Governo acrescentará 6 mil megawatts à capacidade instalada do país em 2014, diz Lobão

Da Agência Brasil
 
Por Mariana Branco
 
Brasília – O governo pretende acrescentar pelo menos 6 mil megawatts de capacidade instalada em novas usinas de energia elétrica, disse ontem  (16) o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, na abertura da primeira reunião do Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico neste ano. Lobão anunciou também a construção de 6,8 mil quilômetros de linhas de transmissão. No ano passado, foram acrescentados 6,5 mil megawatts ao parque gerador e construídos 10 mil quilômetros de linhas de transmissão. Atualmente, a capacidade instalada total do Brasil é cerca de 120 mil megawatts.
 
As informações estão em nota divulgada pelo Ministério de Minas e Energia. O comunicado diz ainda que Lobão reiterou a realização de sete leilões de energia e cinco de transmissão para 2014. De acordo com a nota, os participantes da reunião fizeram ainda um “relato otimista” sobre o nível dos reservatórios das hidrelétricas para o ano. Não foram divulgados números relativos ao assunto. No início do mês, o Operador Nacional do Sistema (ONS) relatou que os reservatórios do Nordeste estavam em nível baixo devido a um atraso no início do período de chuvas em 2013.
 
No encontro desta quinta-feira, também houve um balanço do plano de segurança do abastecimento para a realização da Copa do Mundo. Segundo Lobão, até agora, foram concluídas 77 obras de reforço dos sistemas elétricos nas cidades-sede do campeonato. O diretor do ONS, Hermes Chipp, disse que a fase final de mais 33 projetos está sendo monitorada.
 
Estava prevista uma entrevista coletiva ao término da reunião do Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico, que foi cancelada. De acordo com a assessoria de comunicação do ministério, o motivo seria a duração prolongada do encontro. Até o fechamento desta matéria, o encontro ainda estava em curso. A reunião inclui o diretor do ONS, dirigentes da Eletrobras, Light, Chesf e de outras empresas do setor elétrico, além da ministra do Planejamento, Orçamento e Gestão, Miriam Belchior, que participa na condição de convidada.
Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador