Revista GGN

Assine

Fora, PT!, por Wagner Iglecias

Neste sábado (25/01) tivemos a abertura oficial da temporada de protestos 2014. Em várias cidades do país foram convocadas manifestações para o ato “Não vai ter Copa”. Em muitas o comparecimento de público ficou bem abaixo do esperado, como aliás apressaram-se a divulgar os setores simpáticos ao governo. Mas em outras não. Foi o caso de São Paulo. Pelo menos mil pessoas concentraram-se na Avenida Paulista.  

Bandeiras de variadas cores, faixas com dizeres em português e inglês, discursos e palavras de ordem diversos. Em comum, as provocações contra a polícia e os gritos contra Dilma Rousseff. Décadas de péssima ou nenhuma educação política nas escolas dão nisso. Setores de juventude branca, de classe média, chamando a polícia de assassina e bradando: "E essa Copa é uma balela, desculpa pra MATAR o povo preto na favela...ei Dilma, vê se me escuta, a Copa vai ser luta". Claro, num país em que a esmagadora maioria das pessoas não sabe a diferença entre um deputado e um vereador, natural achar que as polícias estaduais são de responsabilidade do governo federal.

Mais adiante a manifestação dobrou a Brigadeiro Luís Antônio e desceu em direção ao centro. A Prefeitura, comandada pelo PT, não passou ilesa. Em frente ao prédio a massa entoou um “Ei, Haddad, vai...”. Logo Haddad, que quando ministro não exerceu a pasta dos Esportes, e é prefeito há apenas um ano, sendo que a escolha de São Paulo como sede do Mundial ocorreu em maio de 2009!!!

O evento foi um melting pot de gente na rua, como em junho passado. Gente de luta social, ligada a partidos de extrema-esquerda, além de black blocs, anarquistas, curiosos e também pessoas que parecem recém saídas do shopping, da academia de ginástica e do playground, lugares cuja finalidade não é ensinar política, obviamente. Em que pese toda essa diversidade, no fundo fica patente certo desconhecimento em relação ao funcionamento das instituições, as competências e atribuições de cada ente federativo. Parece ser tudo “culpa do governo” e atribui-se à presidência da república praticamente todos os males existentes no país.

Os manifestantes em São Paulo gritaram contra o gasto considerado excessivo com os estádios para a Copa. Se são excessivos, ou se as obras foram super-faturadas, estão certíssimos em protestar. Motivos outros para isso também existem, como as remoções de famílias pobres das áreas das obras, os acidentes com operários que trabalharam na construção das arenas e as concessões legais feitas à FIFA. Além do que protestar contra o Mundial deve ser encarado como um ato absolutamente normal num regime democrático como o nosso, onde convivem as mais diferentes opiniões sobre os mais diversos assuntos de interesse público.

Mas é curioso como não se ouviu protestos em relação às denúncias que apontam para corrupção de bilhões de reais nas obras do metrô da capital paulista, por exemplo. É um tema que não deixa de ter relação com as tais obras de mobilidade urbana que governo federal, governos estaduais e prefeituras prometeram todos esses anos à sociedade por ocasião da Copa. Obras que até o momento não foram percebidas pela população, ao mesmo tempo em que nossas cidades se tornam piores a cada dia. Com uma agenda tão focada em Dilma Rousseff, por mais que não queiram, essas manifestações anti-Copa começam mal, e acabam passando a impressão de serem motivadas por certa indignação seletiva.

Por fim, muita gente que não sai às ruas está manifestando apoio aos protestos. Mas claro, desde que sejam sem vandalismo e apartidários. Acompanhando o que se viu hoje em São Paulo, a impressão é de que apartidários é o que eles menos têm sido. Apesar de tantas bandeiras e palavras de ordem, pelas mais variadas motivações, sinceras ou nem tanto, no fundo tudo parece se resumir a um partido e uma ideia: FORA, PT!

Wagner Iglecias é doutor em Sociologia e Professor do Curso de Graduação em Gestão de Políticas Públicas e do Programa de Pós-Graduação em Integração da América Latina da USP. 

Média: 4.5 (15 votos)
78 comentários

Comentários

Espaço Colaborativo de Comentários

Opções de exibição de comentários

Escolha o modo de exibição que você preferir e clique em "Salvar configurações".
imagem de Paulo Luiz Mendonça.
Paulo Luiz Mendonça.

As maracutaias do continuam.

 

As maracutaias continuam.

 

     O PT criticava tanto as maracutaias quando era oposição, agora como situação também as pratica com a maior cara de pau. Onde está á coerência de quem dizia querer governar para acabar com a corrupção, com o aumento de impostos e com toda falcatrua existente no poder público.

    André Vargas, outro petista está metido em um monte de falcatruas ligadas a um doleiro preso, como explicar para o povo a tão badalada lisura e honestidade  dos membros do PT. Petistas de carteirinha, os quais não conseguiram ainda entender a jogada suja deste partido é porque é muito ingênuo, desenformado ou está levando vantagem no esquema, não há outra explicação.

 

Paulo Luiz Mendonça.

 

 

Seu voto: Nenhum
imagem de Bia Cunha
Bia Cunha

As polícias estaduais não

As polícias estaduais não são, de fato, responsabilidade do governo federal, mas a Força Nacional, repressora dos movimentos socais, onde, aliás, costumam se alistar babacas no afâ de reconhecimento público, o é. Votei em Dilma no segundo turno de 2010, em Lula em 2002 e 2006 e desde 1998 no PT na esperança de que lideranças ditas "de esquerda" ouvissem o clamor popular, o que não ocorreu. Agora, sinceramente tenho a dizer a este governo que alimenta cobras: -  que sofra as consequências do próprio desparate e tiro no pé que possibilitou com suas opções políticas. O povo tem grupos exaltados sem pauta clara, mas não é burro!

Seu voto: Nenhum
imagem de Claudio.SJ
Claudio.SJ

A internet e o imbecil se achando culto

Muitas besteiras ditas por alguns leitores aqui dá exatamente a noção de como há tanta desinformação, ignorância e imbecilidade em nossa sociedade.

Tudo isso estamos vendo multiplicar nas redes sociais e nos comentários em rodapés de noticias.

Enfim, o sujeito embabascado com o advento da internet se acha o entendido de tudo e vomita um monte de besteiras que se espalham por aí. E o pior, ele se acha culto ainda, embora nunca tivesse lido um livro e mal terminara o segundo grau!

Seu voto: Nenhum (3 votos)
imagem de Silvio GHS
Silvio GHS

Os tucanos se desfizeram do

Os tucanos se desfizeram do patrimônio público (privatizações) a valores irrisórios para beneficiar amigos empresários e receber por fora, inclusive com um ex presidente recebendo milhões por "palestras" após o término do mandato. Mesmo após ter perdido o governo federal, os tucanos de SP seguem fazendo o mesmo, em seu feudo (SP). Possivelmente, o partido que menos serviu ao interesse republicano, público. Contudo, o PT tem sido QUASE tão nocivo à República como o PSDB. No evento em questão, a Copa, Lula e Dilma fizeram um enorme desserviço público ao empregarem recursos em prol de um empreendimento privado, que irá, somente, enriquecer grupos privados nacionais e internacionais. Sim! O governo federal foi o grande responsável por essa inutilidade que é investir recursos públicos na Copa, em um país com tantas mazelas e outras necessidades. Comecei a acompanhar esse site por conta da ausência da imparcialidade da grande mídia, especialmente no que tange a favorecer o PSDB, em detrimento do PT. Infelizmente, percebo que nesse site o teor é inverso, o teor é de sempre favorecer o PT. Infelizmente, não há imparcialidade também. 

Seu voto: Nenhum (1 voto)
imagem de Douglas Puodzius
Douglas Puodzius

Lembro da aposta no Mensalão

Lembro da aposta no Mensalão com sua seletiva indignação.
Vai ter Copa! A única coisa que vai realmente influir na eleição será a colocação do Brasil.
EU SOU BRASIL CAMPEÃO!

Seu voto: Nenhum (2 votos)
imagem de Paulo antiPIG
Paulo antiPIG

democracia

A democracia sempre foi uma demanda dos pobres, dos trabalhadores, de classes médias republicanas, nunca foi dos ricos. Os ricos odeiam a democracia, embora digam que defendem. Eles sabem que a democracia não vai expropriá-los, que a ditadura da maioria não vai expropriá-los, mas eles continuam liberais e, se não têm ódio, pelo menos têm medo da democracia. E qual a melhor forma de neutralizar a democracia? São duas. Uma é fazer campanhas eleitorais muito caras. Então, financiamento público de campanha, jamais. Rico não aceita isso em hipótese alguma. A outra estratégia é desmoralizar os políticos.

Seu voto: Nenhum (4 votos)

Protesto chique, hem!!! Com

Protesto chique, hem!!! Com faixas escritas em ingles! Aposto que a ZL estava lá. 

Bando de bestas.

 

Seu voto: Nenhum (5 votos)

Vera Lucia Venturini

O Estadão aderiu

Não tem nada a ver com protesto no seu sentido transformador, pelo contrário, assemelha-se a.... ah, melhor ficar até calado,,..,, segue texto de Eduardo Guimarães sobre o "estrondoso' ato em SP, aliás, estava na rua numa loja e vi o Datena enchendo a bola, como está fazendo essa mídia escravocrata a serviço dessa direita sem votos que acha que vai ganhar alguma coisa com essa campanha do "Não Vai Ter Copa", até o Estadão aderiu..humm

http://www.blogdacidadania.com.br/2014/01/protesto-contra-copa-revolta-a-populacao-em-sao-paulo

Seu voto: Nenhum (4 votos)

Grato, Spin F

Podem debitar a conta na

Podem debitar a conta na mini-reforma do Vaccarezza e na ingenuidade do planalto de continuar a deixar a mídia a formar um público tão vil quanto ela mesma. (Isso porque não falei das nomeações fantásticas do Supremo e da PGR)

O PT paga o preço do masoquismo crônico que parece tomar conta do partido.

Seu voto: Nenhum (4 votos)

A copa é bem vinda, vai ser

A copa é bem vinda, vai ser um sucesso, talvez o Brasil não vença e

Dilma ganha a eleição. Pronto é assim, e daí? Quem acha que o "changeBrasil" 

não esta monitorado é no mínimo "babaca", Dilma estava em Davos, preocupada

com a imagem do Brasil. O desejo de alguns não é realidade, tem "gato pingado"

se manifestando com ingresso guardadinho para estreia.

Seu voto: Nenhum (7 votos)

Todos os dias assisto o

Todos os dias assisto o Gazeta Esportiva, em que telejornalistas irresponsáveis metem o pau no governo brasileiro por causa da Copa do Mundo. Eles estimulam o ódio e o resultado aí está: manifestações, pancadaria, repressão policial. Alguns deles certamente devem estar rindo bastante dos idiotas que acreditaram nas bobagens que eles andaram dizendo. Sim, porque acreditassem na propaganda anti-governamental e anti-Copa que tem feito eles estariam na linha de frente da manifestação tomando porrada dos PMs (e isto não ocorreu).

Seu voto: Nenhum (3 votos)

O fusca era o único carro do

O fusca era o único carro do serralheiro que utilizava o veículo para entregar portões. 

 

Seu voto: Nenhum (5 votos)
imagem de Gão
Gão

Vamos ajudá-lo

  Comprar um carango pra ele é fichinha perto do #ajudegenoíno

#vaitercopa&vaiterCarro

Seu voto: Nenhum (7 votos)
imagem de Marly
Marly

Tentativa de assasinato!

E quem jogou a bomba no carro, está preso?  Isso foi tentativa de assassinato !

Seu voto: Nenhum (3 votos)

CRUZES!!!

Tudo isso LEÔNIDAS, pra dizer que seus ídolos säo:

SERRA ALCKMIM e FHC!!!

Lamento informar que näo "estaria sendo" necessário  dispender tanto empenho.

Seu voto: Nenhum (6 votos)

SILOÉ-RJ

imagem de Paulo Luiz Mendonça.
Paulo Luiz Mendonça.

O que eu penso da política.

 

O QUE EU PENSO DA POLÍTICA.

 

A melhor comparação que faço da política brasileira. Como sempre, salvo as raras e honrosas exceções. Pois há muitos políticos bons, mas a maioria sem sombra de duvida são picaretas. Tempos atrás eram, segundo o sindicalista Lula, trezentos, mas agora, com o avanço da tecnologia e o aumento desenfreados da impunidade, esse numero deve ter no mínimo triplicado. Imaginem um troço de fezes, quando ele esta estático, de preferência sobre o sol, o mesmo cria uma espécie de película protetora, a qual impede que o mau cheiro se propague, com isso não afeta muito nosso olfato, mas quando alguém mexe e remexe o referido, o cheiro fica insuportável.

      A política brasileira, e todas as políticas de países de terceiro mundo, e também, com menos intensidade nos países do primeiro mundo. É a mesma coisa. Às vezes, durante um tempo, às coisas parecem estar tudo mais ou menos bem, mas subitamente surge uma noticia de uma nova corrupção, este fato passa a ser investigado, nesse momento inicia-se uma cassada aos culpados. Mas por incrível que possa parecer, ao invés de contratarem detetives para esclarecer os fatos. Imaginem eles contratam pizzaiolo. Depois deste procedimento não há possibilidade de haver justiça, o que temos como resultado é pizza.  É como se estivesse mexendo e remexendo em algo muito podre,  logo começa a exalar um mau cheiro, terrível, insuportável. Se alguém tiver uma definição melhor do que esta para a política, que me passe esta informação ficarei muito grato. 

 

Esta crônica foi extraída do livro Crônica, indagações e teorias. Autor Paulo Luiz Mendonça.

 

Seu voto: Nenhum

O projeto econômico do

O projeto econômico do Brasil, já se sabia, precisava de ajustes; a questão é que esses ajustes não viriam sem trauma e sem reação. O governo Dilma se propôs a promovê-los: a questão do cartel dos bancos com altos spreads, taxa de juros, câmbio, competitividade, etc. Toda essa agenda foi implementada nos 2 primeiros anos de seu governo.

Mas aí veio a reação. O terrorismo com a inflação é um dos exemplos de armas utilzadas nessa guerra. Some-se a isso o noticiário do mensalão 24h por dia, com transmissão ao vivo do julgamento. Criou-se um clima extremamente desfavorável ao governo, que culminou com os protestos em junho.

Toda a popularidade de Dilma, que era peça central para fazer a transição --- de economia baseada em crédito e inclusão social em massa, para uma economia de investimento industrial e geração de empregos qualificados --- foi subtamente derretida. Sem aquela gigantesca popularidade o governo se viu obrigado a recuar.

Essa lição tem que ser bem assimilada para o caso de um segundo mandato. É preciso ter noção mais ou menos clara da força do adversário para poder entrar com uma estratégia melhor no 2º round.

Mas afinal, quem é o adversário? Na minha opinião, não é um ser racional, delimitado, com ações coordenadas por uma cabeça central. Na verdade é como um vício que se impregnou pela sociedade brasileira desde sua formação.

A nossa elite empresarial, salvo poucas exceções, não tem ânimo nem autoestima para criar aqui produtos como se cria em outros lugares do mundo. Na verdade, ser inovador aqui é ser o primeiro a importar alguma novidade criada lá fora. As nossas indústrias apenas reproduzem aqui --- com razoável atraso --- produtos que são pensados e desenvolvidos lá fora. Pouquíssimo tem selo nacional.

Ocorre que, com o tempo, passou-se a acreditar --- com razão --- que é mais vantajoso comprar logo o produto pronto vindo de fora do que produzí-lo aqui. E não adianta argumentar que esse modelo não se sustenta, uma vez que destrói os empregos: as ações individuais dos agentes econômicos não seguem uma regra de desenvolvimento coletivo, e sim de maximização dos ganhos individuais.

Some-se a isso os grandes operadores financeiros, que como a fala no filme O Lobo de Wall Street, não criam nem constroem nada, mas tem uma influência gigantesca sobre os veículos de mídia de massa. Ora, sem o impulso financeiro a mídia já trabalha diuturnamente para sabotar o governo, imagina com o suporte de grandes coorporações abarrotadas de dinheiro e carteiradas?

Daí que é preciso uma estratégia política bem elaborada para coordenar essa transição. O modelo atual, se não completado, afunda. Assim como aquela história de fazer o bolo crescer primeiro pra depois repartí-lo era tremenda furada, também não é sustentável dividir o bolo continuamente sem que o mesmo cresça.

Qual deve ser a estratégia? Como referência, a força de Dilma era gigantesca e não foi suficiente. Depreende-se disso que a questão não é apenas ser superpopular; é preciso que a popularidade seja baseada em um canal de comunicação que não dependa dos veículos tradicionais de mídia. Caso contrário, na ora oportuna eles puxam o tapete.

Enfim, o calcanhar de Aquiles da Dilma é a comunicação; além de extremamente ruidosa e desencontrada, é controlada pelo adversário.

Seu voto: Nenhum (2 votos)

Ria e o mundo rirá com você. Chore e você chorará sozinho.

imagem de ELG
ELG

Ótimo texto!

Merece virar post do blog.

Seu voto: Nenhum (1 voto)
imagem de Ricardo CP
Ricardo CP

Concordo!

Concordo! Plenamente de acordo.

Seu voto: Nenhum
imagem de aliancaliberal
aliancaliberal

" Décadas de péssima ou

" Décadas de péssima ou nenhuma educação política nas escolas dão nisso." não estão doutrinando marxismo como se deve nas escolas publicas.

Seu voto: Nenhum (25 votos)
imagem de Daytona
Daytona

Eles deveriam estar

Eles deveriam estar doutrinando com as teses RACISTAS do Inst. Mises, não é mesmo, aliança?As mesmas que doutrinaram você.

Seu voto: Nenhum (6 votos)

Política denomina arte ou

Política denomina arte ou ciência da organização, direção e administração de nações ou Estados; aplicação desta ciência aos assuntos internos da nação (política interna) ou aos assuntos externos (política externa).1 Nos regimes democráticos, a ciência política é a atividade dos cidadãos que se ocupam dos assuntos públicos com seu voto ou com sua militância.

A palavra tem origem nos tempos em que os gregos estavam organizados em cidades-estado chamadas "polis", nome do qual se derivaram palavras como "politiké" (política em geral) e "politikós" (dos cidadãos, pertencente aos cidadãos), que estenderam-se ao latim "politicus" e chegaram às línguas europeias modernas através do francês "politique" que, em 1265 já era definida nesse idioma como "ciência do governo dos Estados".2

O termo política é derivado do grego antigo πολιτεία (politeía), que indicava todos os procedimentos relativos à pólis, ou cidade-Estado. Por extensão, poderia significar tanto cidade-Estado quanto sociedade, comunidade, coletividade e outras definições referentes à vida urbana.

O livro de Platão traduzido como "A República" é, no original, intitulado "Πολιτεία" (Politeía).

Cquote1.svgO homem é um animal político.Cquote2.svg
Aristóteles

 

in: http://pt.wikipedia.org/wiki/Pol%C3%ADtica

Seu voto: Nenhum (3 votos)
imagem de Bruno K
Bruno K

Doutrinação marxista? será

Doutrinação marxista? será que foi isso que o texto quis dizer, hein?

Na escola ensinam um monte de coisa que a pessoa nunca mais vai usar. Mas Política, História (para além de decoreba de datas), estrutura do Estado, como funcionam os três poderes, direitos do consumidor, finanças pessoais, não se ensina nada. Abrir os olhos da garotada pra que né? 

Seu voto: Nenhum (8 votos)
imagem de Silvia Lunardeli
Silvia Lunardeli

Estratégia para salvar a Copa

São duas as linhas de estratégias para que saia a Copa. Uma é ameaçar com polícias estaduais e exército, assustar  o povo com a truculência máxima. E a outra é o discurso perfeitamente representado nesta coluna: desqualificar os protestos chamando as pessoas de frequentadoras de shoppings ou despolitizadas e tentar convencer que é tudo anti-Dilma (e com isso afastar as pessoa que um dia foram ou são simpatizantes do PT). Só que não vai dar certo, porque as pessoas se deram conta do horror que é esta Copa do Mundo, assim como é um horror o que está acontecendo no Brasil com as cidades: mais asfalto, mais mega-construções com bastante dinheiro para as empreiteiras financiadoras de campanhas, destruição dos verdes, etc etc. E nada de taxar grandes fortunas, nada de endossar as lutas que um dia foram do PT. 

Seu voto: Nenhum (4 votos)
imagem de Pedro Penido dos Anjos
Pedro Penido dos Anjos

As pessoas? Quais e

As pessoas? Quais e quantas?

Assista ao vídeo do Blog da Cidadania:

http://www.blogdacidadania.com.br/2014/01/protesto-contra-copa-revolta-a...

Seu voto: Nenhum (2 votos)

Voce paga IPTU em São Paulo?

Voce paga IPTU em São Paulo? Ou não vale?

Seu voto: Nenhum (2 votos)

ESTRATÉGIA BURRA

Näo será preciso nenhuma estratégia citada e nem qualquer outra, porque o movimento acaba em si mesmo.

A cada dia que passa ele enfraquece; a despeito da mídia a qualquer custo tentar mantê-lo vivo.

Concordo em parte com suas colocacöes, mas o caminho das reevindicacöes está totalmente equivocado.

As urnas, para uma renovacäo é um deles, a internet outro, os emails, as manifestacäes na  porta do congresso,  das assembléias legislativas, das prefeituras  e dos palácios de governos estaduais, também deveriam ser foco de manifestacöes constantes.

O QUE FALTA NAS ESTRATÉGIAS DAS MANIFESTACÖES É FOCO .

Escolher um alvo e ataca-lo até conseguir o objetivo. E COM CONHECIMENTO DE CAUSA.

Se näo hovesse a copa que quando do sorteio todos aplaudiram, a situacäo do pais seria melhor???

Nesse caso O NÄO VAI TER COPA para desmoralizar o PT e DILMA, foi um tiro no pé.

PSOL, PSTU, e REDE, näo teram + verba para bancar os BBOSTAS BURROS da faccäo PAGOTOLÁ.

ADIVINHA QUAIS SAO TAMBÉM ALVOS DAS DEPREDACÖES???

AS AGENCIAS BANCÁRIAS.

e como é que fica o ITAÚ que também financia a copa???

Vai pagar pra ser destruído???

Pelo que me consta  o dinheiro público federal investido, é  o financiado pelo BNDS, que é um banco de EMPRÉSTIMOS que cobra juros e correcäo monetária.

Quanto a taxar fortunas ainda é uma luta do PT e do PC do B;, mas eles precisam ser MAIORIA.

Seu voto: Nenhum (3 votos)

SILOÉ-RJ

Silvia eu ate concordo com a

Silvia eu ate concordo com a essencia do seu texto

ocorre que nao da para parar mais a coisa toda 

entao tentar boicotar a copa com atos de protesto só serviria para depor contra a imagem do pais la fora qeu ja ta muito desgastada e nao precisamos disso

Que tal essa galera responder onde deve que é a urna?

O resto é protesto bobo que só serve para dar vazao a vandalos que querem destruir tudo e todos nao porque estejam revoltados e sim porque sao boçais mesmo

Não ha razao para alguem ser vandalo que nao seja sua propria natureza entende?

Seu voto: Nenhum (12 votos)

leonidas

imagem de Luis Eduardo
Luis Eduardo

manifestações....

Uma pérola desse "jênio" da sociologia política, Iglécias ... "O evento foi um melting pot de gente na rua, como em junho passado. Gente de luta social, ligada a partidos de extrema-esquerda, além de black blocs, anarquistas, curiosos e também pessoas que parecem recém saídas do shopping, da academia de ginástica e do playground, lugares cuja finalidade não é ensinar política, obviamente. ".... que lixo!!!! Quanta má vontade, quanta mistificação e mal-caratismo!!! Lembra muito isso aqui ó:http://www.youtube.com/watch?v=o-CduMIugRI

Seu voto: Nenhum (7 votos)
imagem de Pedro Penido dos Anjos
Pedro Penido dos Anjos

Que melting e esse? Me

Que melting e esse?

Me indique no vídeo:http:

//www.blogdacidadania.com.br/2014/01/protesto-contra-copa-revolta-a-populacao-em-sao-paulo/

Seu voto: Nenhum (1 voto)

Aqui em BH não teve

Aqui em BH não teve absolutamente nada. Os manifestantes de junho passado foram pra Disney e ainda não voltaram. 

Seu voto: Nenhum (11 votos)

Mar fig

Marfig eles foram barrados nos rolezinhos de Miami??rs

Seu voto: Nenhum (6 votos)

na Bahia..

Na Bahia o ferry boat para no mei da Baía de Todos os Santos sem motivo aparente, Vice Governador Otto Alencar diz que foi sabotagem..no Rio trem descarrilha e a cada semana há um transtorno nos transportes ferroviários de lá, Arena Curitiba não fica pronta o Presindente do Atlético Paranense é um empreiteiro de direita e reacionário e o Governo é tucano que está sob fogo diário do MP por desvio de dinheiro, manifestações contra Copa e contra tudo...esse filme é velho só não sei se terá "audiência " suficiente para deter o Brasil..estamos vivendo momentos decisivos para a Democracia brasileira, a direita e afins  está desesperada..vamos á luta!! Não Passarão..

Seu voto: Nenhum (10 votos)

Em S Paulo o metro vive uma

Em S Paulo o metro vive uma merda e os trens parado dado a chuva de verao

De fato nao tem ninguem " passando "... rs

Seu voto: Nenhum (9 votos)

leonidas

Claro, culpa da Dilma.

Mesmo que o metrô de SP seja des-governado há 20 anos pelo PSDB.

Lembra uma história de um terremoto no Japão. Terrível, os tucanos já avisavam: foi culpa do Lula! Caiu um meteoro na terra? Culpa do PT.

 

Seu voto: Nenhum (9 votos)

  E por aí vai.   "Fome no

  E por aí vai.

  "Fome no Sudão? Culpa do Lula"

Seu voto: Nenhum (2 votos)
imagem de autonomo
autonomo

Tento não ser um

Tento não ser um alienado.

Procuro me informar para entender os fatos.

Mas confesso que ainda não consigo compreender o real oportunismo desta Copa no Brasil.

Alias,  ate porque , inexplicavelmente,  não vejo ninguem do governo vir a publico revelar os possiveis lucros que tal evento podera trazer ao pais.

Escutamos apenas as criticas.

O governo parece que gosta de apanhar em silencio.

Contudo, politicamente, me soa como um terrivel deslize do Lula.

Qual a diferença para os pobres se a Copa acontecer aqui ou no estrangeiro?

De qualquer maneira iriam assisti-la pela televisão.

Os estadios os deslocarão para alguma praça com televisão ou  bar, para serem ocupados por outros publicos, alias, inclusive,  não frequentadores habituais de jogos de futebol.

Enormes e suntuosos estadios em cidades pobres destoam do resto das edificações.

Porem,como diz o texto acima, os que protestam estão na verdade preocupados em atacar o governo nas vesperas das eleições.

Se estivessem mesmo interessados nos " gastos da Copa" teriam se manifestado antes da construção dos estadios ou ate quando nos oferecemos para realizar o evento em nosso territorio.

No presente,se tais "manifestações" vingarem poderão ate dificultar de certa forma a eleição da Dilma.

Mas, certamente, prejudicarão muito mais os interesses da nação.

Os prejuizos serão muito maiores de que com os "gastos da Copa". 

Seu voto: Nenhum (1 voto)

Na verdade a vinda da Copa

Na verdade a vinda da Copa como da Olimpiada para o Brasil foi ato de Markenting do governo que na epoca vendia a ideia que o Brasil era um POTENCIA

Entao toda aquela galera que sempre quis trazer a copa para o Brasil pois sabia que iriam ganhar dinheiro como NUNCA NA VIDA DELES aproveitaram a ocasiao e convenceram o Sr Lula a comprar a ideia

Sabiam que se tivessem o apoio do LULA dada sua popularidade e contexto enconomico positivo nao iria haver nenhum empecilho

Entao mesmo depois do vexame do josgos Panamericanos no Rio onde os orçamentos se multirplicaram a gente resolveu nao só trazer a copa mas tambem a olimpiadas

Tipo um febrão ufanista como parecida com os sonhos de grandeza do regime militar

O problema é que agora nao da simplesmente para nao fazer a coisa toda , ja nao tem mais volta

E os imbecis de sempre vao as ruas querendo o impossivel

Obvio que essas obras consumiram montanhas de dinherio publico ( na epoca jurou-se de pés juntos que nao seria assim rs ) mas agora nao tem mais volta , só resta ir para frente e cobrar um minimo de seriedade do governo no trato da questao...

Seu voto: Nenhum (1 voto)

leonidas

A policia tem que reprimir

A policia tem que reprimir toda e qualquer manifestaçao que nao for devidamente acompanhada das formalidades  exigidas em uma sociedade democratica

Não é possivel que a PM faça o mesmo que fez no inicio das manifestaçoes anteriores ou seja

Só sirva de testemunha enquanto um bando de sem vergonhas para a cidade todinha e nao satifeitos passam a vandalizar e incendiar o que encontrarem

Quer protestar?

-otimo!

avisa a prefeitura, faz a droga da passeata deixando parte da via livre e pode fazer manifestaçoes continuas ate o final de 2014

Do contrario à bem do interesse publico e do direito de IR E VIR do resto da sociedade devem todos que nao observarem os limites DEMOCRATICOS de qualquer manifestante deve ser detido devidamente qualificado  para as devidas providencias cabiveis...

Seu voto: Nenhum (1 voto)

leonidas

Três  fatores, a meu ver, são

Três  fatores, a meu ver, são essenciais para legitimar, ou tornar aceitáveis, qualquer manifestação, seja de cunho político ou não:

1) Tempestiividade; 2) Pertinência ou propósitos; 3) credulidade ou honestidade.

Suprirão essas contra a Copa do Mundo algumas ou todas essas exigências? A meu ver, nenhuma.

Depois dos bilhões investidos e os compromissos assumidos pelo país, tem sentido agora ficar se bradando pelo cancelamento? Total absurdo, por esse aspecto. Por que não o fizeram quando ainda havia tempo?

Por que não podemos, ou não poderíamos,  realizar um evento desse no nosso país? Por acaso somos menos capazes, por exemplo, que México, África do Sul? O Brasil não é mais uma republiqueta qualquer. Somos a sétima economia do mundo, o principal país da América Latina e o segundo das Américas. Utilizando um termos pedante e muito em voga: somos agora "player".

Por justiça, reconheça-se que há pessoas bem intencionadas nesses movimentos. Mas a bem da verdade, o que prevalece mesmo são interesses políticos-ideológicos cuja matrizes estão nos partidos de oposição e nas mídias compromissadas. 

Nesse sentido, o texto é certeiro: há muita hipocrisia, em forma de seletividade, nelas. O piéce de resistent é, e será sempre, o "fora PT!".

 

Seu voto: Nenhum (2 votos)

Acompanhei o início da tal

Acompanhei o início da tal manifestação de ontem na Pauilista.

O que me chamou a atenção foi o número pequeno de manifestantes e o número enorme de policiais e de fotógrafos.

Os manifestantes, a maioria na casa dos 17, 18 anos. Quase todos brancos, estudantes e também partidários do pstu, psol, anel e etc.

Os black blocs nitidamente não tem nada a ver com o protesto em si. São punks e outros a fim de liberar a adrenalina. A todo o momento provocam os policiais. Até o momento que fiquei eles ainda eram contolados pelo outros manifestantes. Mas a noite, todos já diziam que eles agiriam (como de fato ocorreu).

Haviam 2 "líderes" mais aparentes entre os manifestantes e que puxavam os gritos. Um garoto (que perdeu um dos olhos no ano passado) e outro c/ um visual de punk de boutique. Ambos muito novos.

Entre as demais pessoas, muitos curiosos (como eu) e outras que ficavam de longe assistindo nos bares e lojas da região. Era evidente que o clima não era muito amistoso. A maioria das pessoas sacavam o comportamento dos bbs e se incomodavam. Não houve "apoio popular" digamos assim... Mais à noite fiquei sabendo que alguns bbs que saqueavam lojas no centro apanharam de populares. Na Augusta, frequentadores de uma casa noturna arremessavam garrafas de vidros nos bbs e entraram em confronto direto. A pm os encurralou e eles se esconderam em um hotel.

O que ficou claro para mim é que essas manifestaçãos são esdrúxulas. Alguém me falou: "são os filhos do juca kfoury". Não, não há nenhum controle sobre essa gente , nem do exterior, nem daqui.  Chega a ser de uma "inocência" constrangedora. Eles protestam contra o "governo". E esse governo junta todo mundo no mesmo balaio:  munícipio, estado e união. Os gritos são ecos das manchetes da nossa mídia.

Não vejo mais futuro nessas manifestações. Ontem foi apenas um aviso. A população, antes calada, começou a reagir contra o vandalismo.

Seu voto: Nenhum (2 votos)

"... A populaçao antes calada

"... A populaçao antes calada começou a reagir contra o vandalismo ..."

Viu como quando interessa a voces, a esquerda passa a definir e separar vagabundo de povao?

No lance do rolezinho a separaçao para voces nao interessa né?

Ninguem ate agora falou mal do pt certo?

Esses caras sao mesmo uma piada...

Seu voto: Nenhum (14 votos)

leonidas

O rsrsrsrs é hilárico

Estava escondidnho debaixo do colchão e vem quaetionar quem assistiu? Vai numa desta e depois descreve o que viu. Seja honesto rsrsrsrsr!

Seu voto: Nenhum

Conta prá noós Leônidas voce

Conta prá noós Leônidas voce foi barrado num rolezinho, confessa?Não creio que 

voce conheça a galera., é muito chute, mano!

Seu voto: Nenhum (3 votos)
imagem de Olhar de urbanista
Olhar de urbanista

Mais claro impossível.

Enquanto parcos coxinhas e bléquibloquis atendem o pig e aterrorizam a população, com a polícia do Alkimin a garantir sua impunidade, bastou aos garotos do rolêzinho marcar um encontro para o Iguatemi fechar. Nem precisaram comparecer e deixaram um salgado prejú, beliscando justinho onde dói, na boa, sem necessidade de enfrentar o aparato da direita.

O poder do povo, em um movimento social de fato autêntico, é infinitamente maior que o da massa de manobra da direita... Se a senzala usa o face e se organiza, como o pig diz que aconteceu ano passado, a casa grande cai.

Placar do campeonato:

coxinhas+bléquibloquis+pig+alkimin+etc = 0 (ou tiro no pé),

rolê = meio milhão.

Tume, cego!

Ah, e em tempo: cuidado mascarados, na Augusta não passarão.

Oscar Müller

 

Seu voto: Nenhum (2 votos)

E onde estäo os vagabundos e

E onde estäo os vagabundos e vândalos do rolezinho, que eu näo vi???

 

Seu voto: Nenhum (5 votos)

SILOÉ-RJ

E onde é que o casal  viu

E onde é que o casal  viu vandalismo em rolezinhos? Correria dentro do shopping é vandalismo?

Vocês viram algum "rolezeiro" botando fogo em carro com gente dentro?

O Reinaldo Cabeção Azevedo está tentando fazer a mesma brincadeirinha que o casal leonidas, ou seja, tentar dizer que rolês e manifesto coxinha são a mesma coisa.

Não são. O rolezinho não se pretende uma "revolução" ,  a ideologia é a da diversão,  já os coxinhas....

Seu voto: Nenhum (12 votos)

sim sinhor, correria em

sim sinhor, correria em recinto fechado com ou sem gritaria é vandalismo ( para nao falar de obstruçao nas areas de estacionamente e nos corredores de entra/saida onde vagabundos fechavam a roda para fazer danças fora de hora.

ter que falar isso para alguem fase adulta é osso heim?

Seu voto: Nenhum (16 votos)

leonidas

se não reclamam dos problemas locais...

fica a certeza de que os cabeças que combinam no KuBook estão sendo muito bem pagos

Seu voto: Nenhum (3 votos)

de direita ou de esquerda, será sempre massa de manobra...

a depender apenas do oportunista da vez, sempre com intenção de tomar o poder.............

 

única diferença é que antigamente eram chamados de gado

 

e hoje podemos dizer, porque estamos vendo, que são Lulus, mas não da Pomerânia, de MIami

Seu voto: Nenhum (6 votos)

Comentar

O conteúdo deste campo é privado e não será exibido ao público.
CAPTCHA
Esta questão é para testar se você é um visitante humano e impedir submissões automatizadas por spam.