Integrantes do governo divergem sobre mudanças no conteúdo local

 
Jornal GGN – Na semana que vem, o governo federal deve definir as regras de conteúdo local para a 14ª rodada de licitações de blocos de exploração da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). 
 
Na segunda, deverá ser realizada uma reunião docomitê diretivo do Programa de Estímulo à Competitividade da Cadeia Produtiva, ao Desenvolvimento e ao Aprimoramento de Fornecedores do Setor de Petróleo e Gás Natural (Pedefor). Os integrantes concordam que as regras atuais de produção local devem ser flexibilizadas, mas divergem em relação ao grau de abertura a fazer, como, por exemplo, na forma de cálculo do conteúdo local na exploração e desenvolvimento dos projetos.

 
De acordo com o jornal Valor Econômico, os ministérios da Casa Civil, Fazenda e Minas e Energia querem criar um ambiente mais atraente para os investidores nos próximos leilões. 
 
 
Já o Ministério Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (Mdic), pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e a ANP têm preocupações sobre a cadeia de fornecedores da indústria do petróleo. 
 
Atualmente, o conteúdo local deve ser calculado a cada item. Para as petrolíferas, a metodologia é complexa e torna difícil cumprir as exigências.
 
Uma das propostas é utilizar um índice global, mas a indústria teme que este modelo faça com que a exigência de conteúdo local seja preenchida com muitos serviços e poucos bens. Outra ideia é dividir as exigências em segmentos, o que ajudaria a evitar o risco apontada pela indústria. 
 
Segundo a consultoria EY, 78% das plataformas encomendadas em todo o mundo acabam atrasando e 53% ultrapassam o orçamento original. Tais dados são usados para refutar a tese de que a política de conteúdo nacional atrasa a exploração dos campos.
 
Ainda de acordo com o Valor, uma minuta de decreto presidencial pode excluir o BNDES, a Finep e a ANP do fórum, deixando o Mdic isolado e mudando o equilíbiro de forças no comitê do Pedefor. 
 
No momento, devem ser definidas as regras para a 14ª rodada e para a terceira rodada do leilão do pré-sal, que o governo decidiu antecipar de 2018 para o segundo semestre de 2017. 
 
Redação

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. integrantes…..

    Conteúdo Minímo é Privataria. Somos um país bipolar, uma Terra de Lunáticos. Já passamos por isto e iremos repetir? Primeiro como farsa depois como tragédia? Conteúdo Minimo é transformar o que nos resta de soberania, de condições como nação plena com governo soberano, de território e riquezas naturais em mais uma multinacional estrangeira. É cartelizar, monopolizra e oligopolizar nossas riquezas com o aval e interesse do nosso próprio governo. É a imbecilidade levada às últimas consequências. Somos o país onde 98% das maiores empresas e mercado é administrado por transnacionais estrangeiras. E o que isto desenvolveu a nação? Somos o país com as maiores filiais das maiores empresas dos países desenvolvidos. E isto nos tirou do 5.o Mundo, de ser a Terra de Analfabetos, do Atraso, da Barbárie e das Decapitações? Somos o país de quase todas as montadoras de automóveis. E naõ temos uma única nacional. E isto elevou o padrão da nossa indústria e centros tecnológicos, ou andamos em carroças, no restolho, na velharia defasada paga a preços estratosféricos em troca de salários mediocres, que nos é empurrado pelas matrizes. Não exigimos nada em troca de entregar tamanho mercado monumental e agora estão pensando em fazer o mesmo com nossas riquezas naturais, ao invés de usá-las como força propulsora do desenvolvimento social, economico, educacional e tecnológico? Este país estar no fundo da latrina é de muito fácil explicação quando se enxerga o nível das nossas discussões e representação politica. 

    1. integrantes….

      A Politica não deveria ser de conteúdo minimo, deveria ser de conteudo máximo. O que não fosse nacional somente com transferência de tecnologia ou que beneficiasse o interesse nacional. O nosso próprio governo atrvés de riquezas e soberania nacional construindo multinacionais estrangeiras e oligopolios para controlar e cartelizar nosso mercado, vendendo seus produtos defasados e seus empregos agregados na matriz. Terra de Gênios, transferindo salários e empregos para o exterior, deixando aos brasileiros os serviços braçais ou nem isto. 

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador