newsletter

Assinar

Imprensa deturpa declarações de Barusco

O ex-gerente defendeu a Sete Brasil, afirmando que a propina "não inviabilizava ou tirava o mérito do projeto"
 
 
Jornal GGN - A delação do ex-gerente da Petrobras, Pedro Barusco, à CPI na Câmara dos Deputados não havia terminado e os principais jornais já manchetavam distorções: "Barusco diz que propina passou a ser institucionalizada em 2004", publicou a Folha, e "Propina passou a ser 'institucionalizada' a partir de 2004, afirma ex-gerente à CPI", publicou o Estadão. Não foi, entretanto, o que Barusco delatou.
 
Folha e Estadão manchetam distorções
A informação, ao contrário, foi divulgada por um dos deputados. Ao formular a pergunta, disse que o ex-gerente teria afirmado - em delação premiada à equipe de investigação da Lava Jato, do MPF e PF do Paraná - que a institucionalização das propinas ocorreu a partir de 2003. O deputado então questionou se alguém foi designado para essa institucionalização.
 
Pedro Barusco respondeu: "não foi que houve a institucionalização, mas quando eu entrei, em 2004, quando eu percebi, já vi que era institucionalizado, porque nos contratos sempre havia um percentual destinado à propina. Tinha na área do Paulo Roberto, na do Renato Duque".
 
Apesar da informação, o deputado Bruno Araújo (PSDB-PE), que foi o próximo a falar, utilizou o seu tempo de perguntas para explanar a sua visão sobre a investigação. Apresentou dados do esquema, criticou o PT, e afirmou que as declarações de Barusco mostravam como o esquema passou a ser institucionalizado a partir de 2004, ainda que o ex-gerente da Petrobras não tenha afirmado isso.
 
Sete Brasil
 
Durante as perguntas da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), Barusco defendeu o projeto da Sete Brasil e também desmentiu que a empresa teria sido criada só para receber propina. Disse ter conhecimento de 90 contratos que houve o desvio de recursos, enquanto foi executivo da estatal. Mas que a propina "não inviabilizava ou tirava o mérito do projeto".
 
"O projeto da Sete Brasil, a estruturação, foi muito bem feito, muito bem elaborado. O problema que houve foi o pagamento de propina. (...) A Sete, o projeto, é muito interessante, inteligente, só que era muito dependente do financiamento do BNDES. E, com a descoberta de que houve pagamento de propina nos contratos, os agentes financeiros se retraíram e se não houver o aporte previsto, a Sete pode realmente quebrar e não ter condições de honrar os compromissos", disse Barusco, preocupado.
 
E voltou a defender: "tem que separar o que houve de errado. Eu, inclusive, mostrei o que houve de propina: no máximo R$ 10 milhões, e isso parou. Mas só de [contratos de] construção foram R$ 20 bilhões, [contratos] de operação R$ 80 bilhões [de lucro]. Além de uma geração de emprego enorme que tá sendo ameaçada por um pagamento de propina de R$ 10 milhões", ressaltando que, apesar de grande o desvio, é pequeno diante dos lucros e benefício à econômia.
 
Também negou que a sua indicação para direção da Sete Brasil tenha sido proposital para a propina. "Eu tinha acabado de me aposentar, quem me indicou foi a Petrobras". Quando citado a influência do diretor de Serviços no cargo, Barusco disse: "isso que eu não sei indicar, a Petrobras me indicou. Quem foi a pessoa, quem defendeu a minha colocação, eu acho que foi o Renato Duque e o Gabrielli [ex-presidente da Petrobras], mas era difícil achar outra pessoa [para ser presidente da Sete Brasil]. Foi uma coisa natural, eu participei desde o início [da formação da Sete]".
 
PT
 
Barusco afirmou que não tinha contato com Delúbio Soares ou com José Dirceu, que chegou a encontrar e conversar com o último em reuniões e jantares de amigos em comum. "Teve um casamento, teve um jantar na casa de amigo em comum, um outro jantar na casa de outro amigo em comum, resume-se a isso", afirmou.
 
Ao explicar porque descreveu o esquema de corrupção da Petrobras como sistêmico, na delação premiada, afirmou que se referia a 2008, quando "nos contratos, de algumas empresas, já estava embutido o pagamento de propinas, já estava sistematizado, de modus operandi". "Era o dia a dia dessas empresas", disse.
 
Mais cedo, Pedro Barusco contou que começou a receber propina em 1997, que a partir de 2004, quando já ocupava o cargo de executivo, tinha "o pagamento quase que automático".
 
Média: 4.2 (18 votos)

Recomendamos para você

82 comentários

Comentários

Espaço Colaborativo de Comentários

Opções de exibição de comentários

Escolha o modo de exibição que você preferir e clique em "Salvar configurações".
imagem de trovinho
trovinho

DELEGADO TUCANO GOIANO IMPEDE MAIS TORTURA NA CPI!

Consegui assistir até pouco depois das 5 da madruga, parecia um pesadelo, mas lembrei que quem influencia o horário da retransmissão da TV Câmara é o presidente dela. Durante a tortura por falta de sono, senti-me muito mais torturado pela intervenção do deputado do PSDB  de GO, delegado Waldir (amigo do Cachoeira?), que interrompeu a palavra da Maria do Rosário, PT do RS, de uma forma policialesca, tentando emplacar uma falsa questão de ordem sobre a “tortura” que a mesma praticava no  barusco e depois ficou, molecamente, dando gargalhadas, fazendo gestos de top top com as mãos, pois a defensora dos Direitos Humanos tinha sifu, por estar em contradição ao torturar o premiado! 

Seu voto: Nenhum
imagem de Cintra Beutler
Cintra Beutler

Patos

Quem acha que a imprensa não tem esse poder todo é porque já foi manipulado por ela.

Seu voto: Nenhum

Os defensores do PT na CPI são verdadeiros histéricos.

O que se vê na CPI que seus defensores são verdadeiros histéricos sem a mínima capacidade de ouvir o depoimento e procurar através deste explorar suas contradições e fazer as perguntas.

Todos foram com um discursinho pronto, com perguntas prontas que o Barusco estava pronto para respondê-las e simplesmente ficaram insistindo nas mesmas perguntas e recebendo as mesmas respostas.

Falta calma e sobra histeria, simplesmente ninguém reflete, anota e pergunta, estão com as perguntas prontas e não se afastam delas.

Outra coisa, se tem perguntas para serem respondidas estas tem que ser colocadas de forma clara e concisa e não fazer um enorme discurso durante todo o seu tempo e colocar mais afirmações do que perguntas.

Falta tranquilidade, capacidade e reflexão, sobra assoldamento, intempestividade e histeria, desta forma vão apanhar de 7 a 1.

Me parece que o PT se acostumou há vinte anos há fazer uma espécie de discurso que coloca um monte de questões o mais rápido possível e o onus da prova ficava com o outro interlocutor, a realidade mudou e ninguém disse para os mesmos que isto ocorreu.

Seu voto: Nenhum

Nem adianta tentarmos

Nem adianta tentarmos interpretar o que ele disse. Para a população ele repetiu o que o FHC falou. Ele roubava pra ele mesmo em 1997 e começou a dividir com o PT, ou a trabalhar pro PT em 2003. Antes era coisa particular, não de partido. Discursinho a calhar para os tucanos.

Seu voto: Nenhum (4 votos)
imagem de altamiro souza
altamiro souza

a grande mídia sempre

a grande mídia sempre deturpou, seja do barusco, do patusco,

do petisco, do mefisto, do mastema e o escambau....

Seu voto: Nenhum (4 votos)
imagem de Ramos de Carvalho
Ramos de Carvalho

Quem serão os bodes expiatórios?

As empreiteiras doaram dinheiro a todos os partidos, com raras exceções. Logicamente que a Petrobras foi a empresa que mais ajudou as empreiteiras no esquema. A pergunta, quem daria 5 milhões do dinheiro da sua empresa para um partido político sem interesse?

Então, já que no caso de 2014 os três partidos que tiveram candidatos a presidência  mais votados receberam muito mais que isso das empreiteiras, concluo: todos tiveram dinheiro desviado da Petrobras.

Após o julgamento saberemos quem serão os bodes expiatórios. Enquanto isso o processo sobre doação de empresas jurídicas deve estar cheirando mal porque alguém está sentado em cima.

Seu voto: Nenhum (4 votos)
imagem de Messias Franca de Macedo
Messias Franca de Macedo

  UM TRIBUTO AOS(ÀS)

 

UM TRIBUTO AOS(ÀS) "paneleiros(as) cheirosos(as) e 'Cansados(as)"!

Coitadas das sinapses dessa gente aloprada!

####################

O deputado paneleiro também teve dinheiro da Odebrecht…

Autor: [Ínclito e impávido jornalista] Fernando Brito

10 de março de 2015 | 22:21

O líder do PSDB na Câmara, Deputado Bruno Cavalcanti Araújo ( não sei se ele corta o “Cavalcanti” por conta dos versos do tempo da Revolução Praieira, ainda hoje conhecidos: “”Quem viver em Pernambuco, há de estar desenganado; ou há de ser Cavalcanti, ou há de ser cavalgado“) prestou-se à ridícula cena de tornar-se, da tribuna, mais um paneleiro.
O deputado deve se cuidar: afinal de contas, apanhou R$ 130 mil em doações de campanha da Construtora Norberto Odebrecht, e é capaz de aparecer alguma língua ferina sugerindo que ela não se deveu apenas ao fervor moral do deputado, compartilhado por aquela empresa. E mais R$ 80 mil da Queiroz Galvão, como a Odebrecht metida no escãndalo da Lava Jato.
Ou para lembrar que ele era o “queridinho” de Sérgio Guerra, que com os R$ 10 milhões apanhados de Alberto Youssef para dar fim á CPI da Petrobras, em 2010, só não entrou na lista do Janot porque morreu.

(...)

FONTE: http://tijolaco.com.br/blog/?p=25323&cpage=1#comment-168132

e mais:

Revista IstoÉ

Para quem o congresso trabalha

Por jornalista Sérgio Pardellas


Quais são e como operam os grupos de pressão que dominam a Câmara e o Senado. a maioria financia bancadas informais com gente de todos os partidos para manter ou mudar algumas leis. Outros grupos são pautados por movimentos civis

(...)

FONTE: http://www.istoe.com.br/reportagens/130292_PARA+QUEM+O+CONGRESSO+TRABALHA

Seu voto: Nenhum
imagem de Messias Franca de Macedo
Messias Franca de Macedo

   As 8 perguntas essenciais

 

 As 8 perguntas essenciais que faltam fazer a Barusco na CPI. 1) Quem o levou do CENPES para a gerência de produção ou tecnologia de perfuração em 1995?2) Explique qual período em que o senhor foi gerente de tecnologia de perfuração e qual período o senhor foi gerente de produção.2) Qual era o escalão destas gerências quando o senhor ocupou o cargo até ser promovido em 2003? Quais eram as gerências e diretorias acima da sua no organograma? Quem eram os gerentes superiores e o diretor?3) Quem foi responsável pelo convite à SBM sem licitação em 1997 que o senhor recebeu propina?4) O Sr. disse em delação premiada que tinha poder de decisão sobre o contrato com a SBM em 1997 ou 1998. Quem lhe delegava poderes de decisão se estava em escalão inferior ao de 2003?5) O Sr. tem conhecimento se teve propina na contratação da P-36 que afundou, como houve no caso da SBM? O senhor recebeu propina neste contrato?6) O Sr. participou da comissão interna que investigou o afundamento da P-36. Qual seu conhecimento e participação neste contrato da P-36?7) O Sr. é investigado na Holanda. Por propinas da SBM, certo? Quantas e quais pessoas são investigadas junto? Quais são funcionários da Petrobras?8) Quando e por que o Sr. teve contas bloqueadas na Suíça antes da operação Lava Jato? FONTE: http://www.osamigosdopresidentelula.blogspot.com.br/2015/03/alo-pt-8-perguntas-essenciais-que.html 9) quem (des)governava o Brasil nos antanhos de "1997-1998", época em que o senhor afirma ser o período no qual foi instituído o "Petrolão"? 10) senhor corruptor delator [Pedro] Barusco, o senhor conhece a história [história não contada por delator!] do jornalista Paulo Francis e a [quase-]Petrobrax do PSDB? NOTA: perguntas suplementares do matuto!

Seu voto: Nenhum
imagem de Messias Franca de Macedo
Messias Franca de Macedo

  ... Afinal, qual foi o

 

... Afinal, qual foi o Tucano que matou o jornalista Paulo Francis?!...

Seu voto: Nenhum (2 votos)
imagem de Messias Franca de Macedo
Messias Franca de Macedo

  ... Explicando os antanhos

 

... Explicando os antanhos de "1997 e 1998" do delator Pedro Barusco!

Explicação dirigida, prioritariamente, ao dileto público (e)leitor ['a opinião publicada' pelo PIGolpista e fascista]!...

Por jornalista Paulo Francis

Entendam, 'coxinhas de R$ 1,99'... A porção com uma dúzia!

################

PAULO FRANCIS, A PETROBRÁS E FERNANDO HENRIQUE CARDOSO

https://www.youtube.com/watch?v=7Dyh6-YSXBs

O VÍDEO que algum deputado "bem poderia" exibir no telão da CPI da Petrobras!

Seu voto: Nenhum (1 voto)

Algo de errado no depoimento de Barusco.

Assisti praticamente todo o depoimento do tal de Barusco e CINCO pontos repetidos mais de uma vêz pelo tal de Barusco me chamarou a atenção.

1ª) Ele declarou que as empresas pagaram os $300 milhões de dólares e não receberam nenhum BENEFÍCIO (foi repetido mais de uma vez)

2ª) Ele declarou que as empresas que não pagavam nada não sofriam nenhuma represália ou pressão.

3ª) Que os orçamentos eram feitos por outras pessoas que não ganhavam nada e não sabiam dos US$300 milhões.

4ª) Que os aditivos eram feitos por outros e os diretores que recebiam o dinheiro não influenciaram nestes aditivos.

5ª) Que as empresas pagavam a comissão simplesmente para se manter seus negócios e faziam seus próprias propostas.

Conclusão absurda: Segundo isto as empresas pagaram U$300 milhões para não ser beneficiadas, só para manter seus negócios, eles pagaram US$300 milhões só pelos belos olhos dos diretores.

Estas declarações segundo ele foram as mesmas da denúncia premiada, ou seja, o Juiz Moro, os Delegados Federais e o Ministério Público aceitaram esta IMENSA MENTIRA, pois se alguém dá propina a alguém é para obter algum benefício.

ESTÃO FAZENDO O CONGRESSO E A POPULAÇÃO DE BOBOS, POIS ISTO QUE FOI DECLARADO CONTRARIA O BOM SENSO DE QUALQUER UM.

O que mais me surpreendeu foi que os deputados da situação e da oposição não fizeram nenhuma pergunta sobre isto, ou seja, ninguém ficou intrigado sobre esta FANTÁSTICA PROPINA, que não traz benefícios àqueles que são achacados.

Seu voto: Nenhum
imagem de altamirano
altamirano

... o que são 300 milhões

... o que são 300 milhões para estes empresários idealistas

Seu voto: Nenhum (1 voto)

O problema que ninguém entende o desdobramento disto.

O problema é que todos estão tão preocupados em atribuir qual político ou partido que se corrompeu ou não, que esquecem da base de tudo, o 

PROCESSO DA CORRUPÇÃO!

O que leva a isto?

Tanto os executivos da Petrobras como os Empreiteiros poderão simplesmente em fase de recurso alegar que não houve corrupção, houve qualquer coisa como intermediação ou não sei o que, pois na medida em que não estão estabelecidos benefícios à quem pagou, não há por definição corrupção.

Por outro lado, se o processo de corrupção não é elucidado, não se rastreia quem mais está envolvido nisto tudo, ou mesmo, quem está interessado nisto tudo.

Outra constatação, como o Juiz Moro e o PGR podem processar alguém simplesmente por ter recebido dinheiro de outro, sem que esteja configurado o benefício escuso por este aferido.

Seu voto: Nenhum

8 perguntas ao Pedro Barusco

http://osamigosdopresidentelula.blogspot.com.br/2015/03/alo-pt-8-pergunt...

romério

Seu voto: Nenhum

Acho super engraçado, apesar

Acho super engraçado, apesar de trágico, o tratamento de lorde que a oposição dá aos meliantes confessos que vão depor nas CPIs. 

O chavão é o mesmo: "Parabéns por vossa senhoria se dispor a falar e contribuir para o país". Só o "herói" Roberto Costa e o "patriota" Barusco levaram mais de 100 milhões de dólares de propinas. Talvez até mais. 

Foram esses salameques que deram moral ao primeiro para o desabafo "estou enojado com tudo isso". 

Ah cambada de hipócritas! 

Atenção srs. bandidos confessos da praça: querem absolvição? Acusem o PT de qualquer coisa. 

Seu voto: Nenhum (5 votos)

Esses confetes nos fazem até

Esses confetes nos fazem até desconfiar né, aliás nem formular perguntas esses deputados de merda sabem fazer, caguejam, se enrroscam nas palavras, alguns querem fazer discurso antes de perguntar. Se bobear a maioria ali não consegue fazer um Ó com a bunda na areia molhada.

Exemplo o Barusco disse que esteve com o Dirceu em algumas ocasiões, duas vezes em jantar na casa de amigos em comum e não teve um asno para perguntar quem era o amigo em comum. Pode?

Seu voto: Nenhum (3 votos)
imagem de Cintra Beutler
Cintra Beutler

Momento hofolote

É o momento holofote. Aproveitam para destilar todo o falso republicanismo e moralidade seletiva.

Seu voto: Nenhum (2 votos)

Foi exatamente o que eu ouvi

Foi exatamente o que eu ouvi pela CBN, cujas interpretações dos jornalistas da emissora, seguiram`a mesma linha do cartel midiático, demonstrando o quanto estão afinados, distorcem na cara dura sem nenhuma preocupação com a capacidade intelectual de quem esta ouvindo, julgam-nos todos tolos ou sem importância nenhuma, julgam-se garantidos e seguros de si.

Vão acabar transformando o Brasil numa Sarajevo.

Aliás deveriam mudar o nome da CPI  de petrobrás para caça ao PT.

Seu voto: Nenhum (5 votos)

Borusco

Foi exatamente o que ouvi de Borusco. Cara, é muito nojento tudo isso. Querem quebrar a Petrobrás esses x,kxncknavnavniavivbkavbkjanjxnjnxjnxjnajnxjnaxnjDP.

Seu voto: Nenhum

Borusco

Foi exatamente o que ouvi de Borusco. Cara, é muito nojento tudo isso. Querem quebrar a Petrobrás esses x,kxncknavnavniavivbkavbkjanjxnjnxjnxjnajnxjnaxnjDP.

Seu voto: Nenhum

tá bom...

vou aproveitar para tomar o banho de domingo

Seu voto: Nenhum

Dizer que "a imprensa deturpa" não é injustiça...

...para com o bom Jornalismo? E esse negócio de chamar as quatro empresas alinhadas no Instituto Millenium - Abril, Globo, OESP e Folha - de "a imprensa"... será que é adequado? Que tal chamar de "o cartel de firmas conservadoras e neoliberais que produz entretenimento noticioso"? Não se espera mais nada diferente dessas empresas a não ser a reafirmação de qualquer coisa que resulte em diminuição do estado e/ou prevalência de interesses privados, principalmente se o estado for democrático. A reação do capital ao apelo público por mais efetiva regulação da atividade privada, principalmente depois de 2008 é essa mesma: "Se o estado - e apenas o estado - é que pode impedir nossa cobiça, é a ele que atacaremos." E eis a guerra que o capital estabelece: privatistas contra quem acredita no poder do estado. Nada de "capitalismo contra comunismo" ou até pior, "direita contra esquerda". O problema é que o que os privatistas estão querendo disputar é o controle sobre o que é público. Só que voltar os recursos do que é público para atendimento do que é privado tem um nome: corrupção. É corromper a natureza pública do estado orietá-lo para atendimento das demandas privadas. E lembremos: aquelas quatro empresas - Abril, Globo, OESP e Folha, são privadas. Faz sentido, assim, elas detruparem informação para tentar dimuir o estado, pois não?

Seu voto: Nenhum

O medíocre discute pessoas.
O comum discute fatos
O sábio discute idéias.

imagem de Cintra Beutler
Cintra Beutler

Talvez seja isso mesmo

Interessante o seu ponto vista. Com efeito, as causas ideológicas estão em segundo ou terceiro plano. Obviamente, a imprensa corporativa se vale desse sentimento que ela própria germinou e alimentou. As forças envolvidas são outras. Sâo os que ainda tentam preservar as reservas que ainda estão sob controle da União contra os privatistas.

Querem voltar a usar a estratégia usada nos anos 1990: privatizar, vender bem abaixo do que vale e receber propina em paraísos fiscais.

Todos os envolvidos ficam felizes.

Seu voto: Nenhum

e.................... permita-me acrescentar

que dessa vez estão pegando pesado, batendo com força mesmo, no afã de destruírem identidades políticas e nosso principal orgulho nacional a um só tempo........................

mas, convenhamos, mesmo com todo este poderio, perdem no principal, pois identificam os que realmente controlam, mesmo que não totalmente, os assuntos políticos e econômicos

é por isso que querem porque querem, e não conseguem e sabem que já perderam, colocar a Dilma nessa parada

muito cuidado; e recomendo que não comemorem a chegada do Serra nesse teatro ao lado de Dilma

tratando-se de oponente tão poderoso, de nível mundial, não devemos chorar a perda de alguns dos nossos nem comemorar a derrota de inimigos insignificantes

Seu voto: Nenhum (1 voto)

O PIG JÁ DERRUBOU A DILMA!

O PIG JÁ DERRUBOU A DILMA!

Seu voto: Nenhum (2 votos)

"As notícias do PIG são cheias de: vírus, malwares, worms e spywares - você tem que ter muito cuidado para NÃO SER CONTAMINADO!"

"Os dois mais importantes dias em sua vida são o dia em que você nasceu e o dia em que você descobrir o porquê... - M

imagem de Vito
Vito

Ele disse o seguinte: “A

Ele disse o seguinte:

“A forma mais ampla, em contato com outras pessoas da Petrobras, de uma forma mais institucionalizada, foi a partir de 2003, 2004. Não sei precisar exatamente a data, mas foi a partir dali”

Seu voto: Nenhum
imagem de De Paula
De Paula

Então está bem; passa-se uma

Então está bem; passa-se uma borracha em tudo que ocorreu antes de 2004 porque não estava institucionalisado e consequentemente não se tratava de corrupção; a mídia decretou e aí é lei.  "Aqueles trens do metrô? Que isso, mano; só conheço o das onze"...

Seu voto: Nenhum (2 votos)

O indefectível

O indefectível deputado-promotor Carlos Sampaio não disfarçou sua alegria quando Barusco remeteu a essa tal de "institucionalização" somente a partir de 2004. 

Pensará sua "incelência" que somos todos burros? Quer dizer que esse cidadão que surrupiou U$ 67,5 milhões em propinas pode ser a fonte única e confiável para estabelecer desde quando entrou em vigor esquemas de qualquer tipo na Petrobrás?

Esse tucanos são mesmos ridículos. Outro indício claro e insofismável que a Petrolífera vem sofrendo achaques foram as denúncias feitas por Paulo Francis em 1997. Escrevo mais: se desnudassem toda a Era FHC, em especial as transações envolvendo as privatizações, aí sim, ficaríamos chocados. 

Foi esse o MAIOR ERRO dos governos petistas: receberem, dando total conformidade, um herança de bandalheiras sem terem  coragem de denunciá-las. Ao contrário, em muitos casos optaram por se servirem dos mesmos esquemas. 

Seu voto: Nenhum (1 voto)

Esse deputado Carlos Sampaio

Esse deputado Carlos Sampaio é um charlatão da região de Campinas, no dia em que este País realmente chegar a ser uma Nação de verdade, esse indivíduo não se elegerá nem para síndico de prédio.

Seu voto: Nenhum (2 votos)

perfeitamente..................100% de acordo

sendo alguns verdadeiros "xiitas", no sentido de radicalmente favoráveis a continuação

razão de ter colocado no comentário anterior que nada têm de santos que mereçam serem chorados

se caírem dessa vez, demorô

Seu voto: Nenhum (2 votos)

e se não caírem...

que pelo menos sigam saltitando na frigideira, com faz Aécio.....................

cadê ele? sumiu? deitou e fritou-se por completo?

Seu voto: Nenhum (3 votos)
imagem de joão adalberto
joão adalberto

Barusco na Veja

"O relator da CPI, o petista Luiz Sérgio (PT-RJ), foi o primeiro a fazer perguntas e quis saber quando o esquema mais amplo de corrupção se instalou: "A forma mais ampla, em contato com outras pessoas da Petrobras, de uma forma mais institucionalizada, foi a partir de 2003, 2004. Não sei precisar exatamente a data, mas foi a partir dali", afirmou o ex-gerente."

http://veja.abril.com.br/noticia/brasil/a-cpi-delator-diz-que-corrupcao-...

Seu voto: Nenhum

Nada me tira da cabeça que

Nada me tira da cabeça que isso foi um esquema para enriquecimento dos diretores, ponto, e as construtoras, que queriam privilégios para conseguirem contratos pagavam a propina. Quanto aos políticos, sabendo da influência de alguns diretores da Petrobras com as empreiteiras pediam para interceder, daí o diretor pegava sua cota com a empreiteira e ainda fazia a média com o político de que conseguiu a arrecadação pra ele. Resultado? Continuaria no cargo.

Agora ficam tratando esses bandidos declarados a pão de ló, quase agradecendo o que eles fizeram, um deputado mesmo disse que era preciso muita coragem para ele fazer o que estava fazendo, afinal ele corria o risco de terminar como Celso Daniel, ou seja, de ladrão, bandido corrupto, a vítima, perseguido, realmente esse escândalo da Petrobras é PP, Piada Pronta.

Seu voto: Nenhum
imagem de fabio da silva2
fabio da silva2

E o vaccari?

E o vaccari?

Seu voto: Nenhum (1 voto)
imagem de Anah
Anah

Esse Senhor

possui câncer em estágio final, não possui provas e faz somente ilações.Ele sairá como mártir, aquele que pecou, mas se arrependeu de todos os pecados,Amém.

Seu voto: Nenhum (4 votos)
imagem de maria rodrigues
maria rodrigues

O jornal da tarde da globo

O jornal da tarde da globo fez a mesma coisa, destacando a institucionalização das propinas a partir do Governo Lula. Ao assistir ao jornal, mesmo sem ter visto nada da CPI tirei minhas conclusões, porque é mesmo assim que funciona a imprensa: exalta a oposição, degrada a situação, ou destaca tudo que pode no sentido de aumentar o ódio de todos contra o PT. Isso já é uma doença, ou a melhor forma de adoecer a sociedade? 

Seu voto: Nenhum (2 votos)

Ficando estarrecido e indignado

Me deixa estarrecido e indignado a quantidade de bobagens pronuciadas em comentarios aqui e em outros veículos, quase todos contaminados pelo viés político e em nada focando nas consequencias do que está acontecendo. 

Estão matando um empreendimento esturturante gigantesco por conta  de picuinhas políticas e principalmente por um ódio reacionário irracional ao governo e um partido. 

Ora a Petrobrás até 2003 tinha um lucro anual de 4,5 bilhões e chegou no ápice de mais de 25 bilhões, ou seja quase 6 vezes mais e hoje, mesmo com a crise toda, ainda vale quase 10 vezes mais que valia em 2003, sem contar as imensas reservas de petróleo que controla (é a única das grandes petroleiras internacionais a ter aumentos significativos de suas reservas). 

Sou engenheiro e sei bem distinguir o valor das coisas e das obras e empreendimentos, e posso afirmar com certeza que mais de 99 % das falácias sobre os prejuízos são só falacias e especulações carregadas de desinformação e viés político, pois como o próprio delator confesso relata, os preços não eram definidos por eles e sim pelo setor de orçamento e custos, bem como tinham uma lupa constante do TCU sobre eles e até uma pressão descabida e sem embasamento técnico muitas vezes (o TCU mais erra que acerta em suas contas e parametros, principlamente em obras de porte e de infraestrutura especializada - falo isto com propriedade e provo, como engenheiro), ele até relata que muitos dos aditivos e demandas do TCU levam anos para serem resolvidas e no final se prova que os técnicos da Petrobrás é que tinham razão (quem paga o prejuízo causado pelos erros do TCU nestas e outas obras???????).

Assim é um absurdo falar em bilhões de prejuízos contabilizados, em falar que o preço da gasolina é influenciado pelos desmandos da "quadrilha", etc e tal, é absurdo e principalmente uma MENTIRA perigosa, pois esconde incofessáveis interesses escusos, politicos (de poder) e econômicos (que querem abocanhar estas obras e principalmente estas reservas de petróleo - inclusive interesses estrangeiros estratégicos). O próprio delator diz que a propina (condenável ao extremo)  era ínfima perto do volume dos empreentimentos e sua repercussão benéfica para toda a cadeia produtiva (e isto temos que preservar a todo custo). 

Não compactuo de forma alguma com os atos mal-feitos e desmandos, mas não posso aceitar acabar com toda uma cadeia produtiva e de conhecimento que se criou nos últimos anos e simplismente entregar a empresas estrageiras e criar empregos na China ou Cingapura, estruoando a nossa indústria e empresas, em nome do combate a corrupção, combate este feito por notórios oportunistas políticos que todos sabemos terem no passado passagens obscuras e engavetamentos sistêmicos de seus mal-feitos.

Como engenheiro, sei muito bem que em todos os níveis, as doações de campanha de empresas são um passaporte para serem contempladas com oportunidades de negócios (e nem todos com ilícitos), e em todos eles, sempre existe um grupo que domina o contexto e consegue se impor como uma reserva de mercado, seja em prefeituras, seja em governos estaduais, sejam em estatais e até mesmo na iniciativa privada (não se iluda, existe sim corrupção também na iniciativa privada e você consumidor paga por ela, na forma de ineficiência e preços mais elevados ou cartelizados, protanto é ilusão a panacéia de que se privatizar acaba com a corrupção).

Portanto senhores vamos abrir os olhos e defender a apuração dos desmandos, mas vamos também não deixar iludir ou contaminar pela irracionalidade política e permitir a destruiçào de um gigantesco complexo industrial que se criou em torno da Petrobrás, pois estariamos matando o touro para eliminar o carrapato e quem perde é o Brasil como nação e o povo brasileiro.

Seu voto: Nenhum (1 voto)

Assino embaixo. Porém, não

Assino embaixo.

Porém, não sou otimista. O jornalismo acabou, a oposição está histérica e a opinião pública está definitivamente entorpecida por essa campanha de desinformação e ódio. Já era.

Seu voto: Nenhum

PJ não VOTA!

O Jornalismo acabou e a eleição não tem fim!

imagem de altamirano
altamirano

pensando: se o lucro cresceu

pensando: se o lucro cresceu 6 vezes e os ativos 10 vezes(era quase 20x antes da crise) temos uma redução forte do Retorno sobre ativos , que indica, no melhor dos casos, uma administracao muito ruim....

Seu voto: Nenhum (1 voto)

e no que se refere a fontes de energia barata...

até hoje dificultam uma arrancada defintiva............................

há até os que ainda defendem que é investimento para pouco retorno

e há também os que acreditam que estão certos.................................................

mas é claro que estão certos, pois até hoje não saímos do zero tecnológico

pqp.........................é uma coisa tão lógica e nego trazendo dificuldades antigas

Seu voto: Nenhum

É bom ler nessa barafunda de

É bom ler nessa barafunda de "achismos" um testemunho abalizado. 

Seu voto: Nenhum (3 votos)
imagem de Plínio J. V. Lins
Plínio J. V. Lins

Safadeza pura

O Barusco estava ali para acobertar o PSDB e culpar Dilma e, se possível, Lula.

Vi um pedaço do interrogatório, na hora do almoço. Espantosa a pasmaceira da bancada governista frente ao autoritarismo dos dois deputados que se revezavam na presidência, o tucano Imbassahy e aquele peemedebista gordinho e patife, presidente da CPI.

E o relator, um petista do Rio, Luiz Sérgio, fazendo o papel de mosca morta, que desempenho!

Seu voto: Nenhum (2 votos)
imagem de Arcal
Arcal

Globo não recebe há 3 meses!!!

Olá Nascif!

Segue uma dica do Conversa Afiada que pode ser pesquisada (http://www.conversaafiada.com.br/pig/2015/03/08/globo-tres-meses-sem-anu...) ou melhor deve ser confirmada. Com certeza há muitos que lêem este blog que podem certificar as informações do PHA. Ele publicou como fonte anônima!

Se confirmar, fica claro como a Globo está se sentindo ameaçada, talvez pela primeira vez, por um Governo que prepara a lei de meio de comunicação! 

Se de fato está ocorrendo, deve também haver algum relatório da Secom que confirme isso.... e aí? algue´m sabe o caminho para investigar?

Abraço

 

Seu voto: Nenhum
imagem de Arcal
Arcal

Globo não recebe há 3 meses!!!

Olá Nascif!

Segue uma dica do Conversa Afiada que pode ser pesquisada (http://www.conversaafiada.com.br/pig/2015/03/08/globo-tres-meses-sem-anu...) ou melhor deve ser confirmada. Com certeza há muitos que lêem este blog que podem certificar as informações do PHA. Ele publicou como fonte anônima!

Se confirmar, fica claro como a Globo está se sentindo ameaçada, talvez pela primeira vez, por um Governo que prepara a lei de meio de comunicação! 

Se de fato está ocorrendo, deve também haver algum relatório da Secom que confirme isso.... e aí? algue´m sabe o caminho para investigar?

Abraço

 

Seu voto: Nenhum

Barusco gaguejou muito pra

Barusco gaguejou muito pra dizer que em 2010 arrecadou para as campanhas de Serra e Dilma.

Seu voto: Nenhum (8 votos)

O Uol faz malabarismo pra

O Uol faz malabarismo pra dizer que Barusco arrecadou só para Dilma: 

http://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/agencia-estado/2015/03/10/re...

O que eu ouvi ao vivo foi que ele repassou para Serra e Dilma.

Seu voto: Nenhum (5 votos)
imagem de fabio da silva2
fabio da silva2

Acompanhei pelo rádio ao

Acompanhei pelo rádio ao vivo. Ele disse que em 97 não havia esquema, recebia propina por conta própria e que apartir de 2003 ficou institucionalizado, como um modus operandi.
Está havendo deturpação aqui, pois ele citou informações importantes sobre o esquema do tesoureiro do pt por diversas vezes, bem como o partido, e isto está sendo ignorado aqui. Não há dúvidas, o pt recebeu uma gorda propina.

Seu voto: Nenhum (2 votos)
imagem de José Bizzotto Ramos
José Bizzotto Ramos

Prá não passar

Prá não passar batido:

Perguntado se houve direcionamento na licitação das sondas da Sette Brasil (que foi bastante auditada internamente, pelo que se infere do depoimento):

"Nós adequamos e respeitamos a cláusula dos 55% de conteúdo nacional, e o casco viria de Cingapura. A licitação não foi direcionada... era como se podia fazer, porque, naquele momento, nós [a Petrobrás] ocupamos

praticamente TODA A CAPACIDADE PRODUTIVA [da indústria] estaleira do Brasil."

 

Depois, com clara ironia - não a de ladrão oportunista, mas a de quadro técnico especializado -, "não querer fazer juízo de valor" sobre se a gestão do PT tem sido boa ou má para a Patrobrás...

Seu voto: Nenhum
imagem de Free Walker
Free Walker

O blog fazendo contra-informação. É justo.

O depoimento de Barusco na CPI da Câmara dos Deputados foi avassaladora, fosse o Brasil um país com Instituições sólidas e testadas, as viaturas da Polícia Federal ja estariam no prédio de Lula em São Bernardo para leva-lo algemado para a prisão.

150 ou 300 milhões de dollars, que irrigaram os cofres do PT, não é troca de cachaça no bar da esquina, não.

 

Seu voto: Nenhum (8 votos)
imagem de Homb
Homb

propina virou rubrica?

Quer dizer que nos contratos da Petrobras com as empreiteiras havia uma rubrica denominada Propina e ainda com o nome do beneficiado? kkk

Se for para ser institucionalizado, então tem que ser escrito exatamente assim: p-r-o-p-i-n-a. Usar a palavra "institucionalizada" fora do seu contexto é como estuprar seu significado (aliás, coisa que não surpreende vindo de onde vem). 

Estão fazendo isso porque querem reeditar a lógica do mensalão, que, coincidentemente, também era "institucionalizado". Querem nos fazer crer que o Brasil era uma maravilha com os governos militares e de direita, e que, se havia corrupção, era feita com amadorismo e certa pureza. Agora temos os bandidos profissionais no governo, que institucionalizaram o roubo dos cofres públicos.

Mas tem que ser muito infantilizado ou muito infeliz para acreditar nesta versão dos fatos. Durante 500 anos mataram, roubaram, enganaram e entregaram as riquezas do Brasil. Quando finalmente se consegue investigar e prender/chegar perto dos verdadeiros mandantes, começam eles mesmos a fazer este movimento de distração da opinião pública. Todo este alarde está sendo feito pelos próprios criminosos e cúmplices, pois sentem a água chegar no pescoço e tentam a todo custo "melar" o trabalho da polícia federal.

Seu voto: Nenhum

Comentar

O conteúdo deste campo é privado e não será exibido ao público.