Hubble registra colapso de duas galáxias espirais

Jornal GGN – Uma imagem feita recentemente pelo telescópio espacial Hubble, da Agência Espacial Norte-americana (NASA), mostra uma irregularidade na galáxia NGC 4485, na constelação de Canes Venatici. A gigante, antes espiral, teve parte de sua formação arrastada ao interior de uma segunda galáxia, a NGC 4490 – que se situa fora da moldura para o canto inferior direito a imagem.

As duas galáxias agora formam um par de galáxias chamado Arp 269. Suas interações têm deformado a ambas, transformando-as de galáxias espirais em formatos irregulares. A NGC 4485 é a galáxia menor nesta formação, o que fornece um exemplo real fantástico para os astrônomos para comparar com seus modelos de computador de colisões galácticas.

A interação mais intensa entre as duas galáxias já acabou. Elas fizeram a sua maior aproximação e agora estão se separando. A trilha de estrelas brilhantes e fragmentos em laranja que aparecem na imagem a partir de NGC 4485 se estende por cerca de 24 mil anos-luz.

Muitas das estrelas nesta trilha nunca poderia ter existido sem o colapso das galáxias. Quando as galáxias interagem, o gás hidrogênio é compartilhado entre elas, provocando intensas rajadas de formação estelar. Os nós de luz em laranja na imagem são exemplos de tais regiões, com formações de nuvens de gás e poeira.

Com informações do Phys.org

Redação

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Nos preocupamos com o que

    Nos preocupamos com o que está ocorrendo a bilhões de quilometros da terra e no entanto nos recusamos a resolver o problema do mendigo do outro lado da rua. Nós somos seres absolutamente ridículos. Toda vez que me dizem algo sobre inteligência extraterrestre faço a mesma pergunta: existe inteligência neste planeta?

    1. Cuidado com a dicotomia

      Uma coisa não exclui a outra. Preocupar-se com seres humanos não exclui o interesse em compreender a evolução do universo. Se assim fosse, toda e qualquer ação que não vise diretamente o fim da desigualdade social seria desincentivada, incluindo arte e filosofia, que alimentam outros aspectos da alma humana e não exatamente o estômago.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador