Geólogos criticam mudanças na lei de partilha do pré-sal

 
Jornal GGN – Em carta aberta, a Federação Brasileira dos Geólogos se manifesta pela manutenção da atual lei da partilha do pré-sal, dizendo que o tema foi tratado de maneira pouco transparente pelo Senado Federal. Para os geólogos, o texto aprovado pelos senadores atinge os avanços conquistados no Pré-Sal, podendo afetar tambem a segurança jurídica da geopolítica do setor de óleo e gás, assim como da economia brasileira.
 
Para a federação, a Lei da Partilha garante a preservação da soberania nacional e também a segurança institucional de investimentos. Os geólogos consideram que os “adversários da Lei da Partilha” se aproveitem de um cenário de incertezas econômicas no setor do petróleo para “pactuar e defender interesses difusos”. Leia mais abaixo:
 
Da Federação Brasileira dos Geólogos
 
Carta aberta dos geólogos brasileiros ao Congresso Nacional e à Presidência da República
 
Excelentíssimos(as) Senhores(as) e Sociedade Brasileira
 
A FEBRAGEO – Federação Brasileira dos Geólogos, historicamente alinhada aos interesses maiores da Nação Brasileira, digna representante dos geólogos e geólogas do Brasil, protagonistas de grandes descobertas no Setor Mineral e de Óleo & Gás, em especial as reservas petrolíferas do Pré-Sal brasileiro, que garantirão sustentabilidade aos programas nacionais e regionais nos campos da Educação, Saúde e de Desenvolvimento Econômico e Social, vem manifestar pela presente Carta Aberta, seu apoio incondicional à integral manutenção da Lei no 12.351 – “Lei da Partilha”, vigente e aprovada em 22 de dezembro de 2010, pelo Congresso Nacional.

 
Salientamos que não concordamos com a forma açodada e pouco transparente com que o Senado Federal tratou um tema tão estratégico. Nossos representantes tomaram decisões à revelia da Sociedade Brasileira, ao aprovar em 24 de fevereiro de 2016, um texto que fere os avanços que o Estado Brasileiro havia conquistado no cenário petrolífero do Pré-Sal, podendo essa atitude causar, de forma irreversível, sérios prejuízos à segurança jurídica da geopolítica do Setor de Óleo & Gás e à Economia do Brasil.
 
Nesse contexto, a “Lei da Partilha” foi, é e continuará sendo o fiel da balança, pois garante a preservação da Soberania Nacional no curto, médio e longo prazos. A FEBRAGEO entende que tal Lei está longe de ser xenófoba, uma vez que prevê a participação de até 70% de capital privado nas licitações de blocos exploratórios, além de estipular prerrogativas extremamente bem sucedidas. Ela foi, em grande medida, inspirada no exemplo norueguês e garante segurança institucional de investimentos, tanto aqui, como em outros países. É essa segurança, que a proposta aprovada no Senado Federal tende a fragmentar.
 
Fica cada vez mais claro, que os adversários da “Lei de Partilha” e dos interesses nacionais estão se aproveitando de um cenário atual de incertezas econômicas no Setor Mundial de Óleo & Gás, como pretexto para pactuar e defender interesses difusos, que nada crescentam às estratégias de saneamento e retomada das atividades produtivas e do crescimento econômico pautadas sobre um de nossos maiores 
patrimônios nacionais – a PETROBRAS.
 
CONCLAMAMOS A SOCIEDADE BRASILEIRA E OS SETORES PRODUTIVOS DO PAÍS, QUE TANTO DEPENDEM DOS INSUMOS PETROLÍFEROS PARA O SEU DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E SOCIAL, QUE SE UNAM À FEBRAGEO NA DEFESA DA INTEGRIDADE DO TEXTO VIGENTE DA “LEI DA PARTILHA”, PELO RESPEITO AO ESTADO DE DIREITO E PELO FORTALECIMENTO INSTITUCIONAL DA PETROBRAS!
Redação

4 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Não adianta ficar nos

    Não adianta ficar nos gabinetes refrigerados se lamentando.

    Tem que ir às ruas protestar.

    Atenção petroleiro do RJ, dia 18 é o dia, todos na Pça XV ás 16:00hs

    Vamos mostrar ao Moro que o povão brasileiro também tem outra cara

  2. Manifestação pelo pré-sal para o Brasil

    Por que não marcamos uma manifestação em defesa do Pré-Sal e da Petrobas enquanto patrimônio nacional e, portanto, dos trabalhadores e do povo brasileiro?! Esses que foram às ruas ontem para manifestar, não sabem a missa a metade do que estão fazendo, de fato, com a Petrobras bem embaixo de seus narizes.

  3. A soberania do Brasil nestes

    A soberania do Brasil nestes tempos de crise e, pior ainda, de irracionalidades anipatrioticas, depende principalmente de impedirmos que essa sandice conseguida pelo rebutalho da politica brasileira prospere – é nesse petróleo que está o “X”  da crise brasileira – o problema das lava-jatos e quetais é mera cortina de fumaça.

    Independentemente do fato de que o governo, como obrigação, deva vetar integralmente a tentativa de arrasar o Brasil – que é a vil pretensão de entregar o futuro e a soberania do País escondida nessa “lei” – deverá ele advertir para a gravidade dos atos dos pretensos políticos que concebem coisas assim – já que a Constituição Brasileira considera, como única razão para condenação à morte, o crime de traição à Pátria que essa pretensa lei aprovada esconde.

    Seria de bom alvitre, inclusive, que ao vetar esse panfleto subversivo aprovado pelos senadores, a Presidência convidasse os três Ministros Militares para testemunhar o fato e enfatizar também, por escrito, o que alguns senadores fizeram. E alertar nesse veto escrito para as consequencias que podem surgir do fato de tentarem repetir essa traição.  

    Acho que daí surgiria um novo Governo e um novo Brasil.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador