Hoje, Brasilianas.org discute a crise hídrica em São Paulo

 
Programa debate saídas para a falta de abastecimento no Estado mais importante do país
 
 
Hoje (26), a partir das 20h00, na TV Brasil, o programa Brasilianas.org discute as cartas que São Paulo tem em mãos para gerenciar seus recursos hídricos e passar pelos próximos períodos com baixas em seus reservatórios. Desde setembro de 2014, pelo menos 01 a cada 20 habitantes do Estado de São Paulo são submetidos a racionamento de água devido ao baixo volume do Sistema Cantareira, responsável pelo atendimento de mais de 8,1 milhões de pessoas. 
 
A Sabesp e o governo do Estado de São Paulo responsabilizam o clima, alegando que as chuvas acumuladas entre janeiro e agosto de 2014 foi 42% menor que a média histórica. Por outro lado, técnicos criticam a falta de planejamento da administração pública apontando que em 2003 estudos já previam o esgotamento das reservas que abastecem as regiões mais populosas do Estado. Para discutir quais medidas precisam ser tomadas para enfrentar esse quadro, Luis Nassif recebe o coordenador do Laboratório de Hidrologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Paulo Canedo e o coordenador da Frente Nacional pelo Saneamento Ambiental, Edson Aparecido da Silva. 
 
Não perca, e participe encaminhando perguntas (clique aqui) que poderão ser selecionadas ao vivo, durante o debate. 

 

Saiba onde sintonizar a TV Brasil, em canal aberto, parabólica ou TVs por assinatura: clique aqui. 

Redação

6 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Vamos discutir o plano B? O de São Paulo? Não, o meu.

    Passei 2013 e 2014 inteiro alertando, gritando, espeneando “Vai faltar água, vai faltar água”!!! Fiz posts, conversei com amigos e  familiares. Tudo em vão.

    Confesso que estou bem cansado. Não discuto mais.

    Penso agora, dia e noite, qual será o meu plano B. Como vou sobreviver junto com a minha família  durante os próximos 12 meses sem água.   

    Não penso mais nos níveis do cantareira.

    Penso quais são as cidades no estado ou fora dele que não tem problemas de abastecimento. Penso em como amarzenar 12000 litros de água no quintal de casa. Penso em como proteger esses 12000 litros.Penso em quais serão os sinais de uma revolta e o momento de fugir daqui. Penso em como manter meu jovem filho longe dessa confusão.Penso em quanto eu preciso ter  para ficar 2 anos sem emprego. Penso em como trabalhar remoto. Penso em quanto custa 300metros quadrados em Sorocaba e quanto custa furar um poço nele. 

    Penso e não durmo. Penso que estamos todos f.

     

     

  2. Estou muito decepcionado com

    Estou muito decepcionado com Brasilianas: convidou um gago e um tucano de carteirinha para discutir o problema e logo colacou a culpa da falta de água em SP no governo fedceral. Assim não dá Nassif

  3. qual sera o debate

    Os politicos vao colocar a culpa no consumo e sao pedro. O povo alienado puseram na cabeca dele que a culpa eh de sao pedro.

    A solucao pro governo eh apenas fazer obras pra aumentar o fornecimento. 

    Quando vao debater e incentivar, ate com reducao de impostos, a reducao do consumo? Medidas como descarga com 2 botoes, reaproveitamento de agua de chuva p grandes consumidores como escolas, centros comerciais, deptos publicos etc. E o tratamento de esgoto, como fica?

     

    Tambem gostaria de ver um estudo serio com dados de chuva, desmatamento, evolucao das cidades e populacao.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador