Itamaraty quer que diplomatas combatam noção de golpe no exterior

Jornal GGN – O Ministério de Relações Exteriores está orientando os embaixadores brasileiros ao redor do mundo a “combater ativamente” a noção de que o impeachment da presidente Dilma Rousseff seja na verdade um “golpe”.

O texto, de autoria do gabinete do ministro interino José Serra, explica detalhadamente como os diplomatas devem responder aos questionamentos a respeito dos motivos do impedimento.

“Órgãos de imprensa, acadêmicos e membros da sociedade civil, mas também dirigentes de organismos internacionais e representantes de governos, têm-se manifestado, frequentemente de forma imprópria e mal informada, a respeito do […] processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff”, diz o documento.

“Os equívocos porventura cometidos no tratamento de temas da realidade brasileira por autoridades locais na jurisdição do posto, geradores de percepções erradas sobre o corrente processo político no Brasil, devem ser ativamente combatidos por vossa excelência”, orienta.

Da Folha de S. Paulo

Itamaraty instrui diplomatas a combater versão de golpe

Por Patrícia Campos Mello

Embaixadores brasileiros ao redor do mundo receberam nesta terça-feira (24) uma circular instruindo como devem “combater ativamente” as acusações de que o processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff tenha sido “golpe”.

O documento a que a Folha teve acesso, de autoria do gabinete do ministro José Serra, afirma que “órgãos de imprensa, acadêmicos e membros da sociedade civil, mas também dirigentes de organismos internacionais e representantes de governos, têm-se manifestado, frequentemente de forma imprópria e mal informada, a respeito do […] processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff”.

E, logo depois, completa: “Os equívocos porventura cometidos no tratamento de temas da realidade brasileira por autoridades locais na jurisdição do posto, geradores de percepções erradas sobre o corrente processo político no Brasil, devem ser ativamente combatidos por vossa excelência”.

As circulares são usadas para passar informações ou instruções (ordens) a postos no exterior. O texto em questão orienta os diplomatas a esclarecer, “com elementos factuais e jurídicos sólidos, que o processo de impeachment (de Dilma) observa rigorosamente os ditames e ritos previstos na legislação.”

Na circular, que foi recebida com surpresa em alguns postos, são compilados trechos de notas das chancelarias de Venezuela, Cuba, Bolívia e El Salvador, além das secretarias-gerais da Unasul e da OEA, que questionaram a legitimidade do processo de impeachment. Essas já haviam sido rechaçadas por notas duras do Itamaraty no último dia 13 de maio, que caracterizavam os questionamentos como “falsidades”.

“Declarações vagas e sem fundamento sobre a inobservância da legislação brasileira […] sobretudo emanadas de autoridades governamentais ou de dirigentes de organismos internacionais, precisam ser enfrentadas com rigor e proficiência, a fim de evitar que continuem a fomentar dúvidas infundadas sobre a lisura do processo político no Brasil”, diz a circular. “Não é admissível que o processo de impeachment seja assemelhado a ‘manobras’ ou ‘farsas políticas’.”

RESPOSTAS

O texto segue listando quais devem ser as respostas dos diplomatas aos questionamentos, explicando em detalhes os trâmites do processo de impeachment.

“A presidente foi acusada de haver violado regras orçamentárias mediante a abertura de créditos suplementares sem prévia autorização legislativa […] Trata-se de hipótese inconteste de aplicação do rito do impeachment, nos termos da Constituição.”

E conclui dizendo que o processo existe “exatamente para permitir o afastamento de suas funções dos agentes públicos que cometam crimes de responsabilidade”.

Procurado, o Itamaraty disse que não ia comentar.

Em março, após enviar um telegrama a embaixadas alertando para “o risco de golpe”, o diplomata Milton Rondó Filho recebeu uma advertência do Itamaraty. Tratava-se de iniciativa individual de Rondó, sem autorização prévia.

Redação

30 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. De volta a vaca fria…

    Mintam!

    O RESTO DO MUNDO É BURRO!

    Embaixadores brasileiros, quando olharem para vocês como se voces fossem IDIOTAS, não se preocupem, o Brasil ANTES DO LULA SEMPRE ESTEVE AI, SEMPRE FOI TRATADO ASSIM….

    Tiravam até os SAPATOS!

  2. Aproveite

    O Serra vira-latas deveria aproveitar e dizer ao planeta que no Brasil não houve golpe em 1964 e muito menos tortura. Não houve 380 anos de escravidão no Brasil. É tudo mentira. Aproveite e explique como ele, ao lado de Goulart no comício da Central, foi para o Chile, conseguiu escapar da ditadura Pinochet e ir para os EEUU, que o acolheu. Quem pagou suas despesas lá? Logo os EU que apoiaram o golpe que derrubou Goulart. Como ele conseguiu essa proeza? Aproveite e mostre seu diploma de economista, que até hoje ninguém viu. Como ele conseguiu dar aulas de Economia na Unicamp sem diploma. Quem arrumou as coisas para ele? Ah vira-latas, quer tapar o Sol com peneira?

  3. çerra

    este fdp tem morrer logo, não tem alternativa para um sujeito que deixa os diretores da CIA enrubescidos com tanta asneira e falta de decoro. 

  4. sem medo do ridi-culo

    É o parametro çerra do novo vetusto Itamaraty, pagando bem e um apto em Paris melhor Miami, entrego em seguida a Amazônia.

    Somos ou não uma republiqueta de banana de segunda, o Paraguai pode ser o nosso objetivo para resgate da dignidade.

  5. Ingenuidade ou burrice do

    Ingenuidade ou burrice do chanceler José Serra pensar que podem manipular, como fazem internamente, a consciência do Mundo? Imaginar que a mídia, tal qual a daqui, tem o rabo, as pernas, o tronco……presos a partidos e estamentos específicos? Que vai apenas assentir com um “Então, é assim Embaixador: não houver realmente golpe” ? Que exercem como seus similares tupiniquins o jornalismo acomodado do tipo “declaratório”? 

    Ah, coitados!

     

  6. A partir de agora Michel pode

    A partir de agora Michel pode ficar tranquilo, ao menos com o exterior. O brilhante ministro conseguirá tirar essa impressão errada do mundo todo, não houve golpe. Nossos diplomatas, recebendo essas valiosas orientações, cobrirão todo o planeta, mostrando, com elementos factuais e jurídicos sólidos, que golpe foi a palavra cunhada por bolivarianos e petistas, não passa de esperneio de perdedores, detratando nossa vigorosa democracia. O já referido brilhante ministro, mesmo tendo sido atingido na cabeça, numa certa campanha eleitoral, por um gigantesco OVNI, evidencia com essa atitude sua argucia e inteligência. Basta dar a informação correta aos desinformados jornalistas e autoridades alienígenas, sugerindo inclusive que eles se informem pela nossa grande, honesta e imparcial imprensa, onde tudo poderá ser corretamente esclarecido. Certamente eles aceitarão as explicações e deixarão de pronunciar e escrever os horríveis vocábulos, plot, coup e outros piores. Totalmente recuperada nossa imagem.

  7. O “chanceler” (quaquaqua!)

    O “chanceler” (quaquaqua!) çerra esquece de um pequeno detalhe: no exterior não tem o sistema GAFE -globo,abril, folha, estadão- para promover lavagem cerebral nas pessoas. Quem nasceu pra presidente do Juventus (com todo respeito à torcida deste tradicional clube paulistano), nunca chegará a “presidente” de “porra” nenhuma.

  8. É melhor o Serra mandar os

    É melhor o Serra mandar os embaixadores conversarem com os Irmãos Marinho, os Civita, os Mesquitas, os Frias do exterior e dizer que não houve golpe. Humm… vai ser dificil. No geral a imprensa dos paises democráticos não é golpista como a grande mídia brasileira. 

    Falta senso de ridículo a esse anão moral José Serra. 

  9. não há diplomacia, por mais

    não há diplomacia, por mais competente quie seja, como a brasileira,

    que reverta essa ideia de que o governo golpístsa é composto

    por gangasters, como disse o zeit alemão…

    1. Competente em termos. Não

      Competente em termos. Não gostam de apoiar os exportadores brasileiros, acham que isso está acima de suas nobres funções, só contra vontade se envolvem em comercio. Há 40 anos pedi ao Consulado britanico o endereço de um fabricante de prensas injetoras para aluminio, tres dias depois apareceu na fabrica um Vice- Consul do Consulado britanico cheio de catalogos, nunca ouvi que um diplomata brasileiro tenha se apresentado para vender maquinas no exterior..

      Nos casos de brasileiros barrados na Europa ente 2004 e 2009, especialmente Espanha e Reino Unido, houve muitas queixas de pouco caso dos diplomatas brasileiros, afinal eles são bons para conqueteis mas por favor, não levem problemas de brasileiros para eles tratarem, especialmente de imigrantes e turistas, oh quelle horreur…

  10. Igual à Coréia do Norte

    Mas qual país democrático precisa que seus diplomatas fiquem reafirmando no exterior que o país é democrático?

    O simples fato de ter que reiterar que não é golpe é prova de que é golpe, já não bastassem todas as outras.

     

    1. Concordo com vc e desconheço

      Concordo com vc e desconheço essas demarches de nossas Embaixadas, que eu saiba são completamente desnecessarias, que eu saiba não há nenhum Governo que não reconheça a nova situação em Brasilia, com exceção de El Salvador, mesmo os bolivarianos mantem seus Embaixadores em Brasilia, o que é reconhecimento implicito. Os grandes paises nem piscaram, não há qualquer contestação ao novo Governo, que não sofreu nenhuma opisição no Pais.

      Esta havendo muita fantasia nessa questão, é precisa lidar com a realidade, por pior que seja.

      Em 1964, quando hove real mudança do regime por tomada do poder a força,  que eu me lembre não houve qualquer problema de reconhecimento do novo Governo, nenhum Embaixador foi chamado de volta.

  11. Parece redundancia, a

    Parece redundancia, a diplomacia defende o Estado sempre, é a razão de ser da diplomacia e não poderia ser de outra forma, um Embaixador se supõe que defenda o governo instalado, se ele não concordar deve pedir demissão.

    Os Embaixadores da Siria defendem o governo de Bashar al Assad e não os rebeldes, quem controla o governo controla a diplomacia, é da logica das coisas, este artigo parece de uma total redundancia, querem que um Embaixador diga que o governo que ele representa é ilegitimo? Absoluto nonsense.

     

    1. Desde quando diplomacia é

      Desde quando diplomacia é ciência de combate ativo como quer o chanceler Serra, André? As caracterísitcas principais da diplomacia não  são a habilidade, o tato, a inteligência em conduzir os negocios de um estado perante outro estado?  Os embaixadores da Siria defendem o governo do país mas não conseguem transformar o governo Assad em democrático. Assim também nenhum embaixador brasileiro conseguirá avalizar esse governo golpista como democrático e honesto.

      1. Minha cara, o reconhecimento

        Minha cara, o reconhecimento diplomatico de um Estado nada tem a ver com democracia. O Governo democratico do Presidente Lula RECONHECEU O REGIME DA COREIA DO NORTE, a ditadura mais antiga e mais fechada do pleneta,

        realizou a incrivel façanha de abrir uma Embaixada em Pyoiang (para que?) , o governo democratico da Constituição de 88 reconhece a mais antiga ditadura da America Latina, a de Cuba, as tres mais antigas da Africa, Angola, Guiné Equatorial e Zimbauwe, as tres com o mesmo presidente há mais de trinta anos no Poder.

        Todos os governos do planeta reconheceram o novo governo instalado em Brasilia, com exceção de El Salvador, as Forças Armadas brasileiras que são o arbitro final de qualquer regime reconheceram o novo governo, PORTANTO ESSA É UMA REALIDADE real, não tem outra realidade.

        Voce pode perfeitamente afirmar que o impeachment foi obtido através de conchavos da classe politica por interesse proprio MAS nenhum impeachment passaria se a economia estivesse bombando e prospera, sem o pano de fundo da profunda recessão não haveria impeachment, os conchavos foram apenas a FINALIZAÇÃO da ceuse que levou ao impeachment.

        Quando JK assumiu em 1956 havia um conjunto enorme de forças contra a posse e o governo dele, os mesmos cospiradores de 1964 já estavam prontos para derrubar Juscelino, porque ele não foi derrubado?

        1º Porque fez um ACORDO FUNDAMENTAL com as Forças Armadas

        2ºPorque imediatamente após assumir fez o Pais crescer, a prosperidade segurou seu Governo

        Minha cara amiga, um Governo com dois anos de recessão profunda, quedas de mais de 3% do PIB em dois anos sucessivos  é INSUSTENTAVEL a não ser com aliança com as Forças Armadas, como hoje na Venezuela.

        Portanto é historicamente falso atribuir à esperteza dos politicos a queda do Governo, eles apenas se aproveitaram da situação, o que causou a derrubada do Governo foi a constatação pela população de que o Governo não conseguia mais governar, os politicos como sempre se aproveitaram da crise mas não foram eles que criaram as condições da crise.

        1. Dilma não conseguiu governar

          Dilma não conseguiu governar porque teve um bandido como  Eduardo Cunha tolhendo todas as suas iniciativas, uma perseguição judicial, uma imprensa implacável e uma oposição execrável. Planos e iniciativas para sair da crise o governo Dilma sempre teve. E houve sim um concluio para o golpe. Ninguém conseguiria ou conseguirá administrar esse país com os políticos que estão aí e não precisamos de golpe, precisamos de reforma política. Mas esse é outro assunto.

          Diplomacia é  um trabalho de defesa e representação do Estado, não de regimes políticos. Tanto que seu corpo de profissionais é altamente especializado e trabalha à parte dos regimes políticos.

          De mais a mais não creio que embaixadores de outros paises não sejam leitores do jornais, especialmente do referencial NY Times. 

  12.  
    Este elemento deveria ter

     

    Este elemento deveria ter vergonha nas fuças. Um quinta-coluna de segundo escalão, corrupto de largo costado, e operador fraudulento de esquemas entreguistas. Graças à atuação criminosa de ameaças, compra, e chantagens diversas, consegue abafar silenciado boa parte da “grande imprensa” de negócios escusos. No livro Privataria Tucana do premiado jornalista  Amaury Ribeiro Junior, abunda farta documentação oficial, comprovando toda a bandalheira desse senhor e seus seguases. No entanto, o sem vergonha do lacaio da chevron é elevado à condição de Ministro das Relações Exteriores do Brasil? Não é possível um golpista e traidor como o Temer Silvério dos Reis cometer esta barbaridade com o país, nomeando uma besta do porte do Zé Chirico Cerra, um reles capacho da petroleira Chevron como plenipotenciário da republiqueta de banana nanica dos estados unidos do brazil.

    Caso venha perdurar por mais tempo a ocupação do Palácio da Alvorada por essa comandita de assaltantes, o Brasil será incorporado ao EUA como estado agregado de segunda classe.

    Orlando

  13. La vai o Brasil, descendo a ladeira

    Governo “legitimo” é assim, tem que explicar a todo momento porque esta sentado no trono que não lhe pertence.

  14. Não sei como pensam em fazer

    Não sei como pensam em fazer isso,o mundo já sabe do golpe,já escutaram gravações,já conhecem Dilma e Lula,sabem que não tem nada contra eles,só um idiota iria acreditar neles.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador