Gilmar vai comandar turma do STF que analisa recursos da Lava Jato

Jornal GGN – Nesta terça (24), o ministro Gilmar Mendes foi designado para assumir a presidência da Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF), que é responsável por analisar a maioria dos recursos de investigados na Operação Lava Jato.

A presidência da Segunda Turma era exercida por Dias Toffoli desde o ano passado. De acordo com a regra interna, o comando passa por um rodízio, sempre para o mais antigo integrante da turma. Quem deveria assumir seria Celso de Mello, mas ele abriu mão da presidência e a repassou para Gilmar Mendes.

Leia mais: Celso de Mello transfere a Gilmar a presidência da Turma que julgará Lava Jato

Do G1

Gilmar Mendes comandará turma do STF que avalia recursos da Lava Jato
 
Ministro assume Segunda Turma no dia 31 e fica um ano na função. Por regra de rodízio, posto caberia a Celso de Mello, mas ele recusou.
 
O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), foi designado nesta terça-feira (24) para assumir, a partir do próximo dia 31, a presidência da Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF), responsável pela análise da maioria dos recursos de políticos investigados na Operação Lava Jato.

 
A presidência da Segunda Turma era exercida por Dias Toffoli desde maio do ano passado.
A cada ano, o comando passa por um rodízio, seguindo regra interna, passando sempre para o mais antigo integrante da turma.
 
Pela regra, o próximo presidente seria o ministro Celso de Mello. Durante a sessão desta terça porém, Dias Toffoli informou que enviou ofício abrindo mão do posto. Com isso, o comando ficará com Gilmar Mendes, o próximo da fila.
 
Gilmar Mendes — que recentemente, assumiu também a presidência do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) — ficará na presidência da Segunda Turma por um ano.
 
Caberá a ele marcar datas de julgamentos, em acordo com os demais integrantes do colegiado: Cármen Lúcia, Celso de Mello, Dias Toffoli e Teori Zavascki.
 
A turma analisa eventuais recursos protocolados por políticos investigados que questionam decisões individuais de Zavascki, relator da Lava Jato. O colegiado tambéma analisa recursos de outros investigados no caso processados em instâncias inferiores.
 
Vão para o plenário da Corte, integrado pelos 11 ministros, somente recursos de presidentes da Câmara e do Senado, e do presidente da República.
Redação

16 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    Certamente precisaria de umas 50000000000 paginas para expressar meu escárnio em relação a essa situação.

    Não é somente exdrúxula ao extremo, mas vem corroborar tudo que renan disse no aúdio e que tbm em outras oportunidades pudemos ler em artigos, comentários, denúnicas, protestos e desabafos: esse stf é medíocre para ser o menos possível agressivo  nas palavras. Como podemos ter num país como o Brasil um tribunal superior tão pequeno, ridículo e sem representatividade aos direitos humano/jurídicos como essa caricatura que se apresenta por seu modus operandi diante de uma crise tão contundente como a que atravessamos?

    A Justiça brasileira chegou ao porão da imoralidade aonde reina em meio a sua escuridão um ser tão desprezível quanto gilmar mendes. Como os demais membros irão se arvorar em dizer aos seus descendentes que atuaram na mais alta corte sob tutela de um verdadeiro bandido sem quaisquer escrúpulos?

    Como vão olhar á nação e procurar justificar entregar a esse capitão do mato o poder de gerir uma operação como foi (veja bem foi) a lava jato com todos os seus vícios e transgressões?

    Não há indignação que seja por si só suficiente para expressar o que realmente se inscreveu nas páginas da história dessa cortesinha e desse país chamado Brasil.

    Lamentável.

  2. Caro Nassif
    Mesmo no

    Caro Nassif

    Mesmo no rodizio,no STF todos são canalhas e golpistas.

    Gangsteres protegendo cumplices.

    Considerando a legalidade, nao tem como afastar todos esses 11 canalhas?!

    Saudações

  3. Lixo dos LIXOS

    tanta pompa, tanta circunstancia, tantas capas…

    ESCÁRNIO, molecagem.

     

    A Democracia, o povo brasileiro, que se explodam.

     

    Deveriam FECHAR este antro perdulário de dinheiros públicos!

  4. Só com escracho mesmo… Não

    Só com escracho mesmo… Não tem gravação ou argumento que eles ouçam. Haja antibactericida pra lavar portas e poltronas do STF.

  5. gm

    I N A C R E D I TÁ V E L !!!!!!!!!!!!!!!!! Até que ponto chegou nossa justiça. E esse Celso de Mello, pq não pega o boné e vai embora, pois não se acha em condições de estar mais no stf. Vá cuidar dos netinhos, que fará melhor, tenho certeza. Já estava tudo combinado, no antro dos ministros políticos e sem voto, chamado stf.

  6.  
    Este indivíduo ainda não

     

    Este indivíduo ainda não foi recolhido a um xilindró de segurança máxima??!!!

    Assim não dá!  Como iremos nos apresentar no concerto das Nações Civilizadas, mantendo na Suprema Corte um estrupício dessa espécie? No momento dantesco em que nos envolvemos. Até combina, com um zé chirico cerra como plenipotenciário. Mas, quando essa corja do traíra Temer for jogada no lixão, essa merda ainda fica ai no stf.

    Orlando

  7. MAFIA JUDICIARIA

    A MAFIA DO STJ OU STF,  ONDE OS MINISTROS,   SÃO INDICADOS POR EMPRESARIOS, SENADORES, GOVERNADORES E OUTRAS MAFIAS,  E NO JUDICIARIO  VALE A MAXIMA, ” AOS AMIGOS TODA A FLEXIBILIDADE DAS LEIS  e AOS  INIMIGOS DOS AMIGOS  TODA A  REGIDES DAS LEIS. 

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador