Incerteza em torno das eleições pode afetar crescimento, diz FGV

Tatiane Correia
Repórter do GGN desde 2019. Graduada em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), MBA em Derivativos e Informações Econômico-Financeiras pela Fundação Instituto de Administração (FIA). Com passagens pela revista Executivos Financeiros e Agência Dinheiro Vivo.
[email protected]

Jornal GGN – O Indicador Antecedente Composto da Economia (Iace), que sinaliza tendências do comportamento da economia no curto prazo, caiu 0,4%, em agosto, ficando em 121,5 pontos, ante alta de 2% no mês anterior e redução de 1,6%, em junho. Três dos oito componentes da taxa influenciaram positivamente o resultado, segundo levantamento elaborado pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (Ibre-FGV), em conjunto com a organização The Conference Board.

O Indicador Coincidente Composto da Economia (ICCE) do Brasil, também elaborado pela FGV/IBRE e pelo The Conference Board, que mede as condições econômicas atuais, avançou 0,1% em agosto, registrando a marca de 127,0 pontos (2004=100). O resultado segue-se a um avanço de 0,2% em julho e a um recuo de 0,6% em junho. Três dos seis componentes contribuíram positivamente para o índice de agosto.

“A queda na atividade econômica durante os dois primeiros trimestres do ano é consistente com os declínios prolongados no IACE e no ICCE desde 2013”, disse Paulo Picchetti, economista da FGV/IBRE. “As expectativas dos indicadores permanecem indefinidas ante a proximidade das eleições. Ainda é muito cedo para dizer se o crescimento econômico vai melhorar no segundo semestre de 2014, mas o IACE sugere que a economia provavelmente continuará em um cenário de dificuldades no curto prazo.”

Já o economista do Conference Board, Ataman Ozyildirim, lembrou que, em sete dos oito primeiros meses deste ano, o Iace foi negativo, com desempenho fraco e generalizado dos principais indicadores antecedentes. “A perspectiva mais pessimista observada nas sondagens dos consumidores e nas expectativas em relação ao setor de serviços sobressaíram-se à melhoria das expectativas da indústria de transformação e do mercado de ações em agosto”, pontuou.

O Indicador Antecedente Composto da Economia (IACE)para o Brasil foi lançado em julho de 2013 pelo FGV/IBRE e pelo The Conference Board. Com uma série desde 1996, o indicador permite uma comparação direta dos ciclos econômicos do Brasil com os de outros 11 países e regiões já cobertos pelo The Conference Board: China, Estados Unidos, Zona do Euro, Austrália, França, Alemanha, Japão, México, Coréia, Espanha e Reino Unido.

 

 

 

 

Tatiane Correia

Repórter do GGN desde 2019. Graduada em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), MBA em Derivativos e Informações Econômico-Financeiras pela Fundação Instituto de Administração (FIA). Com passagens pela revista Executivos Financeiros e Agência Dinheiro Vivo.

6 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Será verdade?
    A coisa tá tão

    Será verdade?

    A coisa tá tão feia que o PT está roubando até assinaturas!

    O ator Matheus Nachtergaele negou ter assinado o “manifesto de artistas e intelectuais” de apoio à reeleição da presidente Dilma Rousseff.

    ”Não assinei manifesto algum, e por agora não pretendo colocar publicamente minha posição com relação a isso! Estou avaliando tudo e quando, ou se tiver certeza de algo, me pronunciarei!!!!!!”, postou o ator em sua página no Facebook.

     

  2. A FGV e sua equipe de

    A FGV e sua equipe de economistas constituem a principal  fonte  fornecedora da carniça que nutre os urubus da mídia conservadora (ops. acho que cai numa redundância).

  3. É cada vez mais evidente. Se

    É cada vez mais evidente. Se os rentistas do mercado financeiro, a mídia golpista, os fanáticos religiosos e os neuróicos de guerra fria movem toda essa guerra de comunicação contra o pt é porque o partido dos trabalhadores esta no caminho certo.

    Se a democracia assusta os empresários, isso mostra bem do que eles são feitos.

    1. longe disso é o povo que é

      longe disso é o povo que é honesto não aguenta mais tanta PTfalcatrua e violência endemica.

      Como o PT protege e apoia a bandidagem não da outra , fora Dilma e leva junto o PT.

       

  4. Depois da Copa, a bolsa subiu substancialmente.

    Engraçado: ninguém menciona que o principal problema era a expectativa de apocalípse durante a Copa do Mundo, como pregava a mídia.

    Logo depois da Copa, e depois de o mundo não ter acabado, a bolsa disparou.

    Mas até o final das eleições vamos ouvir falar muito em crise e mais crise, pois é a única bandeira de campanha (e a mídia golpista está em franca campanha) do miserável do PSDB. Que campanhazinha pobre e podre!

    É claro que de tanto se falar em crise as pessoas estão parando de comprar e tomar crédito. Mas mesmo assim o país vai bem e vai se descolar dessa campanha crisista logo após as eleições. Falta pouco.

     

  5. Incerteza?

    Incerteza de Dona Juscelina, vizinha do prédio, idosa, que está na dúvida em quem votar.

    Já esses tubarões de Bolsa de Valores sabem com muita certeza o que querem, desde criancinhas, e fazem este jogo de “mercado” como se este “mercado” fosse um entidade com vida própria. Eles não irão mudar, qualquer que seja o resultado das eleições.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador