelas, sera impossivel uma pessoa afirmar algo publicamente sobre outra,sem ao mesmo tempo, escutar as suas razões.

    É um conceito civilizatorio basico.

    O estranho nesta conversa toda é encontrar muitas pessoas que defendem o indiscutivel direito de resposta, batalharem, ao mesmo tempo, pelo direito a bisbilhotagem da vida alheia, ou melhor, a favor das tais biografias não autorizadas.

    Não faz sentido.

    O injuriado por uma biografia não autorizada não tem direito de resposta, alias, nem poderia te-lo.

    Seria dificil e ineficaz a justiça determinar a publicação de uma segunda edição de um livro  contendo suas contestações.

    O que sobra é o direito, depois da “justiça” aceitar, a uma reparação financeira pelo “dano moral”.

    Trata-se do mesmo “direito” que existia antes da lei de resposta. Isto é, o sujeito tinha o direito de difamar o outro e o que lhe cabia era pagar uma quantia em dinheiro e tudo ficava por isso mesmo.

    Qualquer “biografo” bem intencionado sabe que para escrever corretamente sore a vida de alguem, sera sobretudo atraves da familia que encontrara as informações , arquivos e documentos principais.

    Se não a procura ja demonstra de inicio uma certa tendencia a lucrar com a difamação de alguem.

  4. Justiça

     

    Que justiça é a nossa?

    As nossas instituições (STF, PGR, PF, MPF) sofrem de uma miopia parcial que salta aos olhos. Enquanto contra Lula e Dilma vale tudo, como pedalada de Dilma e atribuição de supostos crimes a filho, nora e amigo de Lula. Entretanto, contra os tucanos nem  boca na butija e nem batom na cueca. Nada disso vale! Até uma suposta fraude da mega-sena, sem nenhum fundamento, é atribuída ao PT.

    Vamos relembrar, o que agora é de conhecimento público, a gravação divulgada pelo O Globo, feita da delação premiada de Alberto Yussef. Ele fala da propina de Furnas recebida por Aécio Neves, através da irmã, entretanto Aécio Neves continua mais livre do que nunca. E dando lição de moral! Lembra-me aquele  bandido que, ao ser flagrado, grita “Pega Ladrão”, para despistar a polícia.

    Agora nas gravações do filho de Nestor Cevero são citados os ministros Dias Toffoli e   Gilmar Mendes. Os dois juízes, segundo a gravação, poderiam fazer a ponte de livrar da cadeia Ceveró e ele partir para o Paraguai, com um mensalão de R$ 50 mil, pago pelo banqueiro André Esteves. Para que ninguém duvide, ação idêntica envolveu o médico estuprador Roger Abdelmassih, condenado a 278 anos, que fugiu graças a habeas corpus de Gilmar Mendes. Depois acabou sendo preso no Paraguai . Teve também o habeas corpus ao banqueiro Daniel Dantas, Gilmar Mendes o liberou da cadeia, com dois habeas corpus em 24 horas, mas o delegado da PF, Protógenes Queiros foi condenado e demitido da policia federal. (Isto é o cúmulo do absurdo.) Mas ninguém fala mais nisso! Ninguém viu nada!

     

    Voltando à gravação, foram citados também o senador Romário e o prefeito do Rio Eduardo Paes, envolvidos numa chantagem que escondeu a conta de Romário na Suíça, e levou o baixinho a apoiar o candidato do prefeito na próxima eleição municipal. O irmão de Eduardo Paes é diretor do banco que disse que Romário não tinha conta, mas agora, depois das gravações, Romário diz que tinha só não sabe o ano.

    Aliás, o senador Romário é presidente da CPI que investiga a corrupção na FIFA, cuja a principal suspeita no envolvimento no Brasil é a Globo, já que monopolizou todas as transmissões esportivas. A Globo até hoje nem sequer foi chamada a depor!    O sócio da Globo, Jota Hawilla, dono da TV TEM de São Paulo, é réu confesso na corrupção da FIFA. Diante da denúncia da gravação do filho de Cevero envolvendo Romário, fica difícil acreditar que o baixinho tenha força para tocar essa CPI e muito menos convocar a Globo.

    E que ninguém diga que nossas instituições não são ágeis! Que o digam os vazamentos da lava Jato que agora, além de vazar para imprensa, vaza também para banqueiro. Se para Nestor Cevero o banqueiro ofereceu mensalão de R$ 50 mil, pelo vazamento no Lava Jato ninguém sabe nem o valor nem quem recebeu propina por vazar a deleção de Cevero. Será que o banqueiro teve acesso à delação de graça?

    A agilidade de nossas instituições também se mostrou na prisão do senador petista Delcidio Amaral. Chico Buarque em sua música “Bom Conselho” derruba vários desses conceitos e diz na música: “Espere sentado, ou você se cansa, está provado, quem espera nunca alcança.”Aí eu lembrei de outro ditado “ A justiça tarda mas não falha!”, mas no caso do mensalão tucano a justiça tardou e está falhando pois os crimes dos tucanos estão prescrevendo e sem julgamento.

    Será que nos casos de Gilmar Mendes, Romário, Eduardo Paes e Lava Jato dá para esperar alguma ação da justiça?

    Fonte: a delação de Yussef sobre Aécio Neves: http://oglobo.globo.com/brasil/youssef-disse-ter-ouvido-de-janene-empresario-que-aecio-recebia-recursos-de-furnas-15628657 

    Rio de Janeiro, 29 de novembro de 2015 

     

    Emanuel Cancella é coordenador do Sindicato dos Petroleiros do Estado do Rio de Janeiro (Sindipetro-RJ) e da Federação Nacional dos Petroleiros (FNP). 

    OBS.: Artigo enviado para possível publicação para o Globo, JB, o Dia, Folha, Estadão, Veja, Época entre outros órgãos de comunicação.

    http://emanuelcancella.blogspot.com.

     

  5. Promotora que atuava no caso TelexFREE é encontrada morta
    A promotora Nicole Gonzalez, do Ministério Público Estadual (MPE) do Acre, morreu vítima de disparo de arma de fogo no início da noite deste domingo em seu apartamento em Rio Branco, no condomínio Florença, próximo a Uninorte.

    Nicole Gonzalez Colombo Arnoldi atuou no caso Telexfree e atualmente estava lotada na Promotoria de Justiça do município do Bujari. Anteriormente atuou na Promotoria de Tarauacá (2002).

    Segundo informações preliminares, vizinhos ouviram disparos de arma de fogo e há suspeita de suicídio. Entretanto, segundo uma moradora do condomínio, foi ouvido sons de discussão que precederam o som do disparo. A promotora morava no primeiro andar do edifico, o qual tem quatro apartamentos por andar.

    Informação extra oficial diz que há marca de tiro na cabeça. O IML já se encontra no edifício.

    A perícia técnica da Polícia Civil está trabalhando no local, tendo sido encontrada a arma e o corpo no quarto da vítima.

    O Procurador Geral de Justiça, Oswaldo D’Albuquerque Neto, se dirige ao local. O chefe do MPAC informa que os procedimentos legais estão sendo tomados e que somente irá se pronunciar após informações da perícia.

    Nicole Gonzalez tinha 35 anos e era graduada em Direito pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, com pós graduação pela Faculdade de Direito Prof. Damásio de Jesus e mestra em Direito pela a UNESP, onde apresentou a dissertação Ministério Público: instrumentos extrajudiciais e a implementação de políticas públicas. Ingressou no quadro do MPAC há seis anos.. Fonte: https://www.rondoniaovivo.com/noticia/promotora-de-justica-do-caso-telexfree-e-encontrada-morta-no-acre/139938

    1. Caso verdade, tal fato tem

      Caso verdade, tal fato tem que imediatamente ser erguido a post.

      Caso verdade, estaremos chegando ao fim da linha, a partir dai não existe mais limite para nada.

      Estaremos navegando a deriva.

  6. Ministra Cármen Lúcia e a casa polêmica

    A POLÊMICA CASA DE CÁRMEN LÚCIA: BLOG ATACA, ELA DEFENDE

     :

     

    Deu no Brasília 247: “Denúncia aponta que mansão em Brasília comprada pela ministra do STF por R$ 1,7 milhão está ligada ao doleiro Fayed Traboulsi, envolvido no esquema investigado pela Operação Lava Jato; gabinete da magistrada afirma que notícia “não tem pé nem cabeça” e que negócio foi legitimado pela Caixa Econômica, que financiou o imóvel.”

    Veja aqui a matéria:

    http://www.brasil247.com/pt/247/brasilia247/167960/A-pol%C3%AAmica-casa-de-C%C3%A1rmen-L%C3%BAcia-blog-ataca-ela-defende.htm

     

     

  7. O Sistema Solar aquece. Aliás, não.

    Por Informação Icorrecta

     

    Diz o Anónimo Leitor:

     

     

    Alguém sabe dados da evolução da temperatura nos outros planetas?

    Um desejo dum Leitor é uma ordem para mim!
    Pelo que vamos ver: como estão as temperaturas nos outros planetas?
    A resposta é: estão bem, obrigado.

    Alguns anos atrás tinha sido difundida a ideia de que a temperatura dos planetas estava a aumentar. 
    Por exemplo: em 2007, os dados sugeriam que Marte tivesse elevado a temperatura de 0.6 Cº em 20 anos.

    Explicação de Lori Felton, astrónomo da Nasa: é a radiação solar que cria ventos e tempestades de areia, as quais mantém o calor.
    Explicação de Habibullo Abdussamatov, do Observatório Astronómico de São Petersburgo: é a radiação do Sol que aquece a Terra e Marte.

    No mesmo período, as noticias davam conta da subida das temperaturas em Júpiter e Tritão (lua de Neptuno). Maior suspeito: o Sol.

    Todavia havia falhas nesta teoria.
    A primeira é que o Sol se encontrava já numa fase pouco quente (lembramos a ausência de manchas na superfície há poucos meses, o que indica escassa actividade).
    A segunda é que Júpiter é pouco influenciado pela actividade solar: apenas 4% do calor do planeta provem do Sol, 94% é de produção própria (isso é: Júpiter emite muito mais calor daquele que recebe).
     

     

    No gráfico acima, a emissão de radiação solar desde 1880: a partir da metade de 1990, a emissão desce.

    Seja como for, todas as principais notícias são de 2007. As sucessivas costumam ser repetições das originais. A razão? Simples: não há aquecimento nenhum e a teoria caiu no esquecimento.
    Melhores análises confirmaram que nenhum dos planetas indicados está a aquecer.

    Pessoalmente acho complicado alegar influências externas sobre o nosso planetas quando o assunto for o clima. Não quero dizer com isso que não possa acontecer: digo que já temos grandes problemas em entender como funcionam as coisas aqui, imaginem lá fora.

    Exemplo: ontem decidi ir visitar um sito arqueológico na zona de Palmela. Previsões: queda das temperaturas, muito frio. Eu, que parvo não sou, organizo-me com um casaco bem pesadinho. Resultado: um calor do diabo o dia todo e eu que praguejo contra os incapazes do serviço meteorológico a tarde toda. É um exemplo banal, mas demonstra a dificuldade em prever o clima até numa área tão limitada como Portugal continental.

    As variáveis que participaram na “criação” do clima são muitas e por algumas as interacções não estão nada claras. Isso aqui na Terra. Acrescentar também influências exteriores, oriundas do Sistema Solar, do centro da Galáxia ou sabe-se lá donde, significa complicar um quadro que já por si é bastante obscuro.

    Acerca do Sistema Solar, podemos imaginar uma influência da nossa estrela, o que faz sentido: mas não há apenas isso. E de como a temperatura possa ser variada por processo endógenos (quando presentes) é matéria de estudo, não de certeza. 

    Para completar, eis as temperaturas do Sistema Solar, úteis para programar as próximas férias: 

    Ipse dixit.

     

    http://informacaoincorrecta.blogspot.com.br/2015/11/o-sistema-solar-aquece-alias-nao.html#sthash.z3shGbUK.dpuf

     

  8. Falência da espanhola Abengoa

    Falência da espanhola Abengoa não significa que Belo Monte não escoará energia

    POR 

     

    linhas1b

     

    A falência da gigante Abengoa, empresa sediada na Espanha, mas com presença em 80 países,não significa, como alguns estão falando, que a energia produzida pela Usina de Belo Monte não poderá ser escoada até os centros de consumo.

    A Abengoa  não era a responsável pelo chamado “Linhão de Belo Monte”, como se vem noticiando.

    O linhão é outro, que liga a Usina de Belo Monte a  Ibiraci (Minas Gerais) e  daí à malha Sudeste do Sistema El´trico nacional.  Esta obra está em andamento,  de 2.100 km e capacidade de 4 GW, e é feita por um consórcio  formado pela chinesa State Grid e a empresas brasileiras Furnas e Eletronorte e é suficiente para carregar a energia das primeiras turbinas, porque a Usina de Belo Monte será posta a operar por etapas, com a primeira turbina funcionando a partir de março de 2016. É uma linha de corrente contínua, para evitar perdas de energia, o que obriga à construção de unidades conversoras de alta complexidade.

    O que a Abengoa tinha contrato para construir era o ramo Nordeste, que se conecta ao “Linhão” em Tocantins e cruza o Maranhão, Piauí e Bahia, conhecido como “Linha Pré-Belo Monte”, com 1.850 km, para uma carga prevista de 3GW.

    As dificuldades construtivas são muito menores que a do “linhão” propriamente dito, porque não há travessia de selva e muito menos cruzamentos de rios de largura expressiva, e é uma linha de corrente alternada, convencional, o que permite um prazo total de construção de apenas um ano e meio. Estaria praticamente pronta se não fosse o atraso na liberação ambiental, feita com um atraso de mais de um ano em relação ao que a empresa tinha assumido  obter em março de 2013 e só pôde cumprir em setembro do ano passado.

    Belo Monte tem um segundo “linhão”, ainda maior que o primeiro, com 2,8 mil km, que trará também 4 GW de energia até Nova Iguaçu, na periferia do Rio de Janeiro. Esta obra foi ganha no meio deste ano pela State Grid, a chinesa que opera em seu país a maior usina do mundo, a de Três Gargantas.

    Há todos as razões técnicas e de economicidade para reunirem-se os chineses e as estatais brasileiras que já são suas sócias no primeiro “linhão”. A Aneel tem direito contratual a intervir na obra e designar quem a faça em caso de descumprimento do prometido pela empresa espanhola.  Será um crime, num país que enfrenta tantas dificuldades climáticas na sua matriz energética fortemente assentada em energia hidroelétrica ficar-se com vacilações ao buscar soluções.

    http://tijolaco.com.br/blog/chineses-podem-ser-solucao-para-espanhois-falidos-no-linhao-de-belo-monte/

     

     

  9. Quem pagou?

    Fernando Morais hoje, em seu Facebook

    “lembram desse banner gigante, de plástico, com cinco metros de altura, que chegou a todo o brasil simultaneamente com a edição da veja, na antevéspera da eleição da dilma, no ano passado? pois é: essa promoção milionária foi feita pela abril, uma empresa que está da mão para a boca, vendendo o almoço para comprar o jantar.

    pois o eufracto, um tatu-peba que circula pelo bairro, apareceu aqui no meu escritório e fez um vazamento seletivo: a fase atual da operação lava jato, diz ele, já descobriu quem pagou a impressão, distribuição e logística de exibição do banner em todo o país, em tempo recorde.”

     

     

     

     

  10. ATAQUE À E.E. CORONEL SAMPAIO EM OSASCO!! ESSA É A ESTRATÉGIA DE

    A guerra declarada pelo governo de São Paulo em aúdio de reunião ocorrida no domingo não é metáfora.

    Escolas do estado, em Sorocaba no domingo e  nessa segunda em Osasco são invadidas por parapoliciais, destruídas, incendiadas.

    Alguma dúvida dos mandantes?

    http://www.passapalavra.info/2015/11/107015

    ATAQUE À E.E. CORONEL SAMPAIO EM OSASCO!! ESSA É A ESTRATÉGIA DE “GUERRA” DO GOVERNO?

    Logo após o Governo declarar que iniciaria uma “guerra” contra o movimento dos estudantes, começam ataques violentos contra as ocupações mais afastadas das câmeras da grande mídia. Em Osasco, a E.E. Coronel Sampaio foi invadida e destruída por pessoas estranhas. A Polícia Militar estava no local e jogou bombas nos estudantes, mas não impediu que os invasores ateassem fogo no colégio.

    É essa a “guerra” que o governo anunciou? Coincidentemente, Fernando Pádulla, que fala no áudio vazado da reunião da Secretaria de Educação contra o movimento, compareceu imediatamente no local.

    O que aconteceu? Na manhã dessa segunda-feira, a Diretoria de Ensino de Osasco convocou a comunidade escolar para uma reunião para incentivar a desocupação da E.E. Coronel Sampaio. Logo em seguida, à tarde, um grupo de pessoas de fora invadiu a ocupação e começou a quebrar toda a escola, roubando muitos materiais. Aterrorizados, muitos dos estudantes que estavam ocupando o prédio saíram. Logo em seguida chegou a PM jogando bombas dentro da escola.

    Os estudantes que permaneceram tentavam se reunir no pátio para decidir o que fazer, quando a escola foi novamente invadida pelos fundos e incendiada – e a PM estava presente o tempo todo! Tentando ajudar os outros alunos, dois estudantes ficaram feridos, um cortado pelos pedaços de vidro no chão, outro que passou mal devido ao medo e a fumaça. Um estudante conseguiu recuperar um tablet que fora roubado e trouxe de volta à escola.

    A quem interessa destruir uma escola? A quem interessa fazer os estudantes desocuparem uma escola? Será essa a tática “de guerra” do governo em ação, para colocar a população contra a luta justa e digna dos estudantes?

    Nenhum passo atrás! Cercar as ocupações de solidariedade!
    Força estudantes, força Coronel!

    ‪#‎OcupaEscola‬ ‪#‎RecuaGeraldo‬

     

    Coronel 1

     

    Coronel2

     

    Coronel3

     

    Coronel4

    Fernando Pádulla, sub-secretário de educação, que conclamou diretores à “guerra”, chega ao local dos ataques pouco tempo depois do ocorrido.

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador