Gratidão, a informação que falta na biografia de Carmen Lúcia

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

Cármen Lúcia é cumprimentada pelo ex-presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, durante a sua posse
 
No perfil de Carmen Lúcia publicado pela Folha, faltou uma informação fundamental para ajudar a delinear seu caráter. A culpa não é do repórter porque, provavelmente, a Ministra deve ter evitado a informação adicional, com receio de ser santificada.
 
Indicada Ministra do STF por Lula, e por influência de Sepúlveda Pertence, mineiro e ex-procurador como ela, Carmen Lúcia faz questão de procurar o então presidente.
 
– Presidente, quero dizer que sou de uma família mineira humilde. E em minha casa meu pai me ensinou que o mais nobre dos sentimentos humanos é a gratidão.
 
Pegou a mão de Lula fortemente, chacoalhou-a enquanto dizia, com voz firme:
 
– Muito obrigada!
 
A testemunha não soube me dizer se, enquanto pegava calorosamente na mão de Lula, Carmen Lúcia encarava-o nos olhos ou mantinha o olhar abaixado.
 
Da Folha de S. Paulo
 
 
Por Frederico Vasconcelos
 
Ilustração ministra Cármen Lúcia
 
A ministra Cármen Lúcia Antunes Rocha, presidente eleita do STF (Supremo Tribunal Federal) e do CNJ (Conselho Nacional de Justiça), diz que vai “inverter os organogramas”, abrindo um canal direto de comunicação com juízes, advogados e servidores, em benefício do cidadão usuário da Justiça.
 
Ela pretende marcar sua gestão no STF, a partir de 12 de setembro, como um exercício de “pacificação social”. Sua maior preocupação é a superpopulação carcerária e a situação das presas grávidas. “É uma prioridade que vou levar no colo”, afirma.
 
Cármen Lúcia nega que chegará ao comando do Judiciário “com a faca nos dentes”. É considerada uma magistrada disciplinada.
 
Ex-aluna de um internato de freiras, diz ter “uma madre superiora” dentro de si.
 
No julgamento do mensalão, seu controle interno deve ter falhado, e ela insinuou que o ministro Joaquim Barbosa daria “um salto social” como relator da ação penal.
 
Quando proferiu seu voto pela condenação de Delúbio Soares, criticou a defesa do ex-tesoureiro do PT, que encampou a tese do caixa dois. “Acho estranho e muito, muito grave, que alguém diga com naturalidade que houve caixa dois. Caixa dois é crime”, afirmou.
 
Sem citar a ministra, o Instituto de Defesa do Direito de Defesa (IDDD) afirmou em nota assinada pela então presidente, Marina Dias, que “não cabe ao Judiciário dizer quais teses a defesa pode ou não pode sustentar”.
 
Religiosa, a ministra votou a favor da Marcha da Maconha, da cota para negros, da união gay e do aborto de anencéfalos.
 
“Ela sabe separar fé e jurisdição”, diz o ex-presidente do TRF-4, desembargador Vladimir Passos de Freitas.
 
É defensora da liberdade de expressão. Votou pelo afastamento da exigência de autorização para a publicação de biografias.
 
Cármen Lúcia foi ao sul da Bahia antes de votar sobre o conflito entre índios pataxós e fazendeiros e a Roraima, para votar no caso Raposa Serra do Sol.
 
Foi ao Maranhão e conheceu a realidade do presídio de Pedrinhas.
 
A mineira de Montes Claros foi indicada a Lula por Sepúlveda Pertence, ministro aposentado do STF.
 
Ela confessou ao arcebispo metropolitano de Belo Horizonte, dom Walmor Oliveira de Azevedo, que não teria havido sua nomeação sem a participação da PUC, onde dava aulas de Direito Constitucional.
 
Foi procuradora-geral de Minas na gestão do governador Itamar Franco (1999-2002). Anos antes, Itamar frequentou seu escritório de advocacia. Ao ser confirmada para o STF, ouviu do político mineiro José Aparecido de Oliveira que iria “sofrer o cargo de ministra do Supremo”.
 
BLAZER E CALÇA
 
Juízes e advogados lembram que a então procuradora era uma crítica do Judiciário e batia forte nos juízes. Há quem tenha dúvidas sobre sua capacidade de enfrentar os grupos de pressão. Há os que criticam os discursos com frases de efeito, além do gosto pelas luzes da ribalta.
 
“Espero que a presidente do STF esteja bem atenta ao grave momento da vida nacional”, diz Ana Lúcia Amaral, procuradora regional da República aposentada.
 
“Se a população, em geral, reconhece e apoia a atuação do juiz federal Sergio Moro, isso não significa que todas as instâncias sejam igualmente aplaudidas. Se não se pode julgar em função do clamor popular, não é possível continuar julgando de costas para a mesma sociedade”, diz a procuradora.
 
Cármen Lúcia, 62, chegou ao STF em 2006. Primeira mulher a presidir o Tribunal Superior Eleitoral e segunda a presidir o STF –a primeira foi Ellen Gracie–, Cármen Lúcia já disse que “temos grande número de mulheres juízas, mas nos tribunais são minoria”. Em 2007, quebrou a tradição e entrou no plenário de blazer e calça comprida.
 
Cármen Lúcia é solteira. A música e a literatura são os seus hobbies. Em casa, gosta de escrever e de ler processos ouvindo “O Cisne”, de Camille Saint-Saëns, e a trilha sonora do filme “A Liberdade é Azul”, composta por Zbigniew Preisner.
 
Entre os livros preferidos estão “Fio da Navalha”, de Somerset Maugham, “Romanceiro da Inconfidência”, de Cecília Meireles, “A Divina Comédia”, de Dante, “Crime e Castigo”, de Dostoiévski e “Grande Sertão – Veredas”, de Guimarães Rosa.
 
No STF e no CNJ, promete cumprir o regimento em relação a prazos para devolução de processos com pedidos de vista e julgamento de liminares. “Quero pautas realistas, que não surpreendam ninguém”, diz. Um dos objetivos é evitar a frustração de advogados que viajam a Brasília e cujos processos pautados não são julgados.
 
Ela convidou a cientista política Maria Tereza Sadek para presidir o Departamento de Pesquisas Judiciárias do CNJ. Sadek participou de um grupo de consultores criado na gestão do ministro Gilmar Mendes, esvaziado pelo sucessor, Cezar Peluso.
 
O relacionamento com as entidades de magistrados não seguirá o estilo de Joaquim Barbosa –que tratava os representantes da magistratura como sindicalistas– nem o de Ricardo Lewandowski, apontado como alguém que abriu as portas do CNJ ao corporativismo.
 
Quando viajava, Lewandowski descumpria o regimento e não convocava sessões que deveriam ser presididas por Cármen Lúcia. Numa única sessão em que substituiu o presidente, ela julgou 50 processos. A média dele é de cinco por sessão.
 
O juiz Rubens Curado, ex-conselheiro do CNJ, participou da sessão presidida por Cármen Lúcia. Ele diz que “a gestão ‘paz e amor’, que esvaziou o órgão de controle, está com os dias contados”.
 
Cármen Lúcia deverá herdar a tarefa de reformar o estatuto da magistratura. Em 2015, criticou a proposta de Lewandowski: “Do jeito que está, não passa. Privilégios são incompatíveis com a República”. Em 2012, foi pioneira ao divulgar o seu contracheque no site do TSE.
 
Concordou com Gilmar Mendes, que previu neste ano “um encontro marcado” para rever “extravagâncias” como o auxílio-moradia.
 
Votou com a maioria quando o plenário decidiu que réu condenado pode ser preso após confirmação da sentença em segundo grau.
 
O juiz Sergio Moro, responsável pela Lava Jato, elogia “sua excelente reputação”. Lembra que ela foi relatora da ação que resultou na prisão do ex-deputado Natan Donadon, por desvio de dinheiro público, “rompendo a tradição de impunidade”.
 
Cármen Lúcia diz que continuará dirigindo o seu Astra até o tribunal. E que dispensará a segurança privada colocada à disposição dos presidentes da Suprema Corte. Ela escolheu duas agentes da Polícia Federal para acompanhá-la no STF e no CNJ. 
 

 

Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

49 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Mais uma pessoa de potencial

    Mais uma pessoa de potencial que desgraçado ao falar demais, muito alem do que pedem suas atribuições, ferindo-as mortalmente. Culpa de suas fraquezas para com mas influencias tendenciosas iluminadas por holofotes poderosos. Se pudesse diria-lhe pessoalmente: “Como sois incapaz de lançar modas originais, não a vejo nem como presidente e muito menos como presidenta,e lanço para ti denominação adequada a suas presunções: sois uma estudanta, amanta do direito e agora, portanto, uma presidanta, fazendo coro com seu colega desde sempre dantes, agora para rimar, danta. 

    1. Respondo ao comentario de

      Respondo ao comentario de Anarquista Serio,04/09/2016 – 11:011. Meu caro,nao me leve a mal,mas o Pais pegando fogo,o pau comendo no birro ,a ema gemendo no tronco do jurema,e voce a se preocupar com a perninha de um a.Digo e repito,Anarquista so a lucida.

      1.   Senhora ou senhorinha

         
         Senhora ou senhorinha Lourdes Nassif,de quem já me considero amigo,colocou essa estrelinha no meu comentario,puxou a mão rapidamente,ainda assim tomou um leve choque eletrico.Deve ter sorrido.

    2. Respondo a Anarquista

      Respondo a Anarquista Serio,04/09/2016 – 11:011. Meu caro,nao me leve a mal,mas o Pais pegando fogo,o pau comendo no birro ,a ema gemendo no tronco do jurema,e voce a se preocupar com a perninha de um a.Digo e repito,Anarquista so a lucida.

  2. Os gostos literários da nova presidenta

    Antôno Maria na crônica “O pior encontro casual” escreveu:

    “Que horror me causam as pessoas do ‘bom chuveiro’, do ‘café reforçado’, os de ‘Macedo Soares e das histórias em quadrinhos’ (os que gostam só de Macedo Soares ou só de histórias em quadrinhos são ótimos)”

    A lembrança do maior cronista do Brasil me veio ao ler os gostos literários da ministra no trecho:

    “Entre os livros preferidos estão ‘Fio da Navalha’, de Somerset Maugham, ‘Romanceiro da Inconfidência’, de Cecília Meireles, ‘A Divina Comédia’, de Dante, ‘Crime e Castigo’, de Dostoiévski e ‘Grande Sertão – Veredas’, de Guimarães Rosa”.

    Parodiando o maior cronista do Brasil, comento: os que gostam só de Somerset Maugham são ótimos, mas misturá-lo à mesma admiração por Dante é um horror. Fica um rastro de desconfiança. Ou a ingrata minisistra gosta mesmo é de Somerset Maugham, ou então cita Dante e Guimarães Rosa como lombadas de exibição em biblioteca de novo-rico.

    Alguma coisa está fora da ordem.

  3. Era procuradora de Minas , ou seria procurador ?

     

    Carmén Lúcia foi aluna e professora da PUC/Minas. Jamais foi professora na Faculdade de Direito da UFMG. Foi procuradora do Estado de Minas Gerais, chegando a ser procuradora-geral do Estado no governo Itamar Franco.

    Itamar Franco foi decisivo para a ida de Carmén Lúcia para o STF. Foi nomeada por Lula.

    Interessante observar a mediocridade de todos os ministros do STF nomeados por Lula e Dilma.   

     

     

  4. Tristes personas no país de
    Tristes personas no país de “Gerson” onde o caráter balança nos ritmos do oportunismo e traição do self.

    Pessoas que vendem a sua alma ao primeiro Mefistófeles que passar.

    Quem não conheceu pessoas que em certo momento mudou todo seu conceito, como se fossem “folhas à mercê do vento ” como dizia Carlos Castanheda se referindo aos covardes – não guerreiros. Quem é da área de Direito, então, sabe que esta é a regra.

    Esse é um defeito de formação do nosso povo, sabendo que tem que abanar o senhor do engenho para ter alguns chance de sair do cativeiro. Pelo menos assim eles pensam, não sabendo qfue a escravidão do pensamento e das ações é a pior forma de prisão.

    É regra, quando se observa juízes, promotores, policiais, podemos continuar a relação com médicos, empresários, fazendeiros, industriais, militares,…a lista seria muito grande e englobaria boa parte da nossa classe média, que seus comportamentos seguem um linha muito bem definida como “complexo de vira-lata” e pelos que observam a sociedade, constatando a persistência do modelo da Casa Grande e Senzala, condições que expressam relação de senhor/subservientes, e nunca de paridade e reciprocidade.

    Como falha de um modelo cultural, as relações de domínio/subserviência; honrar/humilhar; ban ban ban/bum bum bum; Casa Grande/Senzala, terão que ser revistas e as soluções só virão com mudança cultural.

    Não são Macunaíma, são sem caráter no sentido mais preciso da palavra.

  5. Não foi um arroubo?
    Não vamos partir da premissa que gratidão comportaria ser um Gilmar Mendes do campo das forças que a indicaram.

    Mas se a isenção é atributo maior de um magistrado, ela tb, nesse caso específico, poderia ter sido utilizada para demonstrar gratidão.

    Ou seja, a que ponto chegamos: um item inerente à magistratura passa a ser ate forma de se demonstrar gratidão nesses tempos onde a seletividade é a regra.

    E aí vemos, nessa era em que “a corrupção foi inventada, institucionalizada, etc” pelo petismo, a Carmen Lucia embarcando indiretamente nesse discurso hipócrita e udenista.

    E aí fica a pergunta: é grato alguém que massacra, com discursos rasos, a quem lhe deu uma imensa oportunidade?

    Mais uma vez: não se trata de defender o indefensável, julgar contrariamente às provas e às normas.

    Trata-se, tão somente, de acompanhar uma mídia seletiva em suas pautas destinadas a massacrar quem lhe ajudou. E olha que poderia ter evitado isso ao adotar o famoso ” juiz só fala nos autos”

    Além de entrevistas, certos discursos tb “fora do teor processo” em certos julgamentos.

    Gratidão? Já teria sido muito o discernimento de não embarcar no direito do inimigo.

    Por isso que acho que o tal agradecimento foi um arroubo de caráter flexível.

    Quem é grato não precisa se corromper para demonstrar isso. Mas tb não massacra quem seria objeto dessa gratidão.

    Lembrando a frase do marco Aurélio Mello sobre a condução coercitiva do lula, poderia ser dito por este que “essa gratidão eu não queria”.

  6. Ivo Cassol, que devia estar na cadeia por ação de Carmén…

    Ivo Cassol, que devia estar na cadeia por ação de Carmén…

    … Lúcia, está livre, leve e solto. Carmén Lúcia não liberou o último recurso do bandido para julgamento, e assim o gangster ficou livre para votar pelo golpe no Senado (assim como Teori deixou livre o Cunha para dar o golpe). Será que ele vai ficar livre até acabar o mandato, sem que sua prisão seja pautada pela nova presidente do stf? Ou a serventia do bandido merece os cumprimentos do supremo?

  7. Amigos, nem sei o que pediria

    Amigos, nem sei o que pediria à Ministra Carmem Lúcia, depois de vê-la recebendo o prêmio “Faz a diferença”, da Globo, e depois de me decepcionar com Ayres Brito e Ricardo Lewandowski!

  8. PENA

    que a nova Presidenta do STF perdeu oportunidade única de começar bem o mandato quando no início deste ano da (des)graça de 2016 recebeu das mãos da QUADRILHA global o nefasto premio “Faz Diferença” – que aliás, NENHUM Juiz deveria aceitar vez que o sistema corruto globo vive em litígios legais…

    Pena…

    Anyways, OREMOS! Que Nossa Sra. Aparecida nos proteja e ao País!

     

    🙁

  9. Mais uma que acorda com os

    Mais uma que acorda com os olhos em Chico Pinheiro,e deita com os olhos fixados em Wlliamm Waak.Nao ha solucao a vista.

  10. Espelho

    Carmem Lúcia diante do espelho ve a imagem do Janot. Assustada, a imagem se antecipa e diz: não se assuste, é somente o efeito orloff.

  11. sei lá

    Carola, siga o exemplo do Papa Francisco Ele não precisa das honrarias globais que “fazem a diferença” e que de verdade fazem a diferença para o pior!

    Nada de holofotes e vaidades para ser respeitada.

  12. Não espero muito

    Não espero muito não……

    desde o momento que passei a acompanhar a administração dos presientes do stf nenhum fez nada digno de nota, a tonica é do ruim ao menos ruim, mas sempre ruim………

  13. O stf só se recupera se anular o golpe.

    Não acuso ninguem, mas o stf só se salva se anular, como deve, o golpe. Fora disso será o stf de uma república bananeira golpeada para qual até o papa já pediu preces.

    Por falar em papa, o melhor de muitos anos, sua manifestação de tristeza por este país era presivísel: lá na argentina o  “aécio” e a “globo” de lá ganharam dando o glope já nas eleições fajutadas , como quase se fez aqui. Como não colou, aqui tiveram que desmoralizar explicitamente o judiciário.

    O que se espera com o cunha/globo na presidência é o pior dos cenários. A culpa será de quem é culpado.

  14. Relembrando Joel.Encontro um

    Relembrando Joel.Encontro um amigo comum que ha anos nao via.Abraca-me e pergunta:Por onde andara Deus?Nao se preocupe,respondo e saio de fininho.

  15. companhia

    Queriam o que?

    Qualquer um que passasse dez anos sentado ao lado e dando aula na escolinha do gilmau, lendo veja, folha e estadão e ainda zóiando a globo, não faria diferente. É idolo de Topholi que tenta seguir seus passos.

    Ela deve ter esquecido de aonde veio.  

  16. “Prêmio”

    Ao se dispor a  receber  o inaceitável (para qualquer juiz) prêmio “Faz a diferença”, da Rede Globo, a ministra escolheu para si o imenso esforço que terá de fazer para limpar a própria imagem. O tempo dirá se a nefasta influência de quem a premiou não trará prejuízo à sua atuação.

  17. Será a cara dos anos Temer no STF,

    alias stf, pois o que resta de honra a esta instituição depois dos últimos meses?

    Retornamos ao stf que mandou uma grávida judia para um campo de extermínio nazista.

  18. Crime e castigo…

    Ja que a Ministra é religiosa – e respeito – lembro dos famosos versos biblicos “Vaidade, vaidade. Tudo é vaidade e o vento passa”. Acho moralista, como a Biblia em seu todo, porém às vezes convém recorda-lo.

    Se a Ministra fizer metade do que promete enquanto presidenta do STF, ja fara um bom trabalho no Supremo. No entanto, o grande  problema do Supremo hoje, Ministra, não é tanto a forma, mas de conteudo….

    E o que resta ao cidadão brasileiro consciente de que o Supremo Tribunal Federal fez parte de um golpe de estado parlamentar? So desencanto. Sera que eles também serão castigados por seus crimes?

    Não poderia deixar passar em branco a imagem de Gilmar Mendes (sempre fazendo bico) na posse de Carmem Lucia no STF. Ele estava p… de ver o Lula bem disposto e ao mesmo tempo não parecia apreciar a posse da nova Ministra…

    1. E eu lembraria , já que é religiosa,

      o Evangelho de Lucas

      Cap 11 vs. 46: Ai de vós doutores da lei, que carregais os homens com cargas difíceis de transportar, e vós mesmos nem ainda com um dos vossos dedos tocais essas cargas.

        vs 52: ” Ai de vós doutores da lei, que tirastes a chave da ciência; vós mesmos não entrastes, e impedistes os que entravam”.

  19. Justiça e Direito

    Mas é da consciência do jurista e julgador considerar que a justiça está cima do direito:

    “Quando proferiu seu voto pela condenação de Delúbio Soares, criticou a defesa do ex-tesoureiro do PT, que encampou a tese do caixa dois. “Acho estranho e muito, muito grave, que alguém diga com naturalidade que houve caixa dois. Caixa dois é crime”, afirmou.

     Sem citar a ministra, o Instituto de Defesa do Direito de Defesa (IDDD) afirmou em nota assinada pela então presidente, Marina Dias, que “não cabe ao Judiciário dizer quais teses a defesa pode ou não pode sustentar”.”

  20. Cármen Lúcia não é de
    Cármen Lúcia não é de Montes Claros. Nasceu em Espinoza e segundo a árvore genealógica da família é minha prima. Entretanto, nada me acrescenta. É da família Antunes, cujo berço é Espinosa.

  21. Cínica e debochada, eis a Joaquina Barbosa.

    Prezados,

    A seminal crônica de Luís Nassif, da série “O xadrez…”, publicada há poucos dias e na qual ele descreve os dois tipos de caráter (o inflexível e o adaptativo) é de leitura essencial, comosugere a abertura deste post. 

    Cármen Lúcia é cínica, grosseira, mal- educada, ingrata, debochada, dissimulada, tentando demonstrar uma erudição que não possui. Ela é um Joaquim Barbosa de saias e o PIG/PPV já percebeu isso. Assim como “o menino pobre que mudou o Brasil”, ela será usada para os mesmos fins, tal a qual uma laranja da qual, depois de extraído o suco, atira-se no lixo o bagaço.

     

    1. Respondo ao comentario do bom

      Respondo ao comentario do bom Sergio Saraiva,04/09/2016 – 18:17.Ves! Ninguem assistiu ao formidavel/Enterro de tua ultima quimera/Somente a Ingratidao-esta pantera/Foi tua companheira inseparavel.Parte inicial de Versos Intimos,de Augusto dos Anjos,que  Papai fazia os mais intimos chorarem.Colequei para voce Sergio,porque a Ingratidao a qual voce se refere,nada tem a ver.O caso em tela e de incompetencia mesmo.Se nao for pedir muito,de uma lida no meu comentario.Sinta-se abracado.                                                          

  22. Cínica e debochada, eis a Joaquina Barbosa.

    Prezados,

    A seminal crônica de Luís Nassif, da série “O xadrez…”, publicada há poucos dias e na qual ele descreve os dois tipos de caráter (o inflexível e o adaptativo) é de leitura essencial, comosugere a abertura deste post. 

    Cármen Lúcia é cínica, grosseira, mal- educada, ingrata, debochada, dissimulada, tentando demonstrar uma erudição que não possui. Se ele tivesse uma pitada de erudição saberia que uma mulher, ao agradecer, deve dizer “muito obrigada”, não “muito obrigado”. Ela é um Joaquim Barbosa de saias e o PIG/PPV já percebeu isso. Assim como “o menino pobre que mudou o Brasil”, ela será usada para os mesmos fins, tal a qual uma laranja da qual, depois de extraído o suco, atira-se no lixo o bagaço.

     

    1. respondo ao comentario de

      respondo ao comentario de Andre Oliveira,04/09/2016- 19:39.Tai Andre,voce simplificou em uma so palavra o que realmente aconteceu.Faltou colocar na roda a Presidenta Dilma,mas isso meu caro,ja nao vem ao caso.Um abraco.

  23. Por isso q acredito q o
    Por isso q acredito q o Brasil precisa ter memória,lembrar dos nossos heróis e seus
    feitos,mas no País aonde o PAI DA ENERGIA NUCLEAR é condenado a mais de vinte anos de prisão e o feriado de Tiradentes quase passa.em branco,esperemos tudo!

  24. Pergunto aos meus perplexos

    Pergunto aos meus perplexos botoes,se ainda habito a terra ou me desloquei a outro planeta,Me refiro aos comentarios sobre a nova Presidente do STF,Carmen Lucia.De carola de igreja a traidora da causa.Da lei de gerson ao horror estampado na face.Ate Sergio Saraiva sacou de uma tal ingratidao.Senhores,nao seria mais honesto reconhecer que indicacao para a mais alta Corte de Justica do Pais,guardiao da Constituicao da Republica,nao  pode e nao deve  se dar por indicacao de Sepulvida Pertence,por um carinho do Frei Beto,por um cochico de Sigmarina Seixas,pelos pitacos domesticos de Da.Marisa Leticia,por um telefonema  de Carlos Araujo,ou ter como referencia,ser motorista de taxi nas ruas de Aracaj ou alguem que diz a Ze Dirceu que mata no peito?A indicacao de um Ministro do STF,deve se da pelo conjunto de sua obra,suas conviccoes inarredaveis em obediencia fidagal ao Estado Democratico de Direito,seu apego inquestionavel aos ideais democraticos,por sua folha corrida,enfim.Pergunto aos meus botoes se haveriam surpresas se o indicado tivesse uma trajetoria dos Professores Celso Bandeira de Melo ou Fabio Konder Comparato.Do brilhante advogado Pedro Serrano,dos saudosos Mestres Sobral Pinto e Evaristo Lins e Silva.Meus botoes envergonhados,respondem que nao.Nao sejamos fariseus,facam-me o favor.Ate meu querido amigo Luis Nassif entrou na roda e produziu aquilo que ele magistralmente criou,o tal efeito “manada”.E a razao,senhora da nossa existencia por dever sublime,mais uma vez me acolhe,para referenciar meu humilde comentario de dias atras,perdemos senhores,o que nunca soubemos ganhar.

    1. Eu por mim mesmo.Desde que

      Eu por mim mesmo.Desde que aqui aportei,jamais fiz um comentario como esse.Não deixa qualquer brecha para questionamentos de especie alguma,verdadeiro,correto,inquestionavel,longe de me permitir querer ser o dono da verdade.Peço a Da,Lourdes Nassif,que honra o seu sobrenome,não conceda a ele,qualquer estrelinhas.É que se assim proceder,fará muito cadastrado daqui corar de vergonha.Agradecido.

    2. Esse meu comentario,se

      Esse meu comentario,se justiça houver por aqui,e eu não tenho motivos para duvidar que não haja,deveria ser afixado na galeria do panteão dos melhores comentarios já produzidos por aqui.Esse,dentreoutros, é um dos motivos da estima que sou merecedor por parte de Luis Nassif.E agora tambem de Da.Lourdes,que honra o sobrenome que tem. 

    3. O comentario mais prescioso

      O comentario mais prescioso do Blog de Luis e Da.Lourdes Nassif,que honra o sobrenome que tem,dos ultimos tempos,não pode conter erros,ainda que perdoaveis.Onde de lê:guardião,leia-se guaidã.A palavra Aracaju,aparece sem a letra U ao final.Dos saudosos Mestres Sobral Pinto,Evandro Lins e Silva,faltou a inclusão de Raimundo Faro,que conhecia como nenhum outro,Os Donos do Poder.Ontem a inspiração divina esteve a me acompanhar.Bobagem,foi Papai quem escreveu do ceú por mim.Ele é o grande protagonista de tudo isso.

    4. Quem gaba o toco e a

      Quem gaba o toco e a coruja,verdade seja dito.Agora que esse meu comentario calou fundo na’lma dos senhores cadastrados daqui,nao ha nenhuma sombra de duvidas.Ficaram tao envergonhados que nao apareceram para dar trabalho a Da.Lourdes,para tirar ou colocar estrelinhas.Melhor para ela,que evitou tomar choques.

  25. O vislumbre do poder e a gratidão

    Atitude ou posicionamento de uns e outros demonstra que o valor da gratidão é tão sólido quanto ar. Esperar gratidão dessas pessoas é ilusão, é ingenuidade; o que importa, para essas, é se comportarem para serem recebidos nos salões do grand monde. Faltam-lhe, todavia, o espírito, o comportamento e a atitude de serem uma entidade por si só, de modo que fiquem, desde sempre, vacinados e imunes às externalidades derivadas do vislumbre do poder. Ao relevar o vislumbre, logo, não entrarão para a história. É essa a diferença.

  26. Mais de menos.

    A ingratidão é um desvio de caráter, sem dúvida. Não se queria uma pessoa ‘grata’ como Gilmar Mendes, mas ao menos mais honesta com a sua própria história,como é narrada no início.

  27. Que fique claro.O meu

    Que fique claro.O meu comentario se reporta unica e exclusivamente a maneira amadora,infantil e destrambelhada da forma como se dava as indicacoes dos Ministros da Suprema Corte na era lulopetista.Feia,bonita,ingrata,desvio de carater,cuspiu no prato que comeu,nao comporta no meu comentario.Se assim fosse,a razao volta a me acolher,porque nao seria so ela,sim todos.Sim,isso mesmo,nao escapa um ou uma.

  28. Relembrando Joel.A Presidenta

    Relembrando Joel.A Presidenta Dilma demorou nove meses para indicar Luis Edson Fachin para o Supremo Tribunal Federal.Em apenas 15 dias depois de empossado,ele acenou para ela do outro lado do rio,ao lado de Gilmar Mendes.Ate hoje nao se sabe se foi por incluencia de Aloisio Mercadante.Pelo bigode,eu digo que foi.

  29. Poder 70%

    Pagando bem, que mal tem? 70%, setentinha na conta, quem não quer? Todo o judiciário já começou a receber mês passado. E como os juízes tinham embolsado… Querem mais agora! Tudo gente de fé…Fé de mais em pagamento pelo golpe.

  30. Muitos, especialmente os

    Muitos, especialmente os desonestos e ingratos, fazem de conta que NÃO sabem do caráter ABSOLUTAMENTE DISCRICIONÁRIO dessas nomeações por parte do Presidente da República. A Constituição exige apenas duas coisas: caráter ilibado e e reconhecida competência. Ambas bem fáceis de serem cumpridas por uma carrada de candidatos e candidatas.

    Então, os felizardos e felizardas, terão, sim, um preito de gratidão por quem os indicou. O que não significa, obviamente, um compromisso que implique na perda do que é mais essencial num magistrado: a independência. A gratidão é um sentimento, portanto circunscrita à dimensão da intersubjetividade, e em nada compromete quem a exerce. 

    A ministra Carmem Lúcia mimetiza, assim, a ingratidão do atual Procurador Geral da República Janot que até hoje ainda avalia que a então presidente vítima de golpe Dilma Roussef teria a irrestrita obrigação de nomeá-lo pela sua competência técnica, timbre de voz, cabelos brancos, barriga saliente, e outros “sublimes” atributos. 

    Ou seja, Lula e Dilma por “republicanismo agudo” perderam a chance de nomear o(a)s que possivelmente lhes seriam mais chegado(a)s e ainda promoveram um ingrato e uma ingrata, 

    Esse foi um dos traços do PT no Poder. Quererem ser mais realistas que o Rei e toda a sua corte. Política não é para amadores. 

     

     

     

     

     

  31. Gratidão deve ser com o Povo e com o Estado Soberano

    Qualquer Presidente deveria então ter gratidão pelo povo, e não só pelos que o elegeram. Assim os Magistrados devem antes gratidão ao povo que indicou o Presidente. É cargo eletivo, e não Hereditário. Ninguém está acima da Lei.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador