Guru Dev deu o pontapé inicial do Woodstock Festival

Enviado por JNS

Guru Dev deu o pontapé inicial do Woodstock Festival

Santuário Luz da Verdade Universal (Lotus), Yogaville, Buckingham, Virginia

Por Joel Sternfeld

Talvez a maior glória do trabalho inter-religioso de Swami Satchidananda seja o Santuário Luz da Verdade Universal – um santuário interconfessional construído em Yogaville em 1986. LOTUS celebra a unidade por trás da diversidade das religiões do mundo. Aberto a pessoas de todas as religiões para meditar e orar, este santuário usa o símbolo universal da luz como o símbolo do Divino. É o primeiro santuário construído para abrigar altares para cada grande fé religiosa e também para as religiões menos conhecidas e aquelas que ainda não conhecidas.

Sri Satchidananda, então conhecido como Guru Dev, proferiu o discurso de abertura do festival Woodstock em 1969

Sri Swami Satchidananda nasceu no sul da Índia, em 1914. Depois de estudar com alguns dos sábios mais importantes da Índia, ele se tornou um monge e distinto professor de Hatha Yoga e Raga. Ele estava vivendo e ensinando no Sri Lanka quando Conrad Rooks, quando foi convidado, um dos herdeiros da fortuna da Avon, para desempenhar um papel no filme Chappaqua (Robert Frank foi o diretor de fotografia).

https://www.youtube.com/watch?v=O1HTjphmsGg height:394]

Através da sua atuação no filme, ele conheceu o artista Peter Max, que o convidou em 1966 para passar alguns dias em Nova York. O Swami e seus ensinamentos se tornaram tão influentes que o Instituto de Yoga Integral, na West 13th Street, cresceu em torno dele e de sua disciplina única, que combina seis práticas de Yoga distintas. Seus alunos e seguidores incluíam a cantora Carol King, os atores Laura Dern e Jeff Goldblum, e a designer de moda Donna Karan. Em 1969, Sri Satchidananda, então conhecido como Guru Dev, proferiu o discurso de abertura do festival Woodstock. Em 1976, ele se tornou um cidadão  americano.

https://www.youtube.com/watch?v=Qr2l9inAryQ height:394

A mensagem de Swami deriva do entendimento de que a “verdade é uma, apesar dos muitos caminhos”, uma crença de que todas as religiões levam ao mesmo Deus. Carol King doou, em 1979, mil hectares de terra para a construção do Instituto de Yoga Integral – Yogaville. O hall do Santuário Luz da Verdade Universal (Lotus) que exibe artefatos e textos sagrados de todas as religiões do mundo, incluindo o da “Secular Faith”, representados pelas obras de Platão e Shakespeare, a pontuação de “A Flauta Mágica” e da “Teoria Geral da Relatividade”.

[video:https://www.youtube.com/watch?v=A8QnVrMSTLY height:394

As alegações de má conduta sexual atormentaram Swami e a Yogaville na década de 1990. Essas acusações – nunca foram objetos de litígio ou foram comprovadas -, foram negadas por Swami Satchidananda, até sua morte em 1992. Os seus seguidores salientam que o seu principal crítico tinha condenação por roubo e tornou-se um desafiante depois que a sua avó recebeu irritantes telefonemas, de judeus(?) para Jesus.

Fontes:

http://swamisatchidananda.org/lotus/

http://www.artic.edu/aic/collections/artwork/186119

Redação

21 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Sonho …

    Depois de já ter sido apresentada a LOTUS, repito:  Dá vontade de estar – e ficar – lá!

    Uma peregrinação talvez…

    Quando serão minhas próximas férias ??

    E cadê os meninos cantando ?

     

    LOTUS Prayer

    By H. H. Sri Swami Satchidananda

    O Lord, the Light of Lights,
    You are the Indweller of the entire Universe.
    You are the Light of Awareness.
    You are the Light of our Consciousness.
    You are the One who enlightens everything and everybody.
    You are the One who makes the sun shine, the moon shine, Who makes the stars shine, who makes the fire burn.
    Kindly lead us to that Light of Wisdom and remove the darkness of ignorance; enlighten our hearts.
    Help us experience that Light within and without.
    Help us see the same Light, the same Spirit dwelling everywhere in everything, or to be more accurate, as everything.
    Help us to understand You and You alone through all these various forms and names, through all these different approaches and ways of worship.
    Help us recognize the central unity. Help us realize we are Your image, Your children, no matter what the differences are.
    Let us behold Your Spirit running through all.
    Give us the strength and courage and capacity to experience that Peace and Joy and share that experience with everyone.
    Help us to get away from these selfish temptations with which we are creating all the differences, all the fights, and all the wars.
    We have suffered enough due to our ignorance.
    Please guide us to know our brothers and sisters and to know we are all parts of your family.
    Enlighten our paths, O the Light of Lights, Lord of Lords. Help us, guide us.

    1. LOTUS

      Anna, já postei outros comentários sobre este santuário maravilhoso, aquí, no LNO.

      Em uma longa viagem de Washington a Lexington, no Kentucky, viajando pelo sul da Virgínia, o Minerim matou a saudade das Gerais, ao curtir a visão das soberanas Blue Ridge Mountains.

      535899509_8738c0a32c.jpg

      Imagens da Internet

      1. Visão

        Sim, eu li alguns.

        Mineirim, Mineirim, você não é das Gerais, você é da Geral!  Deste mundão de meu Deus.

        Lindo de morrer!!

        Obrigada por compartilhar conosco esta visão!

         

        Esta primeira imagem me lembrou um entardecer – gélido – no Grand Canyon.  Maravilhosa!

  2. Woodstock Fail

    COM A VIOLA NO SACO

    Voltei de Lexington para Washington, viajando pelo norte da Virgínia, quando descobri, em consulta ao Rand McNally Road Atlas, uma improvável Woodstock, situada às margem da rodovia interestadual por onde estávamos trafegando.

    Excitado pela oportunidade única de pisar naquele solo sagrado, o Minerim, que deveria ser um pouquinho desconfiado, prá não fugir à tradição, foi lá, prá molhar o bico e captar a energia de todos os bichos grilos e anjos malucos daquele 69 glorioso.

     

    hendrix de buggy

    No entanto, “pra deixar de ser besta”,  o Minerim hendriquizado, folgado e desinformado se deu mal na busca ao local da celebração da utopia sem regras, sem política ou contas a pagar – aí eu choro!

    O Woodstock verdadeiro quebrou em outra parada muito distante dalí, lá pras bandas de Bethel, em Sullivan County, no Estado de New York.

    [video:https://youtu.be/wt3cYpFLJiM width:600]

    Com a viola no saco

    Fui!

     

    1. Talvez a antítese… rs.
      Talvez a antítese… rs. Que anticlimax!!

      Coach, quando você tiver um tempinho volta no já encerrado São Jorge. Onde você comentou sobre teu Parça e Jorginho do Império. Deixei uma coisinha lá pra você. E umas outras tantas por lá também… Acho que você vai gostar e incluir no teu acervo. 🙂

      1. Infalibilidade e interação

         

                        Anna Dutra

                        Conhece Xangô

                        São Jorge e dragão

                       

                        Revisa Kama Sutra

                        Ensina ao professor

                        Promover a pacificação

                       

                        Mostra que a infalibilidade não é a cura

                        Ministrada pelos zelosos doutores

                        O verdadeiro caminho é a interação

                       

                        Interagir para fluir

        1. Imperfeição

          Diferença entre frescobol e tênis?

          Frescobol, maravilha!!  Tênis, não tão bom, mas educativo. Já sem jogo, oportunidade perdida. Mas podemos sempre escolher por onde vamos e com quem vamos.

           

           

  3. O Lendário Festival

    CURIOSIDADES SOBRE WOODSTOCK

    Huffington Post  | 2013/11/25

    WOODSTOCK 1969

    O Woodstock Music and Art Fair ocupa um lugar respeitável na história da cultura pop dos Estados Unidos, mas alguns fatos básicos em torno do evento realizado em 1969 foram perdidos nas quatro e meia décadas seguintes da história da música. 

    1. O festival Woodstock não foi realizado em Woodstock.

    Os organizadores do festival queriam realizar o evento em ou perto da aldeia de Woodstock, no Estado de Nova York, mas não conseguiram encontrar um local adequado para hospedar o concerto. Eles buscaram um local em uma região industrial perto de Middletown, Nova Iorque (Cidade de Wallkill), mas as suas licenças foram revogadas um mês antes do início do festival.Eles tiveram a sorte de encontrar o fazendeiro Max Yasgur em Sullivan County, que concordou em permitir que eles ealizassem o festival na sua propriedade na cidade de Bethel, Nova York. A aldeia mais próxima era White Lake , lembrando que Woodstock, Wallkill e White Lake todos começam com “W”.

    woodstock 1969

    2. O festival Woodstock não ocorreu na fazenda leiteira de Max Yasgur.

    O festival realmente aconteceu em um dos seus campos de feno, cerca de três milhas da sede da sua fazenda. Max era o maior produtor de laticínios em Sullivan County, na época, e possuía várias extensões de terra para o seu gado e para o cultivo de feno para a alimentação.

    3. A Woodstock Ventures encomendou a David Edward Byrd e, em seguida, o artista da Bill Graham Fillmore East, para a concepção do cartaz do Festival de Woodstock.

    O primeiro poster altamente estilizado, com um floral intrincado, trazia uma mulher totalmente nua rodeada de querubins, corações e setas, sem espaço para os nomes das bandas. Como os donos das loja locais se recusaram a exibir o cartaz e os promotores queriam algo diferente, foi encomendado um novo projeto gráfico à Madison Avenue de Arnold Skolnick. O poster de Skolnick, apresentou um design simplificado, que caracterizava uma pomba branca no cimo do braço de uma guitarra, contra um fundo vermelho brilhante. A linha de tag de Skolnick, “Três Dias de Paz e Música”, tornou-se o grito de guerra para o festival, e a sua icônica “pomba e uma guitarra” tornou-se instantânea e internacionalmente reconhecida.

    4. Richie Havens abriu o festival Woodstock, apesar de estar programado para tocar mais tarde naquela noite.

    O tráfego pesado impediu chegada dos indicados para fazer a abertura do festival, e os organizadores  convenceram Havens a subir ao palco cerca de 5:15 horas na sexta-feira à tarde. Assim Havens realizou vários encores, tocando “cada canção que ele sabia”, porque os músicos contratados continuavam presos no tráfego. Ele procurava outras músicas para cantar, e começou a dedilhar, entrando em um groove, quando a idéia de “liberdade” veio à sua mente. Então Havens cantou a sua famosa música “Freedom”, pela primeira vez, no palco do Woodstock, fazendo um jogo com as palavras. Mais tarde, ele contou a história de ter de ver o filme “Woodstock”, para que pudesse ouvir como a foi a levada da canção para que ele pudesse tocá-la novamente.

    woodstock 1969

    5. Duas bandas foram agendadas para tocar em Woodstock, mas foram incapazes de participar do festival.

    O Jeff Beck Group (com Jeff Beck, Rod Stewart, Ronnie Wood e Aynsley Dunbar) desfez a banda apenas algumas semanas antes do festival. Os integrantes do Iron Butterfly foram presos no aeroporto LaGuardia, em Nova York e, como não conseguiriam chegar ao festival por transporte terrestre, exigiram que os promotores do festival enviasse um helicóptero para eles. À medida que o imbróglio foi se desenvolvendo, os promotores enviaram ao empresário da banda um telegrama, apenas as palavras “Fuck You” soletradas. O Iron Butterfly nunca chegou ao festival.

    6. Não houve merchandise oficial no festival de Woodstock.

    É difícil compreender um evento hoje sem milhares de artigos com o seu logotipo para venda em cada atividade programada pelos organizadores. A única lembrança oficial que restou do festival foi o material impresso para divulgação da programação, com as dimensões de 8,5 / 11 x 2 cm, com grande parte não distribuída, muitos deles sendo jogados fora ainda em suas caixas após o festival. Os seguranças, os ajudantes, e outros membros da organização usaram camisetas e casacos com o logotipo de Woodstock, e eles se tornaram as lembranças icônicas do festival, bem como inúmeros itens piratas vendidos por empreendedores que participaram do festival em pontos de vendas em cabines montadas a partir de madeiras.

    7. Apesar do anúncio de Arlo Guthrie que “a New York State Throughway está fechada, galera,” a Throughway permaneceu aberta durante o evento.

    A polícia do Estado, no entanto, fez, próximo a Newburgh e Harriman, por um tempo, uma operação em uma tentativa de controlar o fluxo de pessoas deslocando-se para o festival.

    woodstock 1969

    8. Durante os três dias do festival Woodstock, não houve incidentes de violência entre o meio milhão de pessoas na platéia.

    Talvez o único incidente registrado tenha acontecido quando Abbie Hoffman correu ao palco durante uma pausa programada do show do The Who. Hoffman pegou o microfone e começou a fazer um discurso retórico semi-coerente sobre libertar John Sinclair da prisão, quando Pete Townshend virou-se, gritou com Hoffman para sair “do meu palco”, e bateu na cabeça do ativista com o braço da sua guitarra. Hoffman deixou o palco, e o The Who prosseguiu com o show.

    9. Apesar do fato de que foi anunciado no palco e jornais relataram pelo menos dois nascimentos em Woodstock, até agora, ninguém deu indicações que é um bebê Woodstock.

    O imaginário atual é que um bebê nasceu em um carro a caminho do festival, e outro nasceu em um hospital local depois que sua mãe foi levada para fora da área do festival em trabalho de parto. As identidades desses bebês também não são conhecidas. Há, no entanto, inúmeras pessoas que afirmam ter sido concebidas no festival Woodstock.

    10. “Woodstock”, o filme de quatro horas, ganhou o Oscar de melhor documentário em 1970.

    O filme, desde então, tem sido relançado várias vezes com adição de imagens de concertos e extras. Ele foi dirigido por Michael Wadleigh, que substituiu o jovem cineasta Martin Scorsese, atuando como assistente de Thelma Schoonmaker.  

    woodstock 1969

    11. Aqueles que foram destaques no filme “Woodstock” tornaram-se parte do legado duradouro do festival no para muitas pessoas.

    Algumas das melhores atrações musicais em Woodstock, incluiram Jimi Hendrix, The Who, The Band, Janis Joplin, Johnny Winter, Creedence Clearwater Revival, Jefferson Airplane, Ten Years After, Joan Baez, Santana, Joe Cocker e Crosby, Stills, Nash e Young. Aqueles que não aparecem no filme, como Keef Hartley Band, e Quill, não receberam o impulso que premiou outros fartistas. As performances irregulares mantiveram The Grateful Dead, The Band, e Janis Joplin fora do filme original e não receberam o merecido reconhecimento público por suas performances até a edição das versões posteriores do filme.

    12. O Bethel Woods Center for the Arts, foi inaugurado em 2006 no local do Woodstock Music and Art Fair em 1969.

    A histórica colina em que o público do festival curtiu três dias de músicas foi preservada, e um belo pavilhão para concertos ao ar livre, um museu  e um campus, o Bethel Woods, foi edificado na colina com vista para o campo onde foi realizado o festival. O pavilhão acolhe concertos ao ar livre nos meses do verão, e o Museu está aberto de abril a dezembro.

    13. Vários dos artistas do Woodstock original tocaram no Bethel Woods

    Santana, Joe Cocker, Hot Tuna (Jefferson Airplane), Starship (Jefferson Airplane), Joan Baez, Country Joe McDonald, Richie Havens, Melanie, Crosby Stills Nash & Young , Levon Helm (The Band), Arlo Guthrie, John Sebastian, Leslie West (Mountain), The Family Stone, e Furthur, Phil Lesh & Friends, e Ratdog (além de todos os spinoffs do Grateful Dead). Muitos desses artistas visitam o museu e fazem caminhada pelo o sítio histórico em Bethel Woods.

    1. Uau, voei, alô alô planeta

      Uau, voei, alô alô planeta terra, tô voltando . . . . valeu cara . . . . Eu tinha acesso no youtube a um filme chamado Aconteceu em Woodstock, muito legal que conta como aconteceu tudo, e tem uma cena que o carinha toma um ácido e sai de uma kombi e fica olhando o festival de cima, de noito, tudo iluminado . . . . houve um texto que dizia, “Vai e olha o centro da galáxia” . . . e o diretor do filme cria o centro da galáxia mostrando as pessoas, as luzes, e a relação com a viagem de ácido do carinha, nunca vi algo tão bem criado, cara é assim mesmo, é assim mesmo, é assim mesmo . . . .

      1. No rain!

                            Just another whistle stop

                            Você sabe que é a regra 
                            Você pode gritar e você pode gritar 
                            Mas eles só vão te chamar de idiota louco 
                            Não preste atenção ao que eles dizem 
                            Quando estão amargos eles falam dessa maneira

                          “Cara é assim mesmo, é assim mesmo, é assim mesmo…”

        [video:https://youtu.be/LFf6Mw0DgcY width:600]

        The Band não jogou este rock evaporante pra cima da rain em Woodstock.

        [video:https://youtu.be/HUL_zILXi0Q width:600]

    2. Quando é para ser …

      Disso tudo, quando tem que acontecer, acontece. Para os místicos, o Universo conspira. Para os práticos, mãos à obra.

      O que é nosso já está em nossas mãos muito antes de acontecer.

       

      “O que tem que ser tem muita força.”  Guimarães Rosa

       

       

  4. WOODSTOCK

    Uma Exposição Aquariana 1969
    por David Edward Byrd

    Na primavera de 1969, a Woodstock Ventures me pediu para fazer um cartaz para o grande concerto ao ar livre que eles estavam planejando para a vila de Woodstock, NY, em agosto do mesmo ano. 

    Baseei o cartaz na imagem d’A Fonte de Ingres cercada por cupidos, flores e corações em cores em tons de joias.

    Poster original de Woodstock 1969 woodstock Original poster 1969

    Depois que entreguei a arte para a impressão no final de junho, parti para Caribe, onde permaneci um mês em uma cidade com 30 pessoas e sem telefone. 

    Durante este tempo, a cidade de Woodstock proibiu o show e ele teve que ser transferido para a fazenda de Max Yasgur. 

    Como eu não estava disponível para fazer um novo cartaz, foi feito outro por outro artista, e, de forma adequada, ele se tornou muito famoso, ao passo que a primeira versão permanece em grande parte esquecida.

  5. A Arte de Ingres

                      

                       A Fonte (1856) – Jean-Auguste Dominique Ingres

    Análise descritiva

    Nesta pintura do artista Ingres – podemos ver uma moça nua segurando um jarro com água e despejando seu conteúdo no chão -, a moça se encontra na união de duas paredes onde podemos ver algumas plantas e uma flor.
    Nos chama a atenção a claridade no corpo da moça, destacando-a em meio aos tons escuros das paredes, e impressiona também a habilidade de Ingres ao representar a água escorrendo do jarro e chegando ao chão, onde cria algumas ondulações e também a espuma sob os pés da figura central.

    Analisando a composição do quadro notamos que a figura feminina é feita com linhas sinuosas porém contidas que também se podem notar no jarro em que ela segura. A posição de contraposto, contrabalanceando o peso e realçando o volume na cintura e pernas da moça, denota uma característica obviamente clássica, que podemos ver em várias esculturas gregas e romanas.

    A imagem mostra uma simetria que percebemos com mais clareza ao olharmos para cima da figura, onde seus braços formam uma linha diagonal que combina com a linha que é evidenciada em sua cintura.

    Análise interpretativa

    A pintura está disposta de altos contrastes entre o claro e escuro, porém percebemos a água escorrendo delicadamente e junto as flores, um ar calmo, o qual a tranquilidade não é afetada pelo escuro do cenário. O nu feminino não torna a pintura erótica, ela se contrasta pela sensualidade e a forma simples que a personagem se destaca em meio ao ambiente, sendo ele uma rocha, parede ou pedra ao fundo ou algo do gênero. É possível ver a eficácia na fusão da natureza com a jovem despida, se relacionando perfeitamente, resultando em uma harmonia entre elas. Como se sempre estivesse ali. Apesar da expressão facial séria da figura central, o ato dela com o jarro e o contraposto exercido na perna direita não desvinculam o ar sereno da obra.

    Do “A Arte de Ingres” [ http://artedeingres.blogspot.com.br/p/blog-page.html ]

    1. Na água, o fluir …

      Esta espuma aos pés… Afrodite nascida das águas é a imagem que imediatamente me vem.

      A partir daí, a Samaritana na fonte, o fluir ininterrupto..  A imagem tem este poder.

  6. Fui com esta beleza!

    Que beleza!  Leve, sentida …

    Vai me fazer cia. agora à tarde. Estou indo trabalhar… 🙁

    Se der tempo, passa no post da Revolução dos Cravos. Coloquei música nele para dar um colorido…

     

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador