Governo da Colômbia e Farc assinam acordo de cessar-fogo

Jornal GGN – O presidente colombiano, Juan Manuel Santos, e o líder das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), Rodrigo Londono, assinaram na última quinta-feira (23) um acordo de cessar fogo, que abre caminho para um tratado de paz para encerrar o conflito.

De acordo com a Agência Ansa, esse é o acordo mais sólido já alcançado nos mais de 50 anos de conflito. Pela primeira vez desde a década de 80, as duas partes concordam com um cessar fogo. Espera-se que dessa vez seja definitivo.

O acordo prevê o cumprimento de um cronograma para deposição de armas e garantias de segurança para os ex-combatentes das Farc. Mais de sete mil guerrilheiros devem entregar as armas.

Participaram da cerimônia o secretário-geral da Organização das Nações Unidas, Ban Ki-moon, e os presidentes de Cuba, Raúl Castro, do Chile, Michelle Bachelet, e da Venezuela, Nicolás Maduro.

Colômbia e Farc assinam acordo histórico de cessar-fogo

Da Agência Ansa

Em cerimônia na cidade de Havana, capital de Cuba, o presidente colombiano Juan Manuel Santos e o líder do grupo guerrilheiro Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), Rodrigo Londono, assinaram hoje (23) um acordo de cessar-fogo bilateral definitivo, abrindo caminho para um tratado de paz que dê fim ao conflito que já dura mais de meio século.

Em comunicado, autoridades de Bogotá disseram se tratar de “um momento histórico” para o país.

Trata-se do acordo mais sólido já alcançado entre as partes, fator que dá impulso adicional às negociações de paz que ocorrem em Havana desde 2012. É a primeira vez desde meados da década de 1980 que as duas partes concordam com uma trégua bilateral.

Armas

A etapa do cessar-fogo bilateral definitivo prevê o cumprimento de um cronograma para deposição de armas e garantias de segurança para os ex-combatentes das Farc. Com o acordo, mais de 7 mil guerrilheiros devem entregar as armas.

Participaram da cerimônia o secretário-geral da Organização das Nações Unidas, Ban Ki-moon, e os presidentes de Cuba, Raúl Castro, do Chile, Michelle Bachelet, e da Venezuela, Nicolás Maduro.

As autoridades colombianas acreditam que o acordo definitivo de paz com as Farc poderá ser firmado no dia 20 de julho.

Redação

4 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. A Colombia evoluindo, andando

    A Colombia evoluindo, andando para frente e o Brsil no atraso da lava jato acabando com a engenharia nacional e com a política, fomentando delaççoes e vendetas.

    Temer hoje deu entrevista histórica, afirmando que o “Brasil não pode ficar nessa situação por 10 anos “, sobre a Lava jato.

    Se ele conseguir extirpar esse cançer nacional poderá entrar para a História.

  2. Sugere-se cautela aos grupos

    Sugere-se cautela aos grupos guerrilheiros. Relembre-se que a trairagem dos “governos” (em geral frutos de golpes ou outros tipos de autoritarismos, com seus grupos paramilitares, e a soldo dos Demônios do Norte, sempre) Colombianos são mestres em trair esse tipo de acordo, haja vista que em plena década de 1990 ainda estavam matando seus membros do Partido Comunista em reuniões (expediente comum no continente nas décadas de 70 e 60).

    A insurgência mostra, assim como o caso do Sendero Luminoso foi por um tempo, por um lado, que é possível, mesmo dentro do modelo maoísta, ser militarmente efetiva uma força camponesa, bem treinada e coesa, na selva ou na zona rural de um país subdesenvolvido, conquanto que este continue a empregar a típica força militar latino americana – corrupta, violenta e amadora, desligada da população pobre e que esta frequentemente sevicia. O caso brasileiro de massa miserável dócil, não importa o quanto maltradada pelas “forças de segurança”, eu acho que só tem explicação no paralelo com o caso chinês – durante a Guerra Civil, perguntado, acho que foi o general Zhou, de Mao, que disse que o povo chinês não se revoltava com a ditadura do Kuomintang pois “já estava acostumado com a violência. As massas chinesas já se familiarizaram com o chicote”.

    Ah, e aos moralistas “anticoca” (mas que não resistem a uma droga legalizada), sempre é bacana lembrar a enorme fatia do tráfico que sustenta e é sustentada pelos grupos paramiltares de fascistas de direita, partidários dos governos tipo Uribe, e o nosso típico “glorioso” oficial militar latino americano, sempre contente em não ver nada quando a grana do suborno é boa… (nós “subumanos” do Norte, como dizem alguns sudestinos, estamos carecas de saber quanta muamba, arma, droga, veículos roupas e mercadorias contrabandeadas passam pelas mãos dos “gloriosos Batalhões de Guerra na Selva”. São bons pra seviciar índio e quilombola a mando de fazendeiro, capinar quintal de oficial e gritar “Selva!”. Um macaco faria igual.)

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador