Revista GGN

Assine

Governo vai adiar leilões de ao menos 11 projetos de infraestrutura

ferrovia-norte-sul-constran_divulgaca.jpg
 
Foto: Constran/Divulgação
 
Jornal GGN - Prometidos para este ano, leilões de ao menos 11 projetos de infraestrutura, incluídos no programa de concessões, serão adiados para 2018. Os atrasos afetarão principalmente ferrovias e rodovias, em investimentos de pelo menos R$ 39 bilhões.
 
O valor ultrapassa 90% do total que foi estimado na carteira de empreendimentos do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI). De acordo com matéria publicada pelo jornal O Estado de S. Paulo, o adiamento não foi motivada pela crise política, e sim por ajustes técnicos nos projetos.
 
As concessões são alvos de questionamentos do Ministério Público Federal, do Tribunal de Contas da União (TCU), de usuários e também do próprio mercado. O objetivo do governo é levar mais tempo preparando os projetos para garantir sua atratividade para os investidores.
 
Um dos casos é o da Ferrovia Norte-Sul, que tinha seu leilão previsto para o segundo semestre deste ano, mas que já teve a data alterada para fevereiro de 2018. Neste projeto, o governo tem de dialogar com as concessionários que ligariam a ferrovia aos portos de Santos (SP) e Itaqui (MA), para garantir que ela tenha uma saída para o mar. 
 
Em outro caso, a Freeway, que liga Porto Alegre e Osório, no Rio Grande do Sul, teve sua concessão vencida, mas o governo resolveu colocar a estrada em um pacote com trechos de outras rodovias federais no sul do país, exigindo novos estudos. 
 
Entre os outros projetos que terão seus leilões adiados, estão a Ferrogrão, a Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol), as BR 364 e BR 365, e também concessões de mineração na Paraíba, Pernambuco, Tocantins, Goiás e Rio Grande do Sul. 
 
Assine
Média: 3.4 (5 votos)

Opções de exibição de comentários

Escolha o modo de exibição que você preferir e clique em "Salvar configurações".
imagem de Ivan de Union
Ivan de Union

Exijo a troca de "projetos de

Exijo a troca de "projetos de infraestrutura" por "ARAPUCAS" na chamada.

EXIJO.

AGORA.

NESSE MINUTO!

O "governo" brasileiro eh tao burro que nao consegue ver o que a Lavabunda fez com as companias brasileiras?!?!?!

Precisam de oculos?  Microscopio?  Cassetetes enfiados na bunda, talvez?

Seu voto: Nenhum (1 voto)

Comentar

O conteúdo deste campo é privado e não será exibido ao público.
CAPTCHA
Esta questão é para testar se você é um visitante humano e impedir submissões automatizadas por spam.