Globo descobre que juíza que vai julgar Lula gosta de gatos

Jornal GGN – Matéria publicada hoje pelo O Globo tentar levantar um perfil da juíza Maria Priscilla Ernandes Veiga Oliveira, que vai analisar o pedido de prisão preventiva do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, feito pelo Ministério Público do Estado de São Paulo.

Logo de início, a reportagem coloca aspas em uma fala da mãe da juíza, de 82 anos, já deixando claro que não conseguiu entrevistar a magistrada. Formada na Universidade de São Paulo (USP), Maria Priscilla trabalhou na Justiça de Embu das Artes antes de chegar à 4ª Vara Criminal da Barra Funda, onde irá analisar a denúncia contra Lula. A matéria também faz uma análise do perfil da juíza no Facebook, com informações reveladoras sobre o gosto de Maria Priscilla por gatos, viagens e cosméticos. Leia mais abaixo:

Do O Globo

Perfil: uma juíza apaixonada por gatos e viagens
 
Pelo telefone, a dona de casa Maria das Dores Cordeiro, de 80 anos, resume seu sentimento sobre a decisão nas mãos da filha, a juíza Maria Priscilla Ernandes Veiga Oliveira, de 42 anos, que analisará o pedido de prisão do ex-­presidente: “Nossa, é muita responsabilidade para minha filha, hein?”, diz a mulher, que vive com a filha e o marido numa casa de condomínio na Granja Viana, na Zona Oeste de São Paulo.

“Qual é o palpite da senhora, ela prende ou não o ex-­presidente?”, perguntou a reportagem. “Meu filho, ligue mais tarde e pergunte pra ela”, disse ela ao repórter, tirando, depois, o telefone do gancho.

Formada em Direito na Universidade de São Paulo (USP), Maria Priscilla atuou na Justiça de Embu das Artes, na Região Metropolitana, antes de chegar à 4ª Vara Criminal do Fórum da Barra Funda, onde tramita a ação contra Lula. Não há prazo para que ela decida sobre a prisão.

 
Antes de receber o processo que a põe no centro das atenções do país, ela atuou em processos sem grande repercussão. Passou pela Justiça Eleitoral em Embu das Artes. Em Ribeirão Preto, proibiu a empresa municipal de transporte de multar motoristas, em 2012.
 
Em seu perfil no Facebook, há registro de viagens com amigos para a Califórnia, nos Estados Unidos. Comenta as fotos, brincando se tratar de prova de que estavam ali para também passear, e não só “comprar”. Curtiu sites em defesa de animais, de aficionados por esmaltes, de lojas de cosméticos e também de marcas consagradas, como Chanel, Dior e Mac.
 
É apaixonada por gatos. Tem vários pela casa, e pelo menos um deles tatuado no corpo. O marido Eduardo Veiga Oliveira, de 44 anos, com quem está casada há 16, já foi dono de casa lotérica na capital paulista.
 
Decisão de 2008 com sua assinatura, sobre a prisão do porteiro Robson Nunes, de 28 anos, causou polêmica. Condenado a três anos de prisão por tentativa de assalto, ele reclamou não ter sido reconhecido pela vítima em Juízo. Na ocasião, a juíza argumentou que a vítima não o reconheceu porque teve medo.
Redação

30 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Um retrato do que virou o

    Um retrato do que virou o “jornalismo” hoje em dia. Essa vai para a história, junto com outra que eu vi no MSN (a capa do portal da Microsoft é especialmente golpista, no sentido mais tosco da palavra): no dia da detenção ilegal do Lula, a matéria dizia assim, “boneco do juiz Moro prende o boneco Pixuleco; veja fotos do dia”, e aí os dois bonecos infláveis lado a lado.

    Os caras misturam entretenimento, notícias de celebridade com assuntos de política. O Wilson Ferreira, do blog Cinegnose, pode fazer a festa com essas coisas aí (ele faz longos e interessantes artigos teóricos, analisando a parte simbólica e semiótica da coisa). 

  2. Sempre a globo

    Ela, a globo, manda no pedaço. Ela está dizendo: tô de olho em você.

    Não tem limites nem pudor. A globo é o cancer deste país.

    E a mansão de parati, quando a globo vai pesquisar quem é o dono?

  3. Juíza gosta de gatos

    Eu acho essa informação extremamente relevante, já que ultimamente, o bicho de estimação preferido de muitos juízes é o tucano.

  4. Li alguns comentários na rede

    Li alguns comentários na rede de alguns advogados que conhecem a juiza.

    Eles garante, ela vai completar o trablho sujo.

    Vai mandar prender o Lula.

    Na boa, acho melhor o Lula ser preso agora nessa patranha.

    Fica mais fácil para se defender, e acredito, tira um pouco a força da lava jato sobre o mesmo assunto.

    E o Lula pode politizar, alegando que está sendo perseguido politicamente.

    E tem mais, se os Marinhos, PIG em geral e  oposição são contra a prisão do Lula, nesse caso, sou a favor.

  5. Ela gosta de viajar

    Eu também.

    Mas eu não ganho a fábula de salário que ela ganha

    Nem tenho tanto tempo de férias e recessos como ela.

     

    E ela ainda por cima condena réus que a vítima não reconheceu.

    O judiciário brasileiro é uma vergonha.

  6. O PSDB não gostou, o Moro não gostou, acho que é por aí o…

    O PSDB não gostou, o Moro não gostou, acho que é por aí o caminho.

    Provavelmente ela aceitará a denuncia, porém daí para mandar prender é 8 para 80.

    Com o julgamento em SP, esvazia-se a Lava Jato, pois julgar duas vezes pelo mesmo fato nem em uma republiqueta de 3ª.

    Como não vai ter o mesmo apelo da mídia, pois pelo visto ela não deve gostar muito de aparecer, o julgamento terá que se ater aos fatos, como estes são inexistentes…

    1. Vão prender o Lula bem no

      Vão prender o Lula bem no sábado, para deixar desnorteada a militância petista. Não vai dar tempo da militância se organizar e dizer aos companheiros: “não caíam em provocação, isso é uma isca para que a gente caia”. Querem criar uma guerra no domingo e aí justificarem uma segunda etapa, de intensificação da perseguição contra petistas e contra a esquerda no geral. Vão realizar mais algumas prisões e jogar tudo no colo do PT. 

      A bala de prata é agora, essa é a estratégia e eles vão vir com tudo. A ideia não é ter ou não ter uma justificativa muito boa para prender o Lula. É prender agora no sábado, criar um fato, provocar o caos no domingo, e aí sim depois, terem carta branca para fazerem o que quiserem. Aí sim, depois, vão ter os motivos para prenderem quem eles quiserem (incluindo Lula). Por isso é importante, mais do que tudo, orientar os companheiros a não caírem em provocações no domingo, seja lá o que eles façam. Eles vão provocar e vão fazer de tudo, mas é preciso se manter alerta e não entrar na deles.

      A jogada da Globo, do PSDB e de outros veículos, condenando a prisão, é para lavarem as mãos da confusão que se seguirá, e também para dar um ar de que a prisão foi decisão das instâncias do Estado e não uma decisão influenciada pela imprensa ou pela política. Podem até dizer que a prisão não é certa, mas a jogada já está feita. Não é certa, mas “onde há fumaça, há fogo”, e “bem, ele que se explique”.

      Estamos lidando com profissionais e não podemos titubear nesse momento. Já se cometeu um erro, de uma parte da esquerda, com aquele amadorismo de sair na rua por “20 centavos”. Não é assim que se combate essa gente. Eles jogam e jogam pesado. Não há ingenuidade ou ilusões. Sair na rua agora para protestarmos no mesmo dia que eles ou para provocar confrontos físicos seria um erro imenso. É tudo o que eles querem que aconteça.

    2. Estilo brasileiro de COVARDIA!
      Melhor jogar a toga no lixo.

      O que vc está dizendo é. ..
      A intimidação fará efeito e ela aceitará a denúncia.
      Bem ao estilo brasileiro do “vamos para fazenda”.

  7. A maldade
    Esta reportagem é a maldade da conhecida ‘faça no pescoço’ midiática. Manda uma mensagem que, se sibilante e disfarçada, igualmente efetiva: a Rede Globo (já) está no seu encalço, Juíza. O elemento e traço verdadeiramente excremencial na ordinária prática desta verdadeiramente ordinária Rede Globo, fica presente nesta tentativa de cooptar uma idosa, para que cometa uma indiscrição para com sua própria filha. De mãe para com a filha. Apesar da espetacularmente singela e inspirada manobra de proteção de sua família feita por esta idosa, consistindo, podendo ler-se ( querem uma opinião, que perguntem a ela ) claramente -, a leitura da indignidade de uma tentativa perpetrada diante da inocência ( e sabedoria ) desta idosa, mas pronta para ser divulgada no dia ou na manhã seguinte, permanece como ‘padrão global’ de ameaçar (sibilante), quando se sente (pelo cidadão Lula), ameaçada…

  8. Mensagem subliminar

    Mensagem explícita das Organizações Globo para a Juíza: Você só pode gostar desses gatinhos, de outro tipo não!

    Evidentemente que para as Organizações Globo, Lula é um gatuno…

  9. Globo virou “algo

    Globo virou “algo estranho”faz tempo,vcs viram q deram um “pau” no Presidente da Gaviões,nunca tinha acontecido

    mesmo em briga entre as organizadas,e logo a Gaviões grande crítica da Globo!

    Vejam tb o INCÊNDIO NO MUSEU LÍNGUA PORTUGUESA EM SP,quem vai assumir a gestão depois

    deste incêndio criminoso?FUNDAÇÃO ROBERTO MARINHO!!! A cinemateca conseguiram salvar de um incêndio!

    Escândalos do vôlei,CBF e etc…ABAFADOS!! Um país subjugado a uma empresa!! V E R G O N H A e INCRÍVEL!!!

  10. Gatos, sabedoria

    Gostar de gatunos, quem gosta são os tucanos.

    Agora, se la gosta de gatos, bom sinal, tem bom gosto. Que seja arguta como Lygia Fagundes Telles, por exemplo, e outras pessoas do bem que adoram o felino.

  11. Enquanto a Globo fica chama a

    Enquanto a Globo chama a atenção para a juíza, ninguém discute a truculência da polícia federal. A ação dos três patetas serviu para desviar a atenção da cena Dantesca em Congonhas, que exibiu os policiais da PF portando munição pesada no intento de intmidar civis enquanto sequestravam o Lula. 

    Enquanto isso, PMDB e PSDB estão fazendo os arranjos para dividir o butim, enquanto espalham idéias de estabelecer um “semi-parlamentarismo”, valorizando as palavras do Oráculo-Farol da Alexandria- Príncipe da Privataria. Estão decidindo em que gavetas ficam  as denúncias contra as figuras abjetas e desprezíveis que conhecemos tão bem. Estão criando uma caixa preta que servirá para dar consistência ao novo governo, criar uma unidade. E com as garantias oferecidas pelo MP Federal e PGR.

    Amanhã contam com a aprovação do golpe pela multidão de perdidos, movidos pela ignorãncia política,  arrogância e desprezo pelos pobres.

    Tudo isso é repugnante. Mas o que me entristece, desmotiva e humilha é ver a Dilma entregando aos torturadores de plantão todos os pontos que nos são caros. entregando a previdência, entregando a riqueza do petróleo para empanturrar os intermediários nacionais e seus patrões estrangeiros. E entregando sem luta, talvez com receio de ser responsabilizada caso a situação nas ruas resulte desastrosa.

  12. A Grande Dúvida

    Nassif: os criminosos profissionais já faziam isto que a rede Globo agora tenta, e que já fizera, em vezes anteriores.

    Quando uma pessoa tinha que depor num processo os bandidos anunciavam um perfil social do depoente, mandando-lhe o recado —“se não for da forma como queremos, você e sua familia e seus amigos vão se ter conosco”!

    A fórmula é clássica. Só fica a dúvida, pois não se tem relato de que  foram os bandidos que aprenderam da mencionada instituição ou se esta daqueles.

    A primeira hipótese não pode ser descartada, em face dos últimos acontecimentos.

  13. Analisando friamente, já que está claro que há

    uma corrida para ver quem aparece no JN prendendo o Lula, acho que a opção do MP de SP é a “melhor”, já que o processo usa o “caso” do “triplex do Guarujá”: com a “exceção da verdade” deve dar para chegar aos inúmeros bens do Marinho’ s da vida. Seria até engraçado.

    1. Gatos

      Espero que ela goste somente de gatos de verdade e que ela deteste os gatos humanóides e ponha essa corja no seu devido lugar.  Sempre haverá um babaca de plantão para defender esses miseráveis.

  14. Irrelevâncias, considerado…

    Janistraquis teria estranhado:

    Pelo telefone, a dona de casa Maria das Dores Cordeiro, de 80 anos, resume seu sentimento sobre a decisão nas mãos da filha, a juíza Maria Priscilla Ernandes Veiga Oliveira, de 42 anos, que analisará o pedido de prisão do ex-­presidente: “Nossa, é muita responsabilidade para minha filha, hein?”, diz a mulher, que vive com a filha e o marido numa casa de condomínio na Granja Viana, na Zona Oeste de São Paulo.

    E

    O marido Eduardo Veiga Oliveira, de 44 anos, com quem está casada há 16, já foi dono de casa lotérica na capital paulista.

     

    Ué, a juíza não mora com o próprio marido, é isso? Ou …”diz a mulher, que mora com a filha e o genro numa casa…” Cada um inventa seu próprio casamento como puder ou quiser, mas…com quem mora essa mulher?

     

    Agora, não tão irrelevante assim…

     

    Antes de receber o processo que a põe no centro das atenções do país, ela atuou em processos sem grande repercussão.

     

    É o processo a põe no centro das atenções ou é a Globo, a imprensa que está fazendo isso?

    Mania dessa imprensa de fazer parecer que não tem responsabilidade sobre o que informa… né?

     

     

    (Peço perdão ao saudoso Moacir Japiassu.)

  15. Compro e vendo “jornalistas”
    Isto que a globo faz não é jornalismo!

    O que me impressiona como as pessoas se vendem por tão pouco. E fazerem um coisa tão ruim.

    Quanto ganham esses pseudo jornalistas? e pseudo editores?

    Venderam -se barato.

    Não vou falar sobre o diretor nosso velho conhecido (aquele mesmo…) pois é uma fruta podre.

    Claudio Abramo e outros devem estão horrorizados lá no céu.

  16. Moro  nao vai  cair  na

    Moro  nao vai  cair  na  tentaçao  outra  vez  de  armar  outro golpe.  O da  semana  passada  foi  abortado  no  Aeroporto. O interrogatorio  no  aeroporto, foi  uma  

    fachada  para  esconder  que  a  operaçao  do  aeroporto  nao  passava, e  como  eles  viram que  seria  impossivel. trataram  de pazer  algumas  perguntas  a  Lula  depois  o  liberaram.

    MAIS o  tempo  foi  suficiente  para entrerem no  apartamednto  de  Lula  e botar  escutas. Eu  acredito que  pode  ate  ter mais  de  1  escuta. Provavelmente  ate no  TRONO  devem  ter  colocado  escuta. 

    VOU  DÁ  UM  ALERTA.    – É  BOM  QUE  VIGIEM  A  JUIZA  NAO  POR  ELA, MAIS  PORQUE  VAO  PRESSIONA-LA  PARA  MANDAR  PRENDER  LULA. Ela  pode  sofrer  ameaças  de orgao  de  espionagem,  portanto seria bom  que  ficassem de  olho  no  movimento  da juiz. 

  17. A mãe da juíza

    A mãe da juiza dona Maria das Dores Cordeiro respondeu  bem. “Meu filho, ligue mais tarde e pergunte pra ela” curto e grosso, parece até com a minha mãe! Eu faria mesmo que ela fez.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador