Fora de Pauta

O espaço para os temas livres e variados.

Redação

28 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. A CONSTITUIÇÃO DE 1988 E A

    A CONSTITUIÇÃO DE 1988 E A DESCONSTRUÇÃO DO ESTADO NACIONAL – A imprssionante má qualidade da atual Constituição não foi ainda devidamente ressaltada pela historia politica brasileira.  A 6ª constituição do Pais é de longe a pior pela sua completa ausencia de base conceitual, um hibrido de presidencialismo com paralemntarismo sem os alicerces de sustentação de cada um desses modelos. Na cobertura dessa falta de alicerces um telhado de temas inteiramente alheios a uma constituição, há nela materias de leis ordinarias, de regulamentos que deveriam ser tratados por decretos, de regras administrativas de terceiro nivel, de detalhes de direitos trabalhistas que caberiam em portarias de ministerio.

    Há normas de funcionamento de orgãos que jamais poderiam entrar em um sistema constitucional. Como muro circundante de todo esse edificio uma interminavel lista de direitos de todo tipo e categoria, sem especificar quem é a parte concedente desses direitos de tudo e para todos. Para completar o quebra cabeças, grande parte dos temas depende de lei ordinaria a ser eleborada no futuro sem data. Como fecho geral a criação de um poder independente alem dos tres poderes classicos do Estado democratico de direito, um Ministerio Publico como poder de direito e de fato sem que se saiba qual a fonte originaria desse poder novo que nas grandes democracias é uma função e não um Poder no mesmo nivel que os demais tres poderes.

    A Constituição deu um peso muito maior a direitos de minorias do que à construção de um Estado Nacional como força unificadora de toda uma população. O Estado é a síntese das raizes da formação do povo como nação mais os interesses do total da população atual mais as expectativas de sobrevivencia das gerações futuras. Esse Estado é o fim maior, máximo, de uma Constituição, não direitos transitorios e detalhados cuja capacidade de serem concedidos nem foram cogitados pela Constituição.  A Constituição é tão defeituosa e imperfeita que antes de completar trinta anos está sendo remendada continuamente por Emendas uma atrás da outra, transformando-se em colcha de retalhos de cada vez mais dificil interpretação e quando leis, da maior à menor, necessitam muita interpretação se engradece desmedidamente o poder do Supremo Tribunal Federal em detrimento dos demais poderes.

    O descaso com a construção do Estado Nacional se reflete hoje no enfraquecimento geopolitico do Pais que não consegue se impor sequer na sua vizinhança, ninguem teme o Brasil e Estado que não é temido não é respeitado.

    A afirmação do Estado Nacional não é cogitada como algo necessario.   Promiscuas colaborações de agentes do Estado brasileiro com o Departamento de Justiça dos EUA são oferecidas gratuitamente para se voltarem no momento seguinte contra o proprio Estado que sustenta esses agentes sem que estes atentem quais os interesses geopoliticos do Estado brasileiro. Um pais periferico, como a Bolivia ousa nacionalizar propriedades de uma estatal brasileira sem nenhum receio de represalias, algo que o Imperio e a Republica na sua formação jamais tolerariam. O Brasil é convidado a ser um dos participantes de conferencia internacional de potencias sobre a questão siria sem que respondesse afirmativamente,

    sendo o Brasil o pais onde vive a maior diaspora siria entre todos os paises do planeta. Absteve-se de participar de um

    momento crucial de seu fortalecimento geopolitico como pais-potencia enquanto ao mesmo tempo pleiteia ser membro do Conselho de Segurança, como se isso fosse apenas uma posição honorifica e não implicasse em responsabilidades ativas de ser um player das questões globais, correndo riscos e definindo posições claras e assumindo suas consequencias.

    Essa afirmação do Estado Nacional é afastada hoje mais do que nunca pela transferencia de importante parcela do poder politico do Congresso para o Poder Judiciario e para o Ministerio Publico, ativos como nunca em ocuparem vacuos de poder que foram abandonados pelo Executivo e pelo Legislativo. Essa invasão de competencias pela maquina judiciairia significa um esfacelamento do Estado Nacional cada vez menos poderoso e mais esfacelado em ilhas de poder que ocupam espaços que desde a formação do Estado em 1822 foram detidos  pelo Chefe de Estado.

    Hoje o eixo das decisões cruciais sobre o futuro do Pais foi transferido para o Poder Judiciario sob o olhar apalermado, frouxo e passivo dos demais poderes, conformados em terem suas vidas reguladas por decisões que não vem de Brasilia.

    Não haverá futuro para a grande população brasileira com um Estado fraco e indeciso, essa será a grande questão nacional dos proximos anos. A reação contra a desintegração do Estado costuma ser violenta. Getulio em 1937 e as Forças Armadas em 1964 reagiram a esse enfraquecimento com medidas fortes porque há uma capacidade reativa latente que pode irromper a partir dessa percepção de que o Estado Nacional está afundando.

    A unica instituição que tem plena consciencia da importancia do Estado Nacional são as Forças Armadas, treinadas exatamente para defender a integridade desse Estado, do qual foram formadoras ancestrais juntamente com a Coroa Portuguesa e a Igreja Catolica. Vale registrar a profunda revolta do Exercito com a irresponsavel criação referendada pelo STF da Reserva Indigena Raposa do Sol em plena area de fronteira, algo que só o desprezo pelo Estado Nacional pode conceber tal a leviandade dessa decisão sem pé nem cabeça, sem logica economica ou social.

    Na realidade o substrato da Constituição de 88 foi criar uma barreira anti-militar como reação ao regime de 1964. Erraram na dose, criaram uma usina de direitos infinitos e nenhum dever, o resultado está nesta acrise absurda, em grande parte produto dessa Constituição que montou uma plataforma onde qualquer Presidente jamais terá base parlamentar propria e

    para tentar governar precisa de se compor com duas ou tres dezenas de partidos, retalhando em pedaços um Governo que não funcionará com um minimo de organicidade e eficiencia. A esse monstrengo um politico mediocre denominou

    de “”Constituição-cidadã”, muito bonita, mas esqueceram que uma Constituição precisa de um Estado para sustenta-la.

     

  2.  P V C 
    O RECOMEÇO
    O livro

     P V C 

    O RECOMEÇO

    O livro “Das Reboot”, do jornalista alemão Raphael Hongstein, conta a reconstrução da seleção campeã mundial no Brasil. Durante a Eurocopa de 2004, uma frase de Michael Ballack define tudo: “Queriam que eu recuperasse a bola, organizasse o meio-de-campo, lançasse para mim mesmo e marcasse o gol.”

    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    P V C completa :

    Qualquer semelhança com o que se espera de Neymar não é mera coincidência. 

  3. Hitler capturou o filho de

    Hitler capturou o filho de Stalin como prisioneiro de guerra, e ofereceu a liberdade dele em troca de um prisioneiro que era Marechal alemão. A resposta que ele obteve de Stalin foi: “Eu não vou trocar um Marechal por um tenente.”

    Foto de Fatos Desconhecidos.

     

  4.  
    Um casal de Velhinhos indo
     

    Um casal de Velhinhos indo para um jogo. Na Camiseta dela está escritos “Juntos 19” e na dele “Desde 54”. Eles costumam andar lado a lado para que as pessoas possam ler a frase completa: “Juntos Desde 1954”.

     Foto de Fatos Desconhecidos.

     

  5. Um artista resolveu provar

    Um artista resolveu provar que os animais também se beijam, o resultado foram as fotos mais fofas que você verá em toda a sua vida. ♥

    Foto de Fatos Desconhecidos.

     

  6. Uma das imagens mais

    Uma das imagens mais poderosas em uma campanha. A primeira imagem faz referência à pedofilia no Vaticano, a segunda faz referência ao abuso sexual de crianças no turismo da Tailândia, a terceira se refere à guerra na Síria, a quarta refere-se ao tráfico de órgãos no mercado negro, onde a maioria das vítimas são crianças pobres, a quinta refere-se à liberdade de armas nos Estados Unidos, e a sexta refere-se à obesidade gerada pelas grandes empresas de Fast-food.

    Foto de Fatos Desconhecidos.

     

  7. Não é o que você pode estar

    Não é o que você pode estar pensando… Essa imagem ficou conhecida como “O beijo da vida”, e foi tirada por Rocco Morabito. Em 1967, esses dois homens estavam fazendo uma manutenção rotineira em um poste de rede elétrica quando um deles encostou em um fio desencapado, levando um choque de 4.000 volts, o que fez com que seu coração imediatamente parasse. Thompson, seu companheiro de trabalho, tentou reanimá-lo com respiração boca-a-boca até sentir uma pequena pulsação no colega desacordado, e então o carregou até o chão à tempo de paramédicos chegarem e reviverem o rapaz.

    Foto de Fatos Desconhecidos.

     

  8. HIPOCRISIA

    As conseqüências no BRASIL da união da plutocracia que elege cunha presidente do congresso e o judiciário/mpf/PF.

     

    A PARATY HOUSE VERSUS O SÍTIO DE ATIBAIA. POR PAULO NOGUEIRA. DO CMS.

     

     

    A plutocracia pode tudo: a Paraty House dos Marinhos

     

    Poucas coisas explicam tanto o Brasil de hoje como a comparação entre a Paraty House da família Marinho e o sítio de Atibaia.

     

    A Paraty House, já conhecida nas mídias sociais como o Triplex dos Marinhos, é o triunfo da plutocracia nacional. Luxuosa, paradisíaca, foi erguida à revelia da legislação ambiental.

     

    Mas o que é lei para os Marinhos?

     

    Existem dois tipos de brasileiros. Os sujeitos às leis e os Marinhos. Para eles tudo e possível:

    Construir onde é proibido, sonegar impostos, terceirizar descaradamente salários altos para fugir dos encargos.

     

    E, claro, erguer uma afronta à sociedade como a Paraty House.

     

    Nada é escândalo para eles porque a mídia fica em silêncio, em parte por temer retaliações, em parte por solidariedade indecente de classe.

     

    Na reportagem de Renan Antunes que o DCM publicou ontem, e que viralizou, está contado o caso de uma funcionária ambiental cujo carro foi queimado enquanto ela investigava o Triplex dos Marinhos.

     

    O que fez a Folha, ou a Veja, ou que publicação que seja? Deu voz a uma vítima sem voz? A imprensa brasileira não deu uma única linha sobre o carro incendiado.

     

    Porque a Globo está acima da lei.

     

    Fiscais da sociedade, como a Globo gostaria de ser vista, devem obrigatoriamente ter uma conduta acima de quaisquer dúvidas, ou são um escárnio.

     

    É exatamente o que é a Globo: um escárnio. Produz editoriais moralistas e ao mesmo tempo, longe das luzes, comete crimes que aos outros traria conseqüências pesadas.

     

    A sorte da sociedade brasileira é que a ascensão da internet destruiu a blindagem em torno da empresa dos Marinhos.

     

    Sites verdadeiramente independentes, como o DCM, e as redes sociais escancaram suas delinqüências e sua hipocrisia.

     

    Para evocar uma frase célebre de Churchill sobre a Segunda Guerra, não é o fim. Nem o começo do fim. Mas é o fim do começo.

     

    O fim do começo do fim da Globo.

     

    Porque uma organização como esta dos Marinhos só pode sobreviver com o acobertamento das coisas que faz na escuridão.

     

    Enquanto isso, manchetes e mais manchetes infestam a mídia tradicional com vazamentos sobre o sítio de Atibaia.

     

    Uma canoa simplória já foi tratada como se fosse um iate. Agora é a vez de 37 caixas de cerveja. Repito: 37 caixas de cerveja.

     

    A mesma Polícia Federal que jamais se ocupou da Paraty House – e muito menos de meia tonelada de pó de cocaína num helicóptero de um amigo de Aécio – oferece para a mídia sequiosa cerveja.

     

    Aí já passamos a etapa da piada. Cocaína em escala industrial num helicóptero não é nada e cerveja num sítio é primeira página.

     

    Para simbolizar a inversão de valores, temos uma imagem preciosa: a de João Roberto Marinho com e o juiz Sérgio Moro, num prêmio entregue pela Globo.

     

    É o retrato perfeito do Brasil, onde a aliança entre a plutocracia e a justiça confraternizam, sorridentes. Tudo dominado.

     

    Mas os tempos mudaram.

     

    A internet é um dado novo que escancara essa aliança sinistra, para o bem de todos nós.

     

     

     

  9. A governança da corrupção Por Maria Cristina Fernandes – Valor

    “A corrupção está profundamente enraizada em diferentes áreas da administração pública, na sociedade civil e no setor privado. O pagamento de propina é uma prática comum na obtenção de licenças, em contratos públicos, em acordos financeiros, no acesso à universidade, no exercício da medicina, nas transações do futebol. A corrupção e um fenômeno
    invasivo e sistêmico, que afeta a sociedade como um todo.”

    A Itália tinha desencadeado a Operação Mãos Limpas havia quase 20 anos, com a prisão de seis ex-primeiros-ministros, centenas de parlamentares e empresários quando o Grupo de Estados Contra a Corrupção, braço do Conselho da Europa, sediado em Estrasburgo, soltou, em 2009, o segundo balan
     

    Este trecho é parte de conteúdo que pode ser compartilhado utilizando o link

    http://www.valor.com.br/cultura/4431822/governanca-da-corrupcao
     

  10. http://oglobo.globo.com/brasi

    http://oglobo.globo.com/brasil/empreiteiras-podem-ser-processadas-no-brasil-por-corromper-no-exterior-18670604

    NOVA BATALHA CONTRA EMPREITEIRAS – Segundo matéria de O GLOBO de hoje, o grupo da Lava Jato irá abrir frente contra empreiteiras brasileiras que fizeram obras no exterior por supostos pagamentos de subornos a autoridades estrangeiras, o que vai causar furor politico nesses paises, já citados o Peru

    Obviamente essa nova frente vai liquidar com a capacidade de empresas brasileiras obterem obras fora do Brasil, deixando o campo aberto para empreiteiras chinesas, coreanas, tailandesas, indonesias, turcas, sauditas, malaias, portuguesas, espanholas, russas, ucranianas, todas listadas no ranking das 500 maiores do mundo da revista americana ENGENEERING NEWS RECORD, já que não se tem informação de que os Governos desses paises onde tem sede essas empreiteiras estejam fazendo campanha contra suas proprias empreiteiras.

     

    Quando existe campanha anti corrupção contra contratantes de obras publicas, quem acusa são os Ministerios publicos dos paises onde essas obras são executadas e nunca o Pais sede das empreiteiras,  não é normal Governos darem tiro nas suas proprias empresas que atuam no exterior, ao contrario, o Governos apoiam essas empresas para conseguir obras e se expandirem fora de seus territorios, a expansão é vista de forma benéfica para o pais sede, gera negocios, divisas, presença economica e diplomatica, abre oportunidades de emprego para engenheiros e técnicos.

    Auto muitlação de empresas nacionais será uma novidade que o Brasil apresenta ao mundo, é como aquele pai que entrega o filho à policia. A cruzada moralista paranaense continua a produzir estragos à economia brasileira, agora no exterior, evidentemente vão pedir apoio de seus colegas nos paises onde atuam as empreiteiras brasileiras para assim ferra-las em duas frentes, para não deixar pedra sobre pedra na expansão dessas empresas, atacadas aqui e lá fora.

    A expansão das empreiteiras brasileiras começou no Governo Militar com a Mendes Junior executando grandes obras no Iraque, depois a Mendes foi à Mauritania e  Argelia. A Odenrecht fez obras em 30 paises e é a maior empreiteira de Angola, onde responde por 10% do PIB. A Andrade passou a operar na Africa através de uma construtora portuguesa por ela adquirida, outras medias tambem passaram a atuar no exterior. As empreiteiras brasileiras costumam  ser bem recebidas no exterior por sua capacidade de adaptação a paises menos desenvolvidos, pela experiencia acumulada no Brasil especialmente em hidroeletricas e rodovias em solos frageis. Essa presença brasileira signiicou a exportação de materiais e equipamentos brasileiros e a construção do renome da engenheira brasileira como competitiva de de boa qualidade técnica, o que não algo tão comum em construtoras oriundas de paises emergentes.

    Agora o Ministerio Publico se encarregará de liquidar esse capital acumulado em 30 anos de atividades fora do Brasil.

     

  11. Se eu estiver certo , o país

    Se eu estiver certo , o país continuará na merda.

    Se eu estiver errado, o páis tem tudo pra ser um ”gigante” como diz o hino.

    Eu penso que essa operação Lava Jato não levará a nada substancial. Além de política, ela é fora dos padrões brasileiros.

     Vazamentos selecionados, juiz que prende indefenitamente, procuradores evangélicos, Messias a granel.

       Corta-se uma investigações no meio pra começar outra ( artigo do NASSA, brilhantemente escrito) com um único intuito :

                  Pegar Lula.

                É claro que de inocente o Lula não tem a cara. Se aproveitou das circunstâncias e isso é fato.

                Mas a paronia da Lava Jato em pegá-lo ( embora o ache MAIS do que culpado) extrapola o estado de direito contra outros ”prisioneiros”

              É legal ”pegar Lula”. Ele merece ser pego MESMO.

              Mas não com esse método.

              Porque amanhã, o mesmo método pode ser usado contra eu e vc, leitor,

           Oxalá esteja errado.

     

  12. Politíca

    Mídia golpista e a oposição de direita, a respeito de Lula, do PT: “esse homem não pode se candidatar; se se candidatar não poderá ser eleito; se for eleito não poderá tomar posse; se tomar posse não poderá governar”.

    Cada vez fica mais claro o golpe das elites contra Lula e o PT. Agora não basta o povo eleger, tem que garantir a posse e a governabilidade. Dilma é o grande exemplo! E não é só Lula e o PT que eles não aceitam, mas qualquer candidato  que defenda o estado social, com perfil de esquerda ou popular: Lula e o PT é só a bola da vez, mas Ciro Gomes, Roberto Requião, Zé Maria do PSTU e Luciana Genro do PSOL estão na lista dos indesejáveis pelas elites brasileiras. Muito lamentavelmente, parte da esquerda ainda não vislumbrou isso e fica apostando na queda do Lula, pensando que seriam eles os sucessores no poder. Inocentes úteis!

    Essa elite golpista, na verdade, quer eleições diretas, que foram contra. Quem sabe retomar o Colégio Eleitoral, com o Congresso Nacional escolhendo o presidente. Ou até retomarmos ao Brasil Império! O problema das elites é que a Constituição Federal é presidencialista e quem elege o presidente é a maioria do povo, através de eleição direta! E com isso eles nem se importam em destruir a economia nacional ou transformar o Brasil numa Síria, destroçada pela guerra civil. Eles sabem que, se o bicho pegar, podem fugir para Miami, como fazem os golpistas venezuelanos e sírios.!

    De forma desavergonhada, a Globo que denuncia Lula no triplex que ele não tem, e os Marinhos, donos da Globo, possuem um triplex de luxo em área ambiental, feito na marra, em Paraty, na mata atlântica no Rio, e ninguém fala nada!

    O Procurador Geral da República, Rodrigo Janot, que arquivou a denúncia contra Antonio Anastasia, mesmo com o policial federal, vulgo Careca, dizendo que entregara propina nas mãos de Anastasia. E a primeira denúncia contra Aécio Neves, na Lava Jato, foi arquivada pelo PGR, e a segunda Janot disse que ia analisar depois do recesso, e, até agora, nada! Aécio foi apontado pelo delator como o mais “chato” no pedido de propina. Outro delator: ‘É um terço São Paulo, um terço é nacional e um terço Aécio’.  E a lava Jato não apura a corrupção, na Petrobrás, no período FHC, apesar das delações e da confissão do ex-presidente, em seu livro.

    Já o procurador, Janot aparece para falar em financiamento de campanha de Dilma! Todos sabem que as empresas podiam doar aos partidos, claro que dentro da legislação em vigor. Isso era legalizado, mas tentam enganar o povo passando a ideia de que para o PT era corrupção e para o PSDB doação. Estão distribuindo carteira de idiota para a sociedade brasileira!

    Uma justiça que realmente combatesse a corrupção, ao invés de conspirar contra a ordem democrática e os interesses do povo, jamais permitiria que Eduardo Cunha continuasse como presidente da Câmara dos Deputados! E pegaria todos os corruptos, independente de partido!

    Nossas instituições esculhambadas com juízes e promotores chafurdando no auxílio educação e moradia, cerca de dez salários mínimos todo mês, as custas do contribuinte num total de R$ 30 bi de mordomia, retroativos a 1988; e o MPF ainda quer ampliar sua prerrogativas com as dez medidas contra corrupção. Deus nos livre! Aliás, o juiz Siro Darlan, do Rio de Janeiro, criticou o auxílio educação e foi punido, tirando dele a Coordenação que chefiava.

    Há uma parte da polícia federal que também conspira, o tempo todo, contra o governo, e tem a cara do japonês, funcionário da corporação desde 1976. Ishii foi expulso da PF em 2003, acusado de corrupção e de integrar uma quadrilha de contrabandistas! Como disse Coelho Neto, delegado da PF, ex -presidente da Associação dos delegados: “Eu não acho que exista um combate à corrupção, existe uma guerra declarada ao Partido dos Trabalhadores”

    Os ministros do STF, Gilmar Mendes e Dias Tofolli, mesmo apontados pela gravação do filho de Nestor Ceveró como os homens que poderiam dar-lhe a liberdade, continua com autoridade de deuses. Quem sabe, depois de liberto por um dos ministros citado, Gilmar ou Tofolli, Ceveró poderia fugir para o Paraguai, mesma tática adotada pelo médico estuprador, Roger Abdelmassih,  condenado a 278 anos, e libertado por Gilmar Mendes. Vale lembrar que Gilmar Mendes deu, em 24 horas, dois habeas corpus ao banqueiro Daniel Dantas, condenado a 10 anos de prisão e o mais vergonhoso é que o delegado Protógenes foi condenado pela justiça e expulso da Polícia Federal, pela nossa (in) Justiça, nessa operação.O ministro Dias Tofolli é aquele que suspendeu artigo fundamental da lei do Direito de Resposta que chegou a botar um freio na mídia e seus ataques irresponsáveis, como a Lula do triplex e do sítio que não é seu, do barco sem motor, etc. A Globo e a Folha chegaram a se retratar publicamente, o que mostra a importância da lei. Mas Tofolli cortou os braços da lei e o plenário do STF se cala.

     

    Com essa polícia e Justiça realmente não podemos contar, simplesmente porque estão mancomunados com a elite brasileira representada pelos partidos de direita, como o PSDB e o DEM, e a mídia corrupta e sonegadora!

    Se a sociedade unida derrubou a ditadura e garantiu as eleições diretas, agora só o povo, nas ruas, pode garantir que um representante popular ou da esquerda, seja candidato, se eleja e consiga governar!

    Rio de Janeiro, 14 fevereiro de 2015 

    OAB/RJ 75 300              

                 

    Emanuel Cancella é coordenador do Sindicato dos Petroleiros do Estado do Rio de Janeiro (Sindipetro-RJ) e da Federação Nacional dos Petroleiros (FNP). 

    OBS.: Artigo enviado para possível publicação para o Globo, JB, o Dia, Folha, Estadão, Veja, Época entre outros órgãos de comunicação.

  13. Vc emprestaria dinheiro pra

    Vc emprestaria dinheiro pra perder ? É o que está acontecendo em países do primeiro mundo.

    Tipo Japão, Alemanha ,E U A e outros.

    É uma forma de garantia

    AfinaL,NÃO dá pra guardar bilhões embaixo do colchão.

    Então como empregar dinheiro pra perder na certa e não emprestar pro Brasil que paga 14,25 por cento ?

    Isso demonstra sem lero lero e nem retórica, o nosso grau de confiança perante o mundo.

     O governo Dilma JAMAIS será esquecido.

  14. O não jornalismo

    Tarde, eu sei, mas ao acessar o globo.com após ler notícias do jogo do Corinthians, qual não foi meu espanto ao descobrir que agora existe a não notícia. Ou seja, uma paralização de jogo, devido a apresentação de faixas de protesto, são totalmente ignoradas. Até mesmo o vídeo nada mostra. Talvez até pior que imprensa marrom.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador