Gráfica que Gilmar Mendes quer investigar prestou serviços ao PSDB

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Por Helena Sthephanowitz

Na Rede Brasil Atual

Uma má apuração de um blog de jornalistas demitidos da revista Veja, acusando uma gráfica que prestou serviços à campanha de Dilma 2014 de ser “empresa fantasma”, serviu de base a um novo pedido de investigação contra a campanha. O ministro Gilmar Mendes, integrante de Supremo Tribunal Federal (STF) e também do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), já havia tido um pedido recusado pela Procuradoria-Geral da República por falta de consistência na acusação.

Depois da notícia, Mendes voltou a acionar o procurador-geral Rodrigo Janot para que reabrisse o caso.

A razão para o arquivamento anterior era simples: a VTPB Serviços Gráficos e Mídia Exterior, no mesmo ano de 2014, prestou serviços também à campanha de José Serra (PSDB) e de Aécio Neves (PSDB). Em 2012 foi fornecedora de campanhas de vereadores do PSDB, PMDB e PSD. E antes ainda, em 2010 trabalhor para diversos candidatos e partidos.

Os fatos comprovam que jamais se tratou de uma “empresa fantasma”, e o ministro Gilmar Mendes parece ter apenas acreditado, voluntariamente ou não, na “barrigada” (como é chamada a informação errada no jargão jornalístico) dos blogueiros.

Mendes deveria ter pedido a seus técnicos do Tribunal Superior Eleitoral uma simples consulta ao histórico da VTPB e suas relações com muitos dos partidos políticos do país. Essa consulta é disponível e fácil a qualquer internauta com mais de 8 anos de idade.

Segundo a “apuração” dos referidos blogueiros, ignorando as prestações de contas de 2010 e 2012, a empresa, aberta em 2008, teria atividade de “banca de jornais” até 25 de julho de 2014, quando alterou seu contrato social para incluir – clara e transparente – serviços gráficos em suas atividades.

Nas palavras dos influentes blogueiros, ao menos sobre a formação da opinião do ministro Gilmar Mendes: “No dia 14 de agosto de 2014, apenas 19 dias depois da alteração do objeto social, a VTPB emitiu a primeira nota para a campanha de Dilma Rousseff, no valor de 148 mil reais”.

Esquecerem de avisar ao ministro que cinco dias antes de emitir a primeira nota fiscal para a campanha de Dilma, a mesma gráfica emitiu uma nota de R$ 200 mil – no dia 7 de agosto de 2014 – para o Comitê Financeiro para Senador da República PSDB-SP, cujo candidato foi José Serra. Outras 39 notas foram emitidas para a campanha de Serra.

Outras seis notas foram emitidas em setembro e outubro de 2014 para o Comitê Financeiro Nacional para Presidente da República PSDB-BR, cujo candidato foi Aécio Neves.
Se houve ou não irregularidades no fato de a empresa não registrar explicitamente em suas atividades econômicas serviços gráficos antes de 2014 é algo que pode ser questionado no âmbito regulatório empresarial, mas não no âmbito eleitoral.

Antes dessa modificação no registro de atividades da empresa, a campanha de José Serra a prefeito de São Paulo em 2012 usou os serviços da gráfica. A VTPB emitiu 21 notas fiscais para o PSDB, sendo 20 delas para o Comitê Financeiro para Vereador PSDB-São Paulo, e uma para o Comitê Financeiro para prefeito PSDB-São Paulo.

Mas isso também os “jornalistas” esqueceram de contar ao ministro Gilmar Mendes.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

19 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Para sossegar o dos capangas,

    Para sossegar o dos capangas, Janot deveria mandar investigar todo mundo, pegar quem utilizou serviços da grafica e mandar para o supremo de baciada.

    O bicho ia bufar. 

  2. miopia

    isso que dá fazer politicagem rastaquera….

    o proprietaria da empresa podria processar os “jornalistas” por difamação…e por que não o “ministro” também.

  3. ainda que houvessem contado

    ainda que houvessem contado sobre todos os trabalhos da tal gráfica, o ministro faria o mesmo que fez pois sua mente é claramente limitada.

  4. Ficou ruim agora

    Por essa não esperavam.É assim também com doações de campanha.Se a de Dilma é fruto de corrupção a do Aécio é o que, se recebeu dos mesmas empreiteiras?

    É.A eleção de 2014 continua.3º turno. E olha que Gilmar Mendes é Ministro do STF .

  5. foi deveras muito fácil…

    fazer o gilmar mendes percorrer o caminho da mentira para conhecer o da verdade

    para quem faz questão de conhecer apenas o que lhe interessa, sempre foi

    e ainda há quem considere que toda esta falta de seriedade é para o bem da Democracia

    1. ainda bem que é este ser deveras muito fácil…

      justamente o que impede a inovação contínua………………………….

      a que leva às vantagens de todo tipo, até mesmo a política, por exemplo

  6. Incrível

    Parabéns a Helena Sthephanowitz pela matéria, que infelizmente não será difundida na grande mídia corporativa. Contudo, o Janot bem que poderia indicar o post na sua próxima entrevista, ou quem sabe, no seu próximo parecer, ao decidir pelo arquivamento de uma nova e eventual investida de Gilmal Mentes.

  7. Não vem ao caso.

    Doação para o PT é propina, pois o doador diz que se não doar pode ser prejudicado pelo “estabilishment”, assim a doação seria a forma de comptrar o silêncio. E doação para a oposição é doação, e de coração.

    Prestação de serviço gráficos para o PT é lavagem de dinheiro, pois uma empresa sem empregados registrados em endereço suspeito é empresa fantasma e o serviço pago não foi entregue, logohá lavagem de dinheiro. Mas se a empresa prestou serviços antes também ao PSDB, está tudo perfeito, nada suspeito.

    Para o PT, é crime e impugnação da chapa. Para o PSDB, não vem ao caso. Esse é o padrão.

    Podia ficar fora d essa, Ministro Gilmar. Comeste uma broa.

  8. nunca vi algo tão explícito…

    nunca vi igual conhecimento sem gestão de qualidade……………………………………esta nossa mídia

    desenhando um monte de merda a boiar numa praia com apenas o seu topo visível

    1. Nao basta nem aa mulher de

      Nao basta nem aa mulher de Caesar -muito menos a gilmar mentes- serem putas.

      Tinham que ter caras de putas tambem.

      E tem.

  9. trabalho muito bom mesmo…

    excelente

    e mostra a que ponto chegamos ao evitar o compartilhamento dos dados, da informação e do conhecimento

    é por aí que devemos levar Zelotes………………reservam

    mas já conhecido, ou comprado, o julgamento, movimentam

    se reservaram e movimentaram antes, tinham certeza

    1. nestes casos é só esperar…

      pois foi justamente a penúria de informações de qualidade que levou à outra, por necessidade, a movimentar

      é em tempo de penúria que qualquer movimento errado enfraquece

      mas eles merecem……………………………………..e muito mais, peregrino

  10. alem de tudo…

    O cara é burro. Então quer dizer que o Serra deve ser colocado p/ fora do Senado, Assim como oAécio. e todo o PSDB. É o que deveria fazer o PGR para calar de vez a boca desse que se acha a própria (in) justiça Brasileira.

    Coisas do FHC, o príncipe da privataria. Aquele que escolhia a dedo seus protetores. Seria de graça ?

  11. Tudo não passa de uma grande sacanagem

    Esta  trama diabólica já passou de todos os limites aceitáveis por quem quer que seja, ainda mais uma presidente da república eleita democraticamente pelo voto popular.

    Este cidadão gilmar dantas está usando um cargo, que deveria ser sagradamente respeitado e reverenciado, para fazer reles política de perseguição e ameaças à chefe do poder executivo. Outro cidadão usa o cargo de presidente da Câmara dos deputados para fazer a mesma coisa.O pior é que os seus pares não fazem nada para restaurar  a decência e a moralidade de seu próprio tribunal e da casa legislativa.  Estão a mostrar ao povo que são todos iguais?  Que fazem parte da mesma curriola, da mesma gang de golpistas? Isto virou aquilo que o povo com toda a sua sabedoria chama de casa da mãe joana, em Português bem claro, uma grande sacanagem.O que pretendem estes insensatos? Jogar o país em uma guerra civil? Não bastasse os que já morreram na luta contra o autoritarismo, estes infames desejam mais mortes? mais famílias desgraçadas? mais vidas perdidas em torturas nos calabouços imundos?Está mais do que na hora de se conclamar o poder popular para colocar um fim nesta insânia, um fim nesta infâmia!Mostrar a estes torpes que o Brasil mudou. Mostrar que se há uma coisa que aprendemos com a ditadura, foi que a democracia se defende com todos os meios possíveis, inclusive pela insurreição, se necessário for. 

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador