Jandira na Globo: símbolo do povo em resistência, por Jeferson Miola

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

Jandira na Globo: símbolo do povo em resistência

por Jeferson Miola

Jandira Feghali, candidata do PCdoB e PT à prefeitura do Rio de Janeiro, encheu de orgulho as pessoas de bem, que prezam a democracia e respeitam a Constituição.

Participando do debate eleitoral promovido pela TV Globo no dia 29 de setembro, na largada Jandira disparou: “Boa noite, nós estamos aqui na TV Globo e eu não poderia deixar de registrar que essa emissora apoiou o golpe contra a democracia e contra uma mulher eleita, que foi cassada sem qualquer crime“.

A Globo é um grupo familiar de conhecida genética golpista. Em meio século, desempenhou papel ativo em dois golpes de Estado [1964 e 2016] e conspirou contra a redemocratização. A Globo é perniciosa para a democracia; é um empecilho à pluralidade da informação e à liberdade de expressão.

Nos momentos decisivos para o avanço democrático, a Globo fez o jogo da oligarquia reacionária: apoiou a prorrogação do mandato do ditador João Figueiredo para 6 anos [1979]; fraudou uma apuração paralela da eleição de 1982 para impedir a vitória do Brizola ao governo do Rio; atuou contra as Diretas Já e a favor da escolha presidencial no Congresso e não através do voto popular [1985]; produziu a edição criminosa do último debate entre Lula e Collor, que contribuiu para a derrota petista na eleição presidencial de 1989; e em 1992 foi contra o impeachment legítimo do ex-presidente Collor de Mello.

No período dos governos Sarney e FHC, a Globo foi generosamente beneficiada com concessões ilegais e formidáveis socorros financeiros – favores que a família Marinho retribuiu sendo cúmplice com a destruição da economia nacional, a supressão de direitos e a entrega da soberania do país.

Nos governos Lula e Dilma, a Globo continuou sendo grande beneficiária de verbas de publicidade e da complacência em relação ao monopólio ilegal que preserva, mas apesar disso promoveu a desestabilização permanente do governo e a destruição da imagem do PT, do Lula, da Dilma e das lideranças petistas e de esquerda.

A denúncia da Jandira – feita frontalmente, ao vivo e diretamente das instalações da emissora golpista –, é um gesto de apreciável coragem política.

Um gesto que homenageia os lutadores que no passado perderam a vida lutando contra a ditadura e o arbítrio apoiado pela Globo.

Um gesto que homenageia o povo que resiste ao regime de exceção erguido em 2016 com a colaboração essencial da família Marinho.

A voz da Jandira certamente será calada nos veículos da Rede Globo, mas sua denúncia já escreveu a história.

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

8 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Eu acho que infelizmente,

    Eu acho que infelizmente, perdemos. As eleições 2014mostravam um país dividido tanto geograficamente (norte x Sul) quando socialmente (Ricos x pobres). As eleições 2016 mostram que o país está, senão totalmente pacificado, está unido (Contra a esquerda). PArece que Temer conseguiu pacificar o país, não por acordo, mas sim pela derrota incondicional da outra facção.

    As Classes C, D e E, que estavam alheias durante o processo de impeachment, finalmente foram chamadas a dar sua opinião, e o resultado foi catastrófico para as esquerdas. As classes C, D e E chancelaram o golpe. A corajosa Jandira teve míseros 3 % os votos. Foi Freixo ao segundo turno, pelo partido que começou toda essa onda conservadora em 2013 e que se posicinou contro o golpe aos 45 do segundo tempo. Talvez por ser chegado a uma causa perdida.

    Por mais que houvesse um apelo de voto útil a FReixo, votei em Jandira por denunciar o golpe na Globo e por combater o golpe efetivamente. O PSOL foi contra o golpe, mas foi quem atiçou os golpistas e foi fundamental para nos jogar nesse buraco.

    Agora é recolher os mortos e tentar retomar o Brasil RÁPIDO, pq depois que os contratos do pré-sal forem assinados, vai ser impossível soberania sem atrair a 4ª frota.

    1. O Brasil é mesmo

      O Brasil é mesmo surpreendente.

      Acho que o único lugar do mundo onde os pobres e trabalhadores são de direita e votam nos patrões.

      Depois reclamam que o salário é ruim.

  2. Rara coragem.

    A bravura e coragem da Jandira em ousar desafiar o monstro, de dentro de suas entranhas, sem dúvida ficará na história. Comparável à coragem do Eugenio Aragão, enfrentando a bandidagem instalada e dominante no MP (Movimento Privado?) e os riscos de confrontar as ma$$onarias poderosas representativas do Monstro, que, não por acaso, guardam grandes afinidades com as organizações criminosas lideradas pela Globo-Mossack&Fonseca.

  3. Nefasta

    Além dos golpes e contra-baixos assinalados, a Globo destruiu a capacidade do brasileiro em média escala de compreender como a historia brasileira é manipulada. Vejo tantos comentarios no Uol, no Globo e no Youtube, que demonstra uma total perda de referências [valores] pelos brasileiros.

    1. Espero que sim, pois foi com

      Espero que sim, pois foi com a corgem e determinação dos jovens que fomos atirados nesse poço sem fundo. Eles destruirm o país por 20 centavos. O mínimo que se espera é que desfaçam a cagada que eles fizeram. Mas acho que eles não tem muito interesse nisso.

      1. Nossa! Foi então a juventude

        Nossa! Foi então a juventude que, consciente e deliberadamente, jogou seu próprio futuro no lixo! Seguindo este raciocínio, não há nada mesmo que possa ser feito. Devemos avisar a Jandira que ela está perdendo o tempo dela, jogando pérolas aos porcos.

  4. Ou o Brasil acaba com a globo

    Ou o Brasil acaba com a globo ou a globo acaba com o Brasil.

    Por enquanto a globo esta dando de 7×1. Infelizmente.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador