Ibope dá percepção da população sobre os debates

Jornal GGN – O Estado de São Paulo deu hoje uma pesquisa do Ibope a respeito da percepção da população sobre os debates do segundo turno. 67% dos entrevistados consideraram que o conteúdo dos embates entre presidenciáveis se focou mais em ataques do que na discussão de propostas. Hoje, Dilma Rousseff e Aécio Neves voltam a se encontrar na televisão.

Para 67%, debates tiveram ataques demais

Por Lucas de Abreu Maia

Do Estadão

Dois em cada três eleitores ouvidos pelo Ibope acham que Dilma e Aécio mais se atacaram que apresentaram propostas; nesta sexta-feira, os presidenciáveis se encontram no confronto da TV Globo

Dois em cada três eleitores ouvidos pelo Ibope consideram que Dilma Rousseff (PT) e Aécio Neves (PSDB) usaram os debates mais para se atacarem mutualmente que para apresentar propostas. Para 67% dos entrevistados, as críticas predominaram. Só 13% disseram que os debates foram usados para discussão de propostas. Nesta sexta-feira, 24, os candidatos voltam a se encontrar na televisão, no confronto promovido pela TV Globo.

Mais eleitores de Aécio (71%) viram os debates do 2.º turno na TV como agressivos que os de Dilma (65%), segundo a pesquisa do Ibope. Já a proporção dos eleitores da candidata à reeleição que viram os debates como propositivos (15%) é maior que entre os apoiadores do concorrente tucano (13%).

Embora os candidatos estejam tecnicamente empatados na percepção do eleitorado sobre quem se saiu melhor nos debates, a imagem depende dos óculos de quem vê – a avaliação varia conforme a intenção de voto.

Para 34% dos entrevistados pelo Ibope, Aécio foi o vencedor dos debates. A proporção, porém, sobe para 68% entre aqueles que pretendem votar no senador tucano. Os números de Dilma não são muito diferentes: 32% de todos os eleitores dizem que ela se saiu melhor; porcentual que chega a 61% entre aqueles que declaram voto na petista.

Quase metade da população (48%) disse ter assistido a ao menos um debate entre os presidenciáveis no 2.º turno. Outros 35% afirmam que ouviram falar sobre eles. Ou seja: notícias sobre os debates na TV alcançaram 83% dos eleitores. Apenas 13% disseram não ter tomado conhecimento sobre os embates entre Dilma e Aécio, enquanto 4% dos eleitores não souberam dizer ou não responderam à pergunta.

Último debate. O debate da Globo terá como diferencial uma arena de 80 eleitores indecisos, selecionados pelo Ibope. A plateia fará perguntas aos candidatos, que poderão caminhar livremente pelo estúdio. Em dois dos quatro blocos da transmissão, Dilma e Aécio ficarão também frente a frente e farão perguntas entre si. O Estado fará a cobertura minuto a minuto do confronto, que contará ainda com as análises em tempo real do cientista político Carlos Melo e de colunistas do Grupo Estado.

 

Redação

20 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. “Hoje, Dilma Rousseff e Aécio

    “Hoje, Dilma Rousseff e Aécio Neves voltam a se encontrar na televisão”:

    Vai ser engracadinho ver Aecio brandindo uma Veja no debate?

    Da um desanimo…

    1. Vídeo antigo, fato antigo

      Acho que foi importante revelar a vida de playboy do Aécio. Mas ficar insistindo nisso demais desvia a atençao do principal. Nao é porque o Aécio bebe e é um pândego que sou contra a candidatura dele… 

      Importante centrar nos aeroportos em terras da família, no nepotismo, na repressao a jornalistas, no nao cumprimento dos percentuais de Educaçao e Saúde, no mal tratamento a professores, na contrataçao de servidores sem concurso, etc. Mesmo no aspecto de vida pessoal, o caráter destemperado (soco na namorada) é algo mais sério, porque revela o caráter (a falta de…) do candidato. E o fato de ter vivido de sinecuras proporcionadas pelos parentes por anos. 

  2. Por outro lado, gente, se

    Por outro lado, gente, se alguem quizer postar aqui a “entrevista” de Aecio num jornal americano em 1977 eu agradeceria muitissimo.  Ela eh uma gafe tao completa que a gente ate se assusta que um tapado desses eh candidato a presidente!

    Aecio provavelmente ate hoje pensa que sua alienada entrevista nao foi item de ridiculo para os leitores daquele jornal americano!  Foi sim, e seria ate hoje.

  3. No debate de hoje na Globo,

    No debate de hoje na Globo, Aécio estrá entre a cruz e a espada. Se vier para o debate com a idéia de contrapor, mostrar números, debater a instituição governamental e seus atributos ele vai cair numa ceara onde ela domina e muito bem. Os números do Governo do PT são excelentes! E pra piorar pra ele, os números do desemprego de setembro cairam no colo dela de bobeira.

    Mas se ele resolver bancar o durão e tentar levá-la para o octógono do vale tudo, aí pode acontecer de tudo também! A baixaria correr solta, os podres de todos os lados sendo jogados na tela e só o telespectador irá sofrer com uma falta de bom senso. No final, todos saem perdendo!!

  4. Porque o golpe da veja fracassou, segundo o Conversa Afiada

    Publicado em 24/10/2014

    Por que o Golpe
    com a Veja fracassou

    E o PT ? Ora, o PT é o do zé da Justiça, do Plim-Plim, do Suplicy …

    Compartilhe VoteAvaliação NegativaAvaliação Positiva (+51)Imprimir Imprimir 

     

     

    Amigo navegante descreve a sequência, passo a passo, que levaria ao Golpe da Veja.

    Aquilo que o jenio do Ataulfo (veja no ABC do C Af) considera a derradeira bala de prata …

     

    1. ​O​távio Cabral, ​assessor de Aécio é um ex-repórter de Veja.

    2.​ Gerson ​Camarotti​, coroinha da Globo,​ escreve que Álvaro Dias teve acesso ​a​ toda ​a ​delação premiada ​do doleiro do Juiz Moro e​ entregou ​a​ Aécio.

    3. ​Ex-presidente do PSDB, Sergio Guerra é citado​ como beneficiário do esquema.

    4. Álvaro Dias é apontado como ​também ​beneficiário, segundo laranja de Yousseff.

    5. Advogado de Yousseff diz que laranja mente e tucanos não estão envolvidos.

    6. No Twitter, o tucano José Aníbal cita Lacerda sobre ​JK​ – Ele ​(a)​ não pode ser candidato ​(a) ​…​ não governará.​

    7. Advogado de Yousseff ​foi ​conselheiro da Sanepar, empresa de Saneamento do Paraná, no governo de Beto Richa.

    8.​ Manifestação na Potato Square é retumbante fracasso.​

    ​9. ​Ibope e Datafolha ​plagiam DataCaf e ​apontam dianteira de Dilma.

    ​10​. Veja antecipa ​a ​capa. Doleiro diz que Dilma e Lula sabiam de tudo.

    ​11. Investigação da Lava-Jato pelo Juiz Moro é eleita “a Esculhambação do Ano” pela OAB de Vila Valqueire.​

    1​2​. ​Ataulfo Merval diz que capa da Veja “pode ser definida como a última bala de prata da oposição”.

    13. Quatro horas depois de “lançada” a capa da Veja, advogado do doleiro​ a desmente.

    14. PT não entra na Justiça contra o Juiz Moro nem contra a Veja.

    15. O Aecínico promete que não vai suar no debate da Globo.

    16. Esse Bessinha …

     

     

  5.  
    Na reta final, Aécio

     

    Na reta final, Aécio precisa vencer sua campanha de TV e rádio

     

    A maioria dos livros de ciência política dão sono. Ciência política tradicional é uma coisa. Guerra politica é outra coisa totalmente diferente. A turma da ciência política tradicional costuma ver as coisas como elas deveriam ser. Pela guerra política, vemos as coisas como elas são. O PT está jogando a guerra política. Ao que parece a equipe de marketing do PSDB não entendeu o que isso significa.

     

    Na guerra política, disputam-se posições na mente do eleitorado, dividido em segmentos (regiões, sexo, idade, etc.)

     

    Quando Aécio usou o termo “leviana”, bastou a petista usar a sensibilidade artificial histérica para ocupar a posição “melhor para as mulheres”.

     

    Mas por que o PT ocupou essa posição primeiro? Por que foi para o ataque, de forma contínua e repetitiva. O PSDB poderia ter neutralizado o ataque logo que Rui Falcão disse que Aécio era machista, imputando ao PT o rótulo de machista. Deveria reforçar o frame “leviana”, e dizer que “a presidente é ainda mais leviana quando se finge de ofendida semanas após ter dito que Marina não poderia ser presidente por ter chorado” (ou seja, isso é ser agressivo com mulheres, pois é violência psicológica), e ainda esfregar na cara do PT suas vítimas, como Maria Corina Machado, Yoani Sanchez e as meninas estupradas pelo pedófilo Eduardo Gaievski.

     

    A regra é clara: um psicopata não pode ter o direito de se fingir de vítima. Ele precisa ser desmascarado.

     

    Lamentavelmente, o debate da Record foi ofensivo, não para Dilma, mas para os eleitores de Aécio, que viram um candidato intimidado pelo jogo psicológico planejado por petistas cínicos e seus jornalistas aliados. Felipe Moura Brasil tratou muito bem essa questão há poucas horas:

     

    Se o Hamas ataca Israel, não há notícia. Se Israel reage, a notícia é a sua agressividade. Se as Farc atacam a Colômbia, não há notícia. Se a Colômbia reage, a notícia é a sua agressividade. Se Dilma Rousseff ataca Aécio Neves, não há notícia. Se Aécio reage, a notícia é a sua agressividade.

     

    Onde houver um conflito físico ou verbal, bélico ou político, envolvendo forças antagônicas que subentendem posições ideológicas distintas, haverá noticiários falsificados pela inversão revolucionária do sujeito e do objeto da agressão. A inversão pode aparecer explícita ou camuflada na condenação genérica à “agressividade” da disputa. De uma forma ou de outra, cresce então uma campanha contra a agressividade da vítima, feita intencionalmente para evitar que ela reaja com a firmeza necessária aos ataques daqueles que jamais sucumbirão a apelos semelhantes – e que ainda se farão de vítimas eles próprios. Assim se faz a pressão midiática pelo suicídio real ou político de um país, um grupo ou alguém que a mídia militante despreza.

     

    Felipe está certo! E isso é algo que a equipe de marketing do PSDB ainda nem sequer percebeu.

     

    Alguns podem dizer: “Mas o Datafolha não falou da agressividade maior de Aécio do que Dilma?”. É a política, estúpido!

     

    O PT começa a atacar e ao mesmo tempo se finge de vítima, sempre dizendo que “a campanha do outro é agressiva”. Sempre foi assim na história da extrema-esquerda, por que agora seria diferente? O que acontece é que o frame “agressivo” pairou sobre Aécio não por que ele foi agressivo, mas por que o PT o chamou de agressivo mais vezes, mesmo que a campanha do PT tenha sido a mais agressiva (e baixa) da história da política nacional. Em outras palavras, a maior agressividade do PT ao lançar desonestamente o frame “agressivo” sobre Aécio é o que o fez parecer agressivo, mesmo ele sendo muito mais pacato do que Dilma.

     

    Em resposta a isso, Aécio deveria ter ido para o debate da Record com os dois pés no peito, mas usando o debate propositivo assertivo, conforme sugeri aqui, e aproveitando-se do Efeito Calígula que se abateu sobre o PT.

     

    Dilma se fingiu de vítima por causa do termo “leviana”? Deve ser lançada sobre ela toda vergonha do mundo por promover uma campanha sórdida de difamação pela Internet (o caso da “agressão à esposa”) e em seguida se fingir de vítima pelo uso do termo “leviana”, tentando enganar o eleitorado fingindo que isso significa “prostituta”. Simulação de falso entendimento é uma monstruosidade moral. Não há problema em usar esse tom diante de Dilma.

     

    Se é para ser mais “light”, Joice Hasselman dá uma ótima dica. Joice fez o que a equipe do PSDB não fez: mostrou o quanto é vergonhosa a atitude de Dima.

     

    Dá para notar a munição infinita do PSDB, enquanto o PT tem balas contadas no tambor. E mesmo que o PT tenha sido mais agressivo, atacou primeiro chamando o oponente de agressivo. É claro que o pessoal da campanha de TV e rádio está dormindo no ponto.

     

    Sobre ataques em geral, um leitor escreveu o seguinte:

     

    O PSDB aceitou um “acordo de não agressão” com o PT, trato firmado junto ao TSE onde ambos os partidos se comprometeram a apresentar suas propostas na campanha televisiva sem fazer acusações e ataques ao adversário.

     

    Chegou o horário eleitoral e a campanha do PSDB cumpriu o acordo, fez críticas como qualquer partido de oposição e apresentou suas propostas.

     

    Na hora do PETÊ foi um show de acusações infundadas, atacaram Aécio da forma mais covarde e mentirosa possível como sempre!

     

    Em nota o PT disse: “Já tínhamos gravado o programa!”

     

    Então Aécio, meu voto é seu, mas aprenda de uma vez por todas: NÃO HÁ NEGOCIAÇÃO COM TERRORISTAS!

     

    Será que nunca vão aprender?

     

    Mas será que o pessoal da campanha tucana não notou que os petistas atacaram o quanto quiseram, da forma que desejaram, baixando o nível como jamais foi feito e, depois de satisfeitos, “sugeriram acordo de paz”. É brincadeira?

     

    Essa vergonha de marketing está na hora de parar. E o debate da Globo é onde Aécio deve mostrar o líder que realmente é, não uma figura orientada por marqueteiros que parecem lutar pela manutenção de seus dogmas, não por resultados.

     

    Política é guerra. Simples assim. E quem não entendeu isso tem que sair da frente e dar espaço para quem entendeu essa obviedade:

    http://lucianoayan.com/2014/10/23/na-reta-final-aecio-precisa-vencer-sua-campanha-de-tv-e-radio/

    1. cada um enxerga os fatos com

      cada um enxerga os fatos com sua própria lente, com sua própria medida! No debate da Band, a primeira pergunta da petista foi sobre educação. Parecia que ia ser um DEBATE com letras maisculas mesmo! Na sequencia a pergunta do bom moço. Ele foi direto no pescoço dandio um prólogo sobre corrupção estilo Wilian Bonner, para em seguida fazer a pergunta: sobre corrupção. E o caro do comentário aí de cima vem me dizer que fora Dilma que primeiro atirou! Me poupe mais uma vez. A única coisa certa que escreveu é que em política é a faca nos dentes. É guerra declarada mesmo!

      1. Vcs 3 (Ivan, Braga, Jacques) têm um saco de filó!

        Ler um parágrafo do Aliança já é tortura mental, imagina um catatau desses. Pombas! 

  6. As respostas que gostaria ouvir de Dilma

    Rebater Aécio com os despropósitos do PSDB foi fundamental para o eleitor-telespectador conhecer a outra versão dos fatos. Gostaria de ler dos comentadores desta página as respostar que desejariam ouvir de Dilma ante as provocações de Aécio. Eu, por exemplo, já nao suporto mais ouvi-lo: “Não vamos olhar para o passado, candidata…” Adoraria um rebate que insinuasse um  paralelo entre esta recusa de olhar o passado e o playboy que se recusa a assoprar o bafômetro para não produzir provas contra si mesmo. 

  7. A Rede Bandeirantes continua jogando sujo nesta eleição

    Não pelo fato do Band-Newa divulgar a nova pesquisa do instituto Sesus/PSDB que mostra Aécio com 54,6% dos votos úteis.

    Mas  por não dizer que se trata de uma pesquisa encomendada pelo PSDB ao instituto Sensus e que o dono do Instituto (???) é  PSDBista. Ou seja, a pesquisa do Instituto Sensus é uma fraude, e isto o Band-News não diz. Onde está a justiça eleitoral desse país?

  8. Globo.com compara os programas

    50 itens praticamente idênticos.

    Ou Dilma virou tucana ou Aécio aPTitou…

    Como as idéias de Dilma são conhecidas há muito o que vc acha que “aconteceu”?

    Ou melhor: quem está mentindo?

     

    PS: o único item onde há uma diferença (falsa) é sobre o item Cuba, onde Aecim Chinfrim diz que dará prioridade a obras no Brasil e não em Cuba. Farseco, evidentemente, pois Dilma não dá “prioridade à obras em Cuba”…

  9. Se acusação de Veja sair na TV, Dilma ganha direito de resposta

    Se acusação de Veja sair na TV, Dilma ganha direito de resposta no sábado

    http://www.blogdacidadania.com.br/2014/10/se-acusacao-de-veja-sair-na-tv-dilma-ganha-direito-de-resposta-no-sabado/%5B…………………………………………………}

    A antecipação da distribuição da edição da revista Veja desta semana para esta sexta-feira (deveria chegar às bancas só no próximo sábado) tem um objetivo claro: permitir que a acusação de que Dilma Rousseff e Lula saberiam sobre corrupção na Petrobrás seja reproduzida nos telejornais e no programa de Aécio Neves na TV.

    Veja, porém, não tem o alcance nem a instantaneidade da mídia eletrônica, ou seja, da TV. Desse modo, para que a denúncia se espalhe a tempo de interferir na eleição de domingo, tem que ser divulgada em rede nacional. Nesse aspecto, o último programa eleitoral de Aécio e o Jornal Nacional são as grandes apostas da revista e do PSDB.

    As informações que você lerá a seguir foram obtidas junto a fonte no TSE que, obviamente, só aceitou falar ao Blog sob a condição de anonimato.

     

  10. Peço a Deus.

    Eu continuo respeitando FHC como intelectual. Ele é estudioso e bem informado. Não o respeito como politico e como caráter. Sei que todos envelheceremos, obviamente. Mas, peço a deus que se me conceder chegar à idade de FHC, que eu jamais tenha momentos pateticamente senis como esee do video. E essa moça? Deve ser uma boa pessoa, mas transparece uma falta de sinceridade enorme.

  11. se  aécio vier de

    se  aécio vier de veja-petrobrás,

    dilma poderá perguntar se ele acredita em tudo o que a imprensa diz.

    perguntaria a ele sobre o sarro que o site norte-americano tmz

    tirou do áecio depois que a atriz hollywoodiana lindsay lohan

    – viciada em drogas – tuitou apoiando o tucano.

    o site vincula aécio com uma imagem dele e o helicóptero com cocaína do zé perrela-tucano.

    o site errou ao dizer que eram 4 mil toneladas de coca, parece que são 400 e poucos quilos.

    a presidenta diria – vce acredita nisso?

    para ver o site clique no gogle “lindsay denuncia aécio”.

    não consigo colar o endereço aqui.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador