Funcionários do BNDES farão manifestação contra nova taxa de juros

bndes_divulgacao_2_1.jpg
 
Foto: Divulgação
 
Jornal GGN – No dia 24 de julho, a Associação dos Funcionários do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (AFBNDES) vai realizar uma mobilização contra a Medida Provisória que cria uma nova de juros para o banco, a Taxa de Longo Prazo (TLP)
 
O governo de Michel Temer pretende substituir a atual taxa, a TJLP, sob o pretexto de que ela onera os cofres públicos, permitindo empréstimos a taxas menores que as de captação do recurso. Os funcionários do banco acreditam que a TLP terá impacto negativo nos empréstimos e, consequentemente, na economia brasileira. 
 
Idealizada na gestão de Maria Silvia Bastos, a TLP tem sido criticada pelo atual presidente do BNDES, Paulo Rabello de Castro. De acordo com O Globo, Rabello teria procurado parlamentares para propor mudanças na MP que tramita no Congresso. 

 
Entretanto, o presidente da instituição depois negou que sugeriu alterações na medida. Sua ideia era que a TLP fosse atrelada à meta para a inflação e não à NTN-B, como propõe a MP. A imprensa afirma que a equipe econômica de Temer não pretende discutir a questão.
 
“Eu não sugeri nada. Eu estou decorando a MP 777 só para eu saber de cor tudo o que o governo propôs” disse Rabello, após cerimônia no Palácio do Planalto. “Eu não tenho que ter proposta. O único que tem de ter proposta é o presidente Michel Temer”, afirmou.
 
O presidente do BNDES também foi indagado sobre sua posição a respeito do cálculo da nova taxa, respondendo que “funcionário do governo não tem posição”. “Sou um técnico do governo dos mais modestos. Eu nem sei se eu penso. Eu só executo”, disse.
 
Assine
Redação

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Arapuca

    Juros nas alturas, depressão e sem financiamento para investimentos…

    No reino dos juros, basta esperar que em pouco tempo os bancos e o sistema financeiro vão poder escolher até o valor que vão querer pagar pelas empresas endividadas…

    Esse troço de preço justo acabou junto com a reforma trabalhista…

    A China continuará sendo um bom negócio…

    Vamos voltar a ser um pais dominado pelos fazendeiros…

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador