Indicação de Gilmar para analisar contas de campanha de Dilma deixa todos perplexos

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

Sugestão de Alfredo Machado

Quando Einstein dizia que não existe limite para a esupidez humana, ele tinha total razão. ADToffoli apenas confirma o raciocínio do brilhante cientista.   

Era só o que faltava: Gilmar julgará contas do PT

Paulo Moreira Leite

No mesmo dia em que ocorrem prisões de executivos acusados de envolvimento no escândalo da Petrobras, Gilmar Mendes foi designado para examinar as contas da campanha de Dilma

O Planalto não é capaz de esconder sua perplexidade diante da mais nova notícia de Brasília. Em meio às denúncias da Petrobras, celebradas pela oposição como a nova esperança de colocar o governo contra a parede, Gilmar Mendes acaba de ser escolhido para ser relator do ponto mais delicado da campanha de 2014: as contas de Dilma Rousseff.

Até agora, as contas da campanha de Dilma estavam sob os cuidados do ministro Henrique Neves, indicado pelo Judiciário para integrar o TSE. Mas o mandato de Neves expirou na quinta-feira e, menos de 24 horas depois, por determinação do presidente do tribunal, José Antonio Dias Toffoli, ocorreu a escolha de seu substituto. Neves poderia ter sido reconduzido para o posto, através de Dilma Rousseff. Mas a presidente se encontrava fora do país, nas reuniões do G-20, e isso não ocorreu.

A verdade é que não havia a menor urgência no caso. Isso porque as contas de Dilma ainda não foram entregues ao tribunal — o prazo legal não venceu — o que eliminaria qualquer pressa para encontrar um substituto.  Ainda assim — e este detalhe surpreendeu os petistas que acompanham o TSE — Toffoli determinou que o caso fosse redistribuído imediatamente, decisão que permitiu que Gilmar fosse escolhido.

Pelas normas do TSE, o caso deveria ter ficado com um ministro da “mesma classe” que Henrique Neves. Gilmar está fora desse critério, pois ingressou no STF como advogado. Mas acabou ficando com o caso. Este ponto — a diferença de classe entre os dois ministros — será usado pelos advogados do PT para recorrer da decisão e conseguir a indicação de um novo ministro.

A escolha de Gilmar integra um cenário de pesadelo para o PT por um conjunto de motivos compreensíveis. O primeiro é que desde 2012, quando afirmou que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez uma tentativa de chantagem as vésperas do julgamento do mensalão —  denúncia desmentida por seu colega Nelson Jobim, presente ao encontro — Gilmar Mendes tem-se notabilizado por votos contrários ao Partido dos Trabalhadores. Foi um dos mais duros críticos do PT no julgamento da AP 470. Apoiou penas duríssimas e recusou, inclusive, os embargos infringentes que beneficiaram determinados réus.

Em 2014, no debate de uma emenda constitucional sobre mudanças nas regras de campanha, que pede o fim da contribuição de empresas privadas, Gilmar pediu vistas para examinar o caso com mais cuidado. Mesmo enfentando a pressão de uma campanha de entidades da sociedade civil, num leque muito mais amplo do que a esfera de siglas que costuma acompanhar o PT, o ministro não dá o menor sinal de que pode perturbar-se com isso. Mantém a votação está interrompida há sete meses e não se faz ideia quando ela poderá ser retomada.

Durante a campanha presidencial de 2014, Gilmar deu uma liminar que prejudicava o PT, embora ela contrariasse frontalmente uma decisão por 7 a 0 no tribunal. Por diversas vezes, a agressividade de seus votos contrários ao PT chamou a atenção da platéia dos julgamentos.

O temor em relação as contas da campanha de 2014 não é técnico mas político. Por motivos mais do que compreensíveis, é bastante razoável supor que o PT   e outras legendas tenham tido cuidados redobrados com contribuições eleitorais em 2014. Num pleito tenso, disputado do início ao fim, parece um cálculo elementar evitar qualquer brecha legal que possa ser aproveitada pelo adversário.

A questão é o momento que o país atravessa — e aí as contas do TSE podem se encontrar com a investigação sobre a Petrobras. Imagine a pressão, as manchetes glorificadoras.

Ninguém discute a necessidade de apurar até o fim toda denuncia de corrupção, com empenho e seriedade. Mas  é difícil assegurar pela isenção de quem está na direção do processo depois de uma reportagem de Julia Duailibi publicada pelo Estado de S. Paulo na quinta-feira.

Demonstrou-se,  ali, que delegados que comandam a Operação Lava Jato têm uma postura anti-petista agressiva e notória, o que contraria não apenas o bom senso elementar, mas também o artigo 364 do regimento disciplinar da Polícia Federal, como você pode ler em nota anterior neste mesmo espaço.

A denuncia do jornal levou a abertura de uma investigação sobre os delegados por parte da Corregedoria da PF, que deve ter início na segunda-feira. Até lá, eles seguem em suas atividades na Lava Jato. A explicação é que não seria possível tomar qualquer medida disciplinar contra os policiais na véspera da operação de busca e apreensão  nos escritórios de empresas acusadas de pagamento de propina na Petrobras.

Ontem, o delegado Igor de Paula esteve no centro de uma entrevista coletiva onde explicou a operação que terminou na prisão de executivos de várias empreiteiras acusadas de envolvimento no esquema de corrupção.

Conforme o Estado de S. Paulo, além de ser um dos responsáveis por um inquérito de óbvias repercussões políticas, o que permite uma curiosa ironia. O mesmo delegado que falava de punir esquemas de corrupção participa, segundo o jornal, de um grupo no Facebook chamado Organização de Combate a Corrupção, cujo símbolo “é uma caricatura de Dilma, com dois grandes dentes incisivos para fora e uma baixa vermelha na qual está escrito: “Fora PT.”

Oito dias antes do segundo turno, o delegado Igor distribuiu um link da revista Economist, que pedia a saída de Dilma e a eleição de Aécio. Em 18 de outubro, ele escreveu “Este é o cara” numa montagem com várias fotos do candidato do PSDB.

Numa postura que revela uma opção de cobertura sobre o caso, nenhum grande veículo repercutiu, ontem, a denúncia do Estado, embora sua gravidade seja indiscutível. Ninguém teve curiosidade de perguntar como os delegados se sentiam depois da reportagem, que trouxe acusações  constrangedoras — para dizer o mínimo — para qualquer autoridade comprometida com a defesa da lei e da ordem.

Você sentiu falta dos meninos tão atrevidos do CQC? Eu senti. Eles são tão engraçadinhos, não?

Ninguém sabe o que pode se passar num universo com as investigações do delegado Igor numa ponta e Gilmar Mendes na outra.  Todo mundo tem direito a cultivar a hipótese de sua preferência. Não é preciso antecipar nada nem pré-julgar ninguém.

Mas você sabe muito bem o que pode acontecer, certo?

 

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

64 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Tem que se cercar de gente honesta.

    Para mim, o governo Dilma foi frouxo e pouco vigilante. As concessões aos partidos aliados saiu de um escândalo na verba de publicidade da VISA para bilhões e bilhões na Petrobrás. O problema do PT é esse: quer o poder, mas não quer ralar para governar. Só tem “bon vivant”… trabalho que é bom ó….. “necas”. 

    1. Tu deveria se atualizar mais

      Tanto da história como da política. Para não escrever tanta estupidez. A começar com uma comparação que enfia tudo que escreveu em tua enorme guela. Lula e FHC. O caxeiro viajante e o doutorzinho de meia tijela. Quem comseguia mercados na China, Ásia, África, Russia e América latina e o que ia ganhar diplominha baba ovo. O que cresceu exponencialmente o PIB Brasileiro e o que derrubou o PIB e deixou o Brasil quase dois anos sem energia. O que saiu como o cara em 2010 ao fazer a maior recessão mundial virar marolinha no Brasil e o que caiu no plano real de paraquedas obrigado pelo Covas. Vai estudar “cara” e medita bastante antes de escrever tanta asneira.

  2. Sinceramente, tudo parece um

    Sinceramente, tudo parece um filme de Indiana Jones. Acaba um perigo e vem outro maior. Tomara que, como nos filmes, o Bem prevaleça e tudo tenha um final feliz.

  3. Recondução

    Chamam-me a atenção duas pequenas frases do texto: “Neves poderia ter sido reconduzido para o posto, através de Dilma Rousseff. Mas a Presidente se encontrava fora do país, nas reuniões do G20, e isso não ocorreu”. Se a intenção era reconduzir o ministro Neves, a segundo frase de maneira nenhuma pode ser considerada uma desculpa. Trata-se é de indesculpável desatenção de quem seria responsável pelas providências. Claro que todo o mundo imagina quem é. Por outro lado, a atuação recente do ministro Toffoli deveria abrir bem os olhos e a mente de Dilma quando for indicar o próximo ministro do Supremo. Quanto ao ministro Gilmar, terá ele que envidar os maiores esforços para, se pretender ser justo, superar a  sua evidente má vontade com tudo que se refere ao PT, ao ex-Presidente Lula e à Presidente Dilma.

  4. “O mesmo delegado que falava

    “O mesmo delegado que falava de punir esquemas de corrupção participa, segundo o jornal, de um grupo no Facebook chamado Organização de Combate a Corrupção, cujo símbolo “é uma caricatura de Dilma, com dois grandes dentes incisivos para fora e uma baixa vermelha na qual está escrito: “Fora PT.””:

    Achem me nas paginas desse grupo analfabeto UM unico post que relata qualquer projeto de sucesso, politico ou governadorial, de Aecio Neves em 30 anos de carreira.

    Ate la, eles sao delegados de merda mesmo.  Dignos da Nigeria.

  5. Ele não foi indicado.Foi

    Ele não foi indicado.Foi sorteado. Vamos parar de conspiração;

      Mesmo assim, o sorteio dele é irregular. Porque diz as regras do TSE que quando alguém se aposenta,  um outro do MESMO saber ou outro nome qualquer mais sofisticado, sera o substituto da relatoria.Acontece que o aposentado é jurista e Gilmar Mendes não é.( pelo menos de direito)

               Então, até pra espernear,é bom ter argumentos mais honestos.

    1. Blog ponderado

      anarquista,

      Nassif titulou de forma corretamente ponderada.

      O original é “Toffoli amigo da onça”, está no FP de ontem. Quanto ao esperneio, você mesmo já fez, e de acordo com o texto. Perfeito.

      1. Alfredo, a palavra

        Alfredo, a palavra “Indicação” no título não é verdadeira.

        O blog se mancha por bobagem… o título não se corresponde no texto, pois não aponta nenhuma “indicação”.

        1. Infelizmente, os blogs de

          Infelizmente, os blogs de esquerda estão completamente desnorteados após essa etapa da Lava-jato.

          Escrevendo bobagem atrás de bobagem, enxergando conspirações de todos os lados, igualzinho aos lunáticos de direita que tem certeza que estamos caminhando rumo a uma “ditadura comunista”…

          O Paulo Moreira Leite teve a desfaçatez de dizer que a operação de sexta teria sido uma “cortina de fumaça” por causa da matéria de quinta do Estadão…

          Claro, é a coisa mais fácil do mundo organizar em 24 horas uma operação com 200 policiais em quatro estados… Também é muito fácil, acontece todo dia, conseguir mandados judiciais para PRENDER OS DONOS DO BRASIL, i.e., os presidentes e diretores das empreiteiras… Tudo isso foi feito para “abafar” uma notícia de jornal… Claro…

          Enfim, gosto muito do Paulo, mas escrever uma bobagem dessas mostra o quanto as pessoas ficam cegas por ideologia. E o quanto estão perdidas feito baratas tontas no momento. 

          1. Prazo

            Charlie,

            Tens razão quanto à operação da PF, de enorme envergadura e impossível de ter sido montada do dia prá noite.

            Qualquer jornalista deveria fazer o texto, dar uma volta e depois reler o dito cujo.

          2. Sem falar do blogueiro do

            Sem falar do blogueiro do Cafezinho, que no afã de rebater a afirmação da midia de que o tal Renato Duque seria indicação do Dirceu, escreveu um texto lascado dizendo que o cidadão tinha sido uma liderança do PSDB e depois fora indicado para a diretoria da Petrobrás pelo Renan Calheiros. Logo em seguida teve que alterar a matéria.

            Às vezes é melhor respirar fundo, contar até 3.000, antes de enfrentar o teclado do computador.

            Aliás, em homenagem à Pollyana, pensamento do dia : que tal acreditar que nem todo mundo indica alguém para um cargo achando que ele vai roubar ? Erros de julgamento podem acontecer…

    2. Meio que sim, meio que não!

      Meio que sim: o sorteio! Meio que não: “quem haveria” de participar do sorteio!

      Concordo contigo quanto ao critério “sorteio” – e nesse ponto tenho que estás com a razão!

      Discordo (e nem sei se estamos realmente discordando nesse ponto – culpa minha e do savignon blanc): o Min Gilmar não poderia “entrar no sorteio”!

      1. Concordo sim.O ministro

        Concordo sim.O ministro Golmar Mendes não deveria entrar no sorteio porque a lei do TSE não permite,

             Agora,precisamos perguntar pro Toffoli como ele permtiu.

                   Eu tbm irei fazer minha teoria conspiratória:

        :Seria um”sorteio” com cartas marcadas?

  6. confiança ou ingenuidade?

    ninguém sabe ao certo

    mas pergunte a qualquer chantagista de que se utiliza para alcançar seus intentos e ele certamente vai responder que é justamente da confiança e da ingenuidade de suas vítimas

  7. Confusão (des)necessária?

    Que confusão! Essa explicação – abaixo transcrita – mais confunde, do que esclarece. Tendo em vista esse pequeno trecho da matéria, o Min Gilmar realmente não poderia ser o novo relator, mas por motivo diverso.

    Às vezes, “nós” também pensamos com o “fígado”, crítica que a “eles” sempre fazemos!

    Tem de se levar em conta a “composição do TSE”, não do Supremo! O Min. Gilmar integra o TSE pela “classe” do STF (ministro do STF); Henrique Neves integra o TSE pela “classe” dos “advogados”! Então, o processo haveria de ser distribuído para um outro integrante do TSE pela “classe dos advogados”!

    “Pelas normas do TSE, o caso deveria ter ficado com um ministro da “mesma classe” que Henrique Neves. Gilmar está fora desse critério, pois ingressou no STF como advogado. Mas acabou ficando com o caso. Este ponto — a diferença de classe entre os dois ministros — será usado pelos advogados do PT para recorrer da decisão e conseguir a indicação de um novo ministro.”

  8. Estranha, absurda, essa

    Estranha, absurda, essa indicação de Gilmar Mendes para ser o verdugo, digo, examinador da contas do PT. O que fez o ministro Toffoli incidir em tal absurdo? Covardia? Medo da imprensa? 

    É claro, é o óbvio ululante, que pela “folha corrida”(ele não tem histórico) desse ministro com relação à esquerda e ao PT que seria “suspeitissíssisssíssissímo” elevado a milionésia potência. 

    Acredito  que o presidente do TSE, de quem se supõe possuir clarividência, atinou que o indicado iria se declarar parte interessada(no caso interessada em lascar o PT). Ora, ora, risível, e até surreal esperar tal despreendimento de tal ser. Ao contrário, deve ter é esfregado às mãos e com aquela cara e riso do João Plenário da Praça e Nossa ter dito “deixa comigo”.

     

    1. Sabe o que eh mais esquizito

      Sabe o que eh mais esquizito ainda, Costa?

      Que eu NUNCA OUVI FALAR de supremo fazendo contas de campanha na minha vida inteirinha!

      Ta faltando trabalho pra gilmar mentes?  Porque ele nao tira a bunda do financiamento de campanha que ele engavetou entao?

  9. Onde há fumaça……

    Fiquemos  de olho nas  “distrações”  do ex-advogado do PT, Dias Tóffoli….,

    Se não me engano já é a 2a. mancada que este cabra dá a favor dos donos da casa grande ( de onde ele veio )|…

    Se não me engano, o capeta já disse que podem processá-lo a  vontade, porque no inferno tá cheio de advogado !!!

     

  10. Onde há fumaça……

    Fiquemos  de olho nas  “distrações”  do ex-advogado do PT, Dias Tóffoli….,

    Se não me engano já é a 2a. mancada que este cabra dá a favor dos donos da casa grande ( de onde ele veio )|…

    Se não me engano, o capeta já disse que podem processá-lo a  vontade, porque no inferno tá cheio de advogado !!!

     

  11. Gilmar é apenas um voto nessa prestação…

    Gilmar Mendes vai votar da mesma forma que votaria se não fosse o relator, não veja problema nenhum é um colegiado que vair julgar as contas da Dilma. Vamos para de dar tanta importância a esse Senhor.

  12. são tantas emoções……………….já dizia o outro rei

    pedido de vista; mesmo assunto; histórico de perseguições baratas;

    enfim

    em muito lembra aquele filme do maníaco que violentava crianças;

    violentava a irmã e manipulava a inocência, o amor do irmão em relação a ela, para que ele se mantivesse calado

    bem…só lembrei porque há como fazer o mesmo com os votos de terceiros

    1. aproveitar-se do amor…

      ou ou do sentimentos ou das decisões dos outros é o ponto mais baixo que qualquer um pode chegar

      qualquer um que tenha intenção de se aproveitar, deixo claro

  13. O Blog está fazendo fofoca e

    O Blog está fazendo fofoca e soltando notícia pela metade, sem qualquer confirmação ou exatidão, e isto não é bom, especialmente quando o blog é forte crítico da tal “queima de reputações”.

    1. GM não foi escolhido, foi sorteado na nova distribuição do processo.

    2. A indicação de um novo nome ao TSE está parada há quase um mês na mesa da presidente.

      1. Acreditar em Bicho-papão e

        Acreditar em Bicho-papão e Tutu Marambá não é melhor do que acreditar em Papai Noel e Coelhinho da Páscoa, não, viu.

    1. Classe

      Sergio,

      Não se trata de fofoca, e GMendes não precisa de quem o enforque, pois sabe fazer isto por conta própria.

      O fato é que GMendes não se enquadra na mesma classe do ministro Henrique Neves, além do mais, não havia motivo para pressa. Toffoli esqueceu que a pressa é inimiga da perfeição. 

      Sobre prazos nos tribunais, o processo a respeito do financiamento privado para campanhas está debaixo da cadeira de GMendes há meses, apesar de ser matéria já derrotada, 6×1 – malandragem do advogado e erro grosseiro do STF, que permite vistas mesmo com a causa já resolvida. A Justicia é uma baderna só.

       

      1. Eu sei Alfredo, concordo com

        Eu sei Alfredo, concordo com vc em todo este seu argumento, mas não concordo que a notícia seja dada pela metade e que o título induza a erros de interpretação. Nós combatemos isto, certo?

        E complementando, o próprio DToffoli poderia ter alertado Dilma dos riscos. Ele é fraco, sabemos disto, mas o fato mais relevante nesta história é que o PLanalto bobeou e agora o PT vai ter que correr atrás pra mudar o relator e ver a imprensa golpista fazendo a festa.

         

  14. E a Dilma nada. Se ela deixar

    E a Dilma nada. Se ela deixar a iniciativa para a oposição, cada vez mais forte, poderá ser tarde quando resolver agir. Ela que não espere um movimento de defesa vindo das ruas aos 48 do segundo tempo, nossa história já deixou claro que isso não acontece. Dilma, acorda! 

     

  15. Não entendi

    Confesso que não entendi a perplexidade e a preocupação.

    Há algo errado nas contas que sugiram que uma juiz “amigo” deva analisá-las ?

    1. Nenhuma surpresa em vc não entender …

      O que vc talvez entenda bem é de HC canguru para preso com provas gravadas, HC para médicos condenado com dezenas de testemunhas, gravações sem áudio, caronas em aviões de bandidos condenados, acusações sem provas desmentidas por colegas, opinar publicamente sobre seus processos em andamento, julgar que empresas privadas são publicas, ser acusado por colegas de ter capangas, ter irregularmente empresa que recebe dinheiro público sem licitação …

      Como esperar que vc possa entender estas coisas, né?

  16. O golpe esta armado

    O golpe esta armado, esta na cara de todo mundo.

    Mas podemos descansar em paz: quem tem José Eduardo Cardozo como ministro da justiça não precisa se preocupar com este tipo de coisa…

    KKKKKKKKKKKK

    KKKKKKKKKKKK

    KKKKKKKKKKKK

    Calma aí que tenho que tomar fôlego:

    KKKKKKKKKKKK

    KKKKKKKKKKKK

    KKKKKKKKKKKK

    KKKKKKKKKKKK

    E sigo rindo, ad eternum (sem se esquecer, nem por um momento, quem foi que nomeou Dias Toffoli e José Eduardo Cardozo).

  17. Norma sobre prestação de contas

    O que se questiona é a pressa de ADToffoli, bem como o fato de GM não pertencer à classe de ministro que teria competência para analisar as contas do PT…alguém tem o video do sorteio,,tinha fiscal do partido no momento prá ver se não fizeram cambalacho com as pedrinhas…o jogo é pesado, não duvido de nada

    http://www.tse.jus.br/eleicoes/eleicoes-2014/normas-e-documentacoes/resolucao-no-23.406

  18. Medo do que?

    Só não entendi o porquê da preocupação: a analise do TSE é  regular, banal, rotineira e atende normas legais que submetem TODOS os partidos após as eleições. Tanto faz se o Ministro é A, B ou C. Se as demonstrações estão em conformidade ou não, isso será confirmado para conhecimento dos interessados e do público em geral. 

     

  19.  
    O sr.Gilmar é um ministro

     

    O sr.Gilmar é um ministro de extrema sorte .

    Dantas, Roger, financiamento eleitoral via grandes empresas, etc.

     

     

  20. Ingenuidade

    Não consigo entender (minha ingenuidade não permite) qual é o encanto do PSDB. Um partido que perde a presidência há 4 eleições, conseguir ter pessoas tão fieis como ele. A oposição costuma tratar os seguidores do PT, como participantes de uma seita. Como tratariam o que se passa no PSDB ? Jamais vi uma manifestação contra a roubalheira do metrô e CPTM, nem uma faixinha contra o tratamento dado pelo governador de SP à questão da água e a doação de 500 mi da SABESP ao Instituto FHC em plena falta de investimentos para enfrentar a seca que se anunciava a tanto tempo atrás; contra o governador Perillo e sua “amizade c/ o Cachoeira”. A tudo o que aconteceu no governo do AN em MG. Nada contra a mídia que esconde ou deturpa tudo o que acontece nos governos do partido, à exceção da TV Globo, pois o descaramento é demais. E agora essa operação Lava-Jato, onde delegados francamente contra o governo são os que comandam as investigações e o mui digno ministro é sorteado p/ analisar as contas de campanha do PT. Ministros indicados pela presidencia (PT), deixam de ser republicanos e torcem a “Toga” p/ a oposição. Merecem uma medalha de ouro !

  21. Quem não deve ………………………..

    Quem não deve não teme !!!!!!!!!!!!!!!!!

    Seja Gilmar ou outro FDP qualquer que for fazer esta avaliação, deverá fazê-la dentro da lei. É  o que se espera.

    Em não o fazendo, que se recorra as leis para fazer cumprir o que ela determina !!!

    Nada mais !!!!!!!!

    Quanto a ficar tremendo por ser este FDP SORTEADO, para analisar as contas da campanha da Dilma, ele que não proceda dentro da lei, pois caberá alguém do PT, exceto os frouxos, enquadrá-lo e não ficar tremendo que nem maricas!

    Afinal somos ou não os vencedores do pleito ? Vamos parar com este complexo de perseguição ! Agora os tempos são outros, e se eles, os FDP, tentarem algum golpe, vamos pra rua, já !!!!!!!!!

    Chega de medrar !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

     

  22. Esses juizes-deuses….
     Factoides sobre grampos e a Operação Satiagraha livraram o ministro do STF de dar as explicações necessárias sobre seus atos————–por Luis Nassif — publicado 07/02/2014 16:34———————- Em 2010 Gilmar Mendes, Ministro do STF (Supremo Tribunal Federal), desentendeu-se com Inocêncio Mártires, seu sócio no IDP (Instituto Brasiliense de Direito Público), instituição de ensino.

    Um dos motivos foram os constantes saques feitos por Gilmar nas contas do IDP, que teriam depauperado as finanças do instituto. A alegação de Gilmar é que, com seu prestígio, ele ajudava a captar clientes para os cursos, e precisaria ser reembolsado pelas despesas.

    Seguiu-se uma briga societária pesada que terminou em 2012 com Gilmar adquirindo a parte do sócio por R$ 8 milhões. Não se soube onde Gilmar teria conseguido o capital.

    ***

    Naquele ano, o CNJ (Conselho Nacional de Justiça) mirou sua lupa no Tribunal de Justiça da Bahia.

    Em 21 de abril de 2012, por ato do seu presidente desembargador Mário Alberto Simões Hirs,  o TJ-BA contratou os serviços do IDP por R$ 10.520.754,54  Em outubro, um aditivo elevou o valor total para R$ 12.996.811,00. O objeto do contrato eram cursos de capacitação para juízes e funcionários, para se adaptarem às resoluções do CNJ.

    No dia 29 de junho foi a solenidade de celebração do contrato. O evento contou com a presença de Gilmar e mereceu uma aula magna do Ministro Ayres Britto, na época presidente do STF e do CNJ.

    ***

    Em 9 julho de 2012, a Corregedora Nacional de Justiça do CNJ, Ministra Eliana Calmon, publicou relatório de inspeção. O relatório anuncia a instauração de uma sindicância, “visando apurar a responsabilidade dos gestores” na compra de um imóvel sem licitação.

    ***

    No início de novembro de 2013, o presidente do TJ, Mário Hirs, e a ex-presidente Telma Brito foram afastados pelo CNJ, por suspeita de liberação de pagamento superfaturado de precatórios.

    Seguiu-se nova inspeção do CNJ, agora sob o comando do novo Corregedor Francisco Falcão.

    ***

    Na segunda-feira, dia 3, o Ministro Falcão concedeu entrevista dizendo que tudo seria apurado com todo rigor, “doa a quem doer”.

    Além do levantamento dos precatórios, segundo Falcão, o CNJ irá apurar “a promoção de diversos serviços sem licitação”, que, segundo ele, “parece corriqueiro”. Anunciou para hoje a conclusão do inquérito.

    Em alguns dos relatórios do CNJ servidores criticam os cursos, por terem pouca aderência com as necessidades reais dos tribunais.

    ***

    No dia seguinte, dia 4, Gilmar “causou”, com suas declarações sobre suspeita de lavagem de dinheiro na “vaquinha” dos militantes do PT para pagamento das multas dos “mensaleiros”.

    ***

    Alguns anos atrás, quando se viu sob fogo cruzado da Operação Satiagraha, Gilmar protagonizou o conhecido episódio do “grampo sem áudio” – um suposto grampo com conversa sua com o ex-senador Demóstenes Torres.

    Depois, o gabinete de Gilmar denunciou grampo no Supremo, gerando uma CPI. A informação era falsa Na época, um dos assessores de Gilmar era o araponga Jairo Martins que, assim como Demóstenes, trabalhava para o bicheiro Carlinhos Cachoeira.

    Esses factoides livraram-no de dar as explicações necessárias sobre seus atos.

    ***

    Nos próximos dias se verá qual o grau de autonomia do CNJ. Se abrirá inquérito ou, ao menos, cobrará explicações de Gilmar. Ou se as “denúncias” sobre lavagem de dinheiro de terceiros foi suficiente para blindar novamente Gilmar.

    http://www.cartacapital.com.br/economia/gilmar-o-idp-e-o-tribunal-de-justica-da-bahia-3103.html

           

    1. dos deuses…

      uns são mais assustadores do que outros

      mas o que mais me assusta nisso tudo, da justiça e da política, não é o que a imprensa deixa de iluminar,

      tampouco a escuridão;

      são as pessoas que não têm medo da luz, ou do conhecimento, que a todos ilumina ou conduz, cegos

      1. como hoje acordei meio criança…

        independente de se estar na luz ou na escuridão, o que esperar de um ser vindo em sua direção desta forma, cego e com sede de vingança? por suposto e pelo histórico

        talvez o próprio ato de se acender a luz para se proteger pode ser considerado como abuso do poder econômico,

        já aventado, por sinal, no decorrer da campanha

         

  23. deveria ter anulado meu voto

    não precisa ser uma pitonisa para prever os 4 próximos anos porque dilma não tem estofo político para lidar com essa quadrilha.

    ao invés de 4 anos marcando passo e entregar o poder para um desses vigaristas da direita em 2018 com a chancela de ‘salvador da pátria’ dada por jumentos: marcando passo e dar 2 para trás; ou deixar que aécio e seus jericos tomassem o poder agora e luciana em 2018 – um atrás para dois à frente … estou arrependido: dilma não mereceu meu voto!

    é muita incompetência!

    como convocar o povão às ruas com essa gente a comandar?

  24. Se Gilmar fosse juiz, não

    Se Gilmar fosse juiz, não haveria nenhum problema. Mas como suas atitudes, pronunciamentos, intrigas, futricas e amizades indicam que é apenas um homem bizarro que veste capa preta, fica um pouquinho mais complicado e previsível o que ele vai dar de entrevistas quando descobrir, por exemplo, uma vírgula fora do lugar.  

  25. Alguém poderia postar alguma

    Alguém poderia postar alguma matéria real de algum dirigente petista sobre a preocupação com relação ao Ministro Gilmar Mendes como escolhido para analisar as contas do PT ???  Eu não achei .

  26. BANDA PODRE FECHANDO O CÍRCULO NO JUDICIÁRIO

    Detalhe Técnico-Jurídico

    O Nobre Jornalista Paulo Moreira Leite equivocou-se
    quando tratou o termo ‘Classe’ como se fosse relativo
    aos Ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

    Os Processos é que são distribuídos por ‘Classe’,
    conforme Artigo 15 do Regimento Interno (RI) do TSE
    (Resolução nº 4.510, de 29/09/1952) [I].

    Na verdade, o Advogado Henrique Neves [II] foi nomeado
    para ocupar uma das 2 vagas de ‘Jurista’ [III] no TSE.

    Gilmar Mendes é originalmente Procurador da República [IV],
    nomeado por FHC para o Supremo Tribunal Federal (STF) [V],
    e é como Ministro do STF que é membro integrante do TSE [VI],
    onde atualmente exerce a Vice-Presidência desde 13/02/2014.

    O questionamento, que deve ser feito, é no sentido de verificar
    por que o Processo de Prestação de Contas não foi redistribuído
    ao Ministro Substituto, na forma prevista no § 8º do Artigo 16
    do Regimento Interno do Tribunal Superior Eleitoral (RI/TSE):

    “Art. 16. A distribuição será feita entre todos os ministros.
    […]
    § 8º Enquanto perdurar a vaga de ministro efetivo,

    os feitos serão distribuídos ao ministro substituto,

    observada a ordem de antigüidade e a classe [processual].

    Provida a vaga, os feitos serão redistribuídos ao titular,

    salvo se o relator houver lançado visto.”

    [I] (http://www.tse.jus.br/legislacao/codigo-eleitoral/normas-editadas-pelo-tse/resolucao-nb0-4.510-de-29-de-setembro-de-1952)
    [II] (http://akira.tse.jus.br:8991/F/?func=direct&doc_number=000002623&local_base=MINISTROS)
    [III] (http://www.tse.jus.br/institucional/ministros/ministros-juristas)
    [IV] (http://www.stf.jus.br/portal/ministro/ministro.asp?periodo=stf&tipo=nomeados&idNomeado=2)
    [V] (http://www.stf.jus.br/portal/ministro/verMinistro.asp?periodo=stf&id=36)
    [VI] (http://www.tse.jus.br/institucional/ministros/ministros)

    Falta só o Legislativo, com Eduardo Cunha de Presidente da Câmara.

    Esse ‘Descuido Jurídico’ pode Custar o Mandato da Presidente.

  27. 1. A designação de Gilmar

    1. A designação de Gilmar Mendes para julgar as contas da campanha do PT se deu por sorteio.

    2. Por conseguinte, embora possa haver preocupação quanto ao fato de as contas da campanha estarem sob a avaliação de um irresponsável, não pode haver “perplexidade” quanto à indicação, nem revolta contra o presidente do TSE.

    3. Trata-se, portanto, de mais um factóide. O conteúdo da “notícia” remete à campanha de “terceiro turno” da oposição: o governo está preocupado com a sua prestação de contas, certamente por que há algo de irregular com essas contas; e o governo está em fase de decomposição, com “aliados” como o presidente do TSE indicando “inimigos” como o Ministro dos habeas corpus e liminares indecorosos para julgar as contas da campanha eleitoral da presidente. O que indicaria o rápido isolamento do governo, do PT, da Dilma, abrindo caminho para algum tipo de manobra institucional de caráter golpista.

    4. Semelhante isolamento é pura fantasia de maus perdedores.

    5. Fazer eco a essas palhaçadas desesperadas de uma oposição derrotada, hipócrita, cínica, desprovida de projeto de país e de poder, refém da extrema-direita, mentirosa, contraditória, é fazer o jogo dessa oposição.

    6. Chega portanto dessa choradeira ridícula. Ganhamos a eleição por margem irretorquível; a campanha foi honesta, transparente, sólida; os ministros do STF são ministros do STF, não agentes políticos partidários, e temos leis para coibir eventuais comportamentos esdrúxulos; o Ministério Público é independente – independente da oposição tanto quanto do governo; a Polícia Federal é administrativamente subordinada ao Ministério da Justiça, e cumpre ordens do Poder Judiciário. Nem o Judiciário nem o Ministério da Justiça são instrumentos políticos da oposição.

    7. O choro é livre – para a oposição. Para quem ganhou a eleição, não há tempo para chorar. É preciso governar o país.

    1. “Pelas normas do TSE, o caso

      “Pelas normas do TSE, o caso deveria ter ficado com um ministro da “mesma classe” que Henrique Neves. Gilmar está fora desse critério, pois ingressou no STF como advogado. Mas acabou ficando com o caso.”

  28. Mais algumas perguntas aos

    Mais algumas perguntas aos fiéis seguidores do Bicho-papão, da Cuca e do Tutu Marambá:

    Desde quando a rejeição da prestação de contas de campanha é decidida pelo ministro relator?

    Quais as consequências reais – não aquelas que estão babando debaixo da cama de alguns, mas as previstas na legislação e na jurisprudência – da rejeição das contas de um candidato?

    Quantos casos vocês conhecem de candidatos cujas contas foram rejeitadas?

    Quantos casos vocês conhecem de candidatos que não foram diplomados ou empossados por causa de contas rejeitadas?

  29. Eu acho é ótimo que GM tenha

    Eu acho é ótimo que GM tenha sido ” sorteado” para atacar o PT mais uma vez. Fosse outro magistrado e teríamos que dar algum desconto. Nesse caso,  como o planeta conhece o amor que GM nutre pelo PT, qq coisa que venha dali ou é armação ou cascata mesmo. Tudo igual. GM tá careca de conhecer a gente e a gente careca de conhecer GM. Como diria Silvio Santos, o G. Mendes, é coisa nossa… Portanto, sem preocupações ou stress; assim que começarem os chiliques a gente só tem que zoar muito, lembrando que esse magistrado é beneficiário do Mensalão tucano e está sentado há seis meses no processo que poderia agilizar o debate acerca do financiamento de campanhas. Além disso, nenhuma conta de campanha foi analisada até agora; alguém aqui já sabe quem transferiu o $$$ do morto para a campanha de Marina ou de quem era o avião que matou Campos, outras pessoas e deixou outras desabrigadas? E a campanha de #AE5? Alguém já sabe de onde saiu pelo menos um real? Foi uma ” não campanha”, na verdade, toda elaborada em cima da campanha anti-PT , essa sim fortíssima e financiada por quem? Enfim, está aí o protagonismo do Judiciário; o MP  seleciona os que serão denunciados e o Judiciário forja condenações políticas; as instituições vão manobrando para atingir o objetivo contratado e o contratante agradece em nome de quem não pediu nada. Não acredito que pessoas que vão às ruas contra corrupção e impunidade, estejam solicitando às instituições que fraudem, simulem, forjem situações que resultem condenações , punições, assassinato de reputações reais que atendam aos interesses, exatamente, dos que as ruas estão execrando. Ludibriar a sociedade não é distribuir justiça; é substituir corrupção nível 1 por corrupção nível 9. Não creio que haja espaço político para que instituições democráticas atendam a interesses de grupos específicos, simulando atuar em defesa da sociedade como um todo. É óbvio que, do mesmo jeito que cabe ao Judiciário apontar a corrupção no meio político tradicional, cabe tb, aos parlamentares não corruptos, denunciarem a corrupção do Sistema Judiciário. Se engessados pela chantagem dos grupos de comunicação, nossos parlamentares não podem fazer isso; cabe a nós a tarefa. O Sistema Judiciário só se presta a esse papel pq sabe que tem a chancela dos meios de comunicação; na verdade, trabalham para eles. Os media solicitam em nosso nome e o Judiciário concede as maiores aberrações declarando estar atendendo reivindicações da sociedade. Em meu nome, não. Que forjem, armem, simulem… mas façam isso pq tem interesses pessoais em jogo e assumam isso.  Jogar pra sociedade não vai dar, não. Até pq, até bem pouco tempo estavam nas ruas reclamando da polícia, exigindo desmilitarização ( resquício da ditadura ) e, agora, clamam por intervenção militar. O Punitivismo que criticavam é o que agora exigem…. Vamos ver como é que vai ficar isso. Gilmar Mendes desceu para o play para brincar com a gente, de novo. A bola é dele, o campo é dele, o juiz é parente mas ele é perna de pau e só tá no jogo pq tem a bola e o campo… tem torcida contratada ( mas a nossa é bem maior ) e pode alterar as regras a qq tempo. Portanto, nossa chance é bagunçar o jogo; meter gol de qq jeito e fazer muito barulho mas muito barulho mesmo… pra atrapalhar….

    1. Cada vez eu confio mais

      Cada vez eu confio mais nesses “sorteios”. Impressionnate como HCs e outras ações d einteresse de bandidos do colarinho branco são sempre “sortedos” para Gilmar Dantas ou Marka Aurélio. Quanta coincidência!

  30. não podemos ter medo de um só


    não podemos ter medo de um só personagem, mesmoque do porte escabroso do gilmar.

    ele já está desconstruído pelas falácias que comete.

    o que vem dele parece uma confissão de culpa – dele!!!!

    a única exigencia: que as instituições funcionem como devem funcionar….

  31. Não dá outra: colocaram a

    Não dá outra: colocaram a raposa para vigiar o galhinheiro. É só esperar que ela vai atacar, disso ninguém tenha dúvida, pois sua fome é animalesca e de pudor ela nada entende. Tá na cara: Golpe à vista, ou melhor, Golpe consumado!

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador