Grampo indica negociação de entrevista de Temer na Record em troca de patrocínio

temer_roda_viva_beto_barata_1.jpg
 
Foto: Beto Barata/PR
 
Jornal GGN – Diálogos interceptadas entre o senador afastado Aécio Neves (PSDB-MG), o ministro Moreira Franco e Douglas Tavolaro, vice-presidente de jornalismo da TV Record, indicam a negociação de uma entrevista com o presidente Michel Temer em troca do atendimento de demandas da emissora pela Caixa Econômica Federal. 
 
Em umas das conversas, Aécio cobra Moreira Franco para “entrar no circuito com o cara da Caixa”, ao que o ministro diz que já havia encaminhado a demanda da emissora.
 
Segundo reportagem do BuzzFeed, a Caixa confirmou que Moreira Franco pediu um avalição sobre a possibilidade de patrocínio para a Record, “que não foi atendido  por não se enquadrar na política de patrocínio do banco”. 

Os grampos foram feitos no dia 19 de abril, no mesmo mês que o presidente Michel Temer fez uma série de entrevista para diversas redes de televisão. Entretanto, a Record não entrevistou o peemedebista. 
 
A emissora nega que tenha condicionado a entrevista a um patrocínio da Caixa e diz que ela não ocorreu porque Temer não aceitou falar antes com a Record. Já o Palácio do Planalto diz que não houve pedido de entrevista e também afirma desconhecer que Moreira Franco tratou de demandas da Record no banco. 
 
Aécio Neves, por sua vez, repetiu a resposta que deu em relação a outros grampos, afirmando que são conversas particulares que não tem “qualquer relação com fatos investigados”. 
 
Leia mais e ouça as gravações abaixo: 
 
Do BuzzFeed
 
 
Ouça o diálogo de Aécio Neves com Douglas Tavolaro, executivo da Record: 19 de abril de 2017, 19h57.
 
 
 
Tavolaro – O Moreira me ligou no celular duas vezes. Eu já deduzo qual seja o assunto. Antes de falar com ele, eu queria alinhar com você para entender. Ele ligou para o nosso presidente também e pediu para gente tentar colocar nosso número 1 numas entrevistas. Eles estão agora com essa estratégia de comunicação, de colocá-lo para falar. Eu acho que ele me ligou para me pedir isso. E eu estou muito sem graça de falar com ele. Eu vou ter que passar isso para cima e a situação está parada. Eu não sei você quer ajudar a intermediar isso, ligar para ele..
 
Aécio – Eu até te mandei uma mensagem ontem.
 
Tavolaro – Que você ia chamar o pessoal lá
 
Aécio – É, falei com ele próprio, que isso era um absurdo. Ele até esculhambou o cara, falou que era um idiota, que ia chamar ele aqui hoje ainda para dar o comando. Eu como tinha esse evento aqui, eu acabei não indo a Brasília. Você não tem como empurrar um pouquinho ou pelo menos ouvir o que ele tem para dizer…
 
Tavolaro – Eu só não dou retorno porque se eu retornar, ele vai pedir.
 
Aécio – Vai ficar chato para você
 
Tavolaro – O presidente não vai conseguir fazer. Eu já tenho o retorno, já. Entendeu? O nosso presidente [da Record] aqui não vai conseguir fazer. Só tem um jeito de sair. Se tiver uma coisa, entendeu? Eu acho inteligente a estratégia deles, diminui o impacto.
 
Aécio – Deixa eu tentar mesmo por telefone intermediar novamente isso e te ligo.
 
Tavolaro – Se você quiser, na minha opinião, fala como desentendido para saber.
 
Aécio – Com o próprio Moreira, ne?
 
Tavolaro – É, como uma intermediação. Eu nunca falei com ele até agora.
 
Aécio – Eu acho até que nos fortalece realmente mutuamente. Eles ficam sabendo que o canal é aqui e me dá mais força para resolver. Pode ser uma boa estratégia nossa.
 
O senador mineiro não demora em fazer a “intermediação”. Após oito minutos, ele liga para Moreira Franco.
 
É nesse momento que fica claro que havia um interesse da Record dentro da Caixa Econômica. Aécio menciona, também, a anuência de Temer.
 
 
Ouça o diálogo de Aécio com Moreira Franco sobre Record: 19 de abril de 2017, 20h05.
 
  
 
Aécio – Deixa eu te falar, Moreira. É uma questão que corre no paralelo das questões que você está cuidando. Eu cheguei a falar com o presidente algumas vezes do assunto da Record. Você está a par disso? Do assunto do… número 1 lá.
 
Moreira – Tratei disso hoje. Já liguei para o Douglas e não consegui falar ainda. Liguei três vezes. Você que é amigo dele…
 
Aécio – É aquelas coisas que não precisa falar por telefone. Mas você entrou nesse circuito com o cara da Caixa?
 
Moreira – Já entrei. Entrei hoje. Peça para ele me ligar.
 
Aécio – Isso vale a pena.
 
O senador em seguida retorna para Douglas Tavolaro. Aécio diz que Moreira Franco já havia encaminhado o interesse da Record na Caixa e reproduz, para o executivo da emissora, a conversa que teve minutos antes com o ministro.
 
Esse áudio, mais uma vez, indica que havia a ordem dos chefes do executivo da Record em negar o pedido do ministro, embora Douglas repita que a estratégia do Planalto, numa referência às entrevistas de Temer, era importante.
 
Ouça o diálogo de Aécio Neves com Douglas Tavolaro, executivo da Record: 19 de abril de 2017, 20h07.
 
 
 
Aécio – Liguei para ele (Moreira) direto e falei que eu to num constrangimento enorme. Aí eu inverti e falei “liguei para o pessoal lá, até para pedir uma gentileza… dos jornalistas e ele (Douglas Tavolaro) me cobrou com todas as letras, não teve nenhuma resposta ainda de um assunto que eu tratei direto com o presidente e eu imagino que o presidente tenha tratado com você (Moreira) lá na Caixa e não tiveram uma resposta. Aí ele (Moreira) falou ‘é sobre esse assunto que eu quero falar com ele também’. Isso andou? Aí ele (Moreira): andou, tentei falar com ele hoje duas ou três vezes e não consegui. Peça para ele (Douglas Tavolaro) me ligar. E brincou, “vi que ele (Douglas Tavolaro) é seu amigo”. E é mesmo, e está constrangido de ligar para você (Moreira), você pedir outra coisa e ele (Douglas Tavolaro) ia ter que te dizer não. Ele (Douglas Tavolaro) recebe ordens. Tem toda a boa vontade, mas não é o dono. Eu estou com esse compromisso, estou constrangido com eles. Aí ele (Moreira) falou, ‘peça por favor para ele (Douglas Tavolaro) me ligar’. Deixa passar hoje para não parecer tanta ansiedade. E ai você (Douglas Tavolaro) liga amanha de manhã, fala que recebeu o recado. E aí me liga em seguida para ver se é mais uma embromação e se eles realmente entraram no circuito. Eu disse a ele (Moreira Franco) o seguinte: é o assunto Caixa, o assunto paralelo, que nada tem a ver com o que você está tratando.
 
Tavolaro – Ele tá juntando num pacote. Não tem problema. Se ele juntar o pacote e sair, eu agito o nosso cá, entendeu? Porque eu acho importante a estratégia dele.
 
Aécio – Eu acho bom que a gente faça esse canal porque eu fico com mais autoridade, inclusive do número 1. E ele vai saber que as coisas só vão andar se for por aqui. Porque ele não vai cobrar, ele vai ficar naquela de que está fazendo para todo mundo. E eu só tenho esse compromisso com você, tenho como priorizar com mais rigor.
 
Tanto o Palácio do Planalto quanto a TV Record apresentaram versões contraditórias sobre o episódio.
 
A emissora negou que tenha condicionado entrevistar Temer em rede nacional a qualquer benefício na Caixa Econômica Federal, “um cliente histórico”. Segundo a emissora, a entrevista não aconteceu porque o Planalto não aceitou que o presidente falasse antes com a Record.
 
O Planalto contou uma história diferente. A assessoria de Temer diz que não houve entrevista do presidente à Record porque nunca houve pedido da emissora.
 
Ao contrário do que diz a Caixa Econômica Federal, que afirma que o pedido de patrocínio da emissora chegou por meio de Moreira Franco, a Presidência também alegou “desconhecer” que o ministro da Secretaria de Governo tenha tratado de demandas da Record no banco.
 
Leia a íntegra das respostas enviadas ao BuzzFeed Brasil:
 
Record:
 
“Houve uma solicitação de entrevista com o presidente Michel Temer e a Record TV queria ter a exclusividade e prioridade, naquele momento, e não foi atendida. O Vice-Presidente de jornalismo, Douglas Tavolaro, trabalhava com suas fontes para conseguir as informações e a primazia. O Planalto estava decidindo, através de outra estratégia, de colocar o Presidente para falar, quase simultaneamente, com todos os veículos, como de fato aconteceu com várias emissoras de TV, rádio, jornais e sites. Por mais que o vice-presidente de jornalismo da Record TV tenha elogiado a estratégia, ele defendeu, junto a suas fontes, o desejo de falar primeiro e exclusivamente com o Presidente. Como o Palácio do Planalto optou por outro formato, a Record TV decidiu não fazer a entrevista. Com relação a Caixa Econômica Federal, é um cliente histórico da emissora e o Departamento Comercial da Record TV trata diretamente com a Instituição e seus representantes publicitários, como acontece em qualquer outro veículo de comunicação. O sigilo das relações entre um jornalista e sua fonte são resguardadas pela Constituição Brasileira. O artigo 5º inciso XIV da Constituição diz que “é assegurado a todos o acesso à informação e resguardado o sigilo da fonte, quando necessário ao exercício profissional”.
Comunicação Record TV
Palácio do Planalto:
 
Em e-mail ao BuzzFeed Brasil, Presidência da República informou que não tem conhecimento de Aécio ter pedido ao presidente Michel Temer em favor da Record na Caixa Econômica, assim como sobre a atuação do ministro Moreira Franco para defender os interesses da emissora no banco estatal.
Questionado sobre por que o presidente Michel Temer não deu entrevista à Record em abril, o Palácio do Planalto respondeu apenas: “Não houve pedido.”
Aécio Neves:
 
“São conversas particulares, descartadas pelas autoridades exatamente por não terem qualquer relação com fatos investigados. Os mais de 1 mil diálogos privados equivocadamente distribuídos a jornalistas tiveram seu sigilo novamente determinado pelo ministro Fachin, em razão das garantias constitucionais dadas a todos os não investigados. Não cabe, portanto, comentários sobre os mesmos.”
Assessoria do senador Aécio Neves
Caixa Econômica Federal:
 
“O ministro Moreira Franco solicitou à CAIXA uma avaliação a respeito da possibilidade de patrocínio ao Grupo Record, que não foi atendido por não se enquadrar na política de patrocínio do banco.”
 
Assessoria de Imprensa da Caixa
 
Assine
Redação

15 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Cada vez mais claro porque a

    Cada vez mais claro porque a globo quer a cabeça do Temer e do Abominável. Já desconfiava depois que vi um post do cafezinho mostrando que o aumento da verba de publicidade da globo ano passado foi de 11% e a do Record de 500%.

    Por isso  os artistas da globo querem Fora Temer (volta Dilma, nem pensar).

     

    1. eles são zumbis, não existem

      eles são zumbis, não existem mais como seres humanos.

       

      Babou o golpe,. VOLTA dilma é o caminho correto. dane-se oq os canalahs do triplex de paraty de paulinha mossack pensam ou querem.

      Sem crime, sem imepachment.

      carminha e janota ja´estão ligados no proceder. mas o receio é terminar com o Teori. e como eles são covardes e não bravos, td pode rolar. mas o certo é só um: anular o impeachment sem crime, via STF ou  PGR.

       

      “se a gente canta em coro é mais forte o so mda nossa voz”

      el efecto

  2. Quer dizer que a Globo

    Quer dizer que a Globo não sabia nadica de nada,que Don Altobello capadociava por debaixo dos panos,com Record,SBT,Bandeirantes e quejandos?Claro que sabia,poderia não saber o elevadissimo grau de periculosidade,safadeza e descaramento dessa verdadeira quadrilha que assaltou o poder,com a anuencia dela.Foi descobrindo aos poucos,armou-se até os dentes com bandidos tal qual,deu o troco e atirou na testa do padrinho.Não é tão simples assim,mas em guerra de quadrilheiros,o cocô boia e não há olfato que aguente.
     

  3. Ora mais a record é a cópia mais pobre da globo

    Se a programação da globo é droga a dela é tosca. Droga e tosca? Atrás do que o Aécio está?

  4. Aécio

    “Aécio Neves, por sua vez, repetiu a resposta que deu em relação a outros grampos, afirmando que são conversas particulares que não tem “qualquer relação com fatos investigados”.”.

    Com o perdão da palavra: além de cínico e hipócrita, esse Aécio é um bosta mesmo… 

    1. Companheiro Claudio,bosta é

      Companheiro Claudio,bosta é esterco,adubo,fertilizante.Dito isso,você ainda acha que Aecio é um bosta mesmo?

  5. PROIBIR PROPAGANDA DO GOVERNO NA MÍDIA

    Sou totalmente contra a propaganda do governo na mídia. Acaba virando essa moeda de troca! Propaganda de governo só no caso de utilidade pública. Afinal o governo não é uma entidade comercial privada. Esta sim tem que expor seu produto para vender. Imaginem o quanto não está sendo gasto em publicidade nos casos da reforma da previdência e da reforma trabalhista!! Governo tem que patrocinar políticas sociais e não concessionárias de rádio e TV pagando para exibir publicidade!! Com certeza alguns milhões que vão para a publicidade governamentar seriam poupados e poderiam ser canalizados para a saúde e educação!!

  6. Apenas um adendo ao meu

    Apenas um adendo ao meu comentario anterior.Prato feito para a Globo deitar e rolar em cima da rival ou ex-rival.Será?Ricardo Kotscho,meu amigo de tempos idos e vividos,poderia fazer um comentario a respeito,não levando em consideração,nem de longe,a maxima de quem com porcos se misturam,farelos não comem.Só cheiram.

  7. Eu estou estarrecido

    Como esses indivíduos conseguem tudo em código e pelas metades. Nãos se menciona nomes, datas, valores, nada que possa comprometer (demais). Se eu conversasse assim teria de combinar antes.

  8. Por trás da Blogosfera.Há

    Por trás da Blogosfera.Há algum tempo atrás,Alexandre Garcia fez um comentario na Radio Metropole de Salvador,de propriedade do ex Prefeito Mario Kertész,que funciona como porta voz dos irmão Geddel e Lucio Vieira Lima.Lá pelo meio do comentario,Garcia que sentava o cacete no Governo da ex Presidenta Dilma Roussef,em uma parte do comentario deblaterou:”Até meu amigo Ricardo Kotscho perdeu a paciencia com ela”.Fui ao Balaio dele,escrevi um comentario,não só dando conhecimento do fato,como pedindo a ele que escolhesse melhor suas amizades.Pra que?Recebi um longo email dele,sem nenhum resquicios de educação,dando conta que havia tempos que não “via” o jornalista Alexandre Garcia.Respondi-lhe,também por email no mesmo tom,dizendo a ele que deveria se dirigir ao dito cujo amigo,não a mim.Fez-me um outro email do tipo,disse que não disse que disse que não disse que disse.Em um novo email,informeio-o que o assunto estava encerrado.Papai dizia-me,o que seria de nós outros se não houvesse o amanhã.Vida que segue.

    1. Diz-me com quem andas,que te
      Diz-me com quem andas,que te direis quem és.Informo aos senhores e senhoras cadastradas que aqui aportam,que esse receituário Bíblico é da cartilha onde comungam o Bispo Macedo e sua trupe de dizimistas empedernidos.E aí,o que vocês acham?

  9. Vinha pensando na condução do

    Vinha pensando na condução do jornalismo da BAND, e rádio e Bandnews, que quantas ves eu acesse esses canais, mais vejo a propaganda do governo, sobre as reformas que não podem andar pra trás, mostrando a cara de Temer com seus discursos infrutíferos, mentirosos. 

    A RECORD não diz direito, desde aquelas manifestações pró-impeachment, qual o seu papel. Ora parece ser de um lado ora de outro. Macedo e Crivela bem que foram oportunistas nos governos de Lula e Dilma, mas deram as costas pra Presidenta quando o assunto foi derrubá-la. Crivella foi tão cretino que saiu pela tangente pra não votar no Senado, alegando ser necessário estar no Rio como candidato.

    Enfim, o que podemos esperar dessa imprensa? Eu, por enquanto, ainda tenho saco pra ver a TV Gaeta, com Gaberini, que pelo menos faz aquela cara feia sobre todos os políticos safados, e não apenas se se trata de petistas. Ontem mesmo ele entrevistou aquele psiquiatra Larangeira, para falar sobre a Cracolândia e as ações de Dória, mas deu pra sentir que o psiquiatra é tucano, apaixonado pelo Almofainha e Alkmin, como pra ver o desencanto do Jornalista, que imaginou ter sucesso na entrevista e se sentiu frustrado.

    Não podemos mesmo contar com a imprensa gopista. 

    A salvação nossa está aqui, e em todos os blogues progressistas. Sem este e os outros nós seríamos coxinhas inveterados, e maipulados.

  10. Se Aécio passa o dia

    Se Aécio passa o dia pendurado no celular fazendo trambiques, daquele jeito com a mãozinha tapando a boca, pode-se estimar uns 120 telefonemas em 18 horas de atividade diária, em 2 semanas ele talvez tenha feito 120 x 14 = 1680 telefonemas, se foi granpeado por esse tempo talvez tenha comprometido entre 200 e 400 interlocutores em suas ligações.

    Janot deve ter umas 300 bombinhas para ir soltando contra o governo Temer e Janot.

    Será que Temer quer tudo isso? Sabe que em 2018 desce a rampa direto para o camburão.

    Camburão agora ou mais tarde, essas são as opções.

    1. Camburão agora! O Brasil é um

      Camburão agora! O Brasil é um grande país, mas não vai resistir muito tempo a ação desta quadrilha de mafiosos.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador