Janot explicou a Cardozo o que é segredo de justiça

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Jornal GGN – O ministro da Justiça José Eduardo Cardozo disse na tarde desta terça-feira (23) que conversou ontem com o procurador-geral da República Rodrigo Janot e soube que o Ministério Público não poderá repassar informações à Dilma Roussreff sobre depoimentos prestados na Operação Lava Jato que estejam sob sigilo. Na manhã de segunda, em café com jornalistas, a presidente disse que consultaria o MP para saber se há implicações para ministeriáveis. Cardozo também rebateu a declaração de Joaquim Barbosa, que chamou de “degradação institucional” a ideia de Dilma.

Cardozo diz que MP não vai passar informações sobre envolvidos na Operação Lava a Jato

Do Estadão

O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, afirmou há pouco que o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, informou-lhe que não poderia repassar qualquer tipo de informação ao governo sobre o envolvimento de possíveis indicados com a Operação Lava Jato para compor o novo ministério. Ontem (22) pela manhã, em café da manhã com jornalistas, a presidente disse que pretendia consultar o Ministério Público para confirmar a nomeação dos ministros nomes.

Em rápida entrevista coletiva, Cardozo disse ter contatado ontem à noite por telefone Janot. O chefe do Ministério Público Federal afirmou a ele que não teria como repassar qualquer informação ao governo porque as delações premiadas da Lava Jato correm sob segredo de Justiça. Cardozo disse ter repassado este retorno de Janot para Dilma Rousseff hoje pela manhã.

“O procurador-geral da República nos disse que não tinha como fornecer qualquer tipo de informação, uma vez que essa questão está sob sigilo legal e que naturalmente não dependeria de uma decisão dele a respeito”, afirmou. Janot disse que o repasse de qualquer nome poderia atrapalhar futuras investigações.

O ministro da Justiça disse que, diante da negativa de Janot, as nomeações para compor o segundo mandato de Dilma levarão em conta as “informações disponíveis” no momento.

Questionado se poderiam levar em conta os vazamentos da imprensa, ele disse que a análise primeira é a que está disponível em registros oficiais e, no caso da imprensa, elas passarão por uma avaliação do governo.

Consultoria. Cardozo rebateu a crítica feita pelo ex-presidente do Supremo Tribunal Federal Joaquim Barbosa segundo o qual a sugestão feita ontem por Dilma colocaria o Ministério Público como órgão de assessoria da Presidência. Barbosa chegou a chamar a iniciativa de “degradação institucional”.

“Eu acho curiosa a crítica, porque ter informações é algo básico, porque é natural que um governante para formar a sua equipe, tenha informações”, disse Cardozo. “Talvez o ministro Joaquim não teria entendido bem, a gente não pediu consultoria, pediu informações”, completou.
 

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

32 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Sigilo de justiça

    A melhor fonte de informações sobre processos que correm sob segredo de justiça são os órgãos da chamada grande mídia. pelo que temos visto, para eles não existe esse problema… 

  2. Qual será o grande mistério

    Qual será o grande mistério de ainda estar esse José Cardoso no Min. da Justiça ? Será para agradar a quem ? 0u desagradar a quem?

    1. Outra freguesia

      lenita,

      Tudo em paz ?

      Imagino que DRousseff  tenha optado por aguardar pelo encerramento da Lava Jato & correlatos,  para então mandar o digníssimo carnavalesco boa vida desfrutar a vida em outra freguesia.

      No caso específico, a DRousseff basta um SIM ou NÃO do PGR a respeito do nome ventilado, não deve e nem precisa existir qualquer interesse no conteúdo de qualquer processo.

      Esta medida de DR deve ser espetacular, tal a quantidade de críticas dos oposicionistas à dita cuja – perdem a possibilidade de criticar eventuais nomes, só pode ser isto.

  3. Se Cardozo fosse um jurista

    Se Cardozo fosse um jurista com habilidade política já teria conhecimento dessa lista há muito tempo e não precisava de fazer a presidente passar por esse constrangimento todo.

  4. impressionante…

    temos uma questão e ninguém sabe ao certo como descrevê-la ou abordá-la

    definitivamente somos uma republiqueta sob o domínio da imprensa

    1. nem entender o que se quer…

      esses incompetentes conseguem

      encaram tudo na base do cada um por si, ou cada no seu quadrado, mesmo que os corruptos continuem levando vantagens por pensarem dessa forma atrasada e inútil

  5. esse pessoal é de uma mediocridade IRRITANTE…
    … a dilminha fazendo milonga com repórteres pederastas… e o zê Cardoso como mané da “justiça”…

    Porque não se calam ???

    Bando de babacas irritante…

    Ela não foi reeleita pra isso e ele nunca deveria estar onde está.

    Medíocres, como a grande maioria dos políticos etc., etc., etc…

  6. Parece uma comedia de erros, daquelas bem ruins.

    Ninguem perguntou sobre os nomes que foram jogados na lama 2 semanas atras? Ninguem perguntou qual a veracidade daquela lista e quem a divulgou com ares de denuncia? Ninguem perguntou o que esta sendo feito para apurar os vazamentos? Ninguem perguntou por que os depoimentos da delação premiada são divulgadis ao sabor dos interesses dos setores golpistas, inclusive no Judiciário? Ninguem perguntou nada disso??Parece uma comédia de erros, daquelas bem ruins.

  7. Mais uma senhora AULA….eheheheheheheheh…

     

    Como SEMPRE o Joaquimzão deu a maior AULA aos dois. Ôoooooooooooo povo BURRO….ehehehehehehe….

  8. Pegadinha

    Só pode ser pegadinha da Dilma pra pegar o Cardozo, o Barbosa e os vazamentos do Moro! E pegou!

    Se não foi, foi pega pelo Cardozo, pelo Barbosa, pelo Moro e… Janot…!

  9. A implicância é uma coisa triste…

    José Eduardo Cardozo é Procurador concursado do município de São Paulo. Conhece legislação tão bem quanto o Procurador-Geral da República, Rodrigo Janot. O que ele fez foi uma decorrência do que a presidenta reeleita, Dilma Rousseff, disse na entrevista coletiva. E o que ela disse foi nítido e cristalino, para quem pretende entender e não fazer picuinhas. Disse que iria consultar o PGR para saber das implicações a respeito de tais ou quais pessoas, antes de nomear o Ministério. 

     

    É possível criticar a fala de Dilma? Sim, é possível. Mas ela tem toda a liberdade para fazer consultas a quem quer que seja enquanto mandatária primeira da República Federativa do Brasil. 

     

    O que Dilma fez foi apenas uma demonstração de apreço pelo Ministério Público e pela coisa pública. Se o PGR comunicou ao ministro que não poderia prestar informações maiores até o encerramento das investigações, o que julgo correto, fica apenas o registro de que o poder executivo busca sempre dialogar de forma harmônica com os outros poderes e até com o MP, que não é um poder um poder como o executivo, o legislativo ou o judiciário, mas sim uma instituição permanente que tem o dever de zelar pelos interesses da sociedade, sem relação de subordinação com os poderes antes citados. 

     

    José Eduardo Cardozo não precisa que ninguém lhe explique o que é segredo de justiça, delação premiada ou qualquer outra coisa, que ele conhece muito bem desde sempre. Ele apenas cumpriu o papel institucional de fazer a conversa com o MP, a partir da fala da presidenta.

     

    O resto é a velha picuinha de sempre contra o Ministro que, aliás, foi um dos melhores e mais combativos vereadores que São Paulo já teve, além de ter sido Secretário de Governo na administração de Luiza Erundina. 

  10.  
    Estou interessado apenas,

     

    Estou interessado apenas, em saber, que diabo está fazendo por aqui esse Torquemada?  Tú comprou apartamento em Miami Beach pra quê cara? Vai aporrinhar a polícia racista de Miami Beach e deixa o Brasil em paz, porra!

    P* q pariu meu louro. Que sujeito impertinente, já não basta o desabotinado produtor rurícola e juiz do stf nas horas vagas gilmar mendes, digo, dantas, gajo que vive fazendo careta e dizendo besteira para sacanear o governo do qual morre de inveja adquirida, do chefete e mentor fhc.

    Orlando

     

  11. Se a Mandatária máxima da

    Se a Mandatária máxima da nação não pode ser informada se pesam suspeitas sobre cidadãos que pretenda nomear devemos botar as barbas de molho.

    Existem órgão demais nesta República e vagabundos demais em cabides de emprego de alta remuneração. Tá na hora de reformar as estruturas elitistas desse estado no qual a elite pretende que seja de seu domínio exclusivo.

  12. Outra bola fora!

     

     Caceta. Não param de fazer merda!

     Primeiro a Presidente faz a asneira de dizer que iria consultar o MP sobre futuros integrantes do ministério, agora, uma futuro Ministro do TSE vai inquirir o chefe do MP e recebe aula de segredo de justiça.

     Cadê a assessoria polítca de Dilma e onde está o PT. Estão todos de férias? Política não é ciência. PT e Governo, voltem a fazer política, viu?

  13. Outra bola fora!

     

     Caceta. Não param de fazer merda!

     Primeiro a Presidente faz a asneira de dizer que iria consultar o MP sobre futuros integrantes do ministério, agora, uma futuro Ministro do TSE vai inquirir o chefe do MP e recebe aula de segredo de justiça.

     Cadê a assessoria polítca de Dilma e onde está o PT. Estão todos de férias? Política não é ciência. PT e Governo, voltem a fazer política, viu?

  14. É simples: Dilma age politicamente, com muito acerto.

    Ora, a atitude de Dilma é, com certeza, política. Uma das primeiras vezes e acertadamente.

    E faz bem, pois o PIG está ávido por nomeação de Ministro envolvido no caso da Petrobrás.

    Então, se não há como saber, isto ficou claro, não para ela, mas para o País.

    Todos ficaram sabendo que Dilma não deixou de tentar se informar.

    Amanhã, o PIG não poderá – com certeza – jogar na cara da presidenta a nomeação de um ministro que, eventualmente, esteja ligado ao caso da Petrobrás.

  15. Quando eu digo, pensam que é implicância rsrs

    Eu já tinha dito aqui, em outro post, que não tem como. É uma questão legal, ora. Corre em sigilo, em segredo de justiça. Quem sabe o que isso significa jamais teria pensado em pedir informações ao procurador-geral da república. É incrível realmente que a Dilma não seja minimamente bem assessorada neste aspecto. Isso é básico. Era para ela estar a par de que o pedido não tinha nenhum fundamento, nenhuma chance de ser atendido.

  16. Esperteza da Dilma?

    Duvido que Dilma já não tenha a lista com os seus Ministros, a esta altura.

    E nesta questão ela foi muito esperta: ao perguntar e forçar Janot a uma resposta dessas, ela blindou a lista dos políticos acusados!!!!!

    Certamente, a partir de hoje, não há a mínima possibilidade de que “jornalistas” tenham acesso a estas mesmas informações, além das que já tiveram com as informações seletivamente vazadas por juristas e delegados anti-PT.

    Muito bom Dilma!

    1. Hahahaha, que viagem hahahaha

      É a mania da blogosfera de encontrar “planos mirabolantes”, usualmente contaminados pela teoria da conspiração, de produzir análises que trabalham com a ideia da “carta escondida na manga”, “jogadas políticas geniais” ou algo que o valha, coisa típica daquelas cenas de filmes de comédia ou de desenho animado onde um cientista aloprado esfrega as mãos uma na outra ao ter aquele famoso plano para dominar o mundo hahaha.

      Não há jogada nenhuma aí. É bobagem achar que o fato dela não conseguir a lista dos nomes citados na Lava Jato vai “blindar” alguém dentre os indicados. E é ainda mais bobagem e coisa de quem fica pensando em “planos mirabolantes”, “jogadas políticas geniais” ou alguma sandice desse tipo, quando o efeito político de ter pedido a lista ao Procurador-Geral da República e não ter recebido a resposta é exatamente o mesmo de nomear alguém sem ter acesso a lista.

      Neste último caso, bastava alegar, caso o nomeado fosse um dos citados, que não teve acesso à lista porque o processo ou a investigação corria em segredo de justiça e não havia como saber ou ter acesso. Em suma, se ter pedido a informação e não ter recebido por causa do segredo de justiça “blinda” o governo, a segunda opção, não pedir por causa do segredo de justiça, teria exatamente o mesmo efeito político e legal. Não há qualquer diferença entre uma coisa e outra. Ninguém ia diferenciar as duas situações porque na primeira houve o pedido ao Procurador-Geral da República e na segunda não houve. A negativa do Procurador-Geral da República não muda nada, não favorece ou piora a situação do Governo em nada. Não há como saber, se o processo corre em segredo de justiça.

      Vocês viajam demais. Dilma pediu porque achou que realmente isso seria possível, uma vez que alguns órgãos de comunicação tiveram acesso a informações que constam na investigação. Ou então pediu porque acreditou que poderia haver alguma cooperação institucional neste sentido, por ela ser a presidente da república etc. Foi só isso mesmo. Ao contrário do que indica o teu comentário, o objetivo de Dilma era mesmo obter a informação para não nomear ninguém citado na Lava jato. O objetivo não era obter a negativa do Procurador-Geral da República, como se nomear alguém citado na Lava Jato fosse algo sem importância para Dilma. Claro que é sim importante para Dilma não nomear alguém citado na investigação, pois isso ela efetivamente queria obter a informação, para trabalhar com algo fundamentado na investigação e não em informações extra-oficiais.

  17. E bem no dia Dilma publica

    E bem no dia Dilma publica sua lista para ministérios . . . . . . . .  

     

    “Duvido que Dilma já não tenha a lista com os seus Ministros, a esta altura.

    E nesta questão ela foi muito esperta: ao perguntar e forçar Janot a uma resposta dessas, ela blindou a lista dos políticos acusados!!!!!

    Certamente, a partir de hoje, não há a mínima possibilidade de que “jornalistas” tenham acesso a estas mesmas informações, além das que já tiveram com as informações seletivamente vazadas por juristas e delegados anti-PT.

    Muito bom Dilma!”

  18. Esperteza da Dilma

    Duvido que Dilma já não tenha a lista com os seus Ministros, a esta altura.

    E nesta questão ela foi muito esperta: ao perguntar e forçar Janot a uma resposta dessas, ela blindou a lista dos políticos acusados!!!!!

    Certamente, a partir de hoje, não há a mínima possibilidade de que “jornalistas” tenham acesso a estas mesmas informações, além das que já tiveram com as informações seletivamente vazadas por juristas e delegados anti-PT.

    Muito bom Dilma!

  19. Sacanagem

    A gerente faz a cagada e o subalterno paga o pato, só porque teve que achar da noite pro dia uma saída pelo menos um pouco honrosa para o papel ridícula a que a primeira se prestou.

    Esse mico é da Dilma, nada de jogar ele no colo do Cardozo.

    Aliás, uma das poucas coisas que o cardozo poderia fazer pela Ofélia do Planalto, é colocar-lhe uma mordaça.

     

    1. De pleno acordo, Alex. Mas

      De pleno acordo, Alex. Mas antevejo um placar francamente desfavorável à sua opinião aqui no blog. rsrs Os lulopetistas raivosos irão é defenestrar o pobre do Cardozo, defendendo a Dilma, que disse uma enorme bobagem. No blog, vale qualquer coisa para defender a Presidenta, ainda mais se se tem um alvo como o Ministro da Justiça – que é muito mal visto por aqui …

  20. Grotesco…

    Quer dizer: o Presidente da República está acima de todas as Instituições, incluído o Exército e. além de ter medo de todo mundo, aceita aulas de todo mundo e engole a “informação” do Ministro da Justiça de que eles não podem saber o que está em segredo de justiça. Por que? Está escrito na Constituição? A presidente pode vazar para quem? Nunca vi uma coisa dessas! Me parece que no Brasil quem manda de verdade seja a Magistratura e o Exército, além da mídia.

    Para que serve o governo? Ainda não entendi. Uma piada.

  21. Se o processo corre em

    Se o processo corre em segredo de justiça de onde vem os sucessivos vazamentos publicados pela imprensa com o nome de diversos políticos?

  22. A Presidenta em Seu Labirinto.

    Dilma está de mãos atadas, cercada de incompetentes e traíras por todos os lados, isolou-se na solidão do Planalto, e já começa a misturar as bolas, meter as mãos pelos pés como nessa patuscada das consultas ao PGR para a montagem do novo ministério. 

    O óbvio é que o PT está sem quadros, a parte mais qualificada está cumprindo pena, muitas lideranças históricas (Olivio, Suplicy,..) foram engolidas pelo pragmatismo petista, outros abandonaram o partido e uma grande maioria foi esmagada pelos acordos estaduais patrocinados pelo chefão Lula.

    Já passado algum tempo se denota que a “captura” e posterior desconstrução de José Dirceu foi um golpe mortal no Partido dos Trabalhadores, queiramos ou não, José Dirceu era um estrategista cabaritado, sabia o que fazia. Pagava de radical para agradar a militância, mas no fundo era um gentleman, homem afável e com ampla penetração em todos os setores políticos e socioeconômicos. 

    Que ironia, eu sentindo saudades do Zé…..hehe

  23. o que eu acho mais curioso é

    o que eu acho mais curioso é que não se conteste aí  o vazamento

    do tal segredo de justiça – o tal dilacerado sigilo.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador