Haddad é delatado por gestor investigado por corrupção no Theatro Municipal

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Jornal GGN – Investigado pelo Ministério Público por fraudes contratuais que teriam causado prejuízo de R$ 15 milhões aos cofres públicos, o ex-diretor do Theatro Municipal de São Paulo José Luiz Herencia decidiu delatar o prefeito Fernando Haddad (PT) aos investigadores. Segundo informações do Painel desta quarta (31), Herencia disse ao MP que avisou “pessoalmente ao prefeito sobre os pagamentos irregulares para o projeto Alma Brasileira, em novembro de 2015.”

O promotor do caso é Marcelo Milani, da Procuradoria do Patromônio Público, o mesmo que pediu ao procurador de Justiça de São Paulo que investigasse o hoje ministro José Serra (PSDB) no cartel dos trens.

Segundo o Painel, Herencia não apresentou provas contra Haddad. “Ele se comprometeu a retornar para levar documentos que corroborem as afirmações. Se comprovados os fatos, Haddad será alvo de ação de improbidade administrativa.

“No depoimento, Herência diz que confirma integralmente os termos de sua delação. Afirma que, apesar do pagamento de quase R$ 1 milhão, o projeto não ocorreu. Milani pedirá esclarecimentos aos citados, entre eles, Haddad. Willam Nacked, outro delator, também será chamado a depor”, informou a colunista Natuza Nery.

O secretário de Comunicação, Nunzio Briguglio, acusado de ter influência nas contratações do Theatro Municipal por Herencia, disse que o ex-diretor “continua fantasiando uma série de coisas para camuflar o fato de que é ladrão” e que tenta envolver Haddad em algo “que não é verdadeiro”.

As fraudes que ocorreram sob o nariz de Herencia foram descobertas pela Controladoria Geral do Município, órgão criado por Haddad para investigar corrupção nos aparelhos da cidade. A CGM também foi responsável por desvendar outro escândalo que ficou conhecido como Máfia do ISS.

De acordo com o G1, o Instituto Brasileiro de Gestão Cultural, que gerenciava o teatro, também é acusado de fraude. “Um dos alvos da investigação é a Opera Salomé, em que três empresas foram contratadas para fazer o mesmo serviço de cenografia e vários prestadores de serviço tinham o mesmo endereço, o que sugere que eram empresas fantasmas.” Outro problema seriam dois pagamentos a companhia espanhola, que totalizaram 115 mil euros, por um espetáculo que nunca esteve em cartaz no Theatro Municipal.

Os casos são investigados em uma CPI da Câmara Municipal. No MP, o processo corre em segredo de Justiça.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

12 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    1. Coxinha globotomizado. Pense

      Coxinha globotomizado. Pense bem, a notícia piguenta mostra que talvez ele não seja esse cachorro morto que o pig te induziu a imaginar. 

  1. E dai???
    Onde está o crime?

    E dai???

    Onde está o crime? Avisou  o Haddad, mas quem está sendo acusado é ele, então, para fazer a alegria de alguns, em plena campanha eleitoral solta uma delação sem vergonha dessas? E a fraude foi descoberta por um orgão criado pelo prorpio Haddad? Se ele criou um orgão só para isso, e o tal orgão resolveu a questão por que enfiar o nome do prefeito nessa tramóia?? Palhaçada, acham que temos dois neuronios………

  2. Depois de Dilma, nada mais

    Depois de Dilma, nada mais natural que avancem sobre Haddad.

    Como diz o Gregório Duvivier: “O único crime imperdoável no Brasil é a honestidade”.

  3. Caos institucional.
    Eis, pois o resultado desse Instituto (da delação) utilizado no meio político. E em plena campanha política para prefeito.
    Deduzam…. Prato cheio para o PIG.
    Imagine a manchete às vésperas do pleito.

  4. Claro que ele avisou.
    Mas não

    Claro que ele avisou.

    Mas não era ele que estava envolvido no crime?

    Ele avisou que esta comentendo crime?

    Fogo!

  5. Se o MP/SP não fosse tão

    Se o MP/SP não fosse tão condescendente com as falcatruas do PSDB, vários figurões do partido estariam na cadeia pelos esquemas no rodoanel e metro. Não por mera coincidência, o “rapazes de curitiba” em conluio com o pgr correram para melar a delação da OAS visando preservar o serra.

    As empresas acusadas de cartel no metro patrocinaram a reeleição do alckmin, no entanto o parquet paulista não usou a mesma régua da lava jato para criminalizar o caixa 1 da campanha da Dilma. O perdão da dívida da empresa acusa de pagar propina e superfaturamento não entrou no radar dos promotores para processar o governador por improbidade.

    No caso do prefeito, o processo já está no forno com base da palavra do delator que disse “eu avisei”.

    Se algum dia o PT conseguir emplacar um governador em são paulo, todos os escandalos de corrupção da era tucana serão debitados na conta dos petistas. Vão abrir uma lava jato por semana.

     

  6. Lula e Dilma são

    Lula e Dilma são suicidas? 

     

    Promovem a maior autonomia a investigações de corrupção e os larápios, quando pegos, delatam Lula e Dilma?

     

    Haddad também tem a atração fatal pelo suicídio?

     

    Dá toda a autonomia e liberdade para que a Controladoria pegue os ladrões e esses, quando pegos, delatam Haddad?

     

    Essa tal de delação premiada é uma beleza num país agora, mais que antes, governado por bandidos?

     

    Imagine um país onde a maior operação anticorrupção da sua história leva ao poder os próprios investigados.

     

    Está tudo dominado, mas a poeira não vai baixar com o Golpe.

     

    Pelo contrário. 

  7. Era sobre isso …

    Comentário ao post “A necessidade da autocrítica das esquerdas”: 19.08.2016

    “Até hoje, o ingênuo prefeito de São Paulo mantém em postos-chave da administração municipal notórios tucanos (dito por quem é de dentro). Ah mas é porque somos bonzinhos, republicanos. Temos fair play, por aí. ” https://jornalggn.com.br/comment/973724#comment-973724

    O comentário referia-se exatamente a essa figura, exatamente…Taí o resultado. 

    1. Haddad diz ignorar corrupção e talvez seja parte dela.

      Fernando J                                                                                     Vc é o mais bonzinho de todos, infantil e gracioso, na sua cegueira fanática não percebe o ridículo da sua explicação para o fato. 

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador