Guarani-Kaiowá são novamente atacados a tiros por fazendeiros no Mato Grosso do Sul

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

Ataque paramilitar ruralista desrespeita pacto pela paz firmado com ministro da Justiça, na tarde de quarta-feira

Por CIMI – Conselho Missionário Indigenista

Fazendeiros desferem novo ataque paramilitar na noite desta quinta-feira, 03, no estado do Mato Grosso do Sul, contra outro grupo Guarani-Kaiowá. O ataque dá-se contra o tekoha Guyra Kambi’y, localizado entre os municípios de Douradina e Itaporã, distante cerca de 30 km de Dourados. O fato ocorre apenas cinco dias após a investida criminosa organizada por fazendeiros, parlamentares e sindicalistas rurais contra a terra indígena de Nanderu Marangatu, no município de Antônio João, que culminou com o assassinato de Simião Vilhalva, 24 anos.

Sob chuva de tiros advindos de uma milícia rural, os indígenas se esconderam como puderam em pequenas picadas de mato, estando até o momento impossibilitados de retornar até suas casas, onde teriam maiores possibilidades de proteção contra o fogo aberto pelos fazendeiros e jagunços. A pedido das famílias indígenas de Guyra Kambi’y, a Funai informou, em tempo hábil, a Polícia Federal de Dourados sobre o aglomeramento de caminhonetes e de um grupo armado nas imediações de onde se encontravam os indígenas.

A Polícia Federal, porém, negou-se a prestar atendimento e garantir destacamento para realização de diligências e proteção dos indígenas.

Para entender:

Guyra Kambi’y é um tekoha (lugar onde se é) localizado dentro do território indígena de Lagoa Rica/Panambi, com extensão de 12.169 hectares, devidamente identificado, delimitado e reconhecido pelo Estado brasileiro, através da portaria nº 524, da Funai, de 12 de dezembro de 2012. Os Guarani-Kaiowá foram removidos, na década de 1940, da região onde está localizada hoje Guyra Kambi’y e deslocados para a reserva de Dourados. Em 2005, as famílias indígenas iniciaram um grande movimento de retorno e luta pela identificação de Lagoa Rica. Em 2008, após as retomadas de Guyra Kambi’y e Itay, terras indígenas que ficam dentro deste território maior, os estudos da Funai se iniciaram sendo conclusos em 2011 quando foi publicado o relatório antropológico que delimitou o território de Panambi/Lagoa Rica, com de 12.196 hectares.

Após brigas judiciais travadas entre o órgão indigenista e o Sindicato Rural de Itaporã durante mais de três anos em que o procedimento demarcatório ficou suspenso, o Tribunal Regional Federal, 3ª. Região, decidiu, em 2014, por manter a determinação atual que garante os efeitos dos procedimentos demarcatórios de maneira plena. Desde 2008, mais de 15 famílias viviam enclausuradas em cerca de apenas dois hectares.

Com a inércia do Governo em resolver a questão da demarcação, os indígenas retomaram, há dois dias, um pedaço mais amplo de seu tekoha Guyra Kambi’y. Ignorando as advertências e o acordo de paz firmado com o ministro da Justiça, nesta quarta-feira, 02, quando o mesmo esteve no MS, mais uma vez forças paramilitares ruralistas decidiram atacar as famílias Guarani-Kaiowá que buscam apenas sua sobrevivência. Não há notícias, no momento, sobre indígenas feridos.

 

Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

21 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Eh a tragédia anunciada

    Quando é que vão demarcar essas terras e acabar com essa guerra ?! Eram terrras indigenas e que a eles, elas retornem em sua integralmente. Os fazendeiros de MT E MS sempre usaram de invasões de terrenos vizinhos às terras que possuem, para aumentar seus hectares. O que estão esperando. Governo e STF têm responsabilidades. 

    1. Governo e Supremo?

      O governo nada faz para proteger os índios desvalidos, e quanto ao Supremo, recapitulemos: “A terra está em litígio e, em dezembro de 2009, o então presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou um decreto homologando a demarcação da terra, porém a eficácia do decreto foi suspensa logo em seguida pelo então presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Gilmar Mendes, em favor das fazendas Polegar, São Judas Tadeu, Porto Domingos e Potreiro-Corá.”

      http://www.revistaforum.com.br/blog/2012/10/gilmar-mendes-e-a-tragedia-dos-guarani-kaiowa/

      https://jornalggn.com.br/blog/iv-avatar/erival-capistrano-a-dinastia-dos-mendes-em-diamantino-ms

      1. O stf estaria podre?

        Foi o Gilmar Mendes, aquele dos dois habeas corpos canguru para o daniel dantas, um escroque da laia dos demotucanos.

        Agora o Gilmar Dantas é latifundiário em Diamantino, Mato Grosso, parece GM que bloqueou o inquérito do assassinato de indígenas, os verdadeiros  donos da terra.

        E GM, como bom demotucano sentou encima da proposta que proibiria as doações de empresas, já decidida pela maioria dos juízes honesto. Mas GM desrespeitou -como de costume- todos os outros juízes.

        Porisso tenho vergonha de ser brasileiro, graças a  este juiz demotucano de carteirinha.

        Precisamos de uma operação “Mão  Limpas”, que limpou a maior parte da corrupção na Itália.

        Mas só podemos acabar com a corrupção política após GM descansar numa tumba ou voltar a morar em Diamantino; mas que seus capangas parem de assassinar índios.

  2. O nosso caro ministro fantasma

    O nosso caro ministro fantasma, da Justiça? segundo alguém aqui finalmente assumiu o posto. Ledo engano. Falou, pensou que intimidou e um dia depois o acordo firmado ali foi quebrado pelos nobres?, justos?, honestos? e cristãos?, produtores? ruralistas caiadíssimos e gilmaríssimos foram lá e mandaram bala nos cruéis?, assassinos?, sujos?, INVASORES? indigenas.

    Quem se escondeu por tanto tempo não pode achar que de uma hora para outra vai ser atendido, muito menos respeitado como tal. Esse Eduardo sempre foi um fantasminha sempre ficando ausente nos momentos que mais se precisou da prsença a atuação de um MINISTRO DA JUSTIÇA.

    Justiça seja feira, quem era aquele cara falando e ninguem quase nunca o viu? Era um pastor com sua gravatinha e microfone?

  3. Pelo visto o Ministro Cardozo

    Pelo visto o Ministro Cardozo não apita nada mesmo. Nem em Brasília, nem na PF, nem entre os fazendeiros e muito menos com os índios!!

  4. É completamente absurdo e

    É completamente absurdo e inaceitável que o genocídio de 500 anos continue dessa forma, com a conivência dos governos e de grande parte das instituições.

    Faltam palavras.

  5. Pergunta inocente

    Destaco do texto: “Polícia Federal … negou-se a prestar atendimento e garantir destacamento para realização de diligências e proteção de indígenas…” Se fosse com os fazendeiros, como será que eles agiriam?

  6. Nos EUA as nações indígenas

    Nos EUA as nações indígenas vivem sob a proteção direta do exército. Qualquer violação de território é tratada como crime federal grave. Mas por aqui imperam o abandono e a indiferença. Até quando?

  7. Não adianta!

    Olha, gente, como há algum tempo atrás externei neste blog, eu residi no MS por dez anos, convivendo diariamente, por força de minha profissão – bancário do BB – com essa gente: fazendeiros, grileiros, PMs, PF, etc.

    E posso garantir-lhes: a PF não está nem aí para os índios. Lá quem manda são os grandes latifundiários – PM, prefeituras, vereadores, PF, todos sem exceção estão lá a serviço deles, dando-lhes cobertura, só atua quando e onde eles assim o desejarem. Essas milícias são compostas por jagunços, mas não só. Muitos policiais, até federais, fazem parte delas. Todos que lá residem sabem disso, comenta-se a boca pequena.

    Agora a revelação mais estarrecedora, que ouvia da grandíssima maioria dos moradores: a população está a favor desses grandões. Por ela, que se mate todos os índios, que só “atrapalham a nossa vida”.

    A quase totalidade da população do MS é a favor dessa matança, não tenham dúvidas disso. Jamais admitirão isso publicamente, entretanto é a realidade, por mais cruel que pareça.

    1. E tambem salva a balanca

      E tambem salva a balanca comercial permitindo que eu e vc ainda tenha emprego pois do contrario o caos economico ja teria arrassado a economia brasileira…

      1. Que argumento mais falacioso!

        Quer dizer que se alguém tomar tua casa, chácara, sítio ou fazenda (enfim, tua terra) e nela implantar uma empresa que dá lucro para ele e colabora com o PIB nacional, tá tudo bem?

  8. CLAMEMOS PELA RIGOROSA COIBIÇÃO DO GENOCÍDIO

    A gravíssima denúncia acima publicada mostra uma situação escandalosa e desumana.

    A conivência das autoridades públicas para com os crimes de lesa humanidade perpetrados contra a população indígena no MS caracteriza uma nódoa que agride e envergonha a nação brasileira.

    O Estado Democrático de Direito é incompatível com a impune continuidade do terrorismo genocida praticado a serviço do ruralismo predatório e fascista.

    A sociedade tem o dever de manifestar seu repúdio ao genocídio, através da mobilização das instituições democráticas representativas para exigir o urgente saneamento de todos os absurdos que perpetuam este massacre secular.

    Não se pode silenciar diante das evidências de que os poderes executivo, legislativo e judiciário têm sido cúmplices da espoliação e do genocídio, cometidos por poderosos e seus asseclas contra as populações ancestrais.

    Chega de conivência com a impunidade de todos que espoliam e massacram a população indígena. Clamemos pela rigorosa coibição do genocídio, com base no pleno respeito à legislação em vigor e às garantias constitucionais.

  9. PF está podre?

    Parece que existe um pfzinha nazifascista e demotucana.

    Latifundiários como Gilmar Mendes grilam terras indígenas e ainda assassinam índios e a pfzinha finje que não vê.

    É a mesma parte podre da pfzinha que “esqueceu” os 450 quilos de pasta básica dos perrellas, amiguinhos de aécim.

    Tenho vergonha dessa banda corrompida da pfzinha.

    O Brasil não merece tantos mequetrefes como a parte podre da pf.

    Porém penso que a maior parte dos policiais federais seja honesta, incorruptível e efetiva.

  10. O stf, tendo como um dos

    O stf, tendo como um dos representates o fazendeiro, gilmar mendes, nenhum matador de índio tem preocupação em ser punido. O stf já deixou bem claro para que existe o harbeas corpus:$$$$$$$$$$$$.

  11. O USA quase exterminou as

    O USA quase exterminou as nações indígenas nos séculos passados. Hoje, protege os que sobraram. Mas, na republiqueta matogrossense, continuam os massacres, em pleno século XXI,  com autorização da pf, do stf, mp, dos donos e velhos senhores de engenho. A “modernidade” desses senhores de engenho, é impressionante! To falando que o Brasil é sempre envelhecido por esses eternos assaltantes da dignidade. A direita não permite, com seu dinheiro e corrupção, um Brasil moderno, evoluindo. O atraso é o que os torna poderosos. A morte, ora a morte de pessoas “que atraplahm o desenvolvimento” é coisa nada. Que desenvolvimento, cara pálida? Da escravidão imposta pelos velhos, arcáicos senhores de engenho desse país.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador