Percival Maricato
Percival Maricato é advogado
[email protected]

Gesto histórico ou mesquinha estupidez?, por Percival Maricato

Gesto histórico ou mesquinha estupidez?, por Percival Maricato

Atos de anões do PMDB, alçados ao poder pelo número de adversários  que a inabilidade do governo Dilma conseguiu reunir no Congresso, ultrapassam os limites previsíveis. Desequilibrados por serem apontados na lista de Janot, os presidentes da Câmara e do Senado tentam se salvar ou se vingar da ameaça de serem processados por corrupção. Por sua vez, totalmente equivocada, a oposição elogia tais atos como “históricos”. 

A mídia, ansiosa por aproveitar tanto erros e conflitos acusa o PT e o governo, ora de tentar evitar as investigações (O Estado SP), ora de força-las com o objetivo de reduzir a influência do Congresso (Globo News), o que chega a ser contraditório. O governo é culpado por ter forçado e por ter tentado evitar a investigação. O importante é criticar o governo.

De algum tempo o presidente da Câmara vem mostrando seu ódio indisfarçável ao governo, o que agora se explica: Eduardo Cunha devia saber do que acontecia. E vem usando seu poder para aprovar medidas oportunistas de todos os tipos, como a que veda a criação de novos partidos, a PEC da bengala, o orçamento impositivo etc. De tão oportunistas, são inconstitucionais. Imaginemos que alguém do PT ganhe as próximas eleições. E então elevaria o teto dos ministros do STF para 90 anos? Prorrogariam o prazo da lei anti-Kassab e anti Rede por mais dez anos? A Constituição é o que de mais sério temos no país, as instituições e a lei tem que ter credibilidade, não podem estar a disposição de uma maioria eventual que quer se perpetuar, como cansaram de dizer os ministros do STF …no Mensalão.

Felizmente, em meio a uma das maiores tempestades políticas, resta claro que as instituições do Estado brasileiro, mais separadas do governo que nunca, estão cada vez mais fortes, tanto como a democracia, e apesar do descrédito dos políticos atuais, da situação ou oposição. Se os corruptos forem punidos e as instituições se mantiverem incólumes, o país avançará décadas. Políticos e governos podem ser trocados democraticamente, aventureiros em todos os poleiros podem ser evitados, instituições devem ser mantidas.  

A mídia em geral bem como a oposição não conseguem esconder as contradições quanto às tentativas da Presidente de buscar o equilíbrio das contas públicas através de medidas fiscais, que reivindicam há anos. Discursos do Presidente da Câmara contra o ajuste do seguro- desemprego e das pensões (antes “gastos demasiados e privilégios irresponsáveis”) e a decisão do presidente do Senado de devolver a medida provisória que reduzia a desoneração da folha de alguns setores empresariais (antes “privilégios inadmissíveis e desorganizadores da economia”) estão sendo elogiadas e aplaudidas. “Não se pode aumentar os ônus das empresas por medida provisória”, diz Renan Calheiros, esquecendo várias outras admitidas antes dele ser apontado no Lava Jato. Há poucos dias uma medida provisória determinou que as empresas passassem a ser responsáveis pelos primeiros 30 dias do auxilio-doença, em vez de 15, como era antes. Um ônus evidente para a produção, mas ninguém no PMDB lembrou do argumento. A recusa da medida provisória deste novo ajuste, enviada após Renan saber de seu possível indiciamento, agora é chamada de ação de estadista.

A presidente Dilma, ao admitir o ajuste e chamar Levy, tem sido incoerente com seu discurso de campanha, mas pelo menos soube se adequar a realidade. Ainda que tenha entendido a realidade econômica e se prestado a resolver o problema, Dilma não percebeu os movimentos políticos a tempo de tentar, no mínimo, impedir o pior. Limitou-se a distribuir cargos quando a tempestade se desenhava, sem perceber que não conseguiria contemplar todos os fisiológicos do parlamento. Seria muito razoável que tentasse dialogar com a oposição, sobre medidas do ajuste fiscal, dividisse com o PSDB bônus e ônus, se o partido tiver a grandeza de mudar de conduta. Isto, aliás, tal mudança não implicaria em que o partido deixasse de oposição em tudo o mais, nem que deixasse de acusar a presidente de incoerente.

Alguns líderes da oposição dizem que o PT jamais faria sacrifício de tal tipo para com seus governos, no que tem inteira razão. A história mostra que o PT sempre se achou único e iluminado, jamais deu a mínima trégua a opositores, sequer no governo Covas, em São Paulo. Por que a oposição deve fazer o contrário?

No entanto, o equilíbrio fiscal é de interesse da população, do país, necessário para manter a qualidade de vida da população a credibilidade do país no mercado global. Ainda que a sugestão pareça excessivamente idealista,  o que se espera é que os políticos ideológicos e responsáveis, de direita e de esquerda, sentem à mesa, contra os fisiológicos e irresponsáveis. Certamente ajudariam a começar a jogar no lixo o que é lixo. Os governos de FHC e os do PT seriam bem melhores se não tivessem que dar ministérios aos fisiológicos, os governos estaduais e municipais idem.

Infelizmente, para membros de um partido, os interesses deste e os de seus parlamentares, a busca pelo poder, sempre prevalecem, excetos em raros momentos históricos, quando existe a ameaça de não se ter poder nenhum a conquistar. Este momento não parece ter chegado.

A estupidez do título deste artigo fica por conta da forma como o povo brasileiro e o país tem sido tratado no episódio, pelos partidos e pela mídia. O gesto abjeto, torpe, vingativo, de Renan Calheiros, é de uma irresponsabilidade histórica, inspirado pelos mais podres sentimentos de um ser humano, e no entanto foi tratado como sendo gesto de estadista. Impossível admitir que este homem quis engrandecer o Congresso.

Percival Maricato

Percival Maricato

Percival Maricato é advogado

26 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. O que eu temo é que os

    O que eu temo é que os políticos brasileiros ultrapassem a linha vermelha para um destruir ao outro. O problema é que, se essa briga política resultar em piora econômica incontrolável, quem vai se ferrar mesmo é o povo, o país. Os políticos já estão devidamente protegidos economicamente. 

  2. isso só demonstra que dilma

    isso só demonstra que dilma esteve e está certa na

    condução do governo nessa travessia certamente difícil.

  3. “A estupidez do título deste

    “A estupidez do título deste artigo fica por conta da forma como o povo brasileiro e o país tem sido tratado no episódio, pelos partidos e pela mídia.”

    Meu deus, meu deus , meu deus…

    É impressionante ver como ainda tem quem espera algo dessa imprensa. É impressionante.

    os veículos já mandaram a decência às favas há muito e muito tempo. Não é necessário sequer aparentar alguma coerência. O que importa é que toda e qualquer “notícia” tenha um tom negativo sobre o governo.

    O governo Dilma vai apanhar porque tem cachorro e porque não tem. Se a Dilma entregar minstérios de “porteira fechada” e distribuir cargos em estatais e emendas do orçamento ela vai apanhar por estar “comprando” o congresso, fazendo politica fisiológica ou “loteando o governo”; se não o fizer é porque “centraliza”, “não dialoga”, é “incompetente”…

    É cansativo.

    “Felizmente, em meio a uma das maiores tempestades políticas, resta claro que as instituições do Estado brasileiro, mais separadas do governo que nunca, estão cada vez mais fortes, tanto como a democracia, e apesar do descrédito dos políticos atuais, da situação ou oposição.”

    HHahahhaha! Só rindo!

    Instituições fortes, é?

    Um “procurador” bota uma petição na “gaveta errada” e nada. Empresas admitem que deram dinheiro para tais e tais funcionários de governos tais e tais e nada. Um helicóptero com meia tonelada de pasta de cocaína “não é nada”… E vou parar por aqui.

    Instituições “funcionando”, ha!

    São umas crianças grandes…

    É cansativo.

     

  4. Renan Calheiros é um

    Renan Calheiros é um alpinista eleitoral e um sobrevivente. Ele chegou ao topo pelas mãos de Fernando Collor e chutou a escada quando seu mestre caiu em desgraça. Após o fim da Camelot Collorida, Renan encontrou uma maneira de ficar no centro das atenções e de voltar ao poder para auferir os benefícios decorrentes do mando. Agora que se vê em perigo, ele quer chutar a escada de Dilma Rousseff como se isto pudesse impedir sua queda. A conduta de Renan Calheiros é previsível e compatível com seu histórico pessoal. Estranho seria esperar dele uma conduta diferente. 

  5. Pois é

    Renan agora é descartável. Que coisa.

    Há menos de 3 meses comandou o Congresso na aprovação de uma alteração oportunista na LDO de 2014, uma aberração, uma violência, apanhou da imprensa até no céu da boca para salvar a Diuma de um processo de impeachment porque ela e sua equipe econômica são um desastre.

    E agora é desprezado pelo Planalto. Que coisa. Quanta habilidade poilítica. Essa mulher é um desastre.

    Ainda bem que não passa desse semestre.

     

    1. Real politik, meu filho

      Politica não tem amizade, tem interesses…

      ACM foi amigo e enemigo de FHC. Renan já foi aliado de FHC, depois rompeu, foi denunciado pela midia e hoje troca afagos ora com a oposição, ora com o governo. Sarney idem ao Renan. Maluf também.

      Romero Jucá foi lider do governo, fez campanha pro Aecio e depois das eleições estava lá, ajudando a aprovar a LDO. Real politik, meu filho…

      Vamos ver Kassab e Katia Abreu daqui a uns tempos…

      Aliado histórico do PT, só o PCdoB. PDT e PR nem tanto.

       

        1. José Carlos, …

          …. ame” esse teu comentário:” KKKKKK”… que inteligência!… que argumento avassalador! … parabéns, estas diplomado em coxinha!… com louvor!

          Não esqueçe dia 15 de marchar com teus coleguinhas e leva um cartaz bem grande: “KKKKKKKKK”… todos vão entender a tua sabedoria.

          1. Entendo

            Entendo que a coisa toda está ficando meio sem graça para os fanáticos.

            Fazer o que ?

            Como diria um outro comentaris por aí, realpolitik.

            KKKKKKK

        2. Novinho em politica

          É uma via de mão dupla.

          Sergio Guerra, Herâclito, Demôstenes e Arthur Virgílio também gargalharam. Agripino engoliu em seco…

          1. Meu

            Um aliado como o Renan, bom e barato, não se descarta nem se abandona, garoto.

            Quem é o defendor da Diuminha neste momento no Senado ? O Aécio ?

            Se liga meu, o jogo é bruto.

  6. Falácia

    Acho engraçada essa mania de atribuir à inabilidade do governo Dilma a rebelião comandada por Cunha e seu séquito. Chantagem tem limite.E quem garante que o acordo com os picaretas iria ser mantido?

    Também o PSB já estava fora. Ou esqueceram que se aliou ao PSDB na base do não compromentimento do partido nas falcatruas da refinaria Abreu e Lima pela Lava Jato? PP idem. Sobrou Kassab e PTB em fragmentos.

    É preciso acabar com essa falácia, que de tanto ser repetida, como outras, ainda vai virar verdade absoluta.
    Aliás, se Lula não tivesse se aliado ao PMDB em 2005 teria caido. E depois foi execrado por isso. E agora Dilma é execrada por não fazer. Podemos entrar em acordo qual é o certo?

    1. Perfeito.
      O discurso de

      Perfeito.

      O discurso de inabilidade contradiz as alegaçõs contra a governabilidade. Se Dilma não é ‘política” isso não seria bom para acabar com a demonizada governabilidade? Ou a governabilidade agora se tornou boa? Em um ponto do texto o Percival mostra o correto: importaante é criticar, melhor, achincalhar, o Governo.

       

       

  7. O Brandes está inconformado

    O Brandes está inconformado porque pegaram o richa. Pra lembrar quem não pensa, nao lembra, não sabe, não é informado, o renam calheiros foi ministro da justiça do fhc. Ser presidente do senado é questão de maioria e de democracia. Enquanto os eleitores derem maioria para o corrupto e sempre governo pmdb, isso sempre vai acontecer. Na época do renam MINISTRO DA JUSTIÇA, fhc, não doeu em ninguém que eu me lembre. Mas, agora é um dodoi geral porque a criatura, etena corrupta, é presidente do senado, mas, como MINISTRO DA JUSTIÇA corrupto, ninguém se importou, né? Cínicos.

    1. Você veja só

      Como eu jamais votei em FHC e só votei em Lula até 2002 seu comentário me deixa com a alma levinha, levinha.

      Fazer o que se vocês continuam dando de comer a corruptos, não é mesmo ?

      Aliás, não só dão de comer maas também se juntam a eles no cocho. Lavagem é o que não falta.

  8. TUDO É CULPA DA DILMA

    TUDO É SEMPRE CULPA DA DILMA ELES NÃO TEM CULPA DE NADA. SE O BRASIL NÃO VAI PRA FRENTE NÃO É CULPA DA DILMA, MAS SIM DOS PÉSSIMOS E IGNORANTES DEPUTADOS E SENADORES  QUE ESTÃO NA CASA.

  9. O grande problema são todos

    O grande problema são todos esses coxinhas sem visão de futuro. Velhos que se contentam em beber bebida importada, andar em carros importados, usar computadores importados, comer comida importada e passar férias no exterior. 

    São brasileiros só no documento, não amam a cultura do país, e nem sonham com um país emancipado, gostam de lamber a bola de quem tem capital. 

    Seus discursos se perdem em seus interesses pessoais. Esse tipo de gente que enche o bolso de dinheiro a as custas da sociedade e se acha um herói. 

    Não é Zé?

  10. O grande problema são todos

    O grande problema são todos esses coxinhas sem visão de futuro. Velhos que se contentam em beber bebida importada, andar em carros importados, usar computadores importados, comer comida importada e passar férias no exterior. 

    São brasileiros só no documento, não amam a cultura do país, e nem sonham com um país emancipado, gostam de lamber a bola de quem tem capital. 

    Seus discursos se perdem em seus interesses pessoais. Esse tipo de gente que enche o bolso de dinheiro a as custas da sociedade e se acha um herói. 

    Não é Zé?

  11. Esse é o preço da coalizão

    Essa tranqueira do Renan ja deveria estar fora da politica brasileira ha tempos. Ele e seus apaniguados. Esta com raiva do governo porque esperava que o mesmo (provavelmente fez algum pedido ao Zé da justiça), iria tira-lo das encrencas em que vive metido até o pescoço. Ele ainda pensa que vivemos na época de FHC e do Brindeiro. Epoca boa, hein Renan?! Nada acontecia aos amigos do Principe… 

    Pena que não teremos no horizonte nenhuma reforma. Porque seria muito bem-vinda uma reforma para colocar fora os cafajestes da politica. 

  12. Renan Calheiros é um fenômeno.

    Alçado da obscuridade por Collor , quando era criticado pelo pig por seu provincianismo,se equilibrou na prancha e, meses depois da renúncia de seu protetor de quem se dizia o maior aliado  se tornou  ministro da justiça de quem? Claro, do “principe”. Aliás,  um dos 450 ministros da justiça do FHC. Aplausos efusivos do pig. Muda a página,  Lula eleito e reeleito, elege um “poste” que foi reeleita e, quem está ao lado destes governos boliviarianos?  O indefectível Renan, transformado neste período em coisa ruim , outra vez , claro, pelo pig. Agora, quando algo concreto pode vincular o senador a algum tipo de desvio, se volta contra o governo e, com suspeitas fortes pairando sobre sua cabeça, certamente por isto mesmo, o bom pig vem lhe dar carinho e conforto. E, o governo mudinho da silva, esperando o controle remoto se pronunciar.  Só rindo, mesmo.

  13. Mesquinha estupidez histórica

     

    Com os devidos respeito e vênia – in memoriam, diante da “mesquinha estupidez” analisada no post, uma paráfrase ao célebre trecho do discurso de Ruy parece apropriada:

    “De tanto ver ascender os biltres, de tanto ver afamaram-se os hipócritas, de tanto ver recrudescer a subserviência dos covardes à mídia corporativa familiar, de tanto ver concentrar-se o arbítrio nas mãos dos canalhas, o cidadão chega a fraquejar na esperança, a ironizar as próprias convicções, a ter constrangimento de ser um democrata.’

     

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador