Governo e sociedade civil debatem competitividade brasileira

Jornal GGN – Na última sexta-feira (15), o Instituto de Relações Internacionais da Universidade de São Paulo (IRI-USP) reuniu especialistas do governo e da sociedade civil para debater o desafio brasileiro da competitividade. O objetivo era discutir as condições da concorrência entre o Brasil e outros países e refletir quais são os elementos principais em uma agenda estratégica de desenvolvimento.

Na ocasião, os participantes destacaram duas conquistas do país para avançar nessa questão: a estabilidade econômica e a inclusão socioeconômica da população. Eles entenderam, em unanimidade, que esses dois fatos irão impulsionar a agenda de crescimento do Brasil.

De acordo com o ministro de Desenvolvimento Indústria e Comércio Exterior (MDIC), a agenda de competitividade não é uma tendência apenas do governo, mas da sociedade. Para ele, com a superação dos desafios de redemocratização, inflação e exclusão socioeconômica “temos riqueza, capacidade empresarial, estabilidade institucional e os meios para enfrentar os desafios de produtividade”.

O reitor do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), Carlos Américo Pacheco, também se mostrou otimista, mas afirmou que a ineficiência produtiva do Brasil ainda é grande. Ele criticou a falta de estratégia para ocupar mercados globais e disse que o processo de internacionalização das empresas brasileiras ainda é deficiente.

O presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Sergei Soares, concordou que muitos gargalos foram superados, mas disse que ainda há um duro caminho de melhoria institucional. “O grande desafio é continuar a trajetória inclusiva sem a estagnação no nível de produtividade no trabalho”, reforçou.

As questões consideradas mais relevantes para o aumento da competitividade foram: financiamento, educação, instituições, capacidade e governança.

Os vídeos com a íntegra dos debates estão disponíveis no site do IEA-USP e podem ser acessados no link: www.iea.usp.br/midiateca/video.

Com informações da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI)

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador