Fundações de amparo à pesquisa celebram Marco Legal

Jornal GGN – Na última terça-feira (12), a presidente Dilma sancionou o Marco Legal da Ciência, Tecnologia e Inovação, com a promessa de diminuir a burocracia nas relações entre os agentes públicos e privados.

Criticado por algumas entidades de classe, que enxergam no projeto uma ameaça de privatização da pesquisa pública, o texto tem o respaldo e a aprovação de outras, que veem nele uma possibilidade de destravar a produção científica nacional.

Jacob Palis, presidente da Academia Brasileira de Ciências (ABC) pertence ao segundo grupo. Para ele, o Marco Legal tem uma visão mais realista do que é inovação e de quais são as condições para que ela ocorra. “A ideia é estimular os talentos científicos e tecnológicos no Brasil, para que eles marchem com rapidez, sem obstáculos desnecessários”.

Ele disse ao Jornal GGN que o Marco Legal foi o resultado de uma luta de oito anos de diversas fundações de amparo à pesquisa junto ao Congresso Nacional. “Participaram disso o CONFAP [Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa], a Academia Brasileira de Ciências, a SBPC [Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência]. Finalmente aconteceu. É um marco muito importante”, comemorou.

Leia também: O novo Marco Legal da Ciência, Tecnologia e Inovação

Elogiou, além disso, o trabalho da Câmara dos Deputados, que operou com habilidade política para que o texto passasse sem emendas pelo Senado e com o mínimo de vetos pela Presidência. “O Congresso sempre procurou nos ouvir. Foi uma campanha muito bonita. Levou muito tempo, porque o assunto é delicado, mas nós estamos muito entusiasmados. Vamos ver se conseguimos acelerar os processos que permitem a criatividade vir à tona no Brasil”.

Para Palis, os pontos principais do novo marco são os que dizem respeito à importação de insumos essenciais para a pesquisa científica e a desburocratização da colaboração entre os setores público e privado.

No entanto, ele entende que ficou faltando um estímulo fiscal às doações de recursos para Ciência, Tecnologia e Inovação. “Uma espécie de Lei Rouanet da CTI. Pode ser um estímulo pequeno, um reconhecimento do Estado de que aquela doação é valiosa. Essa seria uma outra vitória. É a próxima batalha. A lei já foi muito vitoriosa e nos enche de alegria”, finalizou.

Redação

12 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Jacob Palis é matemático do

    Jacob Palis é matemático do IMPA (Instituto de Matemática Pura e Aplicada – RJ).

    É referência na Matemática mundial. Só isso.

    É um dos grandes cientistas brasileiros.

    Quantas vezes foi entrevistado pela ´´grande´´ ou pela ´´pequena´´ mídia?

    O próprio IMPA mereceria um artigo de fundo relatando sua história e importância.

    Assim como a Embrapa, é uma das nossas ´´NASA´s´´. Centro de excelência, excelentemente desconhecido pela população.

    Alguém vai lembrar: temos um péssimo ensino de matemática. Ok!

    Então a solução é fecharmos a ótima instituição de pesquisa que temos na área?

    Ou investir mais e mais nela e assemelhadas?

  2. remover onstáculos, alegrar a

    remover onstáculos, alegrar a caminhada.

    talvez seja uma conquista real que simbolize um caminho promissor ao país….

    aleluia…

    foi o sentimento ao ler já o t[itulo….

     

    1. [talvez seja uma conquista

      [talvez seja uma conquista real que simbolize um caminho promissor ao país….[  logo que o nazismo chegou ao poder, quase todo alemão tinha sensação tal qual.

  3. Começo do fim do preconceito contra a iniciativa privada

    Nossa academia sempre viveu encastelada, isolada da sociedade e da produção cooperativa com o mercado. Muito ao contrário do que acontece em grandes pólos tecnológicos, como o Vale do Silício. Devagar e tardiamente vamos abandonando nossos preconceitos retrógrados.

    1. Nossa academia sempre viveu

      Nossa academia sempre viveu encastelada, isolada da sociedade e da produção cooperativa com o mercado  [   nada disto. Nâo tenho qualque notícia de universidade privada  precisando de docente de universidade publica em regime de dedicação exclusiva que não tenha sido atendida. Apenas, como tinha lei, tudo tinha que ser por debaixo dos panos. A lei fei exatamente para legalizar e tirar essa legião da criminalidade, coisa que nem se fosse a legalização de todas as drogas faria mais nisso

  4. O GGN que sempre eu destaque

    O GGN que sempre eu destaque aos debates e visões distintas sobre um mesmo tema, dessa ve deixou de fora posição da ANDES e de inúmeras otras associações e profissionais que se colocaram contrários a essa lei.

    1. Que surpresa

      Que surpresa que a Andes e “outras associações profssionais” fossem contra….Afinal elas sempre são a favor do diálogo, negociação…E na sua grande maioria ligadas ao PSOL, um partido que adora negociar..

  5. Os funcionários públicos

    Os funcionários públicos brasileiros são excessivamente improdutivos. Isso vale para as universidades públicas. Quando você abre a caixa preta expõe um cenário insustentável de desperdício, soberba e improdutividade.

    O único caminho é a privatização. Esse proposto pelo IMPA, que é um centro de excelência, é apenas um começo!!!

    1. Se são tão improdutivas, por que nos rankings internacionais …

      Se são tão improdutivas, por que nos rankings internacionais as públicas estão sempre na frente das privadas.

      Vá se catar, fui professor durante 37 anos, trabalhei mais do que as 40 horas por semana, inclusive em horário noturno sem ganhar um tostão a mais e agora vem alguém que nada conhece sobre o sistema universitário internacional e também nacional e coloca uma besteira deste tipo.

  6. BRASIL AVANÇA PARA O PLENO DESENVOLVIMENTO!

    Há muito tempo temos reclamado da falta de visão política de nossos empresários, que agora acabam de conquistar algo extraordinário, a

    PONTE DE LIGAÇÃO ENTRE A PESQUISA CIENTÍFICA E AS EMPRESAS!

    Não é mais possível, gastarmos uma fortuna todos os anos em desenvolvimento científico, sem que isso traga benefícios diretos ao país, às empresas, e aos trabalhadores. Bastou “unir o útil ao agradável”. Pois nossos estudantes e pesquisadores precisam fazer ciência na prática, e nossas empresas necessitam de inovações tecnológias. O Projeto de Lei 77/2015 da Câmara dos Deputados acaba de criar as condições para isso, regulamento as relações entre os centros de pesquisa e nossas empresas:

    http://www.senado.leg.br/atividade/rotinas/materia/getPDF.asp?t=185413&tp=1

    De fato, nossos laboratórios públicos ficam ociosos, e os professores precisam dar atividades banais e fictícias aos alunos, para ministrar seus ensinamentos. Agora é possível, ao mesmo tempo, atender as necessidades das empresas, e passar atividades fartas e desafiantes aos nossos estudantes, que aprenderão na prática, enriquecendo seu conhecimento. Países como Estados Unidos, Alemanha, China, etc, já fazem isso há muito tempo. É a forma mais racional de incentivar a inovação tecnológica e a pesquisa científica juntas. O governo americano chega a arcar com 80% da pesquisa de suas empresas, e a maior fonte de recursos de sua famosa Universidade de Harvard são os royalties de produtos desenvolvidos para a indústria nacional. Vejam como cobramos por isso há vários anos:

    https://www.facebook.com/democracia.direta.brasileira/photos/a.300951956707140.1073741826.300330306769305/437481566387511/?type=3&theater

    E OS TRABALHADORES, ONDE FICAM?

    Ora, não é segredo pra ninguém, que o aumento da produtividade e do valor agregado aos produtos resulta diretamente em aumentos salariais. E não apenas isso. Na medida em que nossas empresas perceberem que quanto mais dinheiro sobrar no caixa do governo, mais recursos e apoio terão para suas pesquisas científicas; o mundo empresarial mais organizado e intelectual fará de tudo para acabar com a corrupção no país. O que fará sobrar recursos também para a saúde, habitação, segurança, etc. Isso sem contar nas infindáveis oportunidades de bolsas para pesquisas, atenderão aos nossos jovens mais notáveis.

    Como não existe melhor juiz que o próprio povo, para mediar nossas relações sociais, e impedir que um setor leve vantagem indevida sobre outros; o Brasil estará pronto para modernizar seu sistema político, dando acesso para a população aos instrumentos de DEMOCRACIA DIRETA. Pois, a partir do momento que políticos envolvidos com corrupção puderem ser cassados pelo povo com o RECALL, vamos vê-los correndo a quilômetros de distância de qualquer trambique. Na medida em que pudermos convocar PLEBISCITOS com nossos ABAIXO ASSINADOS, fecharemos todas as brechas deixadas na lei para a corrupção. Esse é o tipo de país que devemos ter por meta:

    https://www.facebook.com/democracia.direta.brasileira/photos/a.300951956707140.1073741826.300330306769305/503107126491621/?type=3&theater

  7. as razões são as mais simples

    as razões são as mais simples possíveis, tais como:

    a) menos de 20% dos matriculados, dos que estudam de fato não é 4%,  no ensino superiores do Brasil estão em universidades públicas com acesso de  100% das pesquisas e laboratórios de pontas, enquanto os demais da rede privada nada tem disto. ocorre que todos são brasileiro e tem direito ao mesmo e por isso a lei é um primor em socializar todo esse patrimõnio científico com o povo.

    2) universidade pública só tem interesse em fazer pesquisa e publicar em inglês para que o povo nada fique sabendo e enquanto a rede privada sem quis socializar os seu saberes com o povão e por isso esse lei vai permitir que essas comprem cientístas das públicas para que trabalhem par ao povo

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador