Itamaraty exonera diplomata que denunciou o golpe

Jornal GGN – Depois de enviar telegramas a postos diplomáticos do Brasil no exterior alertando para a eminência de um golpe contra a presidente Dilma Rousseff, o diplomata Milton Rondó Filho foi exonerado pelo Itamaraty na última terça-feira (14).

Ele atuava como coordenador-geral de Ações Internacionais de Combate à Fome da Secretaria Geral das Relações Exteriores. A exoneração foi publicada no Diário Oficial da União. Ele perde o posto de coordenação, mas continua diplomata.

O Ministério das Relações Exteriores disse que o afastamento de Rondó é uma “substituição natural de um ocupante de cargo em confiança”.

Do Opera Mundi

Itamaraty exonera diplomata que enviou mensagens ao exterior com alerta sobre golpe no Brasil

Coordenador-geral de Ações Internacionais de Combate à Fome, Milton Rondó Filho havia enviado telegramas a postos fora do país sobre possível golpe

O Ministério das Relações Exteriores exonerou de seu cargo nesta terça-feira (14/06) o diplomata Milton Rondó Filho, que em março enviou mensagens a embaixadas e representações brasileiras no exterior sobre a possibilidade de um golpe de Estado no Brasil. 

A informação sobre a exoneração de Rondó, ministro de segunda classe que atuava como coordenador-geral de Ações Internacionais de Combate à Fome da Secretaria Geral das Relações Exteriores, foi publicada no Diário Oficial da União desta terça. Ele perde o posto de coordenação, mas continua diplomata.

Há quase três meses, Rondó recebeu uma advertência do Itamaraty, ainda sob a liderança do então chanceler Mauro Vieira, e perdeu o direito de emitir documentos após ter enviado, no dia 18 de março, telegramas a postos diplomáticos do Brasil no exterior alertando para a ocorrência de um possível golpe contra a presidente brasileira, Dilma Rousseff.

Segundo matéria do jornal O Globo, na primeira mensagem enviada, o Itamaraty pedia que cada embaixada ou representação indicasse um servidor, preferencialmente um diplomata, para ser responsável por “apoiar adequadamente” o diálogo entre o Itamaraty e as sociedades civis do Brasil e de cada local.

Em seguida, outro comunicado foi enviado, desta vez com a reprodução de uma nota da Abong (Associação Brasileira de Organizações Não-Governamentais), que agrega 250 ONGs. O texto expressava “profunda preocupação” com o momento do Brasil, que segundo as entidades era de “resistência democrática”.

Outra mensagem trazia o texto “Carta aos Movimentos Sociais da América Latina”, em que organizações sindicais, sociais e populares do Brasil denunciavam um “processo reacionário (…) contra o Estado Democrático de Direito”.

De acordo com a matéria de O Globo, no mesmo dia, o secretário-geral do Itamaraty, Sérgio Danese, enviou um documento às embaixadas e representações solicitando que os comunicados anteriores fossem desconsiderados.

O Itamaraty também, afirmou, na época, que as mensagens haviam sido enviadas sem autorização superior.

Procurado para maiores esclarecimentos sobre a exoneração de Rondó, o Itamaraty informou, por meio de mensagem, que a exoneração se trata de “substituição natural de um ocupante de cargo em confiança, e da movimentação habitual de membro do Serviço Exterior Brasileiro”. Segundo o comunicado, a pasta designará nova função para o diplomata.

Redação

8 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Milton Rondó Filho

    é um grande brasileiro.

    E todos que participaram da sua exoneração vão acabar na lata de lixo da história. Que alias vai ter que ter seu tamanho aumentado substancialmente tendo em vista a atuação recente de muitos brasileiros.

  2. cumha

    Estilhaços do golpe do cunha , desta vez pelo rancor do alucinado zé bolinha, o mais nefasto da camarilha  reunida pelo mimi da mama.

  3. O Serra

    esse tá facilmente entre os piores seres humanos de todos os tempos, sua figura dá mau estar… quanto mal uma só pessoa em vida conseguiu fazer a um país.. nesse caso até entendo um pouco o ódio dos fascistas por seus ‘inimigos’ (dilma, dirceu, algum outro ao qual desejam a morte).. 

  4. Rondó é um brasileiro digno

    O diplomata Milton Rondó Filho defendeu a soberania do Brasil, violada por um golpe de Estado, perpetrado por uma quadrilha ligada a organizações estrangeiras.

    O governo Temer é coerente em exonerá-lo, pois é um governo golpista e entreguista. Um governo traidor do Brasil. 

  5. A noticia está mal formulada.

    A noticia está mal formulada. Diplomata é uma carreira de Estado e os CARGOS E POSTOS são designações em confiança do Ministro ou do Secretario Geral, é absolutamente normal a destituição de diplomata do cargo de confiança, continuando potem no quadro da carreira de diplomata. Nos anos do PT no Itamaraty diplomtas importantes foram EXONERADOS por

    decisão do Ministro, cito o caso do Embaixador em Washington Roberto Abdenur, dos mais brilhantes diplomatas de sua geração, demitido porque deu uma entrevista criticando as ações erraticas e demagogicas na visita de Lula à China, quando Lula reconheceu status de economia de mercado àquele Pais, o que permitiu à China ingressar na OMC e fez de graça, não pediu nada em troca à China. Abdenur foi demitido por telefonema da secretaria de Celso Amorim, depois de ter sido Embaixador na China por 8 anos, na Alemanha, na Austria, na Agencia Internacional de Energia Atomica, ai pode?

    Qualquer diplomata que entre em desajuste com a orientação da Secretaria de Estado é exonerado, isso ocorrem em qualquer chancelaria do planeta, como alguem vai representar um Pais no exterior se está contra a politica geral da Chancelaria ?

    O anterior Secretaria Geral Samuel Pinheiro Guimarães fez uma razia nos quadros da diplomacia aposentou ou exonerou diplomatas de baciada, os mais brilhantes do Itamaraty foram afastados porque dissentiam de sua linha amulucada e exigia que todos os ingressos na carreira fossem sabatinados com base na leitura dos livros dele, Pinheiro Guimarães.

    Nada disso tem a ver com a avaliação do Ministro Serra, não tenho nada a favor dele, mas as analises precisam ser dentro da realidade objetiva de cada situação.

  6. ‘ cabô

     Esta coordenação geral será extinta.

     Zé da Mooca só está no MRE porque a APEX foi para debaixo de suas asas, na realidade a “politica externa” responde por dois nomes de “carreira” itamaritesca, já aposentados, os ” Rubens ” ( Barbosa e Ricupero ).

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador