Governo Temer diz à ONU que Lula tem tratamento “imparcial” e justo com Moro

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Jornal GGN – O governo Michel Temer enviou ao Alto Comissariado da ONU (Organização das Nações Unidas) para Direitos Humanos uma mensagem avaliando que o juiz Sergio Moro, símbolo da Lava Jato, tem dado tratamento “imparcial” e justo a Lula, ao contrário do que alega a defesa do ex-presidente.

De acordo com o Estadão, o documento à ONU foi enviado nesta sexta-feira (27), e as autoridades brasileiras escrevem que além de imparcial, Moro tem garantido os direitos de defesa de Lula. Além disso, disseram que o ex-presidente não tem “seus direitos ameaçados no Brasil”.

Em julho de 2016, os advogados de Lula denunciaram à ONU o que chamam de “abusos” praticados por Moro durante a Lava Jato. Entre os pontos de destaque está a condução coercitiva do ex-presidente – criticada por juristas de renome – além de ações decorrentes do caso triplex – vazamentos à imprensa, impedimento para produção de provas, ameaças de cassar a palavra da defesa durante audiências com testemunhas, entre outras ações.

Em outubro, a ONU aceitou registrar o caso e deu, inicialmente, até o dia 27 de dezembro para que o governo respondesse. O prazo foi estendido para esta sexta após a defesa de Lula inserir novos argumentos contra Moro.

“O Estado apurou que os documentos foram preparados em conjunto pelo Itamaraty, Ministério da Justiça e Advocacia Geral da União.”

O jornal ainda informou que, agora, a ONU pode levar dois anos para analisar o caso e decidir se aceitará entrar no mérito da questão. Se isso ocorrer, outros três anos podem se passar até que Lula tenha uma decisão do órgão internacional.

Enquanto isso, em Curitiba, os depoimentos do caso triplex serão retormados em fevereiros e devem se encerrar em março, dando margem a um julgamento definitivo de Moro. O juiz federal ainda tem em suas mãos uma segunda ação contra Lula, envolvendo dois terrenos que o Ministério Público Federal associa a pagamentos de propina pela Odebrecht.

Em Brasília, Lula também é investigado por tentativa de obstruir a Lava Jato e tráfico de influência. Ainda há outros dois inquéritos da Polícia Federal (sítio de Atibaia e empresa de palestras) em fase de conclusão.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

14 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Hahahahaha……e o Papai

    Hahahahaha……e o Papai Noel lá no meu Apartamento, entra e deixa o  Trenó na minha Vaga de Garagem !!!!!!

  2. Muuuuuiiiito Justo e

    Muuuuuiiiito Justo e Imparcial mesmo …

    É o único delatado investigado, mesmo que todas as delações são do tipo: eu acho que …, fulano disse …, não dá para acreditar que … o irmão do primo da cunhada do porteiro do predio onde o amigo de um conhecido do taxista que uma vez levou o primo em terceiro grau da cunhada de uma vizinha da mãe do amigo de escola da filho do lula disse .., 

    Já os multi-delatados Aécio, Serra, Michel-golpista-Temer, Jucá, Renan, Cunha … nem se quer são incomodados com uma ou duas perguntas …

    Muuuiiiito Justo.

     

  3. Qual resposta se esperaria?

    De um golpista ditatorial como o que temo no Brasil? Agora, se a resposta da ONU só sairá em 5 anos, então vamos reclamar ao bispo por que deve ser mais ágil. Assim espéro se um dia a esquerda retorne ao poder, tratamento igual. Não há mais condições de convivência pacífica entre as ideologias brasileiras.

  4. Nem uma criança acreditaria

    Nem uma criança acreditaria nessa resposta dos conspiradores… É nessas horas que eu acho uma pena a ONU não poder responder com tropas

  5. Um governo golpista,

    Um governo golpista, autoritário e testa de ferro do Império iria responder o quê? Só espero (apesar de preparado para a decepção) que a ONU não acredite no veredicto dos golpistas.

  6. A globo dá um jeito

    Essa foto e outras mostram que os bandidos, os golpistas, os traidores do Brasil, a Máfia e as quadrilhas de todos os quadrantes não se importam em aparecer, em se mostrar, em se revelar publicamente.

    A globo dá um jeito e nos mostra a realidade.

  7. Desfaçatez

    É o cúmulo da desfaçatez. Esperar o que de um “governo” fruto de um golpe jurídico-parlamentar de estado? De um “governo” (Executivo e maioria do Congresso) que  tem a desfaçatez de promover e aplicar medidas já reprovadas democraticamente pelo eleitorado, com as bençãos do Judiciário? De um “governo” (Executivo e maioria do Congresso) que, com o programa que está impondo, ilegitimamente, ao Brasil, jamais seria eleito? Lula, para esse bando, é a maior ameaça, do ponto de vista democrático.  O único capaz de liderar a recuperação dos direitos que estão sendo usurpados.  Logo, eles têm todo interesse em afastá-lo da vida pública. Eles todos.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador