Revista GGN

Assine

Ícone da geração de 1968, Dirceu chega aos 68 neste domingo

Do Brasil 247

Dirceu, ícone da geração de 68, chega aos 68 preso
 

Aos 22 anos, quando presidia a União Estadual dos Estudantes, José Dirceu foi preso no Congresso de Ibiúna e considerado "subversivo" pelo então governador de São Paulo, Abreu Sodré; aos 68 anos, completará o aniversário preso em regime fechado – o que contraria a decisão do Supremo Tribunal Federal a seu respeito – e ainda desperta os mais primitivos instintos numa direita radical, que tenta aniquilá-lo; amigos prestaram homenagem e pedem mensagens de apoio, que serão encaminhadas a ele

247 - Em outubro de 1968, então com 22 anos, José Dirceu de Oliveira e Silva foi um dos mil estudantes presos no congresso realizado pela União Nacional dos Estudantes, num sítio em Ibiúna (SP). À época, como presidente da União Estadual dos Estudantes, Dirceu despontava como uma das principais lideranças do movimento estudantil e suas imagens da época o transformaram num dos principais ícones da chamada geração 68.

Dirceu já era reconhecido como liderança política e foi o primeiro nome citado na reportagem da Folha de S. Paulo sobre a prisão dos jovens que combatiam a ditadura militar:

Cerca de mil estudantes que participavam do XXX Congresso da UNE, iniciado clandestinadamente num sitio, em Ibiuna, no Sul do Estado, foram presos ontem de manhã por soldados da Força Publica e policiais do DOPS. Estes chegaram sem serem pressentidos e não encontraram resistencia. Toda a liderança do movimento universitario foi presa: José Dirceu, presidente da UEE, Luís Travassos, presidente da UNE, Vladimir Palmeira, presidente da União Metropolitana de Estudantes, e Antonio Guilherme Ribeiro Ribas, presidente da União Paulista de Estudantes Secundarios, entre outros.

Eles foram levados diretamente ao DOPS. Os demais estão recolhidos ao presidio Tiradentes. Desde segunda-feira os habitantes de Ibiuna notaram a presença de jovens desconhecidos, que iam à cidade comprar pão, carne, escovas e pasta de dentes, despertando suspeitas ao adquirir mais de NCr$ 200 de pão de uma só vez. Essas informações foram transmitidas ao DOPS e à Força Publica, que desde quinta-feira já conheciam segundo afirmaram —o local exato do Congresso.

A denuncia de um caboclo, que fora barrado ao tentar chegar até o sitio Muduru, onde estavam os estudantes, fortaleceu a convicção da Policia de que o congresso seria realizado ali. Depois de avançar alguns quilometros de carro e outro trecho a pé, por causa da lama da estrada, 215 policiais chegaram ao local às 7h15 de ontem, organizaram o cerco aos estudantes e dispararam algumas rajadas de metralhadora para o ar, para intimidá-los. Sem resistir, os congressistas foram colocados em fila e levados aos onibus requisitados para transportá-los para a capital.

O governador Abreu Sodré, ao ser homenageado por trabalhadores do DAE, no Horto Florestal, referiu-se ao episodio e reafirmou sua disposição de "manter a paz e a tranquilidade para a população que deseja trabalhar". E acrescentou, referindo-se à prisão dos participantes do congresso da UNE: "Agi com energia para reprimir a agitação e a subversão quando determinei, após horas de angustia e apreensão, a prisão de estudantes subversivos que participavam do congresso da UNE.

Neste domingo, 16 de março, o símbolo da geração de 1968 completará 68 anos. E estará, mais uma vez, preso. Dirceu, como se sabe, está há mais de 120 dias em regime fechado – o que contraria a decisão tomada pelo Supremo Tribunal Federal, que o condenou ao semiaberto. A capa de Veja desta semana foi feita sob medida para tentar manipular o Poder Judiciário e garantir que ele continue em regime fechado – talvez num presídio de segurança máxima – em mais uma afronta ao Estado de Direito (leia mais aqui).

Aos 22 anos, Dirceu era considerado "subversivo" pelo então governador Abreu Sodré. Aos 68 anos, desperta os mais primitivos instintos numa direita radical, que tenta aniquilá-lo.

Em razão de seu aniversário, o blog do Zé, hoje alimentado por seus amigos, publicou uma pequena homenagem, que se lê abaixo:

Amigas e amigos do Zé Dirceu,

No próximo domingo, 16 de março, é aniversário do Zé. Em muitos anos, pela primeira vez, ele não vai poder comemorar. Nem, nós, seus amigos, poderemos abraçá-lo, telefonar, mandar mensagens. Um dos líderes da geração de 68, que marcou a história do Brasil no movimento de resistência à ditadura e luta pela democracia, completará os seus 68 anos longe dos amigos e da família.

Como todos sabem ele está preso injustamente, condenado que foi num julgamento de exceção. Duplamente condenado, pois embora tenha direito legal ao regime semiaberto, desde 15 de novembro de 2013, portanto há 120 dias em 15 de março, continua a ser mantido em regime fechado, numa perpetuação das arbitrariedades contra ele cometidas.

Mas dia 16 de março é dia de comemorar, mesmo que virtualmente. Assim, os amigos que quiserem se manifestar, mandem aqui suas mensagens, na parte dos comentários. Aos que quiserem compartilhar suas mensagens nas redes sociais, pedimos que nos copiem.

Vamos compilar todas as manifestações e encaminhar, por meio do advogado, para o Zé. Sabemos que ele ficará muito feliz, como se estivesse abraçando a cada um. Ele sempre gostou de comemorar seu aniversário.

Não é porque está injustamente preso que este ano vai ser diferente.

Nós, seus amigos, estamos aqui para garantir uma grande comemoração. Afinal, os bons amigos, especialmente os guerreiros como o Zé, merecem sempre o nosso brinde.

Média: 4.4 (7 votos)
28 comentários

Comentários

Espaço Colaborativo de Comentários

Opções de exibição de comentários

Escolha o modo de exibição que você preferir e clique em "Salvar configurações".

Dirceu, bicho da geração de 68, chega aos 68 preso

Dirceu, bicho da geração de 68, chega aos 68 preso

neste domingo:

vai dar macaco na cabeça!

podem correr apostar!

o zé dirceu garante...

o cachoeira paga

é dinheiro vivo...

Seu voto: Nenhum

"Não há segredo que o tempo não revele, Jean Racine - Britânico (1669)" - citação na abertura do livro Legado de Cinzas: Uma História da Cia, de Tim Weiner. 

imagem de agincourt
agincourt

aniversário

“Como todos sabem ele está preso injustamente”

Todos quem, cara-pálida?

Eu fecho com o Lula:

“Ajudei a criar esse partido [Partido dos Trabalhadores] e, vocês sabem, perdi três eleições presidenciais e ganhei a quarta, mantendo-me sempre fiel a esses ideais, tão fiel quanto sou hoje. Quero dizer a vocês, com toda a franqueza, eu me sinto traído. Traído por práticas inaceitáveis das quais nunca tive conhecimento. Estou indignado pelas revelações que aparecem a cada dia, e que chocam o país. O PT foi criado justamente para fortalecer a ética na política e lutar ao lado do povo pobre e das camadas médias do nosso país. Eu não mudei e, tenho certeza, a mesma indignação que sinto é compartilhada pela grande maioria de todos aqueles que nos acompanharam nessa trajetória.”

...

Verdade se diga: malgrado a ingratidão de Lula, Dirceu sofreu mas não entregou o chefe.

Seu voto: Nenhum
imagem de E.Jorge
E.Jorge

Muito obrigado!

Na verdade o PARABÉNS deveria ser dirigido a população brasileira.

Ao JOSÉ DIRCEU, desejo explanar o meu MUITO OBRIGADO  pelos 68 anos de dedicação, abnegação, sacrifícios e luta em benefício do povo brasileiro!

Seu voto: Nenhum (2 votos)
imagem de salete
salete

Zé Dirceu, parabéns pela tua


Zé Dirceu, parabéns pela tua dedicação e amor ao Brasil.

Seu voto: Nenhum (2 votos)

Parabéns ao companheiro...

Manter o Zé Dirceu preso em regime fechado, quando ele deveria estar no regime semi aberto, e trabalhando, é muito suspeito. Será que estão esperando que algum dos bandidos presos na Papuda - interessado em benefícios - elimine o preso? Vamos aguardar o desenrolar dos fatos. Parabéns companheiro José Dirceu por mais um ano de vida!
 

Seu voto: Nenhum (2 votos)
imagem de janes salete
janes salete

 A mídia ensinou os ex

 A mídia ensinou os ex esquerdas a odeiarem os que amam e lutaram pela pátria. Por isso, apoiam a direita e compactuam da tentativa  de derrubada de governos populares eleitos pelo povo. Pior que nossa direita, são as frustações de ex- esquerdistas travestidas de protestos pró-povo..

Seu voto: Nenhum (2 votos)
imagem de ana paula soares t
ana paula soares t

Bandido

Seu voto: Nenhum (3 votos)
imagem de Marly
Marly

Força Dirceu!

Feliz aniversário! Saiba que milhares de brasileiros se solidarizam enviando toda a força e coragem para que você aguente mais essas arbitrariedades esquisofrênicas daqueles que, por inveja doentia, se desnudaram mostrando as entranhas sórdidas, que horrorizados assistimos. VIVA DIRCEU!  Tenho orgulho de ser conhecedora de sua luta desde moço pela democracia deste país que tanto amamos! Não há mal que sempre dure!  FORÇA! COBRA ÂNIMO E VENCERÁS !!!

Seu voto: Nenhum (2 votos)
imagem de José Lidio Moura Pinho
José Lidio Moura Pinho

Parabéns, Grande Líder! Por

Parabéns, Grande Líder!

Por mais que a turba da direita hipócrita o deteste (para mim inveje). Nós estamos ao seu lado!

Seu voto: Nenhum (2 votos)

A sentença continuará sendo descumprida até quando

Esses bandidos de toga vão continuar usando de subterfúgios até quando para que a sentença não seja cumprida, imagina só agora estamos diante de uma situação em que, dependendo da matiz política, não sabemos se o réu terá seus direitos civis respeitados, inclusive conforme o determinado pelo plenário do STF, pois o Babrosa usa qualquer desculpa, como por exemplo uma notinha num jornal ou capa de Veja, que sabemos tem um lado, para manter o réu em regime fechado. Vejo que os presos que estão sendo vítimas de perseguição política deveriam ter era se refugiado em alguma embaixada e pedido asilo, pois assim não dá, com esse Judiciário bandido não dá mesmo

Seu voto: Nenhum (1 voto)

 

...spin

 

 

imagem de DUDE
DUDE

FELIZ ANIVERSÁRIO,MAS QUE SAUDADE DO BRIZOLA!

Estou revoltado com o tratamento que o PT tem dado a Dirceu. Parece que todos têm medo de se expor e não o apoiam, mesmo no dia do seu aniversário, que está passando longe da família e de seus amigos.

Cadê os companheiros.

Nenhum deles se pronunciou no Congresso. Nenhum deputado. Nenhum senador.  Olha este ano é ano de eleição. Nunca gostei de parlamentares que não têm uma das virtudes maiores de um representante do povo: coragem.

Por favor, tenham a coragem e protestem no plenário do Congresso. Protestem mesmo, porque esta perseguição, sem qualquer manifestação da bancada petista, é a prova que estava faltando para o entendimento de que nenhum membro eleito do PT tem coragem de bater de frente com a mídia.

Que saudade do Brizola!

Que saudade!

Seu voto: Nenhum
imagem de Marly
Marly

Entendo perfeitamente seu pensamento Dude!

Mas se a oposição, mídia e até o STF, perseguem implacavelmente os petistas, plantando mentiras e fazendo lavagem cerebral ao nosso povo, já imaginou se os petistas que são o GOVERNO, sairem em defesa daqueles que eles desavergonhadamente condenaram?  Seria um prato cheio para eles desconstruirem o governo. Talvez seja essa, a atitude que eles almejam!  Cabe a nós, petistas e simpatizantes, demonstrarmos toda a nossa indignação com esse julgamento midiático e inescrupuloso! Cabe a nós mostrarmos que temos consciência de todas as armações que fizeram com o intúito de condenar pessoas brilhantes do partido! Foi tudo muito bem planejado, mas não contavam com a nossa vigilância e percepção de todas as falhas desse mentirão.  

Seu voto: Nenhum

Parabéns, Comandante Zé

Parabéns, Comandante Zé Dirceu!!! O churrascão na Trincheira segue animado!

Seu voto: Nenhum (1 voto)

Parabéns comandante

Cris, faço minhas as suas palavras

Seu voto: Nenhum (1 voto)

 

...spin

 

 

imagem de Arthemísia
Arthemísia

Compartilhamos a mesma data

Compartilhamos a mesma data de aniversário e o mesmo governo. Parabéns para nós!

Seu voto: Nenhum (1 voto)

como sou da geração de 16 de março de 69

meus heróis são outros.

por falar nisso essa história de comprar duzentos cruzeiros (novos) de pão, não lembra o woody allen comprando sanduiches pros revolucionários???

 

Seu voto: Nenhum

Esse documento em que a perícia da PF constatou ter sido feita uma rasura, o senhor sabe quem o rasurou?

A vida é curta demais para se beber cerveja barata!!

A folha é contra a corrupção no pt, no psdb não!!!

 Frede69

imagem de Joel Miranda
Joel Miranda

Dirceu

Brasil
 
Este ódio da direita a José Dirceu, me leva a comparar ao ódio americano a Cuba!
 
É doentio, patológico, esquizofrênico, diabólico!
 
Não será surpresa se o matarem!
 
Hoje seu aniversário, meus votos de que se salve deste martírio!
 
 

Seu voto: Nenhum (1 voto)
imagem de edna baker
edna baker

Estamos com você e não

Estamos com você e não abrimos. Vai entrar para a história. Parabéns José Dirceu. Mil parabéns e obrigada por tudo que fez e fará para o Brasil se tornar melhor. Edna Baker

Seu voto: Nenhum (3 votos)

Nossas lutas e esperança

 

Feliz aniversario José Dirceu!

 

             

Seu voto: Nenhum (2 votos)
imagem de edson x
edson x

E todos ficam calados...

E ninguém protesta, o PT se ausenta e a classe artística, intelectuais, ficam mudos? Um absurdo termos um folhetinesco como a Veja, cujas páginas nem repercutiram nos conservadores Folha e Estadão, para perceber tão pífia matéria. 

Seu voto: Nenhum (2 votos)
imagem de Andelmo Zarzur
Andelmo Zarzur

Aniversário de Zé Dirceu

Companheiro, feliz aniversário, vida longa, fique tranquilo, voce não esta só, a historia sempre se repete, principalmente com pessoas como voce, assim foi com Mandela, Mogica, Lula e outros, hoje idolatrados, por outro lado, onde estão seus algoses, no ostracismo da historia, são lembrados pelo lado negro da historia. Daqui a alguns anos, seus algoses, prencipalmente os do STF, alem do ostracismo, serão lembrados como uma mancha, na historia do STF. O tempo dira, quem viver vera, um grande abraço.

Seu voto: Nenhum (2 votos)
imagem de anarquista sério
anarquista sério

  SEITA!!!!!!!!!!!  

 

SEITA!!!!!!!!!!!

 

Seu voto: Nenhum (10 votos)

Ainda ?

Sabe quem vamos canonizar como con mor do blog ? 

Seu voto: Nenhum (2 votos)
imagem de MThereza
MThereza

Dirceu não será esquecido, ao

Dirceu não será esquecido, ao contrário de seus algozes de ontem e de hoje.

Seu voto: Nenhum (2 votos)
imagem de Ivan de Union
Ivan de Union

"completará o aniversário

"completará o aniversário preso em regime fechado – o que contraria a decisão do Supremo Tribunal Federal a seu respeito":

Ou o Brasil legaliza o ilegal pra juiz supremo ou nao legaliza.

Ficar nesse vexame a nivel mundial...  nao da!

Seu voto: Nenhum (2 votos)
imagem de anarquista sério
anarquista sério

  O ''ícone'' nasceu e viveu

 

O ''ícone'' nasceu e viveu pobre.

  E depois que entrou no governo ficou rico.

         BELO  ÍCONE.

   Ícone de como ganhar dinheiro sendo principal ministro do presidente?

           Então,tá.

Seu voto: Nenhum (10 votos)

Sua vida foi vasculhada pela

Sua vida foi vasculhada pela CPI, pelo MPF e nada encontraram de irregular, inclusive em suas declarações de renda.

Vc é um mentiroso boçal.

Seu voto: Nenhum (11 votos)

Viver é afinar um instrumento...

imagem de JosRoberto
JosRoberto

Anarquista, apersar de se

Anarquista, apersar de se autodeclarar um "anarquista sério" você tem os melhores comentários deste blog.

Curtos, grossos e hilários.

Parabéns, continue assim.

Sds

 

Seu voto: Nenhum (6 votos)

Comentar

O conteúdo deste campo é privado e não será exibido ao público.
CAPTCHA
Esta questão é para testar se você é um visitante humano e impedir submissões automatizadas por spam.