Institutos registram mais de 50 pesquisas eleitorais no TSE

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
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Por Felipe Patury, em Época

A última semana antes do segundo turno das eleições começou a todo vapor. Só durante o dia de ontem (20), 14 institutos registraram 54 pesquisas de intenções de votos no Tribunal Superior Eleitoral. Esses levantamentos custarão, no total, R$ 4,5 milhões. Os resultados poderão ser divulgados a partir de amanhã (22). Serão feitas pesquisas para a Presidência e para os governos de Ceará, Paraíba, Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

7 Comentários

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  1. No dia em que eu conhecer

    No dia em que eu conhecer alguém que participou dessas pesquisas, acho que vou encontrar também o anão no fim do arco-íris.

  2. Só aqui no Brasil as

    Só aqui no Brasil as pesquisas de opinião têm essa iportância toda e são usadas desse jeito descarado como peças de propaganda. Não sou favorável à se criar limitações extras às pesquisas, ou seja, limitações que não existem para outras fontes de informação. Mas sinceramente torço para que seja rápido o aprendizado da população diante dessas táticas de manipúlação – e falta de respeito, até – que os donos da comunicação insistem em fazer de modo tão mesquinho.

  3. O fato da Lei exigir que se

    O fato da Lei exigir que se registre previamente à divulgação, junto ao TSE, dos dados da pesquisa não quer dizer que ela esteja livre de manipulações. Até mesmo manipulações grotescas, como nos caso das pesquisas do tal Paraná e da Veritás. Essa medida serve apenas para dar contornos de civilidade a essa farra irresponsável. É como aquela lei que exige que se condene, após a exibição do comercial que incentiva, o uso da bebida ou a compra do remédio. JABOTICABAS. 

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