Indicação de Romário para SNPD é vista como moeda de troca para impeachment

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

 
Jornal GGN – A exoneração do Secretario Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência foi publicada no Diário Oficial da União desta segunda (27). Antonio José Ferreira, que vem de longa data na atuação pelo movimento de cegos e pessoas com deficiência, foi substituído por Roseane Cavalcante Freitas, por indicação de Romário (PSB-RJ), um ato apontado como moeda de troca para o senador manter o voto pelo impeachment da presidente Dilma Rousseff.
 
O parlamentar renunciou no dia 1º de junho à vaga na Comissão do Impeachment, após manifestar dúvidas sobre a decisão final do afastamento de Dilma. Quase uma semana depois, Romário encaminha ao então ministro da Justiça de Temer, Alexandre de Moraes, um ofício intitulado “Sugestão para assumir a Secretaria Nacional de Promoção das Pessoas com Deficiência”.
 
No documento, o senador indica Rosinha da Adefal, como é conhecida a ex-Secretária da Mulher e dos Direitos Humanos do Estado de Alagoas. “Além de ser uma pessoa com deficiência física, tem uma locução e interação extremamente positiva com o segmento das pessoas com deficiência”, apontou o senador como características da postulante.
 
“Espero que Vossa Excelência considere meu pleito, pois além do olhar estratégico, sei que terás o foco mantido na análise das competências pessoais, especialmente, quando vivemos o momento da regulamentação e implementação do Estatuto da Pessoa com Deficiência, o qual fui relator no Senado Federal”, disse Romário a Alexandre de Moraes.
 
 
A nomeação de Roseane Cavalcante Freitas para assumir a Secretaria Especial dos Direitos das Pessoas com Deficiência foi publicada no Diário Oficial na última segunda-feira (20). Atuando como deputada estadual, estava na pasta do governo de Alagoas pelo PTdoB.
 
A exoneração de Antonio José do Nascimento Ferreira é feita, oficialmente, hoje. Atuando no movimento social das pessoas com deficiência, foi Cavalcante Freitas para assumir a Secretaria Especial dos Direitos das Pessoas com Deficiência. Em Recife, trabalhou como  Cavalcante Freitas para assumir a Secretaria Especial dos Direitos das Pessoas com Deficiência por oito anos. Em 2010, assumiu a coordenação-geral Cavalcante Freitas para assumir a Secretaria Especial dos Direitos das Pessoas com Deficiência, sendo direcionado para a chefia da pasta em 2011. 
 
A indicação de que a nomeação pelo governo Temer foi uma tentativa de comprar voto do senador no julgamento do impeachment foi apontado pela deputada Mara Gabrilli (PSDB). “Romário trocou o voto no impeachment por este cargo. Ele, que se diz honesto, está fazendo o jogo mais podre da política. Fez barganha de voto. Foi ao Palácio do Planalto, pediu o cargo e depois disse publicamente que poderia votar a favor de Dilma. Logo depois, como recompensa, a indicada dele se torna secretária”, disse Gabrilli no plenário, na última semana.
 
Em resposta, Romário afirmou que a deputada estava “frustrada por não ter sido atendida, já que individualmente indicou um nome para assumir a Secretaria dos Direitos das Pessoas com Deficiência e não teve sucesso”. 
 
Na carta, o senador afirma que a deputada “mente ao dizer que eu não procurei as pessoas da área para indicar a ex-deputada Rosinha da Adefal” e admite o movimento que fez para conseguir apoio político para a indicação da Secretária. “Tanto que tive o apoio de vários parlamentares, deputados e senadores ligados à causa”, disse.
 
Sobre a “moeda de troca”, Romário limitou-se a dizer que “são mentirosas as insinuações, por parte da Mara, de que a indicação da Rosinha foi moeda de barganha para apoiar ou não o impeachment”, sem se prolongar sobre a nomeação ocorrer momentos após o senador mostrar dúvidas quanto ao seu voto no julgamento do impeachment de Dilma.
 
 
Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

14 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. O lado “escolhido” pelo Romário

    Ao menos agora está mais esclarecido o lado que o Baixinho poderá vir a escolher.

     

    Ainda dá tempo de escolher de que lado vc quer ser lembrado na história!

  2. Tanto Mara Grabilli quanto
    Tanto Mara Grabilli quanto Romário estão usando o nome das pessoas com deficiência para barganhar apoios. Eu, como pessoa com deficiência, não autorizo esses dois “parlamentares” lamentáveis a utilizar o meu nome mnesse tipo de manobra. Uma tetraplégica e um pai de pessoa com síndrome de down não deveriam estar fazendo este papel vergonhoso. Se querem ser golpistas que se assumam como tais, enfrentem as responsabilidades, não sejam covardes, não se escondam atrás de uma causa que merece respeito e que não deve ser moeda de troca de quem quer que seja.

  3. V E N D I D O !

    Que vergonha Romário!!! Quero ver quem vai ser idiota de votar em você novamente.

    Os teus eleitores são (eram) em sua maioria pessoas pobres. O carimbo de GOLPISTA ficará estampado na tua cara.

    V  E  N  D  I  D  O  !

  4. Coitada da Dilma, não tem

    Coitada da Dilma, não tem escapatória. Parece uma vítima da Inquisição – não há prova, testemunho, laudo pericial que possa beneficiá-la. E quanto mais eles descobrem que ela é inocente, mais aprontam para condená-la.

    Daqui a pouco, se os peritos do Senado continuarem atestando que ela não pedalou, seus acusadores vão pedir que ela se submeta a uma Ordália – no caso o julgamento do TSE.

     

     

  5. Já falei isso hoje: nem na

    Já falei isso hoje: nem na compra de votos para a emenda da reeleição de fhc, nem no toma lá dá cá para os 5 anos de sarney, nem no vale tudo da indicação de maluf para candidato do PDS houve tanta pouca vergonha na cara de todo mundo. Perderam a vergonha na cara de vez. Repúbliqueta de bananas, isto é que é o Brasil. Tem até o juiz da globo deslumbrado com seus 15 minutos de fama posando alegremente com roqueiro decadente.

  6.  
    Adeus,

     

    Adeus, maligno!
    http://www.esmaelmorais.com.br/wp-content/uploads/2016/06/fora_temer_ja.jpg

    ***

     

    Apesar de você, estropício mercenário de uma merda!

    http://www.pragmatismopolitico.com.br/wp-content/uploads/2016/06/romario-temer.jpg

    ***

    Dois anões morais, literal e metaforicamente!

    Perdão aos dignos e honrados anões!

    http://www.pragmatismopolitico.com.br/wp-content/uploads/2016/06/romario-temer.jpg

     

    Ainda sobre ‘o peixe’:

     

    … Como é que um sujeito desqualificado deste se elege senador da República!
    E pelo Estado do Rio de Janeiro!

    Hã senador!
    PQP

    E que país é este?
    “A República do ‘CU(nha)’ do Mundo”!

     

  7. não conseguiu sair da….

    O bom Deus é sempre justo, Romário o que ele te deu nos pês te tirou do cérebro, infelizmente ainda agora e nunca vai entender isto.

  8. Quem redigiu este ofício?
    Romário não sabe nem falar, mas se vender ele sabe bem!
    O povo tem que aprender a votar, o cara sempre foi oportunista no futebol, pensaram que seria diferente no Senado?

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador