Gilmar confirma que ação que pode cassar Temer será julgada só em 2017

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Jornal GGN – O presidente do Tribunal Superior Eleitoral Gilmar Mendes confirmou, neste domingo (30), que a ação do PSDB contra a reeleição da chapa Dilma Rousseff e Michel Temer deve ser levada a julgamento em 2017. Segundo o ministro, os trabalhos do TSE serão suspensos para recesso em novembro, empurrando para o ano que vem a decisão que pode cassar Temer – já que Dilma caiu via impeachment.

Se o atual presidente perder o mandato eletivo, caberá ao Congresso eleger um novo mandatário por meio de uma eleição indireta. Na semana passada, a Folha de S. Paulo publicou que os aliados de Temer já têm dois nomes em vista: Fernando Henrique Cardoso e o ministro aposentado do Supremo Tribunal Federal Nelson Jobim.

Gilmar, contudo, diz que há precedentes para que a ação apenas responsabilize Dilma pelo suposto crime de abuso de poder econômico na eleição de 2014.

Ele disse que o caixa de campanha de Dilma pode, sim, ser separado das contas de Temer. O precedente teria ocorrido em Roraima, quando o governador falecido Ottomar Pinto (PSDB) teve as suas contas rejeitadas, em 2006, mas o seu vice, José de Anchieta Júnior (PSDB), foi considerado inocente.

“É um precedente no sentido que é uma decisão anterior, mas não é uma analogia perfeita. Existe (no caso de Dilma e Temer) uma singularidade por causa do impeachment”, disse o presidente do TSE, segundo informações do Estadão.

“O processo [de Dilma e Temer] está andando na celeridade devida. O ministro Herman Benjamin, corregedor (do TSE) e relator (do processo), está participando de todas as audiências, ouvindo todas as pessoas indicadas, mas estamos ainda na fase de instrução ao processo. A questão que vai se colocar logo no início do julgamento é essa possível separação entre a presidente Dilma e o presidente Temer”, acrescentou o ministro.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

12 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. O PSDB entrou com os pedidos

    O PSDB entrou com os pedidos no TSE para cassar a chapa Dilma/Temer e faz parte do governo Temer.

    Como pode???

     

     

     

    1. A segunda etapa do golpe, que

      A segunda etapa do golpe, que tanto pode deixar Temer no comando da entrega do pais como defenestrá-lo para colocar o psdb no poder, sendo este o sonho da globo e cia

  2. Dias destes assisti um

    Dias destes assisti um julgamento no TSE. (20/10/2016)

    Dentre eles estava o de representação do PSB do DF durante a eleição a governador do DF de 2010!

    Gilmar não falou quem eram as partes, fez a leitura apenas das coligações de forma passageira.

    Multou, Herman Benjamin pediu vista.

    PROCESSO :   RP Nº 0003296-75.2010.6.00.0000 – Representação UF: DF

     

     

  3. LITIGÂNCIA DE MÁ-FÉ
    A

    LITIGÂNCIA DE MÁ-FÉ

    A litigância de má-fé se configura quando a parte deduzir pretensão ou defesa contra texto expresso de lei ou fato incontroverso; alterar a verdade dos fatos; usar do processo para conseguir objetivo ilegal; opuser resistência injustificada ao andamento do processo; proceder de modo temerário em qualquer incidente ou ato do processo; provocar incidentes manifestamente infundados ou, ainda, interpuser recurso com intuito manifestamente protelatório (artigo 17 do CPC).

    A eleição dessas circunstâncias decorre das obrigações anteriormente explicitadas pelas próprias normas de processo civil que exigem da parte o dever de expor os fatos conforme a verdade; proceder com lealdade e boa-fé; não formular pretensões, nem alegar defesa, cientes de que são destituídas de fundamento; não produzir provas, nem praticar atos inúteis ou desnecessários à declaração ou defesa do direito e cumprir com exatidão os provimentos mandamentais e não criar embaraços à efetivação de provimentos judiciais, de natureza antecipatória ou final (art. 14, I a V, do CPC).

    Dessa forma, qualquer conduta que ultrapasse esse limite será considerada temerária e implicará nas consequências previstas Lei Processual Civil, que autoriza o juiz ou tribunal, de ofício ou a requerimento, condenar o litigante de má-fé ao pagamento de multa, cujo valor não excederá a 1% do valor da causa (art. 18 do CPC).

    http://www.normaslegais.com.br/guia/litigancia-de-ma-fe.htm

     

     

    1(hum) porcento é ninharia para o estrago que já foi feito.

  4. Manipulação total

    O Gilmar segura até 2017, pois se cassar em 2016 teriam que convocar eleições diretas e o condomínio golpista não tem candidato viável para enfrentar o Lula e talvez não dê tempo para condenar o Lula em 2a. instância e inibir sua candidatura. Em 2017 cassarão a chapa e colocarão no poder, por vias indiretas, os legítimos representantes (PSDB) do que há de pior no Brasil, o mercado financeiro.

  5. O golpe dos fardados em 64

    O golpe dos fardados em 64 emplacou Castelo Branco por eleição indireta. O script do golpe de 2016 é o mesmo, com a diferença de que estão mais velozes: quem será o nosso Castelo Branco

    Zé Serra

    Aécio

    Efeagacê…

  6. Faz tempo que aviso: cassação

    Faz tempo que aviso: cassação temerista só em 2017, para evitar eleições diretas e sagrar GM, como imperador, primeiro é unico babacão destas plagas. Depois, como o povo fede (e, mesmo assim o elegem em ritiba), como o povo é bandido, como o povo se vende, como o povo se compra, como o povo é – argh – o povo: sem mais eleições diretas. Nem indiretas. Quem puder que vá comprando seu título nobiliárquico. Nada como a volta do que se dizia Barão de Itararé (a que não houve) e do nosso saudoso festival de besteiras que assolam o país, né, Sérgio Porto?

  7. Até porque Gilmar, Temer e

    Até porque Gilmar, Temer e FHC tem que combinar tudo direitinho, para que não hora H nada saia errado.

    O Temer sai e FHC entra.

  8. E assim caminha a mitologia….

    Já escrevi sobre o Golem que se tornou Hydra (https://jornalggn.com.br/blog/frederico-firmo/de-golem-a-hidra-uma-opera-bufa-por-frederico-firmo)  e me parece que no momento atual as cabeças da Hydra  se movimentam de forma meio descoordenada, pois cada uma quer o poder para si. A cabeça de Curitiba, mantém o legislativo em suspense, com a tonelada de informações, ( e poucas provas) coletadas e com a famosa mega delação da Oderbrecht. Com esta super coleira, Moro mantem o  legislativo sob ameaça e tendente  a lhe dar mais e mais poderes. Mas Moro ergueu demais a cabeça  e   tenta passar por cima das outras cabeças do judiciário. A cabeça Gilmar, já andou querendo cortar  a cabeça Moro, e tem em sua coleira o presidente do país, que parece não se importar muito, quem sabe assim pode escolher quem será  seu dono. Temer tem prazo até 2017, e poderá  negociar, ( termo bonito demais para descrever ),  com ninguém mais do que com FHC, porém  tem   que combinar com Alckmin, já que a primeira aposta Serra, demonstra senilidade. Mas como rabos em lagartos, outras cabeças estão nascendo, ainda  incipientes mas já dando mostras de ambição: a suprema Carmem  tentou colocar o guiso no presidente do Congresso, e foi admoestada  por  Teori representante da ala silenciosa  que apesar de silenciosa não está morta, e com certeza olha embevecida para o poder. Assim como o agora  silencioso Janot que anda quieto, o que pode ser altamente preocupante. Mas o que mais me impressiona é que o mito FHC, “o pavão elameado”, pretende agora se tornar uma Fênix.

     

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador