Fórum discute gestão do esporte e legados da Copa e Olimpíadas

Não perca, 02 de dezembro, em São Paulo!

O Brasil traz na bagagem inúmeras conquistas em diversas modalidades, mas não consegue organizar um modelo eficiente e profissional do esporte. Para compreendermos os erros e acertos na gestão de empreendimentos no setor esportivo, o Brasilianas.org realizará dia 02 de dezembro, em São Paulo, o Fórum “O país do esporte”. Como o Brasil se prepara para aproveitar o legado social das estruturas que construiu na Copa do Mundo de 2014 e das estruturas que vão receber os Jogos Olímpicos de 2016? Como incentivar outras modalidades esportivas, além do futebol? 
 
Essas são algumas das questões que o evento pretende avaliar com a participação confirmada do diretor-presidente do Instituto Brasileiro de Desenvolvimento do Esporte, Gustavo Maia; do diretor-executivo do Bom Senso F.C., Ricardo Borges Martins e do sociólogo alemão do Núcleo de Estudos e Pesquisa sobre Esporte e Sociedade da Universidade Federal Fluminense, que acompanhou a seleção da Alemanha durante toda a Copa, Martin Curi
 
O evento também terá um painel para discutir o destaque histórico do país nos esportes paralímpicos, com a participação do diretor técnico do Comitê Paralímpico Brasileiro, Edilson Alves da Rocha. Não perca! Se inscreva através do 0800 169966 (ramal 23 e 24) ou mandando um e-mail com seu nome completo para [email protected]
 
Veja a programação:
55º Fórum de Debates Brasilianas – O país do esporte*
 
02/12/2014
Das 09h00 às 18h00
Local: Hotel Intercontinental – Auditório Giorgi
Alameda Santos, 1123 – Jardim Paulista – São Paulo
Se inscreva através do 0800 169966 (ramal 23 e 24) ou [email protected]
 
09h00 – 09h30 – Welcome – Credenciamento
 
09h30 – 09h50 Apresentação – Luis Nassif, Presidente da Agência Dinheiro Vivo
 
09h50 – 12h00 – Abertura – As políticas públicas de incentivo ao esporte no Brasil
 
Paulo Vieira, Diretor do Departamento de Incentivo a Fomento ao Esporte, do Ministério do Esporte
 
– Valter Piccino, Diretor Jurídico do Sindicato dos Clubes do Estado de São Paulo (SINDICLUBE) 
 
Pausa para o Almoço – 12h00 – 13h00
 
13h00 – 14h50 – Primeiro Painel – Modelos de gestão nos esportes olímpicos
 
– Luiz Gustavo Nascimento Haas, Representante da Associação Brasileira de Gestão do Esporte (Abragesp) e Mestre em Gestão do Desporto pela Faculdade de Motricidade Humana (FMH, Portugal); Confirmado
 
– Gustavo Maia, Diretor-Presidente do Instituto Brasileiro de Desenvolvimento do Esporte (INBRADE); Confirmado
 
14h50 – 16h30 – Segundo Painel – Gestão e marketing do futebol no Brasil
 
– Ricardo Borges Martins, Diretor Executivo do Bom Senso F.C.; Confirmado 
 
– Martin Curi, Mestre em sociologia pela Universidade de Hagen (Alemanha) e pesquisador do Núcleo de Estudos e Pesquisa sobre Esporte e Sociedade da Universidade Federal Fluminense (UFF ). Acompanhou a seleção da Alemanha durante toda a Copa; Confirmado 
 
16h30 – 18h00 – Terceiro Painel – Avanços e desafios do esporte Paralímpico
 
– Edilson Alves da Rocha, Diretor Técnico do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB); Confirmado
 
18h00 – Coffe de Encerramento
 
(*) Todos os nomes da programação estão confirmados
 
Redação

4 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. O GOVERNO NÃO FAZ QUASE NADA
    Rio de Janeiro, 13 de agosto de 2014 Caros amigos (as) mandei um projeto, para ajudar os atletas amadores, para a TV Brasil, Ministério do Esportes e a Presidência da República, e até hoje não tive uma resposta, por ambas as partes. Infelizmente, ainda perdemos vários talentos, pela falta de visão dos nossos dirigentes, pois esse país poderia ser uma potência olímpica em vários esportes, se houvesse mais vontade política e apoio por parte dos nossos dirigentes. Muitas vidas poderiam ser transformadas através do esporte. A copa está aí, para mostrar para os nossos dirigentes  e comandantes, como eles erram, e no futuro também vão cobrar dos nossos atletas olímpicos pelos resultados na Olimpíada do Brasil. Espero que o próxímo presidente o presidenta um dia esculte e atenda os nossos atletas e o seu povo.

    Rio de Janeiro, 14 de agosto de 2012

    Diretoria da TV Brasil
    Assunto: PROJETO FINAL DE SEMANA OLÍMPICO NA TV

    Prezada senhores (as) como o Brasil que ser uma potência olímpica se a nossa Tv aberta não cobre os esportes amadores? O Povo brasileiro deveria cobrar dos nossos dirigentes esportivos e televisivos mais apoio para os nossas atletas amadores. Por exemplo, todo final de semana a TV Brasil, poderia cobrir as competições de campeonatos brasileiro de várias modalidades como natação, judô, boxe, ginástica, hipismo, etc. tendo um calendário esportivo e televisivo em sintonia para incentivar a prática de esportes. Isso seria muito bom para quem gosta de esporte e um bom exemplo para as nossas crianças e jovens. O marco para esse nova cobertura na TV Brasil, seria um torneio internacional de futebol feminino, A COPA DAS NAÇÕES AMIGAS, um torneio de países do idioma inglês, como: EUA X INGLATERRA (português) BRASIL X PORTUGAL (Francês) FRANÇA X CANADÁ (espanhol) ARGENTINA X ESPANHA, de países que foram colônia contra os colonizadores para dar um charme e chamar mais atenção para o evento. Senhores (as) o Brasil desde já precisa preparar o seu povo para receber bem os turistas, que virão para os grandes eventos esportivos como a Copa e a Olimpíada, e esse torneio poderia servir de teste, para a organização, tendo como o ingresso a troca de um quilo de alimento, por uma entrada do evento, para que os estádios fiquem cheio, e se faça o bem para as pessoas que ainda passam por dificuldades para se alimentar. Senhores (as) o esporte tem o dom de salvar vidas e  melhorar a saúde de muita gente, e o Brasil não pode perder essa oportunidade de se transformar num país mais justo, solidário, olímpico e bom para todos.
     

  2. Triste

    Infelizmente não existe nenhuma política de esporte neste país. Os preparativos para Rio 2016, quando se preocupam com o esporte, focam exclusivamente no esporte de alto rendimento, sem nada que ajude a divulgar os esportes na população. E mesmo no esporte de alto nível, vários centros de treinamento foram fechados durante o período que antecede os jogos. Basta ver o que aconteceu com a ginástica no Rio e o velódromo, construído para os jogos panamericanos e já demolido.

    Na verdade, esses mega-eventos fazem a festa das empreiteiras, o legado em termos de fomento à prática esportiva é mínimo quando existe. Ou alguém acha que algo mudou no futebol brasileiro depois da Copa? Basta ver inclusive o estado deplorável do gramado do Mineirão, totalmente alagado no jogo de domingo passado (ainda bem que não choveu durante o Mundial, o vexame teria sido histórico). Clubes continuam falidos, o Bom Senso foi passado para trás pelas raposas da CBF, já esquecemos a qualidade do espetáculo durante as 4 semanas da Copa e voltamos a nos acostumar com o futebol horroroso que se joga por aqui,…

    Quanto aos jogos do Rio, infelizmente duvido muito que tenham algum impacto positivo na prática do esporte. Em todos os casos em que houve atletas vencedores em disciplinas que não são populares junto ao grande público (tênis, atletismo, taekwondo,…) esses atletas alcançaram seus resultados sem nenhuma ajuda das federações. Quando encerraram suas carreiras, o esporte voltou para o marasmo anterior. 

    Política de esporte passa obrigatoriamente pelas escolas. Quantas escolas têm instalações esportivas que as crianças possam frequentar? Quando muito, um campo de terra. Difícil desenvolver a prática do esporte nesss condições.

  3. MUITO FRACO

    O Aldo entrou no lugar do enrolado Orlando e o ministério continua enrolado não anda. Dou nota 5 pra eles, podem fazer mais e melhor, tendo coragem para fazer a diferença, nem responder o povo eles se prestam. 

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador