Guardian diz que revelação de ‘plano maquiavélico’ abala credibilidade do governo Temer

Jornal GGN – Ao comentar a saída do ministro Romero Jucá, o jornal britânico The Guardian diz que o grampo revela uma “trama maquiavélica” para tirar Dilma Rousseff do poder, abalando a credibilidade do governo interino de Michel Temer. “A credibilidade do governo interino foi abalada na segunda-feira quando um ministro foi forçado a se afastar em meio a revelações sobre a trama maquiávelica para levar ao impeachment”, escreveu o jornal.

O Guardian pontua que ao diálogo entre Romero Jucá e Sérgio Machado deixaram aparente as “motivações dúbias e natureza maquiavélica da trama para retirar Dilma Rousseff do poder”, ressaltando que este caso não deve ser a útlima crise a ser enfrentada por Temer, já que ele nomeou sete ministros implicados na Operação Lava Jato.  

Da BBC Brasil

Revelação de ‘plano maquiavélico’ para impeachment abala credibilidade de governo, diz ‘Guardian’

O jornal britânico The Guardian afirmou que a queda do ministro Romero Jucá e a revelação de uma “trama maquiavélica” para derrubar o governo Dilma Rousseff abalaram a credibilidade do governo de Michel Temer.

“A credibilidade do governo interino foi abalada na segunda-feira quando um ministro foi forçado a se afastar em meio a revelações sobre a trama maquiávelica para levar ao impeachment da presidente Dilma Rousseff”.

O ministro do Planejamento, Romero Jucá (PMDB-RR), se afastou na segunda-feira após a Folha de S.Paulo divulgar áudios em que ele diz que a mudança de governo poderia “estancar a sangria” da Lava Jato.

O Guardian diz que “as motivações dúbias e natureza maquiavélica da trama para retirar Dilma Rousseff do poder ficam aparentes na transcrição da conversa”.

Afirma ainda que este não deve ser o “último golpe” contra Michel Temer, já que seu gabinete inclui “sete ministros implicados na Lava Jato.”

A publicação afirma ainda que o governo interino, até o momento, mostrou “poucos sinais de reduzir a tensão e restaurar a credibilidade” no país.

“Seu gabinete todo branco e todo masculino foi duramente criticado por não ser representativo do país, suas medidas de austeridade são impopulares e seu líder já voltou atrás da decisão de tirar da Cultura o status de ministério após protestos de artistas, músicos e cineastas.”

Economia

Financial Times, principal jornal de economia e finanças da Grã-Bretanha, também disse que a saída de Jucá pode prejudicar o governo Temer, “bem quando ele está tentando lançar um plano econômico ambicioso que visa equilibrar as contas do Brasil e lançar as bases para uma recuperação econômica.”

Segundo analistas ouvidos pelo jornal, porém, a decisão de Jucá de se afastar rapidamente pode “limitar os danos políticos” da crise.

Já o americano The New York Times disse que as “transcrições sugerem um plano por trás do esforço de afastar a presidente do Brasil”.

“O presidente interino do Brasil, Michel Temer, sofreu um grande revés em sua campanha para ‘conquistar’ o país” com o surgimento de gravações que sugerem “que um de seus ministros tramou para parar a investigação na Petrobras ao buscar o impeachment de Dilma Rousseff.”

O jornal diz que Temer substituiu todos os ministros para “ganhar a confiança dos brasileiros e dos investidores”, mas que mesmo assim nomeou ministros já implicados nas investigações de corrupção.

Segundo a reportagem, as novas acusações devem “levantar mais questões sobre os motivos por trás do ímpeto de promover o impeachment de Dilma”.

Também poderiam, segundo o jornal, aumentar o escrutínio sobre outros ministros que enfrentam problemas legais.

Redação

5 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Concordo e digo mais.
    O áudio

    Concordo e digo mais.

    O áudio da conversa telefônica de Romero Juca comprovou a existência de uma vasta conspiração para depor de Dilma Rousseff. A ascensão de Michel Temer ao poder é ilegítima. Ele não foi eleito presidente, o Impedimento foi apenas uma operação encoberta para esconder o golpe de estado. O exercício do poder sem legitimidade caracteriza as tiranias. Portanto, já podemos chama Temer de tirano.

    Toda tirania precisa ser combatida. Todo tirano merece um fim trágico. Portanto, já podemos começar a fazer nossas apostas. Michel Temer terminará como Benito Mussolini ou como Muamar Kadafi?

    https://twitter.com/FabioORibeiro/status/735136373477388292

  2. Getulio Vargas, já às voltas

    Getulio Vargas, já às voltas com os GOLPISTAS capitaneados pelo Carlos Lacerda – uma espécie de precursor do Aócio, teria feito um comentário sobre sua equipe ministerial: “Metade deles não é capaz de nada. A outra metade é capaz de tudo.” Qualquer semelhança com o ministério GOLPISTA do Temer NÃO é mera coincidência.

  3. Justificando o golpe “plim-plim” por “plim-plim”

    Acabou o misancene.

    Enfim Jucá prestou um serviço relevante à democracia, justificando o golpe “plim-plim” por “plim-plim”…

    Será que o pavio da revolta popular enfim pode ter sido aceso?

  4. Do Libération – França

    A destituição de Dilma Roussef, um entrave à investigação sobre a Petrobras.

    Artigo analítico produzido pela correspondente do jornal em S. Paulo, Chantal Rayes.

    Analyse

    La destitution de Dilma Rousseff, une entrave à l’enquête sur Petrobras

    Par —  

    24 mai 2016 à 18:30

    http://www.liberation.fr/planete/2016/05/24/la-destitution-de-dilma-rousseff-une-entrave-a-l-enquete-sur-petrobras_1454850

     

  5. Acabei de ouvir que Paulo

    Acabei de ouvir que Paulo Leite da EBC foi suspenso do programa na TV Brasil (?)

    Quem falou foi a senadora Vanessa Grazziotin, que seria entrevistada e foi desconvidada.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador