Instabilidade política vai permanecer em um ‘governo’ Temer, por Francisco Fonseca

Enviado por Webster Franklin

Da Carta Maior

‘Governo’ Temer = instabilidade política, insegurança jurídica, retrocesso social e isolamento internacional

Diante desse tempo obscuro, taciturno e soturno resta a resistência política nas ruas e nos espaços públicos e nos espaços institucionais.

Francisco Fonseca (professor de ciência política da FGV/Eaesp e PUC/SP)

Diferentemente do que o massacre midiático faz crer, a consolidação do golpe de Estado, que se processa desde a eleição democrática de Dilma Rousseff, levará o país a caminhos impensáveis até pouco tempo: à brutal instabilidade política, cuja “governabilidade” só poderá se dar pela ilegalidade, ilegitimidade e violência; à insegurança jurídica, tendo em vista o desrespeito cabal à Constituição e ao facciosismo das instituições que deveriam zelar pela ordem democrática; ao retrocesso social, com a tentativa de diminuição vigorosa dos direitos sociais e trabalhistas; e ao isolamento internacional, como já se verifica nos pronunciamentos da comunidade internacional, com a notória exceção dos EUA.
 
A invocação do “Deus-Mercado” como a “instituição” que se estabilizará e voltará a crescer e a empregar com o afastamento da presidente eleita é claramente uma manobra que não se sustenta. Antes de tudo porque por “mercado” se entende um pequeno grupo de grandes capitalistas nacionais e estrangeiros e sobretudo rentistas. Tudo o mais, como os micro, pequenos e médios empreendedores é liminarmente descartado. Igualmente, os trabalhadores são vistos apenas como “custo Brasil”, cujos direitos sociais e trabalhistas devem ser radicalmente diminuídos. No capitalismo, o mercado – em qualquer definição que se dê – necessita de estabilidade política e segurança jurídica: tudo o que a plutocracia golpista e reacionária (PMDB, PSDB, DEM, FIESP e quejandos) não pode dar. Parte das classes médias que saiu às ruas solicitando o impeachment rapidamente se arrependerá. Aos trabalhadores organizados não resta qualquer dúvida quanto à ameaça real que os Planos “Uma Ponte para o Futuro” e “Travessia Social” representam. Basta verificar dois levantamentos do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap) sobre as ameaças reais existentes nesses dois planos advindos do PMDB/PSDB/FIESP, parte dos quais tramita no Congresso: 
 
http://www.diap.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=25839:55-ameacas-de-direitos-em-tramitacao-no-congresso-nacional&catid=45:agencia-diap&Itemid=204
O isolamento internacional, cujo papel da Organização dos Estados Americanos (OEA) e da Corte Interamericana dos Direitos Humanos, que no dia 09/05 estiveram com a presidente Dilma, expressando solidariedade, e com o presidente do STF, Ricardo Lewandowski, alertando para os efeitos do golpe, sinalizam a preocupação da comunidade internacional para com os acontecimentos antidemocráticos que vêm se sucedendo na vida político/institucional brasileira.

 
Não bastassem esses aspectos, Michel Temer não tem mais do que 2% de intenções de votos, assim como pesquisas de opinião apontam claramente descontentamento com o golpe da maior parte dos brasileiros, fato omitido pela grande mídia.
 
Por fim, como as instituições estão sob extrema suspeição: Operação LavaJato, Poder Judiciário, Ministério Público, Polícia Federal, Supremo Tribunal Federal, Tribunal Superior Eleitoral, Tribunal de Contas, Congresso Nacional, partidos políticos, não será por meio de um golpe que tais instituições recuperarão sua credibilidade.
 
Logo, por todos os ângulos que se possa observar a aventura política intentada pelo golpismo levará à instabilidade social e política, à insegurança jurídica nas mais diversas dimensões, ao retrocesso social e ao isolamento internacional. Isso é obra do grande consórcio constituído pela Operação LavaJato (cuja ilegalidade e seletividade salta aos olhos); pelo STF (cujas omissões são cruciais); pelos partidos derrotados nas eleições (notadamente o PSDB) no bojo do falido sistema partidário brasileiro (em que o PMDB é sua mais acabada expressão); pela Fiesp (que prima pelo desprezo às conquistas sociais e democráticas); pelas classes médias conservadoras (cuja saída às ruas destampou o bueiro malcheiroso de seus preconceitos); e pela grande mídia comercial (cujo golpismo e negociatas são históricos, mas vigorosamente redivivos).
 
Diante desse tempo obscuro, taciturno e soturno resta a resistência política nas ruas e nos espaços públicos (os estudantes secundaristas de SP estão nos dando aulas de cidadania); nos espaços institucionais (caso de ministros do STF comprometidos com a democracia, mas silenciados nesse momento, assim como das aguerridas bancadas parlamentares anti-golpe); e de um sem-número de movimentos sociais, sindicais, comunitários, instituições e de indivíduos e cidadãos.
 
Reitere-se que o que o consórcio golpista legará é fundamentalmente a instabilidade política, a insegurança jurídica, o retrocesso social e o isolamento internacional.
 
Que essa tragédia permita que, das cinzas, nasça um país capaz de fortalecer sua democracia política e social!

Redação

10 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Massons
    Caro Nassif, segundo o que li em mídias alternativas, o Temer é masson. Seria esta a primeira vez que os massons possuem o comando dos três poderes mais o MPF e as forças armadas após a ditadura de 63?

    1. Preconceito

      Jurgen2010: seu preconceito e radicalismos, sua ignorância de fatos, sua óptica miope e suas dúvidas, me assustam. Seja esse vice maçom ou não, temos que ter respeito pela instituição.

      Por causa de uma fruta podre você condena todo balaio. Que sabe sobre Maçonaria?

      Então, Jugen2010, seja você quem for, antes de sair dizendo abobrinhas, pesquise, informe-se. E depois, se possivel, veja se consegue raciocinar.´.

      1. jcordeiro, comecei  DeMolay,

        jcordeiro, comecei  DeMolay,  e depois………..portanto sei muito bem o que esta por traz dessa organizao templaria.  

        1. E depois do “depois”

          “Vergonha! Vergonha! Vós estais vendo morrer inocentes. Vergonha sobre vós todos”. —Jacques DeMolay, ao ser executado na fogueira, em 1314.

           

          CesarT: o que ocorre depois do seu “depois”? Por acaso você endossa o tese de que a Maçonaria está por trás deste golpe só porque o vice seria Maçom? Também, de que TODOS os maçons brasileiros se igualam ao presidente do Grupo Maldito, formado pelo PMDB/PSDB/DEM/PPS/PSD/Rede/Solidariedade/etc? Com o princípio do “Fruto da Árvore Envenenada”?

          Não esqueça que sempre haverá um Evrard e uma  Beatriz d’Hirson a botarem cobro na História

          1. jcordeiro,………..

            jcordeiro,……….. Indpendente de conviccoes, veja que os fundamentalistas templarios acham que so homens de bem(s) podem defender valores como liberdade, fraternidade, humanidade.  Na China nao se criam maconicos porque o dragao corta a cabeca deles.

  2. Concordo com o que foi

    Concordo com o que foi escrito e acrescento mais:

    Como Fonseca corretamente colocou, o mercado precisa de estabilidade política e jurídica para funcionar. Eu não posso fazer negócios no Brasil se na semana seguinte o meu sócio brasileiro for “preso” (morto) por não concordar com o regime e os clientes não comprarem por não saberem se ainda estarão vivos e com um teto sobre as cabeças na manhã seguinte.

    Os envolvidos com o golpe são os conspiradores mais incompetentes que eu já vi, e notem que eu já acompanhei várias conspirações. É óbvio que eles querem o poder custe o que custar, não se importando se irão literalmente causar uma guerra civil ou se irão quebrar o país ao meio, a insanidade deles é tamanha que eles estão queimando, como o autor do texto corretamente apontou, todos os fatores que permitem a existência de um livre mercado capitalista como eles alegam querer. Eles estão abertamente rasgando as regras, mostrando para todo mundo fora do país como eles não respeitam as leis e portanto como não podem ser levados a sério por quem queira investir no país

    A sua FIESP está enloquecida também, na vontade de acabar com os direitos dos “escravos” (lembrem-se que a sua sociedade ainda é monárquica e escravocrata) e criar um regime de semi-escravidão cmo o chinês eles vão causar a fúria de uma massa de trabalhadores muito mais numerosa do que eles. Vocês verão os representantes do seu empresariado coléricos nos canais de TV, exigindo a morte de qualquer “escravo” que não se sujeitar

    E a parte mais perigosa, a população rapidamente irá se dar conta de que vocês deixaram de ter um judiciário (uma justiça que sempre defende o lado mais forte é a mesma coisa que a inexistência de justiça), irá se dar conta de que o governo só existe para subjugá-los ao invés de protegê-los e portanto a população deixará de obedecer o governo e assim o Brasil deixará de existir como nação.

    Por causa de uma dúzia de lunáticos sedentos por poder vocês correm o risco real de deixar de ser uma nação e se fragmentar em vários países ou feudos menores em uma guerra civil sangrenta.

  3. Minha opinião é a seguinte.

    Minha opinião é a seguinte. Não tem como o governo Temer por em prática as medidas extremamente impopulares e antidemocráticas anunciadas na “Ponte para o Futuro” sem recorrer ao autoritarismo. E não tem por um motivo óbvio: a população, organizada pelos sindicatos e partidos de esquerda ou espontaneamente (como no caso dos estudantes de SP), vai tomar as ruas. Por isso, a perseguição contra membros do PT e, mormente, o Lula vai continuar. Estes serão atos provocativos, para estimular a fúria popular. Caso surtam os efeitos desejados, as provocações abrirão caminho para que o novo governo radicalise e recorra a medidas políticas, jurídicas e policiais de exceção. O Temer irá impor Estado de Exceção, promoverá uma super perseguição das lidernças de esquerda, calará muitas prendendo e matando gente, e isso facilitará a implantação do seu teratológico projeto de governo. As forças militares nazistas que o apoiam estão de prontidão para cumprir esta tarefa. 

  4. Esperem Prá Ver

    Nassif: já disse e repito —não sou, nunca fui e possivelmente nunca serei petista. Alias, nem filiação política partidária possuo. Mas sou brasileiro e patriota. E nesta questão política ambos os fatores são muito importantes. 

    Diante dos acontecimentos, quando o PMDB/PSDB/DEM/PSD/PPS/Rede/Solidariedade/etc, o Grupo Maldito, toma de assalto um governo legitimamente eleito, minha atitude supera a indignação e repulsa. 

    Portanto, no que depender de mim e dos quantos me ouvirem e aceitarem, tudo farei para que o governo do vice presidente seja o pior possivel, já que pior que está há de ficar. 

    Quando, como no caso,  tudo lhe tiram, você fica sem nada. E quem nada tem arrisca tudo, pois nada mais tem. 

    A guerra tá só começando. Se esses reacionários e elitistas querem “luta” vamos a luta, com todas as armas disponíveis…

  5. excelente e convincente

    excelente e convincente artigo…

    como o articulista disse no final do artigo, tb espero que dessa escatologia

    temerária surja algo novo e positivo para o país…

    parece-me que pela conjuntura de ameçças do governo temerário,

    o essencial é não cair nas provocações dessa direita rançosa,

    cuja esspecialidade é armar golpes e situações extremas para poder

    então implantar um regime de terror..

    só a resistencia –  mesmo apaziguadora – desses proeminentes componentes do lado certo

    da história que defendem a democracia já impõe o respeito moral contra o famigerado golpe…

    a reversão então é questão de tempo….

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador