Governo decide quitar as pedaladas fiscais ainda em 2015

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

 
Jornal GGN – O Tesouro Nacional informou que o governo federal pretende pagar, integralmente, ainda neste ano, as chamadas “pedaladas fiscais”, que são o atraso no pagamento de recursos para bancos públicos que financiam programas sociais e investimentos da União. O objetivo é cumprir a meta fiscal, que prevê um déficit de R$ 119,9 bilhões, e não descumprir a Lei de Responsabilidade Fiscal para o próximo ano.
 
Em reunião nesta segunda (28), o ministro da Fazenda, Nelson Barbosa, deu o sinal verde para o pagamento de R$ 57 bilhões junto ao BNDES, Banco do Brasil, Caixa e FGTS. A ação evitaria a abertura de um novo processo de impeachment para o ano de 2016, além de enfraquecer a principal tese da ação em tramitação na Câmara dos Deputados.
 
O presidente da Casa, Eduardo Cunha, já se manifestou, afirmando que o pagamento não interfere o atual processo de afastamento de Dilma. “Essa não foi a base da aceitação [do pedido de impeachment]. O pedido considera as pedaladas de 2011 a 2014, mas ignoramos 2014. O pedido considera em 2015 a edição de decretos em desacordo com a lei orçamentária [sem a aprovação do Congresso]”, disse.
 
O peemedebista usou a decisão da equipe econômica de Dilma Rousseff para virar o jogo, interpretando que a medida é uma admissão da presidente de que “sabe que errou”. “O governo como um todo tanto está incomodado com o processo. Tanto é que está tentando pagar as pedaladas”, afirmou Cunha.
 
A expectativa do governo é fazer o pagamento até a quinta-feira (31), no último dia do ano, além de fechar as contas dentro do limite máximo de déficit fiscal, previsto no Orçamento aprovado pelo Congresso. 
 
Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

4 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Onde se lê governo
    Leia-se contribuinte.

    O Tesouro Nacional informou que o governo federal pretende pagar, integralmente, ainda neste ano, as chamadas “pedaladas fiscais”,

  2. os pulhas  de sempre

    os pulhas  de sempre insisterm em suas afirmações

    inverossímeis de que essas ditas pedaladas infringiriam a lei.

    o que sempre quiseram foi manietar o governo em suas

    decisões políticas de tomar medidas ´políticas em benefício da maioria da população….. 

  3. Para quem já está com um pé

    Para quem já está com um pé dentro da jaula,não se pode desconsiderar a coragem e a verve do Cunha.

    Mais um que foi para o lado negro da força.

    2016.Quem não trabalhar…Não come.

    Golpista então,nem se fala.

  4. ADMINISTRAR FINANÇAS DE UM PAIS É DIFERENTE DE LOJINHA 1,99

    É presidenta Dilma , administrar as finanças de um País não é tão simples como administrar uma Lojinha de 1,99 em que se vai ao banco e o gerente libera empréstimos. Lembre-se que existe leis constitucionais que punem as chamadas ” pedaladas fiscais” e os maus administradores com IMPEACHMENT.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador